O Caso de Charles Dexter Ward

O Caso de Charles Dexter Ward H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Resenhas - O Caso de Charles Dexter Ward

Marcos.Leste 26/01/2024

Uma boa história de terror.
A história é contada em forma de relato e narra a investigação do jovem estudante de arqueologia Charles Dexter Ward sobre as experiências macabras realizadas no século XVIII pelo alquimista Joseph Curwen.
Cada um dos personagens é imensamente cativante e complexo, desde o problemático Charles, seu tetravô Curwen e seus estranhos amigos, e até mesmo o Sr. e a Sra. Ward.
O livro tem toda uma aura de mistério sufocante, quanto mais lemos, mais nos perdemos em divagações e especulações sobre o que está acontecendo. Quanto mais páginas são viradas e Charles se aprofunda nos mistérios em que se envolveu seu tetravô, mais o vemos afundar em escuridão, e ser consumido pelo passado e pelo estranho.
AndrAa58 11/02/2024minha estante
Tenho uma certa dificuldade em gostar de algo do Lovecraft. Tem alguma sugestão?

Marcos.Leste 03/03/2024minha estante
Foi o primeiro que li, tenho que procurar um outro para poder ajudar kkkk

Claire Scorzi 29/09/2009

Tenha Medo. Tenha Muito Medo.
A grosso modo, o enredo desse livro se apóia num tema bem conhecido inclusive para quem assiste muitos filmes de terror: a história de um homem que invoca forças e poderes que depois não consegue controlar, tornando-se escravo deles.
A qualidade está na narrativa presente-passado-presente de Lovecraft - que nos dá a notícia de impacto nas linhas iniciais e depois faz um longo flashback para que saibamos como a situaçao chegou àquele ponto - que é também um primor na arte de construção passo a passo do terror. Trata-se de um crescendo, que vai se delineando nas primeiras páginas e, sem pressa mas sem perder o ritmo ascendente, caminha de episódio a episódio, dado a dado, mistério a mistério, susto a susto, até nos conduzir à verdade aterradora.
Fiquei com medo, e é crédito de Lovecraft consegui-lo, porque antes da metade do livro eu já deduzira o pior - ainda assim, chocante. Ele também utilizou esse truque - sugerir a verdade, dar 'pistas' dela logo no começo da história, e, sem tocar mais no assunto, ir deixando indícios que fazem o leitor deduzir onde está o verdadeiro horror - em outra novela sua extraordinária, "Sussurros nas Trevas".
Tendo lido duas obras mais extensas de Lovecraft - esta e "Sussurros" - e um volume de contos, parece-me que ele é o tipo de escritor que precisa de maior número de páginas para desenvolver todo o seu potencial. Seus contos nem sempre lhe fazem justiça, muitas vezes terminando abruptamente (embora tenham qualidade no estilo); suas novelas, contudo, dão-lhe o espaço necessário. Se você quer sentir medo, muito medo - leia H. P. Lovecraft.
Bruna 14/12/2010minha estante
Fiquei com muita vontade de ler!

Thiago275 04/05/2017minha estante
Nunca li nada do autor. Me deixou com muita vontade! Ótima resenha!

Diego Piu 02/11/2022

Primeiro livro do Lovecraft que leio ( e um sentimento de "ainda bem que tenho mais dois aqui na prateleira").

Comecei meio perdido e com certa dificuldade de me ambientar, algo que durou até os 30% do livro, aproximadamente, daí em diante eu já me sentia totalmente envolvido pela atmosfera da narrativa e não queria mais parar.

Empolgante, cheia de mistérios e surpreendente!

Flavio Assunção 25/05/2010

Para um amante dos livros de terror como eu, é de se espantar que nunca tenha me embrenhado pelo universo de H. P. Lovecraft. Motivos havia aos montes, mas na maioria das vezes eram bobagens, como não gostar de livros de contos nem de narrativas em primeira pessoa. Só que chegou um momento em que parei e pensei: se Lovecraft é um mestre que inspirou Stephen King, Clive Barker, Dean Koontz e tantos outros escritores, é porque algum motivo real existe.

E foi assim que cheguei ao livo O Caso de Charles Dexter Ward. Para meu espanto, o livro não era em primeira pessoa. Para meu maior espanto, também não era em terceira. O livro é, na verdade, um relato e não uma narrativa. Conta a saga de um arqueólogo que descobre que um de seus antepassados era considerado bruxo pelo povo da época, devido ao seu comportamento excêntrico e por praticar atividades um tanto esquisitas. Sons de agonia vindos de sua casa, suspeitas de vampirismo e canibalismo, entre outras coisas, eram parte das estórias contadas. E Charles resolve investigar esse passado. Só não sabia que ia se envolver tão profundamente ao ponto de transformar-se fisicamente, mudar sua personalidade e suas ações. É aí que entra o protagonista central da trama, o Dr. Willet, contratado pelo Ward Pai para descobrir porque o filho mudou tanto e se pode declarar o rapaz como louco. O Dr. Willet segue, então, os passos de Charles. Negando colocar em cheque a insanidade dele, tenta ligar todos os fatos até chegar a um final chocante.

Por ser um relato e não uma narrativa, o livro se torna uma tanto cansativo em algumas ocasiões. Nada muito grave. Só é esquisito, para quem não é acostumado, ler aquele texto corrido com raríssimos diálogos. Ainda assim, a trama se desenvolve muito bem, embora os momentos de real tensão só venham a acontecer perto do fim. Talvez tenha sido isso o que mais me decepcionou nessa estréia com Lovecraft. O horror supremo, o terror psicológico que tanto me instigou, ao menos em O Caso de Charles Dexter Ward não existiu. A atmosfera é sombria, mas não é nada do que imaginava. Claro, isso pode ser um ponto negativo, mas longe de deixar o livro ruim. O final, principalmente, onde o Dr. Willet liga todas as peças, vale e muito a pena.

É fato que Lovecraft não é para qualquer um. A linguagem, por exemplo, é de época década de 10, 20, 30 e pode não agradar. Eu gostei. É sempre bom ler algo diferente, o que não quer dizer que seja simples. O ideal é ter um dicionário do lado para algumas palavras já ultrapassadas e que você nunca sonhou que tenham sido usadas um dia.

São muitas as estórias de Lovecraft que me esperam. Embora O Caso de Charles Dexter Ward não tenha sido a melhor experiência que tive em livros de suspense/terror, me deixou com um gosto diferente na boca. Um gosto de quero mais, um desejo de algo maior que está por vir. Se com um livro que não foi tão impactante Lovecraft já mostrou a que veio, então fico imaginando como será com aquelas estórias que dizem fazer a pessoas verem coisas ao terminá-las. Em breve saberei.

Kess 21/08/2022

Se um homem morre, deverá viver novamente?

Charles Dexter Ward é um rapaz que desde pequeno é fascinado por coisas antigas. Em certo momento ele descobre ser DESCENDENTE de um homem (peculiar e envolvido com histórias macabras do passado na cidade onde vive Ward) que, por algum motivo, quase não deixou vestígios de sua existência. Charles, na sua busca pelo antepassado acaba descobrindo mais do que a mente é capaz de aceitar, ameaçando não só sua sanidade e a paz de sua família como também ameaçando trazer de volta um terror há muito tempo enterrado e esquecido.

Para você que tem vontade de ler essa história: termine o livro e logo em seguida releia a primeira parte do primeiro capítulo. Você vai se surpreender!

Azedinha 07/09/2022

Medo
Vamos lá
Defeitos:
Muita descrição de cenário, algo que eu odeio, é como se o H.P falasse, falasse, falasse e não falasse nada
Os bichos encontrados foram muito bem descritos, mas o seu estado e sua posição foram o contrário
Qualidades:
Vc pode até dizer que o começo é meio arrastado, mas a partir do momento da investigação e da mudança de comportamento, tudo muda
Vc passa por momentos de medo, choque e teorias que vão estar completamente erradas
Vc vai pensar em tudo, mas estará completamente errado

Eu ??AMEI??

isolivsg 24/06/2023

Esperava mais....
Eu acho que coloquei muitas expectativa e me decepcionei um pouco. Não é ruim e de fato muitas partes da história te prendem bastante mas em muitas partes senti a leitura bem repetitiva e um pouco entediante.
Eu gostei e achei bem interessante a história em si, fiquei mega curiosa pra saber o desfecho entre outras coisas mas infelizmente não me impressionei com o final, em questão de terror eu esperava só um pouco mais mas em si a história é boa. Acho que meu maior problema foi com a escrita, a minha leitura foi bem lenta e me deu uma ressaca literária enorme mas soube que provavelmente eu goste mais de outros contos.

Nath @biscoito.esperto 29/08/2021

"Morrendo o homem, acaso tornará a viver?". (Jó 14:14)
Eu amo odiar o Lovecraft. De fato, não existe outra explicação para eu continuar lendo as histórias dele.

O Lovecraft era um gênio. Ele inventou uma mitologia monstruosa e terrível, montou todo um universo intrincado de magia, fantasia e ciência e ainda criou monstros assustadores e vilões humanos ainda piores. Mas, mesmo assim, ele tinha a incrível capacidade de desperdiçar todo o potencial de suas histórias, criando plots previsíveis, escrevendo de forma desnecessariamente complicada e, para piorar, recheando tudo (até suas poesias!) com seu racismo descarado.

É aquela história: ele era bom em inventar coisas, mas não era um bom escritor. Apesar de tudo, seu legado é imenso, muito maior que ele. Me admira que uma pessoa tão horrível possa ter criado algo tão rico, mas os ecos de seu trabalho um dia o ultrapassarão. É como escreveu o Italo Calvino: "Que importa o nome do autor na capa?".

site: www.nathlambert.blogspot.com

Craotchky 05/10/2015

A primeira vez é inesquecível
"Em vez de triunfo encontrei o terror e minha conversa com o senhor não será o alarde da vitória, mas um apelo de ajuda e conselhos capazes de me salvar e de salvar o mundo de um horror além de toda a imaginação ou previsão humanas."

Principiei a leitura desde pequeno tomo com a expectativa de ler meu primeiro livro deste autor tão bem visto no gênero terror, que foi influência para outros vários escritores posteriores de sucesso. Lovecraft é quase unanimidade quando se trata de horror e sobrenatural. Logo nas duas primeiras páginas, destinadas a falar um pouco do autor, fiquei surpreso ao saber que nenhum livro dele foi publicado enquanto ainda vivia, e sim, somente depois de sua morte.

Inicialmente, mesmo sem conhecer muito da obra de meu xará, supus que esse não era, talvez, o livro mais adequado para começar a ler Lovecraft. Achei que seria um tanto maçante pois, após folheá-lo, notei que não há quase diálogo algum, e entrementes, a linguagem seria antiga, daquelas de leitura mais lenta, permeada com palavras que hoje estão em desuso.

"A natureza jamais a fizera com aquela forma, pois era demasiado evidente que estava inacabada. As suas deficiências eram as mais surpreendentes e as anomalias de suas proporções indescritíveis."

Contudo, essa escrita mais antiga não caracteriza problema maior, já executei leituras desse tipo e até gosto dessa linguagem, parece mais refinada, elegante. Errei feio ao pressagiar um livro maçante porque, apesar de os diálogos serem escassos, a forma de conduzir a história reproduzida por Lovecraft é bastante fluída; muito mais do que eu supunha. O ritmo é estável, consistente. Não demorei até me familiarizar com a narração, o que me possibilitou uma leitura de velocidade trivial. Tenho a opinião de que Poe é até mais maçante que Lovecraft.

"Se um homem morre, deverá viver novamente? Todos os dias do tempo que me foi destinado eu esperarei, até que venham me soerguer."

O enredo (procuro não falar do enredo dos livros em minhas resenhas. Se você quiser saber a trama, existe a sinopse!) é muito interessante e estimula a todo momento o leitor a fazer conjecturas do que está por vir. O mistério e o suspense são constantes e muito bem apresentados e explorados pelo autor. Esta provavelmente é a história em que senti mais fortemente presente a atmosfera de mistério, pois é criada e descrita com maestria.

De fato, o sobrenatural também está ali, implícito, escondido, camuflado, mas sempre na iminência de ser revelado ou não. O sobrenatural, sobretudo no começo da história, é apenas uma possibilidade remota que, à medida que a leitura avança, fica cada vez mais palpável, crível. O começo com Philips Lovecraft foi excelente e promissor; um dos melhores livros que já li no gênero. Atendeu minhas expectativas.

"Digo-lhe novamente, não evoque ninguém que não possa mandar de volta;"
Eder 14/10/2015minha estante
Quero muito ler Lovecraft.

Craotchky 14/10/2015minha estante
Tenho curiosidade de ler contos dele, deve ser diferente.

Eder 15/10/2015minha estante
Tenho Nas montanhas da loucura. Acho que será minha próxima leitura.

Craotchky 15/10/2015minha estante
Aguardo notícias.

Rosa dos ventos 21/10/2015minha estante
Muito boa sua resenha! Fiquei com mais vontade de ler esse livro! Tenho vontade de ler os contos dele também.

Craotchky 21/10/2015minha estante
Sim Ma. Uma pena que são tão poucas edições e quantidade de livros desse autor. Pelo imenso prestígio que ele possui, suas obras deveriam ser melhor tratadas pelas editoras brasileiras.

Blog MDL 04/02/2018

O título deste livro pode até não despertar seu interesse, mas eu garanto, a narrativa vai. Essa é a obra-prima do Lovecraft e digo isso com propriedade, conheço quase todas as obras do autor e reli essa história quatro vezes, de tão envolvente que ela é.

O Caso de Charles Dexter Ward é um romance curto, em forma de relato, e óbvio narra a história de Charles Ward, um jovem arqueólogo aficionado por antiguidades, que resolve investigar a vida de um excêntrico antepassado seu, Joseph Curwen.

Curwen, tetravô de Charles, fugiu de Salem para Providence, cenário desta história, com receio de ser acusado de bruxaria devido a seus experimentos químicos e de alquimia. Era tido como um indivíduo sombrio e enigmático. Seus hábitos peculiares, o fato de aparentar não envelhecer com o passar dos anos e a miríade de sons estranhos que provinham das propriedades de Joseph Curwen, entre outros fatos inquietantes, culminaram em uma expedição para eliminação sua e de todos os seus "negócios", incluindo registros históricos da cidade.

Charles começa a procurar todo e qualquer indício da existência do seu antepassado, e trava, a princípio, uma minuciosa investigação baseada puramente em seu interesse genealógico e gosto por coisas antigas. No entanto, se antes Ward era movido por curiosidade e excentricidade, seus atos, comportamento, sua decadência física e a natureza de seus estudos passou a ser visto por todos como sinais inequívocos de loucura.

Apesar de contada como o relato de um terceiro estranho à narrativa, a maior parte dos fatos apresentados, opiniões e apontamentos que nos detalham a história e o destino dos personagens, são do doutor Willett, médico da família Ward. Ele foi o médico que trouxe Charles ao mundo, acompanhou seu crescimento, definiu com maior exatidão o momento de início da sua insanidade, estudou os escritos e descobertas do jovem e, também, o último a vê-lo antes de sua suposta fuga de um hospital particular para doentes mentais.

Nesse romance, assim como na maioria de suas obras, Lovecraft nos envolve em uma atmosfera crescente de horror cósmico. Ele consegue, como poucos, através da construção gradativa de cenários, pessoas e revelações, fazer seus leitores experimentarem exatamente o que cada personagem está sentindo diante de coisas e situações inomináveis. Se você está procurando algo do gênero para conhecer, não perca nem mais um minuto em iniciar essa leitura!

Comentários acerca da edição:
Essa edição faz parte da coleção L&PM Pocket, então, segue o formato padrão com folhas brancas, margens apertadíssimas, capa simples e preço amigo. Essa história também está presente na coletânea de contos "Os melhores contos de H. P. Lovecraft", da editora Hedra. Então, escolha sua edição, faça sua compra e deleite-se com a narrativa viciante de Lovecraft.

site: http://www.mundodoslivros.com/2017/10/resenha-especial-o-caso-de-charles.html

MAY 31/12/2020

Primeiro livro lido de Lovecraft
Um ótimo livro de suspense. O único ponto negativo foram as descrições do ambiente que se tornam um pouco tediosas por serem "estranhas", digo, são referências a objetos que desconheço e parar a leitura para pesquisar sobre é bem chatinho.
Fora isso, ele me trouxe grande expectativa sobre o autor, não vejo a hora de ler outros livros dele.

Erick.Fernando 13/04/2021

Estranho e obscuro
Neste livro, H.P. Lovecraft propõe uma estória dessa ,sobre a influência dos nossos antepassados sobre nós, sobre segredos obscuros de família, sobre alquimia e sobre várias questões perturbadoras que afligem a mente, eu confesso que, para mim ,o livro pareceu meio arrastado no começo mas, quando engatou consegui me perder um pouco nele,mais pela escrita quase doentia dele do que pela forma como desenvolveu a história. Uma boa leitura mas não acredito nem de longe que seja o melhor dele.

Nana 18/12/2015

Comecei a ler esse livro, que estava parado em minha estante, depois de passar raiva após uma morte lendo As Crônicas de Gelo e Fogo (ah vá). Por ser fininho, pensei:" vamos, vai. Não custa nada". Custou. Lovecraft me fez de babaca até o último segundo. Costumo resolver esses mistérios que envolvem magia nas histórias bem rápido. Durante essa semana, achei que tinha resolvido várias vezes e, no fim, não tinha adivinhado nada.
Agora não sei parar de falar "Geeente, que história boa"! Que negócio criativo, cruel, belo, com descrições tão boas que te fazem ver as cores e sentir os cheiros horríveis.
O tiozinho que estava sentado ao meu lado no ônibus quando acabei de ler que o diga. Fechei o livro, olhei pro lado e a única coisa que consegui dizer foi "puta que pariu!"
Nana 18/12/2015minha estante
Para você que tem vontade de ler este: termine o livro e logo em seguida releia a primeira parte do primeiro capítulo. Aposto que seus olhos vão esbugalhar.

Literatura Livre 13/06/2021

RESENHA O CASO DE CHARLES DEXTER WARD
O Caso de Charles Dexter Ward, segundo livro do Box Cósmico Maldito, traz uma história super envolvente e de arrepiar... Como o primeiro, a narrativa começa um pouco arrastada, mas a medida que a história se desenvolve nosso interesse pelo enredo aumenta cada vez mais... A escrita é rica em detalhes, o que faz a história nos envolver por completo... A trama é incrível e são muitos os sentimentos que desperta em quem lê... Cheio de terror e suspense, chama muito nossa atenção, principalmente dos que são fãs de ficção e do oculto... Com certeza é uma leitura que apesar da linguagem um pouco complexa vale muito a pena... Eu recomendo para pessoas que gostam e se interessam pelo oculto, sobrenatural, terror e ficção.

Le Lecteur 28/12/2020

Horror
Que mente! Apesar de gostar achei que faltou um pouco de ação por parte dos pais, o que alteraria o final.