Vozes Anoitecidas

Resenhas - Vozes Anoitecidas

1 | 2 | 3 | 4

booksdalaus 25/03/2024

Vozes anoitecidas
Em seu primeiro livro de contos, Mia Couto joga luz sobre personagens marginais da cultura moçambicana em histórias que diluem as fronteiras entre realidade e ficção.

Publicado pela primeira vez em 1986, Vozes anoitecidas projetou o escritor moçambicano Mia Couto para o mundo. Conhecido até então por seu trabalho como jornalista e poeta, o autor - hoje tido como um dos mais influentes escritores da língua portuguesa - lançou aqui as bases daquela que viria a ser uma das principais características de sua obra ficcional: a reconstrução de laços entre registro oral e escrito. Em doze pequenos contos, um rol de personagens esfarrapados e alheios ao palco principal dos acontecimentos narra, de seu ponto de vista marginal, histórias que flertam com o mágico e com o absurdo sem, no entanto, desviarem-se completamente do plano factual. Em "As baleias de Quissico", Jossias aguarda a chegada de um animal marinho de cuja boca, acredita, brotará "amendoim, carne, azeite de oliva e bacalhau". Mas como saber se o animal existe, se ele jamais viu uma baleia? O enorme monstro que aporta sem ser visto pode ser tanto o misterioso "peixe grande" como um submarino carregado de armamentos ilegais. Jossias prefere acreditar no sonho e, como ele, outros personagens de Vozes anoitecidas encontram mais razão na fantasia que na lógica da guerra e da privação. Ao promover uma espécie de vertigem, sob efeito da qual não se pode afirmar se uma narrativa é absurda ou se absurda é a realidade de que ela trata, o autor apresenta a perplexidade como ponto de partida para o fazer literário.

ranielsousa 08/03/2024

Livro muito bom .

.................................................................................

Bia* 19/02/2024

Não é meu livro preferido de Mia Couto, mas sem dúvida a linguagem poética que ele usa em seus textos é apaixonante.

Veri 11/12/2023

Realismo mágico com poesia
Na noite tudo é possível, tudo é escuro, tudo é silêncio, tudo é confuso. Foi a sensação que tive nos 12 excelentes contos de Vozes Anoitecidas de Mia Couto. Uma mistura de realismo mágico com poesia, palavras e almas delicadas apesar da brutalidade de algumas passagens: você nem sente. Por exemplo o marido que ?apaga o escuro? de Mississe mas que também matou os filhos sem querer?

O livro é rapidinho, e amei esse primeiro contato com o Mia Couto.

Renan Alves 17/08/2023

Das realidades
Existe uma tendência de explicar o absurdo na literatura com o rótulo de realismo fantástico. E não estou aqui para, de maneira imatura, discordar dos preceitos e teorias que pessoas, infinitamente mais capacitadas que eu, já propuseram.

Porém, na experiência de leitor, sempre tive um olhar diferente para a questão do realismo fantástico. Talvez, por também experimentar a escrita. Ou talvez por devaneio mesmo.

E aqui, na obra do gigante Mia Couto, tive contato com essa minha percepção novamente. Por que realismo fantástico se cada cena entregue no livro é tão possível? Tanto possível de ocorrer quanto possível de ser a metáfora de algo grande demais para a rotina da palavra óbvia.

No primeiro conto, intitulado “A fogueira”, um senhor de idade avançada propõe a sua senhora, também de idade avançada, que ela escolha morrer enquanto ele ainda tem forças para enterrá-la. Nessa jornada, ele se propõe a cavar a cova da velha mulher que, de maneira consciente, se deixa levar pela proposta. Não contarei o final, claro. O ponto aqui é refletir onde há realismo fantástico e onde há excesso de realidade.

Afinal de contas, por que não?

Tuyl 14/08/2023

Mia Couto é um gênio. Sua escrita é envolvente e fantástica! Cada história, uma descoberta cultural.

Yato.MArio 17/07/2023

Simplesmente Incrível, Escrita Poética, Reflexiva e Linda

Júpiter 04/07/2023

É um livro bem curtinho, dá pra ler ele super rápido e por isso eu realmente acho que vale a pena a leitura, mesmo que ele não mostre uma história propriamente dita, ele trás alguns contos que abordam temas pertinentes e o que mais me chamou a atenção é que ele fez isso de uma forma bem poética.

Kiarmy 20/11/2022

Coletânea de contos
Contos em forma de poesias e prosas. Linguagem bem rebuscada, mas diante do contexto é fácil compreender. Se trata do português de Portugal.

A foqueira 4?
O último aviso do corvo falador 3?
O dia em que explodiu mabata-bata 2?
Os pássaros de Deus 5?
De como se vazou a vida de Ascolino do Perpétuo Socorro 3?
Afinal, Carlota Gentina não chegou de voar? 4?
Saíde, o Lata de Água 2?
As baleias de Quissico 2?
De como o velo Jossias foi salvo das águas 4?
A historia dos aparecidos 4?
A menina de futuro torcido 5?
Patanhoca, o cobreiro apaixonado 4?

"?Meu Deus, como somos injustos com nosso corpo. De quem nos esquecemos
mais? É dos pés, coitados, que rastejam para nos suportar. São eles que carregam
tristeza e felicidade. Mas como estão longe dos olhos, deixamos os pés sozinhos,
como se não fossem nossos.
?Só por estarmos em cima, calcamos os nossos pés. Assim começa a injustiça neste
mundo. Agora, neste caso, os pés sou eu e Luís, desimportados, caídos na poeira do
rio."

Elizabeth 10/08/2022

Vozes anoitecidas
Segundo livro que eu leio desse autor, o primeiro eu li por ser recomendado para a prova da uerj (de 2018 ou 2019).

Gostei de ler livro de contos, achei algumas partes boas, outras ruins e também umas engraçadas.

Recomendo por ser uma leitura rápida e de outra cultura. (Pelo que eu me lembro o autor é de um país lusófono).

tortajulia 03/07/2022

"Tristeza mais triste é aquela que não se ouve."
Fenomenal!! Eu estava bem ansiosa pra começar a ler esse livro e eu me apaixonei. A atmosfera, os temas e os diálogos que o Mia Couto traz em cada conto são muito poéticos, criativos e marcantes. É muito interessante também ele trazer essa visão do mundo africano com muita poesia e cenários distintos fazendo nós sairmos dessa "bolha" cultural muitas vezes empregada nas nossas vivências. Vou com certeza ler mais obras dele!

"O que mais dói na miséria é a ignorância que ela tem de si mesma. Confrontados com a ausência de tudo, os homens abstêm-se do sonho, desarmando-se do desejo de serem outros. Existe no nada essa ilusão de plenitude que faz parar a vida e anoitecer as vozes." (pág 17)

Os contos que eu mais gostei foram esses:

A Fogueira;
A história dos aparecidos;
Os pássaros de Deus;
O último aviso do corvo falador;
Patanhoca, o cobreiro apaixonado;
Afinal, Carlota Gentina não chegou de voar?;
A menina de futuro torcido;

"Eu somos tristes. Não me engano, digo bem. Ou talvez: nós sou triste? Porque dentro de mim, não sou sozinho. Sou muitos. E esses todos disputam minha única vida. Vamos tendo nossas mortes. Mas parto foi só um. Aí, o problema. Por isso, quando conto a minha história me misturo, mulato não das raças, mas de existências." (pág 75)

Cacá 25/04/2022

Excelente livro de Contos onde a fantasia de Mia Couto ganha asas para retratar histórias narradas com muita personalidade.

leitor básico 20/03/2022

foi pra um seminário
eu gostei do livro, bem reflexivo e são independentes. A leitura é muito complexa pro meu intelecto mas se você ler mastigando cada trecho, fica bom.

Gabrielle.Poniewas 18/03/2022

Contos
Mais uma leitura obrigatória lida. Não foi meu livro de contos preferidos, mas alguns deles são muito bons.

1 | 2 | 3 | 4