O Milagre da Manhã

O Milagre da Manhã Hal Elrod

Resenhas - O milagre da manhã

Nathália 17/02/2018

Boa leitura! (com ressalvas)
Acabo de terminar o livro.

Li com bastante crítica e um bom filtro, discordo de Hal em alguns pontos (como quando ele diz que precisamos do sono que acreditamos precisar. Pra mim é o mesmo que dizer que seu corpo precisa somente do café da manhã, desde que você acredite nisso). Também não sou nem um pouco defensora da meritocracia - essa história de que absolutamente tudo só depende de você.

Dito isso, gostei muito da leitura. Me motivou bastante, e algumas coisas que antes estavam borradas ficaram mais nítidas. Tem umas verdades clichês e dolorosas que vez ou outra precisamos nos deparar, e algumas novidades.

Não avaliei o livro porque acho que um livro assim só pode ser verdadeiramente avaliado depois que topamos o desafio proposto pelo autor. Então eu topei :)

Decidi começar algo simples: mudança de hábito - aquelas que tento há muito tempo mas não consigo. Estou criando uma lista de hábitos, vou fazer as afirmações e tudo mais para cada um deles. Seguir os 30 dias. E aí coloco as estrelinhas.
Milo 18/05/2018minha estante
Eu também discordei exatamente desse ponto. O fator biológico não pode ser deixado de lado para apenas focar no "você pode tudo".
Vou começar minha rotina agora neste domingo. Você continuou com o plano depois de ter escrito essa resenha?

Sandra.Rodrigues 20/07/2018minha estante
Ainda não terminei de ler o livro, mas desde já deve dizer que estou adorando. Faço muitas anotações e já estou com dois livros na sequência para ler: As Sete Leis Espirituais e O Poder do Hábito.

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 31/07/2018minha estante
Gostei dos seus apontamentos iniciais!

Thaís 08/08/2018minha estante
Nathália, tudo bem?
Estou lendo o livro. Discordo um pouco dos mesmos pontos que você, mas acredito que, sobre a quantidade de sono, meu corpo precisa de 7 a 8 horas de sono. Entretanto, eu sou capaz de dormir 12 horas e ainda me sentir cansada. Por isso respeito essa quantidade de 7 a 8 horas de sono, mas repito para mim mesma que é a quantidade ideal e ponto final.
Quanto à meritocracia, de fato nem tudo depende exatamente da gente, mas a nossa parte é sim a principal a ser feita. Correr atrás é isso.
Comecei a fazer ontem, mas dormi às 21 e esqueci de colocar o despertador, então não consegui praticar meu milagre da manhã hoje (mas vou praticar à tarde, sem falta).
Volte aqui para contar sua experiência depois dos 30 dias, isso é legal. Obrigada por compartilhar sua resenha! Abraço!

Valeria 15/01/2019minha estante
Eu entendi que o que ele quis dizer foi que cada pessoa necessita de um determinado tempo de sono para se sentir bem. Conheço pessoas que dormem 4 horas e se sentem completamente descansadas, e outras que dormem 10 horas e acordam um trapo. Cada tipo de organismo, cada tipo de pessoa necessita de um determinado tempo de descanso, 8h não é um padrão. Estou lendo ainda e tentando melhorar.

Natiele Soares 11/04/2019minha estante
De acordo com a minha rotina para acordar mais cedo, eu vou conseguir dormir apenas 04:30 horas por noite, e levantar as 05 horas da manhã todos os dias, pra cumprir o desafio. Estou tentando a alguns dias criar essa coragem, porém sem sucesso ainda.

Luana.Bartolomeu 18/02/2020minha estante
Como faço para ler? Não consigo abrir a leitura

Josi 15/03/2020minha estante
Como faço para ler?? Não consigo abrir??

Polly 17/03/2020minha estante
Concordo com ele nesse aspecto que tudo só depende de você! Tudo so depende da gente mesmo pra conseguirmos conquistar algo.

Maria 20/03/2020minha estante
Como faço pra ler ?

Cia 29/03/2020minha estante
Eu não consigo abrir a leitura

Polly 30/03/2020minha estante
Eu li pela Amazon em pdf

Polly 17/05/2020minha estante
Eu acredito sim, que tudo só depende da gente, e inclusive praticar o desafio milagre da manhã, não é todo mundo que consegue.... uma parte ele diz: a ligação entre corpo e mente e poderosa. Concordo plenamente com ele...

Helô 04/06/2020minha estante
Tb não concordei com a parte de horas de sono. Eu acredito no grande poder da mente e nas afirmações, porém, não creio que seja saudável para o corpo.
Ano passado comecei a fazer o milagre da manhã. E dormindo apenas de 4 a 5h e meia por dia, eu me sentia exausta!! Até que não consegui mais ouvir o alarme tocar, mesmo tendo afirmado, antes de dormir, que 4h era o bastante.
Com o isolamento social, voltei a praticar o MM e consigo dormir mais cedo. Então, tem dado certo.
Minha visão é que o comprometimento é 90% e os outros 10% é saúde física e mental.

Franklin Moreno 29/06/2020minha estante
Então coloque as estrelinhas, 2 anos já ?

Mari 22/07/2020minha estante
como faço para ler não abre

Polly 25/07/2020minha estante
O skoob e uma plataforma que vc gerencia a leitura, tipo quantos vc leu quantos não leu enfim.... vc não tem acesso a leitura do livro aqui não. Pra ler o livro tem que procurar em sites no Google pra baixar em PDF. Espero ter ajudado

Isabela.Lopes 09/08/2018

Fiquei bem desapontada com este livro, principalmente por todo o "hype" encima dele. Achei o livro focaria mais em produtividade pela manhã, porém o autor só diz coisas que são intuitivas e fica vendendo o próprio livro durante toda a leitura.
Sinceramente, não entendi todo o burburinho encima dele. As técnicas que são expostas no livro são na sua maioria difíceis de se colocarem em prática(ainda mais considerando a vida atribulada que possuímos hoje em dia).
Aloy 17/08/2018minha estante
OBRIGADA POR DIZER! Nossa, achei uma grande enrolação e self promotion. Sem falar que no livro não tem UMA FONTE sequer.

Carol 18/09/2018minha estante
CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU.

Leo Marques 03/01/2019minha estante
Infelizmente pensei a mesma coisa.

Aline 09/05/2019minha estante
Self promotion mesmo! Pouca coisa se salva...

Robson 09/09/2020

Livro bom, com várias dicas um tanto óbvias, mas que muita gente não coloca em prática pelo comodismo.
É reforçado o poder que um hábito aliado à disciplina podem ter na transformação das nossas vidas.
Um ponto negativo é o excesso de depoimentos e outros links que muitas vezes tiram a fluidez da leitura.

Polly 21/11/2018

O Milagre da Manhã: método interessante, já o propósito, nem tanto... (#062)
Li O Milagre da Manhã por indicação de uma amiga. Quando chegou em minhas mãos, não sabia do que ele falava, mas logo descobri que se tratava de um livro de autoajuda (ou como está na moda falar: desenvolvimento pessoal), um gênero que já li bastante e que tenho até algumas boas indicações a fazer. Mas O Milagre da Manhã não conquistou meu coração e eu vou te dizer por quê. No entanto, antes, vamos falar um pouco sobre o lado bom do livro, porque eu acho que tudo na vida tem um lado positivo, né?

Sem dúvida, é maravilhoso o incentivo que o livro propõe a dedicar um tempo diário para si mesmo, para meditar, fazer exercícios, ler e escutar o próprio silêncio. Num mundo com “cada vez menos contato humano”, construir uma ligação íntima consigo mesmo talvez seja a chave para mudar nossa realidade. Mas, é justamente aí em que o livro peca: a construção do relacionamento com o "eu" não serve para uma mudança no exterior, para quem está do lado e ao redor também.

A mudança que o autor propõe é extremamente individualista, incentivando até mesmo uma competição desenfreada entre as pessoas, dividindo-as em “medíocres” (sim, ele usa essa palavra o livro inteiro, o que me incomodou horrores, devo confessar) e de sucesso, com até percentual para isso, 95% e 5%, respectivamente. Sendo sucesso, para o autor, ser “nível 10” em todas as áreas da vida: na financeira, na profissional, na romântica, etc (tudo ao mesmo tempo). Resumindo, a proposta é ser um super-herói! Fora isso, a ideia de que é necessário chegar em um patamar em que “a vida não seja uma luta” é algo utópico, não acham? Não querendo ser pessimista, mas já sendo (ou sendo realista, talvez), a vida é uma luta diária, nem mesmo os super-heróis escapam desta, afinal.

Então, tudo bem ESTAR nível 10 nos relacionamentos, nível 5 no financeiro ou nível 0 no profissional. A vida é feita de altos e baixos e de equilibrar pratos de forma constante. Os "níveis" vão se alterando e modificando com o tempo em cada área da vida, o que importa é aprender com ela.

Enfim, O Milagre da Manhã tem seu lado bom, que é o incentivo à conexão consigo mesmo, mas o porquê passar por esse processo que ele oferece é algo pesado demais para lhe dar. Competitividade desumana e instinto de superioridade entre as pessoas nunca nos levou a um bom lugar, não é?

Se eu indico a leitura? Só se for cheia de pensamento crítico!

site: https://madrugadaliterarialerevida.blogspot.com/2018/11/o-milagre-da-manha-metodo-interessante.html
Fabio.Gabriel.Oli. 21/11/2018minha estante
A proposta desse livro sempre me pareceu interessante. Gostei da resenha, uma boa reflexão.

Polly 22/11/2018minha estante
A proposta em si é sim interessante, mas os argumentos, que deveriam servir para motivar o leitor a colocá-la em prática, é o que (pra mim) estraga o livro. Não gosto da competição que somos diariamente "convencidos a comprar", é desgastante para alma. Enfim, é como me sinto...

Gabriel 24/11/2018minha estante
Me indica outros livros de autoajuda bons? :)

Polly 25/11/2018minha estante
Vê, Gabriel, eu sou bem a louca do Augusto Cury hahaha Não sei se você já leu, mas indico bastante a série dele que se chama Análise da Inteligência de Cristo, todos os cinco livros são incríveis. Outra série legal dele é Os Segredos do Pai-Nosso, e tem também O Vendedor de Sonhos (só o primeiro, porque o segundo é meio chato). Saindo do Cury, eu indico O Monge e o Executivo, As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu e Quem Mexeu no Meu Queijo? (Esse é o nome do livro, por mais estranho que pareça haha). Enfim, acho que é isso. Espero ter ajudado :)

Fabio.Gabriel.Oli. 26/11/2018minha estante
Polly, lerei esse. Posso achar algo.

Gabrielle.Vilefort 03/07/2019minha estante
Ainda estou lendo, na verdade já cheguei à metade, e pelo que já li, estou achando um tanto repetitivo, auto-ajuda, mas com um grande incentivo (pelo menos pra mim), ter prazer em acordar cedo (odeio), mas hoje fiz isso e até o momento não dormi em cima dos livros. Me dar um tempo, fazer orações matinais, meditar.... e exercitar (ainda não coloquei em pratica, pois não é muito minha "praia", mas é meu próximo passo). O que achei um tanto estranho, até o momento é o fato de sempre enfatizar a palavra medíocre para as pessoas que não são nível 10 em toda as áreas da vida, isso está me incomodando, confesso, e o fato de instigar o competitivismo acirrado, isso também me incomoda, pois fica parecendo que ele está dizendo que vença a qualquer custo, seja nível 10 custe o que custar senão será uma pessoa medíocre. Porém, vou terminar o livro e ver se minhas opiniões serão outras. Pelo menos já vi o ado bom de acordar 5:30, e sem sofrer.

Ana Paula 14/08/2019minha estante
Boa noite, concordo contigo em muitos pontos. No entanto, quando o autor faz uso da palavra "medíocre" não é no sentido pejorativo, é adjetivo, dizendo que a pessoa é mediana, está na média como a maioria da população, não é original e nem criativo, características diferentes de uma pessoa que tem sucesso. Abraços

Gabi Guerra 02/09/2020

Como vender um livro vazio
Perdi meu tempo lendo o milagre da manhã. E dizer isso de um livro é uma dor no meu coração.
Achei, inclusive, irresponsável a forma de expor as opiniões do autor.
Conceitos como mediocridade são tão relativos que não podem servir de parâmetro para nada.
O livro usa uma série de clichês, alguns bacanas, para vender uma ideia simplista de que acordar mais cedo fã você ter mais dinheiro, mais amor, mais saúde etc. Me poupe.
O autor narra que quando começou a acordar mais cedo, em 2 meses sua renda duplicou e ele conseguiu sair de um estado de falência... novamente, me poupe.
O autor mente também. Diz que 95% das pessoas vive pensando apenas no presente, em viver o dia sem grande propósito na vida. Se fosse verdade, a ansiedade não estaria presente na vida de 95% das pessoas, não é mesmo? Até entendo a intenção, mas não se sustenta.
Criar afirmações, fazer exercícios, meditar, escrever num diário, entre outras dicas, são jogadas no livro sem muito aprofundamento. Logo, é melhor procurar um livro com outro título pata aprender melhor sobre essas técnicas. Acordar cedo não torna ninguém melhor. Acordar cedo não te faz se sentir menos estressado e com mais energia, conforme relata o autor. Muitas pessoas se sentem o oposto: saturadas, exaustas e de mau humor.
Quer melhorar sua vida? Vale mais a pena ler um livro da Louise Hay.
O conceito de extraordinário que o autor aborda, também é relativo. O problema é que ele escreve com uma convicção digna de promotor de justiça.
Por fim, o cara recomenda meditação sem saber muito sobre meditação. Ele recomenda exercício físico, sem ser profissional da área... ele é um verdadeiro Coach no pior sentido da palavra!
Poxa vida, se você quer melhorar sua vida lendo, procure autores que saibam do que estão escrevendo.
Nota 1/5
Gabriel.Ribeiro 16/09/2020minha estante
Perfeita colocação!!

beatriz.bastos. 22/08/2020

Bom, não posso dar uma nota no momento pq acho melhor ver como vou me sair no milagre da manhã, ver se essa rotina irá me fazer uma pessoa melhor e ai sim dar uma nota. Comecei a 2 semanas mas ontem falhei. Ainda não vi muitas mudanças mas percebi 2 coisas.
1. As afirmações e o quadro de visualização realmente te deixam mais inspirado e empenhado pra realizar seus objetivos (principalmente o quadro como sou uma pessoa mais da visão). Quando acontecia algo no trabalho eu sempre lembrava de uma afirmação minha e ficava mais empenhada e focada para resolver o problemar e fazer a coisa certa.
2. Fazer um diário pela manhã é um pouco complicado para mim, mas com os objetivos do dia e da semana anotados, senti mais confiança para cumprir (apesar dos objetivos dessa semana não foram cumpridos mas tentaremos novamente). A revisão é uma ótima forma de vermos como nos saímos e como melhorar. Esse feedback que nos damos ajudam a gente a se desenvolver realmente.
Enfim, daqui a 3 ou 4 semanas verei realmente se o milagre da manha é realmente um milagre.

Vicky 19/08/2020

OS BENEFÍCIOS DE SE ACORDAR CEDO E TER UMA ROTINA
O livro consiste basicamente em uma experiência pessoal do autor, experiência de vida, que o ensinou o valor, a importancia de ter uma rotina matinal e que transformou a vida dele em praticamente todas as áreas e a qual ele comprtilha nesse livro com muitas pessoas, em vista de que muitos tiveram sua vida TRANSFORMADA e MELHORADA depois da aplicação dessas dicas.

Primeiramente a rotina matinal consiste em:
1. Silêncio;
2. Ler;
3. Afirmações;
4. Visualização;
5. Diário;
6. Exercícios,

Eu já fiz minha propria adaptação desse passo a passo e confesso que já em dois dias de aplicação do desafio estou me adaptando bem e ACORDANDO CEDO, coisa que considerava meio impossível pra mim. Realmente as afirmações e dormir com uma perspectiva positiva da manhã faz toda a diferença.

Ele lista algumas dificuldades que impedem a pessoa de ter uma rotina matinal saudável e de romper suas barreiras ou "lacuna" (ele se refere a lacuna que separa você da sua vida ideal da pessoa que você quer se tornar). Como a síndrome do retrovisor (seu passado não defini seu futuro), ou a falta de propósito (como você vai correr se você não tem um destino, é como estudar uma matéria específica sem ter uma prova pra fazer depois, com o tempo você desiste e se volta para outras coisas, você não vai ter força para ter disciplina), falta de responsabilização.

E então ele concentra seu livro nos seis passos e dá dicas de como construí-los e fazer os seus próprios.

Estou aplicando os desafios. Amei o livro. Já estou sendo beneficiada pelos ensinamentos contidos nele. Graças a Deus existe uma pessoa que me ajudou a como enfrentar o monstro da "manhã no soneca". Particulamente acho elegante quem acorda cedo. Considero um hábito bonito e sempre quis ter, mas não sabia como mudar o hábito de proscrastinar minhas manhãs.

Tete 28/05/2020

Um bom livro motivacional
Este livro marcou um período em que me comprometi a mudar os meu hábitos. A leitura foi válida e de fato me ajudou em alguns aspectos. É um livro pequeno e recomendo a leitura.

rominho 29/04/2020

O milagre da manhã
Não sou fã do gênero, mas resolvi ler. O livro poderia trazer muito mais, achei o título muito superestimado. Traz alguns ensinamentos até legais, e cita algumas pessoas conceituadas, mas não achei pra tanto não. Achei um livro muito mais ou menos.

Gabriel Carleto @carletogabriel 05/09/2020

"ame a vida q vc tem enquanto cria a vida dos seus sonhos. N pense q precisa esperar pela última p começar a fazer a primeira".
Um livro que me ajudou a fixar melhor os benefícios de acordar antes que o sol. Possui ferramentas complementares q estao me auxiliando na melhoria contínua.

Andalik 14/07/2020

O Milagre da Manhã - Resenha 14/07/2020
Uau! Este livro é incrível. Uma verdadeira virada de chave.
Sem dúvida, essencial para qualquer pessoa que busca por técnicas e ferramentas para maximizar seu desenvolvimento pessoal.

Neste livro, Hal Elrod nos ensina o prazer e a mudança de vida que podemos alcançar ao acordar mais cedo, e como as primeiras horas do dia influenciam diretamente na qualidade de nossa vida.

A rota básica do autor chamada de 'Salvadores de Vida' se baseia em:

- Silêncio: Comece o dia com calma e paz de espírito, usufruindo de um período de silêncio intencional. Aproveite para meditar, orar e/ou agradecer.
- Afirmação: Afirmações vão transformar seu modo de pensar e sentir, a fim de que você consiga superar as crenças e comportamentos limitantes e substituí-los por aqueles que você precisa para ter sucesso.
- Visualização: Coloque em prática a lei da atração. A visualização é o processo de imaginar exatamente o que você deseja conquistar ou obter e ensaiar na sua mente o que precisa fazer para conseguir.
- Leitura: A leitura é um dos métodos mais imediatos para adquirir conhecimentos, ideias e estratégias para conquistar o sucesso em qualquer campo.
- Escrita: Tenha um diário. Ao tirar seus pensamentos da cabeça e registrá-los por escrito, você obtém percepções valiosas que de outra forma passariam despercebidos.
- Exercícios: Quando você se exercita toda manhã, aumenta sua disposição, melhora a saúde, ganha autoconfiança e bem-estar emocional.

O conteúdo apresentado é agradável e motivador. Há diversos momentos de autopromoção, mas no final ele cumpre seu objetivo com maestria.

Se você anseia por melhores resultados na vida pessoal e/ou profissional, recomendo que leia este livro imediatamente.

Faça movimentos ousados na direção dos seus sonhos a cada dia. Recuse-se a parar, e nada poderá detê-lo.

Recomendação: Público em geral

Loreh 16/08/2020

...
Achei o livro repetitivo e apelativo (já que a todo momento sugere o acesso ao site). Acredito que a quantidade de páginas poderiam ser beeeeem menor. Hal focou em coisas desnecessária e acabou falando rápidamente da prática. Amei as citações no início de cada capítulo e inclusive copiei várias em minha agenda.

Pra mim todos os bonus, como o diário, o smoothie, as afirmações etc., poderia está no livro mais o autor apenas disponibilizou em seu site (emoji com a mão no rosto).

Mas gostei da proposta e estou aplicando o milagre do amanhã do meu jeito e já vejo resultado, pretendo implementar de forma completa o MDA e estou comprometida empolgada para fazer isso dar certo.

Dentro de alguns dias me comprometir em reler esse livro.

E sugiro que quem está com dúvidas em ler ou não, LEIA pois esse livro ele é um ótimo ponta pé inicial para sair da zona de conforto.

Gratidão Hal sei que deu o seu melhor.
Jessika Lima 16/08/2020minha estante
Concordo plenamente contigo. Inclusive, por ser tão apelativo que ainda não consegui terminar de lê-lo.

Loreh 16/08/2020minha estante
Eu pausei ele por um tempo e pensei até em desistir. Mas li se não me engano três livros e voltei a dar uma segunda chance, só aí conseguir terminar

Amanda 05/05/2020

Ler o Milagre da Manhã me fez querer ter uma vida melhor, me fez entender que eu preciso agir agora para que eu tenha o futuro que eu desejo. Mas diferente de outros livros de "auto-ajuda" (não gosto dessa definição, porque parece que rebaixa o livro), este livro realmente mostra o que fazer, e ainda ressalta que não é só ler o livro, você precisa realmente praticar tudo para ter o sucesso que o livro "promete".

Raissa.Mattosinhos 21/05/2020

Livro de mudança de vida
É um ótimo livro para começar a assumir as responsabilidades pelas conquistas da vida. Ele traz uma série de mudanças que podem ser feitas para começar um dia bem, e dessa forma melhorar a vida e alcançar os sonhos que deseja.
Ainda não comecei a fazer o que o livro propõe, mas pretendo. E quando o fizer, venho contar a experiência para vocês.
Mas vale a pena a leitura, se vc quer se tornar mais produtivo e alcançar as realizações que almeja para a própria vida.

RoSousaAlenc 16/05/2020

Superando meu preconceito com livros de auto-ajuda, achei que não tiraria nada de útil dessa leitura, e me enganei. Entretanto, ainda achei repetitivo. A mensagem poderia ter sido entregue com a metade do tamanho. E reconheço o mérito da estratégia de criar rotinas que estimulem a produtividade e hábitos saudáveis. Todo mundo precisa disso e praticamente todo mundo peca nesses aspectos!
Dani Bonadio 16/05/2020minha estante
Ahahaha concordo e muito com vc... Diversas vezes me peguei falando com o livro: "eu não tenho dificuldade em acordar cedo... Passe adiante por favor...".. Rssss