O milagre da manhã

O milagre da manhã Hal Elrod

Resenhas - O milagre da manhã

Nathália 17/02/2018

Boa leitura! (com ressalvas)
Acabo de terminar o livro.

Li com bastante crítica e um bom filtro, discordo de Hal em alguns pontos (como quando ele diz que precisamos do sono que acreditamos precisar. Pra mim é o mesmo que dizer que seu corpo precisa somente do café da manhã, desde que você acredite nisso). Também não sou nem um pouco defensora da meritocracia - essa história de que absolutamente tudo só depende de você.

Dito isso, gostei muito da leitura. Me motivou bastante, e algumas coisas que antes estavam borradas ficaram mais nítidas. Tem umas verdades clichês e dolorosas que vez ou outra precisamos nos deparar, e algumas novidades.

Não avaliei o livro porque acho que um livro assim só pode ser verdadeiramente avaliado depois que topamos o desafio proposto pelo autor. Então eu topei :)

Decidi começar algo simples: mudança de hábito - aquelas que tento há muito tempo mas não consigo. Estou criando uma lista de hábitos, vou fazer as afirmações e tudo mais para cada um deles. Seguir os 30 dias. E aí coloco as estrelinhas.
Christian 18/05/2018minha estante
Eu também discordei exatamente desse ponto. O fator biológico não pode ser deixado de lado para apenas focar no "você pode tudo".
Vou começar minha rotina agora neste domingo. Você continuou com o plano depois de ter escrito essa resenha?

Sandra.Rodrigues 20/07/2018minha estante
Ainda não terminei de ler o livro, mas desde já deve dizer que estou adorando. Faço muitas anotações e já estou com dois livros na sequência para ler: As Sete Leis Espirituais e O Poder do Hábito.

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 31/07/2018minha estante
Gostei dos seus apontamentos iniciais!

Thaís 08/08/2018minha estante
Nathália, tudo bem?
Estou lendo o livro. Discordo um pouco dos mesmos pontos que você, mas acredito que, sobre a quantidade de sono, meu corpo precisa de 7 a 8 horas de sono. Entretanto, eu sou capaz de dormir 12 horas e ainda me sentir cansada. Por isso respeito essa quantidade de 7 a 8 horas de sono, mas repito para mim mesma que é a quantidade ideal e ponto final.
Quanto à meritocracia, de fato nem tudo depende exatamente da gente, mas a nossa parte é sim a principal a ser feita. Correr atrás é isso.
Comecei a fazer ontem, mas dormi às 21 e esqueci de colocar o despertador, então não consegui praticar meu milagre da manhã hoje (mas vou praticar à tarde, sem falta).
Volte aqui para contar sua experiência depois dos 30 dias, isso é legal. Obrigada por compartilhar sua resenha! Abraço!

Valeria 15/01/2019minha estante
Eu entendi que o que ele quis dizer foi que cada pessoa necessita de um determinado tempo de sono para se sentir bem. Conheço pessoas que dormem 4 horas e se sentem completamente descansadas, e outras que dormem 10 horas e acordam um trapo. Cada tipo de organismo, cada tipo de pessoa necessita de um determinado tempo de descanso, 8h não é um padrão. Estou lendo ainda e tentando melhorar.

Natiele Soares 11/04/2019minha estante
De acordo com a minha rotina para acordar mais cedo, eu vou conseguir dormir apenas 04:30 horas por noite, e levantar as 05 horas da manhã todos os dias, pra cumprir o desafio. Estou tentando a alguns dias criar essa coragem, porém sem sucesso ainda.

Isabela.Lopes 09/08/2018

Fiquei bem desapontada com este livro, principalmente por todo o "hype" encima dele. Achei o livro focaria mais em produtividade pela manhã, porém o autor só diz coisas que são intuitivas e fica vendendo o próprio livro durante toda a leitura.
Sinceramente, não entendi todo o burburinho encima dele. As técnicas que são expostas no livro são na sua maioria difíceis de se colocarem em prática(ainda mais considerando a vida atribulada que possuímos hoje em dia).
J.C.S.Rabelo 17/08/2018minha estante
OBRIGADA POR DIZER! Nossa, achei uma grande enrolação e self promotion. Sem falar que no livro não tem UMA FONTE sequer.

Carol 18/09/2018minha estante
CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU.

Leo Marques 03/01/2019minha estante
Infelizmente pensei a mesma coisa.

Aline 09/05/2019minha estante
Self promotion mesmo! Pouca coisa se salva...

Polly @blogmadrugadaliteraria 21/11/2018

O Milagre da Manhã: método interessante, já o propósito, nem tanto... (#062)
Li O Milagre da Manhã por indicação de uma amiga. Quando chegou em minhas mãos, não sabia do que ele falava, mas logo descobri que se tratava de um livro de autoajuda (ou como está na moda falar: desenvolvimento pessoal), um gênero que já li bastante e que tenho até algumas boas indicações a fazer. Mas O Milagre da Manhã não conquistou meu coração e eu vou te dizer por quê. No entanto, antes, vamos falar um pouco sobre o lado bom do livro, porque eu acho que tudo na vida tem um lado positivo, né?
Sem dúvida, é maravilhoso o incentivo que o livro propõe a dedicar um tempo diário para si mesmo, para meditar, fazer exercícios, ler e escutar o próprio silêncio. Num mundo com “cada vez menos contato humano”, construir uma ligação íntima consigo mesmo talvez seja a chave para mudar nossa realidade. Mas, é justamente aí em que o livro peca: a construção do relacionamento com o "eu" não serve para uma mudança no exterior, para quem está do lado e ao redor também.
A mudança que o autor propõe é extremamente individualista, incentivando até mesmo uma competição desenfreada entre as pessoas, dividindo-as em “medíocres” (sim, ele usa essa palavra o livro inteiro, o que me incomodou horrores, devo confessar) e de sucesso, com até percentual para isso, 95% e 5%, respectivamente. Sendo sucesso, para o autor, ser “nível 10” em todas as áreas da vida: na financeira, na profissional, na romântica, etc (tudo ao mesmo tempo). Resumindo, a proposta é ser um super-herói! Fora isso, a ideia de que é necessário chegar em um patamar em que “a vida não seja uma luta” é algo utópico, não acham? Não querendo ser pessimista, mas já sendo (ou sendo realista, talvez), a vida é uma luta diária, nem mesmo os super-heróis escapam desta, afinal.
Então, tudo bem ESTAR nível 10 nos relacionamentos, nível 5 no financeiro ou nível 0 no profissional. A vida é feita de altos e baixos e de equilibrar pratos de forma constante. Os "níveis" vão se alterando e modificando com o tempo em cada área da vida, o que importa é aprender com ela.
Enfim, O Milagre da Manhã tem seu lado bom, que é o incentivo à conexão consigo mesmo, mas o porquê passar por esse processo que ele oferece é algo pesado demais para lhe dar. Competitividade desumana e instinto de superioridade entre as pessoas nunca nos levou a um bom lugar, não é?
Se eu indico a leitura? Só se for cheia de pensamento crítico!

site: https://madrugadaliterarialerevida.blogspot.com/2018/11/o-milagre-da-manha-metodo-interessante.html
Fabio.Gabriel.Oli. 21/11/2018minha estante
A proposta desse livro sempre me pareceu interessante. Gostei da resenha, uma boa reflexão.

Polly @blogmadrugadaliteraria 22/11/2018minha estante
A proposta em si é sim interessante, mas os argumentos, que deveriam servir para motivar o leitor a colocá-la em prática, é o que (pra mim) estraga o livro. Não gosto da competição que somos diariamente "convencidos a comprar", é desgastante para alma. Enfim, é como me sinto...

Gabriel 24/11/2018minha estante
Me indica outros livros de autoajuda bons? :)

Polly @blogmadrugadaliteraria 25/11/2018minha estante
Vê, Gabriel, eu sou bem a louca do Augusto Cury hahaha Não sei se você já leu, mas indico bastante a série dele que se chama Análise da Inteligência de Cristo, todos os cinco livros são incríveis. Outra série legal dele é Os Segredos do Pai-Nosso, e tem também O Vendedor de Sonhos (só o primeiro, porque o segundo é meio chato). Saindo do Cury, eu indico O Monge e o Executivo, As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu e Quem Mexeu no Meu Queijo? (Esse é o nome do livro, por mais estranho que pareça haha). Enfim, acho que é isso. Espero ter ajudado :)

Fabio.Gabriel.Oli. 26/11/2018minha estante
Polly, lerei esse. Posso achar algo.

Marques 01/03/2019

meio "meh"
Achei o livro muito repetitivo e esse é sempre um dos maiores problemas que eu tenho com livros auto ajuda, no fim eu já tava de saco cheio de tanta encheção de linguiça. E achei a maioria dos passos para ter o milagre da manhã meio pombo, vou continuar seguindo alguns que eu já faço e outros eu nem vou tentar como o "smoothie" e as afirmações. Resumindo tudo essa bagaça: o livro podia ter umas 50 páginas e seria ótimo.
Blur 09/03/2019minha estante
Compartilho da mesma opinião. Achei um livro com muita enrolação além de muita autopromoção do autor.

Kenia 30/03/2018

Foi uma leitura dinâmica! Estou cansada destes tipos de livro. Por que eu li? Porque me emprestaram e fiquei curiosa sobre o tema. Acho que eu deveria acordar mais cedo e ser mais disposta. É possível. Para acrescentar, jantei com uma amiga que desconhece o livro e falou como a mudança de hábito, acordar cedo e fazer atividade física tem mudado seus dias. Bem, sobre o livro, muito relato pessoal misturado ao segredo, mente milionária mais visualização e meditação. Conclusão: não é necessário ler o livro para iniciar o hábito de acordar cedo. Simplesmente, comece e deixe acontecer. Comece e persista!

Vinicius Borges Martins 13/06/2018minha estante
Leu inteiro?

Carol Souza 15/06/2018minha estante
Sim

Queila 27/08/2018minha estante
Estou tendo a mesma sensação, quanta repetição, enrolação e auto promoção. Parece que ele está vendendo o livro o tempo inteiro, mas já temos o livro em mãos ué.

Vinicius Borges Martins 13/06/2018

Incrível (para quem aplica o método)
De fato o livro é incrível, o autor passa uma forma simples de você mudar sua rotina começando o dia vencendo. O autor ensina que a primeira hora do dia determina como será o restante do seu dia. Se você acorda desanimado desejando voltar para cama, ou postergando até o último minuto para depois sair correndo, seu dia tenderá seguir esta ordem.
Ele ensina diversos métodos de auto-sugestão, visualização, escrita, atividades físicas e de leitura que você faz tudo na primeira hora do seu dia e que transforma sua vida.
Na prática? Estou acordando às 4:00 da manhã há alguns dias, seguindo o método, me sentindo menos cançado do que antes, mais disposto, melhorei meu desempenho no ciclismo, todo dia estudo, leio por mais de uma hora, estou amaaaaaaaando esta rotina e o autor ensina o mindset correto para não quebrar e funciona.
Vi muitos comentários das pessoas achando o livro fraco. Elas esperam mudanças por convencimento apenas? Sem esforço? Sem prática do método? Fiz tantas anotações deste livro que parecia um de 600 páginas. Enfim cada um cada um.

Mari 27/05/2018

|RESENHA| O Milagre da Manhã, Hal Elrod.
Nos últimos tempos estou extremamente focada em ler livros de desenvolvimento pessoal e, claro, não poderia deixar de ler o livro do momento: O milagre da manhã. Este é escrito por Hal Elrod e lançado no Brasil pela editora Best Seller.

Devo dizer que este não é um livro fictício, Hal Elrod guia o leitor através de suas dolorosas vivências apresentando o método que utilizou e criou para superá-las: "O milagre da manhã". Este nada mais é do que uma forma de aproveitar de maneira mais eficiente a manhã, desde que ela é um fator de extrema importância, determinando assim como será o restante do seu dia.

Para aproveitar a manhã de forma mais eficiente, Hal criou o que chamou de "Os salvadores da vida", que são uma série de atividades que você deve fazer pela manhã assim que acordar. Você pode pensar que não tem tempo para realizá-las, mas o autor se preocupou com isso e garante que poderá realizá-las em poucos minutos. Os salvadores da vida são:

- Silêncio: Este tempo é reservado para que você literalmente aproveite o silêncio, faça atividades como oração, meditação, ou apenas foque em sua respiração. É recomendado para começar a manhã de forma tranquila e pacífica.

- Afirmações: É um método utilizado para dar um ''empurrão'' em suas metas, consiste basicamente em repetir para si uma série de afirmações que você deseja conquistar. E devo dizer, funciona!

- Visualizações: Após realizar suas afirmações você deve fazer visualizações, estas consistem em visualizar você alcançando suas metas e como será. Sim, parece bobo, mas acredite em mim, ou melhor em Hal, não é! Para isso você pode criar o famoso "dream board" ou até mesmo criá-lo apenas em sua mente.

- Exercícios: É claro que não poderia faltar exercícios nesta compilação! Não precisa necessariamente ser ir à academia, pode ser desde uma corrida até yoga no conforto de sua casa. O importante é estar movimentando-se.

- Leitura: Não poderia faltar este item também na lista não é mesmo?! Leitura é a chave para o desenvolvimento pessoal. Então leia nem que seja cinco páginas por dia e estará fazendo algo significativo para o seu crescimento.

- Escrever: Escreva! Seja um diário, um livro ou até mesmo em sua agenda. Comece o dia estimulando sua criatividade e organizando-se, pode ter certeza que será benéfico.

Tendo em mãos os ingredientes para uma manhã eficiente e prazerosa agora só é necessário colocar a mão na massa e deixar a procrastinação de lado. Entretanto, o autor mesmo ressalta que não é um caminho fácil, que é necessário passar pela fase de adaptação e criação de um novo hábito. Para a criação de um novo hábito, segundo o autor você deve exercê-lo durante 30 dias consecutivos - ao contrário do que todos dizem sobre os 21 dias.

[CONTINUAÇÃO DA RESENHA NO BLOG]

site: http://anneandcia.blogspot.com.br/2018/05/o-milagre-da-manha-de-hal-elrod.html
Alda 22/06/2018minha estante
Ótima resenha. Parabéns!!

Val 13/01/2019

O Milagre da manhã
É um livro cheio de motivações, excitante e que realmente se você quiser mudar sua vida, quem você é, aqui está a receita, ele é inspirador e cativante. Te da um norte por onde começar as mudanças e te faz acreditar que é possível melhorar como ser humano, como pessoa e mudar sua vida. Basta acreditar e colocar em prática, se tivermos fé e acreditarmos em nos mesmo, ninguém nos segura. A mudança vem através de mudanças de hábitos de comportamento e com ações, sabe aquele sacode que a gente precisa para se mexer, aqui está. Lembre se as mudanças e transformações, começam em você.

Deiamolina 08/04/2019

Interessante, fácil de ler, porém muita propaganda e podia ser resumido em poucas páginas
O livro todo podia ter sido resumido em:
Acorde cedo - é bom para iniciar o dia com calma e centrado;
Escove os dentes - para ajudar a manter o pique;
Tome água - é importante manter-se hidratado;
Faça exercício - faz bem ao cérebro;
Faça meditação - aumenta o foco nas idéias;
Afirmações - Faça afirmações do que você deseja e idealize você conquistando os desejos
Mantenha um diário - para conseguir medir seu progresso.

Um conselho de amiga: Vá ao site dele nesse link https://www.miraclemorning.com/Bonuses/ e faça download dos arquivos gratuitamente. (Hey, eu não estou sendo sacana, ele mesmo fala para as pessoas incentivarem amigos a fazerem isso!!). Você vai receber um e-mail para confirmar a newsletter - pra receber alguns spams hehe - e depois você vai receber um e-mail enorme com muita propagando do novo livro dele, ache ali no meio um link para download.

Aliás, propaganda é algo que tem bastante nesse livro, bastante propaganda pessoal, uns milagres que realmente devem ser milagres pq eu duvido que tenha acontecido mesmo, em certos momentos eu me senti vendo um comercial de TV daqueles sem criatividade e super dramáticos. Metade do livro são testemunhos e frases de outras pessoas, depois dos pontos relevantes fica um enrola-enrola até o final.

Marquei como 3 estrelas pq a rotina que ele monta realmente me ajudou a ter ânimo para acordar cedo, e isso por si só já é formidável. Porém que o livro podia ser bem mais resumido, isso podia.
Larissa 08/04/2019minha estante
Sua última frase define muito como me senti! Pretendo colocar em prática, porque a estrutura que ele monta com informações de outros estudos e afins, é bem legal. Fora que tem uns insights instigantes aqui e ali.

Muzi 19/04/2019minha estante
Nossa, podia muito ser só isso mesmo. Eu terminei o livro com raiva do autor por ficar quase 200 pg me vendendo algo como aqueles vendedores chatos, me deu tanta raiva que me desanimou a acordar cedo e fazer o que ele está falando

Américo 27/05/2018

Inigualável
Se você quer mudar sua vida, leia este livro. Eu avaliaria com 20 estrelas, se pudesse. O autor explica, de maneira simples e em poucos passos, como investir em seu desenvolvimento pessoal um pouco a cada dia, para atingir grandes resultados no curto ou médio prazo. O foco do método está em se acordar um pouco mais cedo que o habitual, e utilizar esse tempo para investir em você: se você acorda às 9h, tente acordar às 7 ou 8. Se acorda às 5h, acorde às 4 ou 4:30. Se costuma acordar depois das 10h da manhã, o impacto desse livro será ainda mais massivo. Você conseguirá executar muito mais em um dia do que já imaginou...

Rosângela 27/04/2018

Excelente
Excelente!
Recomendo que você inicie a leitura a partir do sumário e após finalizar o livro, volte ao início e ai sim, leia os depoimentos citados (achei bem cansativo a parte inicial, dos depoimentos).
Ele é um livro de auto ajuda que não fica apenas na teoria, ele é um convite para a prática de hábitos de crescimento pessoal e profissional.
O livro é inspirado na vida do próprio autor, com métodos que ele utilizou e também utilizado por alguns bem sucedidos que conhecemos, que estão de alguma forma fazendo história, mas no entanto não possui exemplos embasados cientificamente, para quem quiser esses exemplos, recomendo o livro: "O poder do hábito" ele tem bastante exemplos científicos.

Mari 18/12/2018

O Milagre da Manhã
Sem dúvida foi o livro mais inspirador que eu já li. Sabe aqueles livros que você acaba e pensa "PRECISO fazer alguma coisa com tudo o que eu aprendi!". Impossível fechar esse livro sem pelo menos tentar utilizar as práticas que Hal Elrod nos ensina.
Ele inicia o livro contando sua trajetória de vida, que na verdade foi uma grande gangorra, cheia de altos e baixos. Num desses "baixos" ele permaneceu por um longo período, sem condições de tomar impulso para dar a volta por cima. (Confesso que essa parte do livro é um pouco cansativa, pois ele fala muito dos benefícios, das pessoas que alcançaram seu nível máximo, enfim... Não desista da leitura.)
É a partir deste momento que o Milagre da manhã acontece.
A ideia do autor é nos ajudar a alcançar nosso potencial máximo, sem procrastinar mais.
Todos nós que temos uma vida corrida sabemos quão difícil é manter uma rotina de exercícios, leitura e até mesmo tirar um tempinho para não pensar em nada, por isso o autor diz que o Milagre da Manhã deve acontecer antes das 8h, ou seja, antes de iniciar qualquer atividade, você deve buscar realizar o seu Milagre da manhã.
No livro ele passa uma espécie de roteiro para seguir, mas pode ser alterado de acordo com a necessidade de cada um. O autor se baseia assim:
Silêncio: Realizar atividades silenciosas, como meditar, fazer uma oração, refletir sobre algum assunto etc.
Afirmações: Fazer afirmações positivas para você mesma(o), a fim de trabalhar medos, inseguranças, auto-estima baixa e maus hábitos.
Visualização: Revisar grandes sonhos, objetivos, a pessoa que você quer ser. Basicamente, os horizontes mais elevados.
Exercícios: Atividade física como caminhada, yoga, alongamento ou o que você preferir.
Leitura: Ler histórias inspiradoras, algo que te desenvolva pessoalmente ou profissionalmente.
Escrita: Escreva suas reflexões, pensamentos, descreva seu estado de espírito, agradeça, faça listas.

Por fim, gostaria de compartilhar o meu Milagre da Manhã, tenho realizado diariamente a quase 3 meses, no início tive muuuita dificuldade para acordar cedo, achei que não conseguiria. Mas o segredo para tudo nessa vida é a persistência, depois do sofrimento já consigo desfrutar dos muitos benefícios que esta rotina me trouxe, é maravilhoso!
Bia 07/05/2019minha estante
Parabéns pela resenha Mari!!

Leilane 15/11/2018

Vai para os preferidos
Amei! Desses livros que quando terminam a gente chega a ficar triste.
Antes de começar a ler, eu já estava acordando mais cedo que o normal, e até aplicava sem saber algumas das sugestões que ele traz. Então eu meio que já havia confirmado que o milagre da manhã é real, funciona! Mas gostei bastante das outras sugestões feitas para um "completo milagre da manhã", irei tentar aplicá-las aos poucos na minha rorina. O livro traz várias alternativas, até para quem tem pouco tempo para fazer os exercícios propostos. Também dá uma pincelada nas dificuldades de se estabelecer um novo hábito, e como ultrapassar essas dificuldades. Leitura muito tranquila, e é muito gostoso ler algo quando as coisas fazem sentido para você. Eu estava meio desconfiada, pensando em como haveria um livro inteiro sobre porque acordar cedo, mas me surpreendi com o conteúdo abordado.
Recomendo a todos que procuram por uma melhor qualidade de vida!