Uma viagem pelos países que não existem

Uma viagem pelos países que não existem Guilherme Canever

Resenhas - Uma viagem pelos Países que não existem

EduardoCDias 25/01/2024

Legal
Interessante, mas sem muita utilidade. Informações sobre países que provam nunca vamos conhecer, com um pouco da história, língua, moeda e outras informações. Infelizmente com uma péssima apresentação, mal escrita de um suposto repórter de uma grande rede de tv, que é um ser dispensável.

Rômulo Silva 21/09/2022

Uma aula sobre turismo, geografia e geopolítica
Em “Uma viagem pelos países que não existem”, Guilherme Canever compartilha fatos curiosos e relatos pessoais de suas viagens por nações que, embora até funcionem como países, possuem pouco ou quase nenhum reconhecimento internacional. De um modo geral, o autor consegue fazer um resumo muito interessante sobre os fatores envolvidos nas disputas territoriais e fornece um vislumbre do cotidiano dos povos locais através do olhar curioso de um viajante fascinado por roteiros incomuns.

A estrutura do livro torna a leitura muito leve e de fácil compreensão. A obra tem como início uma breve explicação sobre os pré-requisitos comumente levados em consideração para determinar o que é, de fato, um “país”. Em seguida, cada capítulo traz um "não-país" diferente, sendo acompanhado principalmente das principais características geográficas do lugar e das experiências que o autor teve ao visitar cada um desses locais.

Além das singularidades culturais de cada território, um outro ponto muito interessante que o livro mostra é o tamanho da discrepância de reconhecimento global que cada uma dessas nações apresenta. Enquanto Taiwan, por exemplo, é reconhecida por 17 estados-membros da ONU e abriga uma população acima de 23 milhões de pessoas, a República de Nagorno-Karabakh possui pouco mais de 150 mil habitantes e só é reconhecida por três nações que também possuem suas respectivas independências contestadas, como um “clube dos excluídos” no qual um
apoia o outro.

Quando analisamos ainda mais tal assimetria, vemos que enquanto algumas nações sofrem com a falta de recursos e com as feridas causadas por anos de guerras, outras conseguem desfrutar de relativo conforto, geralmente por meio de investimento estrangeiro focado em estratégias geopolíticas. Ainda assim, é interessante ver que, apesar de ignorados, cada um desses locais conta com povos que, em suma, vivem como qualquer outra população dos países com reconhecimento internacional, embora precisem se adaptar constantemente a um número maior de adversidades.

No fim, Canever dá os seus pitacos sobre os principais obstáculos envolvidos nessas situações, Segundo ele, as linhas imaginárias que chamamos de fronteiras muitas vezes ignoram tópicos complexos como culturas e etnias. Além disso, em última instância, ele sugere que se os direitos das minorias fossem respeitados, talvez não houvesse tantos movimentos separatistas.

Esse é um livro que nos convida a pensar sobre quem realmente somos como nação e abre espaço para que mais pessoas possam se aventurar por destinos menos tradicionais. Talvez seu único defeito seja o fato de que a obra poderia ter ido um pouco mais além e explorar mais o assunto. Mas, ainda assim, é uma leitura muito interessante!

Fabi 10/05/2022

Livro curto, leitura fluida, disponível no Kindle Unlimited. Sobre os países que não existem (não são reconhecidos como países). Me surpreendeu por achar que alguns deles eram países reconhecidos. E outros eu nunca tinha ouvido falar. Então foi aprendizado em ambas as situações. Já comecei a seguir o autor para viajar com ele por outros destinos.

Lorena Sousa 07/02/2022

Frases que marcaram
"Uma forma de se fazer contato quando se está viajando é oferecer comida, sempre quebra barreiras. Oferecemos bolachas e recebemos goiabas em troca. Logo nos sentimos acolhidos."

Enzo.Ciolin 22/12/2021

Excelente
Um livro muito bom que nos mostra diversos lugares pouco conhecidos no mundo, uma experiência incrível de leitura, e um balde cheio de informações

Bebel.Aroeira 30/09/2021

Um livro bem interessante que conta sobre países não reconhecidos internacionalmente e os conflitos envolvidos. Traz um pequeno roteiro sobre o que conhecer em destino como Transnítria, Tibet e Abecásia. Recomendo!

Luisa.Alvim 21/08/2021

Um mundo a parte
Minha vontade no final do livro foi convidar o autor pra um jantar no restaurante da esquina só pra ouvir as histórias que não couberam aqui. Lugares que provavelmente nunca irei, outros que talvez, tudo muito curioso.

@larissacarlota 21/04/2021

Curioso
O livro não pretende aprofundar questões históricas e etc, mas incute profundamente a curiosidade em pesquisar os locais, marcar no mapa, atiça demais! Foi surpreendente descobrir um pouco de tantas culturas e locais desconhecidos e improváveis até então.

Neylane Naually 08/04/2021

Indico muito!
“O Ocidente acha que precisamos do reconhecimento deles, mas não precisamos, não estamos nem aí. Nossa vida não mudaria nada (…)"

O livro é não-ficção. Nele o autor conta a experiência que foi visitar, como um viajante mesmo, vários países que não são reconhecidos internacionalmente. É um tema muitíssimo interessante pra mim e eu achei a leitura bastante agradável e instigante, com certeza me deu vontade de conhecer vários desses países, e além da viagem o autor também situa o leitor na história do não país e porque ele não é reconhecido.

Alguns não países podem surpreender, como a Palestina, Tibete, Taiwan e Kosovo, que muita gente acha que são reconhecidos. Eu sabia, mas meus irmãos não haha e alguns são totalmente desconhecidos, como a Somalilândia, Transnístria, Abecássia e Nagorno Karabakh. Além desses, o autor também fala sobre o Saara Oriental, Chipre do norte, Ossétia do Sul e as repúblicas russas (Karakalpak, Caxemira, Turquistão oriental e Curdistão).

O livro é rápido de ler e está disponível no Kindle Unlimited.

site: https://www.instagram.com/p/CLudkaZDZHv/

Gisele 27/03/2021

Uma viagem pelos países que não existem - Guilherme Canever
O livro é um relato de viagem por locais que lutam por independência e reconhecimento como países. Relato breve com indicações de locais para visitar e informações sobre visto.
A leitura foi acompanhada com consultas no google para aprofundar no conhecimento de cada local. Excelente experiência.

jonatas 22/03/2021

Interessante!
Excelente para conhecermos culturas e entendermos a luta de nações que querem seu reconhecimento e independência.

Alessandra 16/03/2021

Explorador
Um livro cheio de explorações e uma mostra de culturas esquecidas. Recheado de detalhes sobre lugares que tentam manter sua independência e identidade.

?Linhas imaginárias, talvez este seja um dos grandes problemas de tantos conflitos. Também chamamos de ?fronteiras?. Decide-se que a partir de certo ponto termina uma cultura, um povo ou qualquer coisa, e se inicia outro. Como se num passe de mágica houvesse uma mudança, omitindo que mudanças possam ser graduais. Definindo preto e branco, esquecendo-se das diversas outras cores e tonalidades.? - p. 118

Tici 06/03/2021

Interessante
Você já viajou para fora do país? Sonha em conhecer algum lugar no exterior? E se o seu destino fosse um país que... bem... que não existe?
É o que vamos ver nesse livro.
Entre os anos de 2009 a 2014, o autor viajou para 16 países não reconhecidos pela ONU, portanto, países que oficialmente não existem. No livro vamos conhecer um pouco da história do país, de sua cultura, costumes e seus moradores.
Eu li o livro rapidinho, em apenas dois dias e valeu muito a pena. A leitura nos faz abrir os olhos para várias realidades diferentes das nossas e nos faz entender que mesmo diante de conflitos políticos, guerras e adversidades, um povo pode ser feliz, hospitaleiro e acolhedor.
É interessante “conhecer” esses países que a maioria de nós nunca ouvir sequer falar. Mais ainda saber que a maioria deles ficou independente há pouco tempo. Geralmente quando pensamos em independência de países nos remetemos a centenas de anos, certo? Mas não.
Nos dias de hoje ainda temos países que não são independentes e que lutam por sua liberdade e além disso, por reconhecimento.
Indico muito essa leitura.

Miriam 05/03/2021

Excelente leitura!
Que livro excepcional! O autor nos revela países incríveis que não fazemos ideia que existem. Trás informações sobre moeda, fronteiras, língua, ponto turístico e conflitos. Uma ótimo leitura para conhecimento geral e curiosidade!!! Adorei!