História do Direito na Europa

História do Direito na Europa Antonio Padoa Schioppa

Resenhas - História do Direito na Europa

HenriqueV5 12/06/2020

Completo
Eu não tive disciplina de História do Direito na universidade, e, por isso, decidi estudar sozinho. Acabei comprando este livro por acaso após ler sobre o Antonio Padoa.
Eu pensei que seria um resumo... me enganei. O livro é um verdadeiro calhamaço! São 500 páginas que na verdade poderiam ser 800, a quantidade de informações dentro deste livro é absurda. Todos os principais autores desde o início da idade média até o século XX são abordados, não só autores muito famosos, como também secundários e terciários! Ele expõe bem as doutrinas, a jurisprudência, a legislação, os costumes, as profissões jurídicas, as instituições de cada parte da Europa em todas as épocas. A quantidade de citações e referências é enorme, bem como a biografia.
Evidentemente que é um compilado de toda a história do Direito na Europa, impossível absorver todas as informações que aqui se encontram, no entanto, é excelente para consultas e pesquisas. Ideal para quem precisa de boas fontes para um trabalho científico, bem como, para aqueles que cobiçam entender a evolução de algum ramo ou conceito específico do direito (direito civil, os códigos, as profissões, direito penal e etc).
Acabei lendo todo, certamente voltarei a pega-lo para consultas, a organização dele é perfeita para isso.

Pontos positivos:
- Completo e denso.
- Bibliografia vasta e de qualidade.
- Índice com todos os nomes e assuntos ao final do livro.
- Organização excelente.

Pontos negativos:
- No capítulo 39 e 40, o autor viaja legal quando fala de direito global e coloca a soberania nacional como um dogma a ser quebrado.
- Uma dúzia de erros de data, normal em toda tradução, ainda mais se tratando de uma obra tão densa.