O Milagre da Manhã

O Milagre da Manhã Hal Elrod

Resenhas - O milagre da manhã

Nathália 17/02/2018

Boa leitura! (com ressalvas)
Acabo de terminar o livro.

Li com bastante crítica e um bom filtro, discordo de Hal em alguns pontos (como quando ele diz que precisamos do sono que acreditamos precisar. Pra mim é o mesmo que dizer que seu corpo precisa somente do café da manhã, desde que você acredite nisso). Também não sou nem um pouco defensora da meritocracia - essa história de que absolutamente tudo só depende de você.

Dito isso, gostei muito da leitura. Me motivou bastante, e algumas coisas que antes estavam borradas ficaram mais nítidas. Tem umas verdades clichês e dolorosas que vez ou outra precisamos nos deparar, e algumas novidades.

Não avaliei o livro porque acho que um livro assim só pode ser verdadeiramente avaliado depois que topamos o desafio proposto pelo autor. Então eu topei :)

Decidi começar algo simples: mudança de hábito - aquelas que tento há muito tempo mas não consigo. Estou criando uma lista de hábitos, vou fazer as afirmações e tudo mais para cada um deles. Seguir os 30 dias. E aí coloco as estrelinhas.
Milo 18/05/2018minha estante
Eu também discordei exatamente desse ponto. O fator biológico não pode ser deixado de lado para apenas focar no "você pode tudo".
Vou começar minha rotina agora neste domingo. Você continuou com o plano depois de ter escrito essa resenha?

Sandra.Rodrigues 20/07/2018minha estante
Ainda não terminei de ler o livro, mas desde já deve dizer que estou adorando. Faço muitas anotações e já estou com dois livros na sequência para ler: As Sete Leis Espirituais e O Poder do Hábito.

Maria Ferreira / @impressoesdemaria 31/07/2018minha estante
Gostei dos seus apontamentos iniciais!

Thaís 08/08/2018minha estante
Nathália, tudo bem?
Estou lendo o livro. Discordo um pouco dos mesmos pontos que você, mas acredito que, sobre a quantidade de sono, meu corpo precisa de 7 a 8 horas de sono. Entretanto, eu sou capaz de dormir 12 horas e ainda me sentir cansada. Por isso respeito essa quantidade de 7 a 8 horas de sono, mas repito para mim mesma que é a quantidade ideal e ponto final.
Quanto à meritocracia, de fato nem tudo depende exatamente da gente, mas a nossa parte é sim a principal a ser feita. Correr atrás é isso.
Comecei a fazer ontem, mas dormi às 21 e esqueci de colocar o despertador, então não consegui praticar meu milagre da manhã hoje (mas vou praticar à tarde, sem falta).
Volte aqui para contar sua experiência depois dos 30 dias, isso é legal. Obrigada por compartilhar sua resenha! Abraço!

Valeria 15/01/2019minha estante
Eu entendi que o que ele quis dizer foi que cada pessoa necessita de um determinado tempo de sono para se sentir bem. Conheço pessoas que dormem 4 horas e se sentem completamente descansadas, e outras que dormem 10 horas e acordam um trapo. Cada tipo de organismo, cada tipo de pessoa necessita de um determinado tempo de descanso, 8h não é um padrão. Estou lendo ainda e tentando melhorar.

Natiele Soares 11/04/2019minha estante
De acordo com a minha rotina para acordar mais cedo, eu vou conseguir dormir apenas 04:30 horas por noite, e levantar as 05 horas da manhã todos os dias, pra cumprir o desafio. Estou tentando a alguns dias criar essa coragem, porém sem sucesso ainda.

Luana.Bartolomeu 18/02/2020minha estante
Como faço para ler? Não consigo abrir a leitura

Josi 15/03/2020minha estante
Como faço para ler?? Não consigo abrir??

Polly Fariias 17/03/2020minha estante
Concordo com ele nesse aspecto que tudo só depende de você! Tudo so depende da gente mesmo pra conseguirmos conquistar algo.

Maria 20/03/2020minha estante
Como faço pra ler ?

Cia 29/03/2020minha estante
Eu não consigo abrir a leitura

Polly Fariias 30/03/2020minha estante
Eu li pela Amazon em pdf

Polly Fariias 17/05/2020minha estante
Eu acredito sim, que tudo só depende da gente, e inclusive praticar o desafio milagre da manhã, não é todo mundo que consegue.... uma parte ele diz: a ligação entre corpo e mente e poderosa. Concordo plenamente com ele...

Helô 04/06/2020minha estante
Tb não concordei com a parte de horas de sono. Eu acredito no grande poder da mente e nas afirmações, porém, não creio que seja saudável para o corpo.
Ano passado comecei a fazer o milagre da manhã. E dormindo apenas de 4 a 5h e meia por dia, eu me sentia exausta!! Até que não consegui mais ouvir o alarme tocar, mesmo tendo afirmado, antes de dormir, que 4h era o bastante.
Com o isolamento social, voltei a praticar o MM e consigo dormir mais cedo. Então, tem dado certo.
Minha visão é que o comprometimento é 90% e os outros 10% é saúde física e mental.

Franklin Moreno 29/06/2020minha estante
Então coloque as estrelinhas, 2 anos já ?

Mari 22/07/2020minha estante
como faço para ler não abre

Polly Fariias 25/07/2020minha estante
O skoob e uma plataforma que vc gerencia a leitura, tipo quantos vc leu quantos não leu enfim.... vc não tem acesso a leitura do livro aqui não. Pra ler o livro tem que procurar em sites no Google pra baixar em PDF. Espero ter ajudado

Aninha 23/01/2021minha estante
3 anos depois, e ainda não avaliou kkkkkkk

Ju 25/01/2021minha estante
E nunca mais voltou...

Mariana.Batista 27/01/2021minha estante
Cadê você com a avaliação, Nathalia? Kkkk

Régis 30/01/2021minha estante
Cadeeeeee voceeeee!?? Dito isto, gostei da sua resenha.

Gabi Sagaz 07/06/2021minha estante
Ei, tbem quero saber. Como foi?

Dory 12/06/2021minha estante
Ta dizendo que tem 196 mas só encontrei em pds 116

Fran Reis 13/06/2021minha estante
Eu li e gostei muito! Me trouxe algumas respostas. Tentei o desafio, mas não logrei êxito, nem cheguei perto, rs. Aprendi duas coisas com essa experiência e ao terminar esse livro: 1. A coisa só vai pra frente quando a gente quer MESMO, 2. Nem tudo que (supostamente) é bom e traz resultados positivos, é bom pra você. É preciso ter discernimento para perceber e serenidade pra aceitar isso!
Quem sabe em um outro horário! Mas acordar mais cedo pra mim não rolou. Embora o livro fale sobre o milagre da manhã, acredito que o mais importante é o que fazer e não em que horário.

Renba 12/08/2021minha estante
3 anos depois ela ainda não seguiu os 30 dias do desafio e não seguiu os hábitos que pretendia mudar. Rsrs

Lili 21/08/2021minha estante
Um excelente livro !!!

Eduardo 14/10/2021minha estante
4 anos se passaram e nada das estrelinhas kkkk

Fernanda.Bispo 24/12/2021minha estante
volta moça

Dara 03/01/2022minha estante
Sim, estou lendo e basicamente é isso.

camila 27/02/2022minha estante
falou tudo!!! concordo contigo em todos os pontos

Vanderson15 12/03/2022minha estante
4 anos, o milagre da manhã deu tão certo que nunca mais voltou pra avaliar ?
Eu li tbm, há muito tempo, recentemente voltei a praticar o milagre da manhã, em todo dia consigo, mas te dizer que tem me ajudado muito, principalmente a começar o dia com mais energia

Lucas.Alves 12/11/2022minha estante
Resenha madura e racional, com proposta de saber tb ter opiniões e princípios pessoais antes de qualquer leitura. Me motivou a ler!

Vitoria 27/11/2022minha estante
Foi o primeiro livro que li de auto ajuda, e gostei bastante. Além de ter me dado dicas valiosas que inclui na minha vida no cotidiano, me deu aquela motivação pra manter esse padrão de vida que quero manter

mary.thompson 29/11/2022minha estante
enquanto p mim já passaram 5 anos acho que para a autora da resenha ainda não acabou os 30 dias ????

Lelis 23/07/2023minha estante
Gostei bastante desse livro.

Jeffez 31/07/2023minha estante
Iai a avaliação?

AdrenA 18/08/2023minha estante
Gente, sobre dormir poucas horas. O próprio autor do livro já voltou atras a respeito disso, após ele mesmo adoecer... Não sei pq ele não fez uma edição atualizada disso... Mas ele deu entrevista que repensou sobre isso.

Andre85 28/08/2023minha estante
bommmmmmmm dia, sua resenha é incrível.

Rebecca.Lago 16/02/2024minha estante
Muito bom, mas lembre-se: se VOCÊ não tomar a iniciativa, não importa quantos livros você leia sobre esses assuntos, você jamais vai mudar!!

Yasmin.Borga 08/04/2024minha estante
Não consigo abrir para ler. Como faço?

Isabela.Lopes 09/08/2018

Fiquei bem desapontada com este livro, principalmente por todo o "hype" encima dele. Achei o livro focaria mais em produtividade pela manhã, porém o autor só diz coisas que são intuitivas e fica vendendo o próprio livro durante toda a leitura.
Sinceramente, não entendi todo o burburinho encima dele. As técnicas que são expostas no livro são na sua maioria difíceis de se colocarem em prática(ainda mais considerando a vida atribulada que possuímos hoje em dia).
Artax 17/08/2018minha estante
OBRIGADA POR DIZER! Nossa, achei uma grande enrolação e self promotion. Sem falar que no livro não tem UMA FONTE sequer.

Carol 18/09/2018minha estante
CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU.

Leo Marques 03/01/2019minha estante
Infelizmente pensei a mesma coisa.

Aline 09/05/2019minha estante
Self promotion mesmo! Pouca coisa se salva...

Luísa 29/09/2020minha estante
Meu Deus, concordo plenamente. Eu tentei ler uma vez e larguei pra lá porque a cada página, parecia que o autor estava tentando me vender um curso de coach, superestimando o tal milagre da manhã. Abandonei o livro durante um tempão e agora retornei, pensando em dar mais uma chance e ao menos chegar ao fim da leitura. Mas já fiquei irritada. Se antes eu já achava uma enrolação sem fim, agora que eu li outros livros desse gênero que de fato tinham algo a acrescentar, eu estou achando "O milagre da manhã" pior ainda.

Maria 02/03/2022

Um vida sem mediocridade ;)
Tenho nem palavras para dizer o quanto esse livro me ativou com motivação e inspiração, alterou meu mindset e me fez acordar de uma vez por todas para conseguir a vida que eu sou capaz e quero ter.
Definitivamente, esse seria meu livro-presente para todas as pessoas que eu prezo e amo. Não só porque ajudará qualquer pessoa a dar o primeiro passo para uma melhora de vida impressionante, mas você aprende muitas estratégias para fazer com que isso seja prático. E as pessoas que você ama, você quer sempre em melhor estado, certo?
Esse livro me ensinou muito, mas acredito que o que eu mais vá levar é que "você e somente você decide como se sairá na vida". Calma, vou explicar, você pode se levantar amanhã e escolher suar de alguma forma, fazendo você se endorfinar e começar o dia melhor e mais apto, ou pode acordar e decidir tomar uma xícara de café da coragem e esperar que tudo caia do céu com a capacidade e vida medianas que você leva. A partir do momento que você entende que você trabalhar em si mesmo, ajuda e faz as coisas acontecerem, você simplismente faz o que tem que fazer, é automático. Muitas pessoas no mundo inteiro não tem a oportunidade de reconhecer isso antes de que sua vida acabe, mas você tem e é sua escolha decidir como vai utilizar o restante da mesma, procastinação ou proveito?
Andréa Almendros 02/03/2022minha estante
Eu gostei bastante...

Maria 03/03/2022minha estante
???

Lice 28/12/2022

Eu decidi começar esse livro no dia do meu aniversário (22/12), pois eu queria começar esse novo ciclo de um jeito diferente, e que decisão boa.
Esse livro é muito bom, o texto é fluído e o conteúdo é interessante, ele te prende, mas também é muita informação pra "digerir", então tenha calma.
Eu super recomendo esse livro para quem quer mudar sua rotina matinal, mas não acham tempo; leiam, e se sintam inspirados a dar a famosa "virada de chave"
ana :) 28/12/2022minha estante
comprei há meses e até hoje não li, vou começar

Carol Ribeiro @carolcombina 28/12/2022minha estante
Tbm gostei dessa leitura... Marquei várias partes bem relevantes e até adotei algumas premissas dele... Acho que em cada época da vida, tiramos lições diferentes. Pretendo ler de novo, daqui a um tempo!

Ricardo.Leite 28/12/2022minha estante
Também gostei, coloquei em prática por meses e depois não consegui, pretendo voltar à rotina transformadora.

Guilherme 27/07/2021

Sempre acho que o problema dos livros de auto ajuda ou desenvolvimento é justamente não serem práticos. Mas o milagre da manhã, apesar ser efetivamente prático em somente alguns capítulos, ainda assim é. O autor realmente te uma forma aplicável por qualquer pessoa para que possamos, no mínimo, sermos mais produtivos. Muito bom livro, vale a leitura.
Dani Rausis 30/07/2021minha estante
Também achei. Só o fato de sabermos que podemos ser mais produtivos, que existe uma saída, é estimulante. Só não me coube a prática. No entanto, vale como livro de cabeceira, para novas leituras.

polianabraga 15/04/2021

O milagre da manhã
eu adorei, me ajudou e ajuda bastante todos os dias na minha rotina!! nada a reclamar
Sofia 12/01/2022minha estante
Esta na minha meta de leituras para esse ano??

Letícia Motta 15/04/2024

O MILAGRE DA MANHÃ
O livro não me encantou muito. Mostra um estilo de vida o qual não é possível para todos, o que limita um pouco o acesso a todas as dicas dispostas. É uma leitura fluida mas em alguns momentos senti que o autor só queria ?vender o peixe? dele mesmo.

Gabi Guerra 02/09/2020

Como vender um livro vazio
Perdi meu tempo lendo o milagre da manhã. E dizer isso de um livro é uma dor no meu coração.
Achei, inclusive, irresponsável a forma de expor as opiniões do autor.
Conceitos como mediocridade são tão relativos que não podem servir de parâmetro para nada.
O livro usa uma série de clichês, alguns bacanas, para vender uma ideia simplista de que acordar mais cedo fã você ter mais dinheiro, mais amor, mais saúde etc. Me poupe.
O autor narra que quando começou a acordar mais cedo, em 2 meses sua renda duplicou e ele conseguiu sair de um estado de falência... novamente, me poupe.
O autor mente também. Diz que 95% das pessoas vive pensando apenas no presente, em viver o dia sem grande propósito na vida. Se fosse verdade, a ansiedade não estaria presente na vida de 95% das pessoas, não é mesmo? Até entendo a intenção, mas não se sustenta.
Criar afirmações, fazer exercícios, meditar, escrever num diário, entre outras dicas, são jogadas no livro sem muito aprofundamento. Logo, é melhor procurar um livro com outro título pata aprender melhor sobre essas técnicas. Acordar cedo não torna ninguém melhor. Acordar cedo não te faz se sentir menos estressado e com mais energia, conforme relata o autor. Muitas pessoas se sentem o oposto: saturadas, exaustas e de mau humor.
Quer melhorar sua vida? Vale mais a pena ler um livro da Louise Hay.
O conceito de extraordinário que o autor aborda, também é relativo. O problema é que ele escreve com uma convicção digna de promotor de justiça.
Por fim, o cara recomenda meditação sem saber muito sobre meditação. Ele recomenda exercício físico, sem ser profissional da área... ele é um verdadeiro Coach no pior sentido da palavra!
Poxa vida, se você quer melhorar sua vida lendo, procure autores que saibam do que estão escrevendo.
Nota 1/5
Gabriel.Ribeiro 16/09/2020minha estante
Perfeita colocação!!

Polly 21/11/2018

O Milagre da Manhã: método interessante, já o propósito, nem tanto... (#062)
Li O Milagre da Manhã por indicação de uma amiga. Quando chegou em minhas mãos, não sabia do que ele falava, mas logo descobri que se tratava de um livro de autoajuda (ou como está na moda falar: desenvolvimento pessoal), um gênero que já li bastante e que tenho até algumas boas indicações a fazer. Mas O Milagre da Manhã não conquistou meu coração e eu vou te dizer por quê. No entanto, antes, vamos falar um pouco sobre o lado bom do livro, porque eu acho que tudo na vida tem um lado positivo, né?

Sem dúvida, é maravilhoso o incentivo que o livro propõe a dedicar um tempo diário para si mesmo, para meditar, fazer exercícios, ler e escutar o próprio silêncio. Num mundo com “cada vez menos contato humano”, construir uma ligação íntima consigo mesmo talvez seja a chave para mudar nossa realidade. Mas, é justamente aí em que o livro peca: a construção do relacionamento com o "eu" não serve para uma mudança no exterior, para quem está do lado e ao redor também.

A mudança que o autor propõe é extremamente individualista, incentivando até mesmo uma competição desenfreada entre as pessoas, dividindo-as em “medíocres” (sim, ele usa essa palavra o livro inteiro, o que me incomodou horrores, devo confessar) e de sucesso, com até percentual para isso, 95% e 5%, respectivamente. Sendo sucesso, para o autor, ser “nível 10” em todas as áreas da vida: na financeira, na profissional, na romântica, etc (tudo ao mesmo tempo). Resumindo, a proposta é ser um super-herói! Fora isso, a ideia de que é necessário chegar em um patamar em que “a vida não seja uma luta” é algo utópico, não acham? Não querendo ser pessimista, mas já sendo (ou sendo realista, talvez), a vida é uma luta diária, nem mesmo os super-heróis escapam desta, afinal.

Então, tudo bem ESTAR nível 10 nos relacionamentos, nível 5 no financeiro ou nível 0 no profissional. A vida é feita de altos e baixos e de equilibrar pratos de forma constante. Os "níveis" vão se alterando e modificando com o tempo em cada área da vida, o que importa é aprender com ela.

Enfim, O Milagre da Manhã tem seu lado bom, que é o incentivo à conexão consigo mesmo, mas o porquê passar por esse processo que ele oferece é algo pesado demais para lhe dar. Competitividade desumana e instinto de superioridade entre as pessoas nunca nos levou a um bom lugar, não é?

Se eu indico a leitura? Só se for cheia de pensamento crítico!

site: https://madrugadaliterarialerevida.blogspot.com/2018/11/o-milagre-da-manha-metodo-interessante.html
fabio_g_oliver 21/11/2018minha estante
A proposta desse livro sempre me pareceu interessante. Gostei da resenha, uma boa reflexão.

Polly 22/11/2018minha estante
A proposta em si é sim interessante, mas os argumentos, que deveriam servir para motivar o leitor a colocá-la em prática, é o que (pra mim) estraga o livro. Não gosto da competição que somos diariamente "convencidos a comprar", é desgastante para alma. Enfim, é como me sinto...

Gabriel 24/11/2018minha estante
Me indica outros livros de autoajuda bons? :)

Polly 25/11/2018minha estante
Vê, Gabriel, eu sou bem a louca do Augusto Cury hahaha Não sei se você já leu, mas indico bastante a série dele que se chama Análise da Inteligência de Cristo, todos os cinco livros são incríveis. Outra série legal dele é Os Segredos do Pai-Nosso, e tem também O Vendedor de Sonhos (só o primeiro, porque o segundo é meio chato). Saindo do Cury, eu indico O Monge e o Executivo, As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu e Quem Mexeu no Meu Queijo? (Esse é o nome do livro, por mais estranho que pareça haha). Enfim, acho que é isso. Espero ter ajudado :)

fabio_g_oliver 26/11/2018minha estante
Polly, lerei esse. Posso achar algo.

Gabrielle.Vilefort 03/07/2019minha estante
Ainda estou lendo, na verdade já cheguei à metade, e pelo que já li, estou achando um tanto repetitivo, auto-ajuda, mas com um grande incentivo (pelo menos pra mim), ter prazer em acordar cedo (odeio), mas hoje fiz isso e até o momento não dormi em cima dos livros. Me dar um tempo, fazer orações matinais, meditar.... e exercitar (ainda não coloquei em pratica, pois não é muito minha "praia", mas é meu próximo passo). O que achei um tanto estranho, até o momento é o fato de sempre enfatizar a palavra medíocre para as pessoas que não são nível 10 em toda as áreas da vida, isso está me incomodando, confesso, e o fato de instigar o competitivismo acirrado, isso também me incomoda, pois fica parecendo que ele está dizendo que vença a qualquer custo, seja nível 10 custe o que custar senão será uma pessoa medíocre. Porém, vou terminar o livro e ver se minhas opiniões serão outras. Pelo menos já vi o ado bom de acordar 5:30, e sem sofrer.

Ana Paula 14/08/2019minha estante
Boa noite, concordo contigo em muitos pontos. No entanto, quando o autor faz uso da palavra "medíocre" não é no sentido pejorativo, é adjetivo, dizendo que a pessoa é mediana, está na média como a maioria da população, não é original e nem criativo, características diferentes de uma pessoa que tem sucesso. Abraços

Jeni.trindade 10/01/2023

Vale a pena?
É um bom livro para quem REALMENTE deseja mudar de vida.
Não compactuo com a ideia de acordar cedo, rs.
Apesar do meu livro estar mofando na estante, vale a pena!
Cyntia44 10/01/2023minha estante
???

Belle 30/12/2020

Como nos tornamos a melhor versão de nos mesmos?
Que livro!

Eu estava com muitas expectativas para esse livro e ele nao me decepcionou. Hal tem uma escrita fluida e aborda muitos temas em poucas páginas, sem deixar nada a desejar.

O milagre da manhã é um livro inspirador, que através da premissa de que nosso mundo exterior sempre será reflexo do nosso mundo interior e nosso nível de sucesso sempre será paralelo com nosso desenvolvimento pessoal, ensina como nos desenvolvermos para nos tornarmos pessoas de sucesso, mudar nossa realidade e conquistar nossos sonhos.

Como o próprio autor diz: " onde você está é resultado de quem você era, mas para onde você vai depende inteiramente de quem você escolhe ser."

Indico muito!
Mario.Henrique 30/12/2020minha estante
Esse livro é show!!

Bela 02/08/2020

Esse livro mudou minha vida e resignificou todas as minhas manhãs!!

Alysson 15/04/2021minha estante
Ótima resenha! ?

@LuanLuan7 15/04/2021minha estante
Obrigado! ?

Mendonca_mai 06/07/2021

Quotes
"Se não nos comprometermos a pensar e a viver de um modo diferente da maioria das pessoas agora, estaremos nos preparando para suportar uma vida de mediocridade, dificuldades, fracassos e remorso"

"Não imponha limitações desnecessárias ao que você quer para si. Pense grande, mais do que tem permitido a si mesmo até este ponto."

"Lembre-se sempre de que onde você está é resultado de quem você era, mas para onde você vai depende inteiramente de quem você escolher ser, a partir deste momento."

"Você deve ser forte e fazer o possível para passar menos tempo com os que não o encorajam e desafiam a ser o melhor que pode ser."

"Não deixe que os medos, insegurança e crenças limitantes dos outros limitem o que é possível para você."

"Nossos níveis de sucesso raramente excederão nosso nível de desenvolvimento pessoal, porque o sucesso é algo que atraímos pela pessoa que nos tornamos."

"Lembre-se sempre de que, quando fracassamos em criar tempo para o desenvolvimento pessoal, somos forçados a criar tempo para enfrentar dor e dificuldades."

"Lembre-se desta verdade: o agora importa mais do que qualquer outro momento, pois é o que você está fazendo hoje que está determinando em quem você está se tornando, e quem você está se tornando sempre determinará a qualidade e a direção da sua vida."

"A realidade é que, se não mudarmos agora, nossa vida não mudará. Se não melhorarmos, nossa vida não melhorará. Se não investirmos tempo de qualidade em nossa auto melhoria, nossa vida não melhorará."

"Sua vida é o que você é em um nível mais profundo."

"Nosso mundo externo é um reflexo do mundo interno."

"Minimizar seus talentos não ajuda o mundo. Não há nada de iluminado em se diminuir para que os outros não se sintam inseguros ao seu redor. Todos estamos aqui para brilhar, como as crianças."

"Lembre-se: o momento em que você aceita total responsabilidade por tudo em sua vida é o momento em que você reivindica o poder para mudar qualquer coisa em sua vida." ?
Maygeek7 06/07/2021minha estante
Menina que resenha enorme. Nem preciso comprar o livro hehe

Mendonca_mai 06/07/2021minha estante
Ah é só algumas frases do livro shushsushs

Marcos 07/04/2022minha estante
Quero ler