O Retorno do Nativo

O Retorno do Nativo Thomas Hardy

Resenhas - O Retorno do Nativo

Jussara 16/02/2024

Numa análise rasa, o livro é uma grande fofoca, e por isso mesmo eu gostei ?
Parece que vc faz parte daquele ambiente e conhece aquelas pessoas

Cíntia 09/11/2023

Romance trágico
Uma história envolvente, no início é meio arrastado, mas do meio para o fim é uma história que te prende.

Shirley.Peixe 17/10/2023

Só ele achou que fosse uma boa ideia voltar...
Gostei da leitura, embora tenta realmente me pegado só da metade para o fim, depois de certa ocasião inesperada. O final achei um tanto chocho, independente da versão escolhida (pois há duas).
A ambientação é bacana, fiquei imaginando os eventos típicos da região e as paisagens nas diversas estações do ano. Thomas Hardy faz bem as descrições do lugar e das pessoas.
De modo geral recomendo a leitura. Tenho interesse em ler outras obras do autor.
Vivi.Montarde 17/10/2023minha estante
Esse livro ainda não li. Mas, Tess, do mesmo autor, é ótima!

Shirley.Peixe 19/10/2023minha estante
Obrigada pela sugestão. Já tinha adquirido esse livro, inclusive.

Ezequiel.Cesar 19/05/2023

Um clássico da literatura inglesa!
Quanto a edição da Martin Claret: uma obra de arte para se deixar em evidência na estante.

Quanto ao enredo: uma história envolvente que me prendeu do início ao fim.

Nicaele.Luiza 01/04/2023

Um romance incrivelmente forte!
Apesar de um início um pouco lento e arrastado, pela quantidade de detalhes que Thomas Hardy coloca em cada cena, o livro passa a se tornar extremamente instigante! Uma estória que passa lições de moral, acima de tudo. Vemos o poder das escolhas e a consequências de cada uma delas, e como algumas pessoas podem ser egoístas enquanto outras são amáveis. Todos os personagens são muito bem construídos, Eustácia e Wildeve como a dupla do egoísmo, que pensam sempre em primeira pessoa, não se colocam no lugar do outro e querem o protótipo êxito custe o que custar! Diggory Venn, Thomasin e Clym, os três são personagens que conquistam o leitor, por serem, apesar de obstáculos, pessoas honestas, eu poderia tecer muitos outros elogios aos três, porém a honestidade define exatamente o caráter deles.
Soltei suspiros nas últimas páginas, pois é intenso, certamente aquele livro difícil de tirar da cabeça, o que torna, é claro, uma leitura incrível! E eu recomendo muito, tanto para que mais pessoas conheçam Thomas Hardy, como para que leiam este clássico maravilhoso, que nos toca profundamente.

lele_borges15 29/03/2023

Leitura difícil, mas história cativante.
Não há o que negar: a leitura desse livro é bem difícil. Por ser antigo, a maioria das palavras são desconhecidas ou arcaicas, o autor passa longas páginas descrevendo o cenário e há tantas personagens que você se perde no meio.

No entanto, a história me cativou a partir da metade. Sem perceber, tomei lados nos inúmeros triângulos amorosos, e comecei a torcer para alguns darem certo e outros não.

Me irritei, chorei e me apaixonei. Apenas gostaria que algumas cenas tivessem mais emoção, mas condiz com o tempo em que o livro foi publicado. Também amei o final, e me senti vingada. Em suma: recomendo a leitura, mas tenha em mente que esse livro irá te deixar cansado de tantas palavras difíceis.

Toshiko.Pri 23/02/2023

Satisfeita.
Essa edição é uma lindeza demais, e seu conteúdo também é maravilhoso, não dei 5 estrelas, pois não gostei muito do fim de um dos personagens.
Mas tirando isso, ele nos faz refletir muito sobre nossas escolhas, passei muita raiva com Eustacia e Wildeve, pois eles se mostram apenas duas pessoas egoístas e de coração duro.
Mas podemos ver as consequências de suas escolhas, tanto na vida deles quanto na vida daqueles que o cercam.
Pois nunca uma escolha sua influência somente na sua vida, influência a todos que convivem com você de forma mais íntima ou familiar que seja.

Personagens favoritos: Diggory, Thomasim e Clym. Podemos ver a bondade em cada um durante o desenrolar da estória, como eles são altruístas muitas vezes, principalmente Diggory.
Que por amor, renega seus sentimentos para ver a sua amada feliz, a ajudando de várias formas.

Bom, é um belo clássico! E com certeza quero ler mais obras do autor.

Helena193 27/01/2023

Trágico Hardy
O início foi arrastado, mas gostei de como o autor foi apresentando os personagens e trançando suas histórias. Torci tanto para o vendedor de almagre que no final me senti culpada como se a culpa não fosse do Hardy rsrs. É um clássico, tem uma ritmo muito bom ali do meio para o final, fiquei chocada como quem assiste uma novela e imagina com toda certeza um final e buuummm é lembrada bem ali no último capítulo sobre como o autor é conhecido rs. Ainda bem que ele tem a capa linda, pois vai ficar ótimo na minha estante e me lembrando que não adianta se iludir demais, de escolheu um caminho A dificilmente se terá um resultado B, como a coitada da moça bonita da história.

kiki.marino 10/05/2022

As descrições sensoriais,atmosféricas e poeticas da natureza selvagem da região dos charcos por Thomas Hardy é fantástica . A estória é sobre paixões e desejos de um quarteto de amantes com personalidades distintas,onde Eustacia se destacou, uma jovem moça com vontades, intelecto e personalidade forte que por azar nasceu e cresceu no lugar errado, que a transformam numa "vilã" e "bruxa" aos olhos dos seus vizinhos,pero em geral esta trama é previsível e não me seduziu. Definitivamente este é o último de Hardy que leio.

Karen 14/02/2022

Heroínas reais
Este foi o meu primeiro contato com Thomas Hardy e devo dizer, gostei demais de ler um romance de época com mocinhas e mocinhos cheios de defeitos, entenda-se, reais.
Pessoas comuns com qualidades e defeitos indo atrás de seus desejos - nem sempre dando muito certo.
"'Cuidado com a fúria de um homem paciente' é o que ressoa em meus ouvidos, dia após dia, quando olho para ele.(...) 'conte apenas uma parte - para o bem dele'."

Taci.Souza 20/01/2022

Meu primeiro contato com a obra de Thomas Hardy foi bastante satisfatório. Amei a escrita do autor, bem como a construção e desenvolvimento da trama e dos personagens. Consegui me envolver com a narrativa e me conectar com seus personagens, ao ponto de sofrer com eles e me alegrar com suas conquistas. Essa livro, foi o primeiro de muitos que ainda pretendo ler do autor.

Carlos Nunes 26/10/2021

Excelente Hardy para iniciantes
Depois de um início um pouco monótono, à medida que vamos conhecendo os personagens e nos integrando à trama, o livro adquire um ritmo empolgante. À primeira vista, pode parecer uma simples história romântica de encontros e desencontros amorosos, com vários casais se envolvendo/rompendo, mas que nas entrelinhas traz, além de uma descrição vívida e precisa do ambiente árido e hostil das charnecas inglesas (que, aliás, tem importância fundamental na história e da personalidade dos personagens), questões como idealismo, casamentos arranjados, emancipação feminina, tradições pagãs e dedicação filial, entre outras. E tudo isso envolto pela linda escrita do Hardy. Curiosamente, esse livro não é tão trágico quanto outros do autor, tendo até uma boa dose de humor. Mas é lógico que sendo Hardy, não poderia deixar de ter sua (boa) dose de sofrimento e tragédia. Leitura bem agradável, edição caprichada, boa tradução/notas, um livro bem adequado para um primeiro contato com a obra desse grande escritor.

Mariele 26/06/2021

Romantismo
A história trágica de amor envolvendo um homem que abandona uma mulher por outra que acaba se casando com o primo da outra e vivendo acontecimentos deprimentes. Pobre Clym e pobre Thomasin

carlos 10/02/2021

p. 338

O Retorno do Nativo é uma história sobre consequências. A volta de Clym Yeobright de Paris a Egdon Heath mexe não apenas com seu destino, mas com a de muitos outros personagens também (até mais do que os cinco que a citação acima revela, em minha opinião). De casamentos mal sucedidos e amores abandonados a laços familiares partidos, esse livro de Thomas Hardy reflete sobre os resultados indesejados e às vezes catastróficos de nossas escolhas e ações. Apesar de o título dar destaque a Clym, Eustácia é a personagem que mais se destaca no enredo e, fora a chegada de Clym, é a maior agente da sucessão de acontecimentos da história. Ela foi uma das personagens mais interessantes que já li, e as passagens em que o narrador se referia a ela foram belíssimas, como a de sua primeira aparição:

p. 105

O fim trágico é típico da obra hardyana. O que mais me move nas construções de enredo do autor é o ponto em que a história chega em que a situação de um personagem está irreversivelmente desastrosa e o desejo de voltar e fazer tudo diferente transpassa da página e atinge quem lê. O desejo de voltar numerosos capítulos atrás e fazer tudo diferente é o que marca a experiência de Nativo.

p. 410

Entre os outros livros do autor que já li, esse foi o que mais me fez ter dificuldade de cair de cabeça na história. Considerando as 485 páginas na edição da Martin Claret com tradução de José Henrique Bastos, apenas a partir da 300, no livro 4 (de 6), me senti de fato engajado com a leitura, que até então estava arrastada.

Rafaelle 30/11/2020

O retorno do nativo
Estava enrolando para ler esse livro por puro medo do sr. Hardy e sua fama de realista. Como uma completa romântica, minha tendência sempre é sempre evitar histórias realistas demais pois de desgraças já bastam as da vida real. Então pra mim pófoi uma completa surpresa o tanto que eu gostei desse livro.

Em meio às descrições da charneca, somos apresentados ao lugarejo Egdon Heath e aos cinco personagens que irão mover essa história. Thomasin Yeobright está para se casar com Damon Wildeve. Wildeve está dividido entre seu amor por Thomasin e pela voluntariosa Eustacia Vye. Digory Venn ama tanto Thomasin que está disposto à tudo para vê-la feliz, mesmo que para isso precise ajudá-la a se casar com Wildeve. Clym Yeobright, primo de Thomasin, acaba de retornar de Paris e é nele que Eustacia vê uma chance de melhorar de vida. Triângulo amoroso? Pra quê Hardy faria isso se podia criar um pentágono?

Todos os personagens tem sua importância na trama mas eu diria que Eustacia é quem rouba a cena. Não que ela seja uma personagem agradável, longe disso, na maior parte do tempo eu sequer conseguia gostar dela. Mas é sua personalidade forte e suas ambições que desencadeiam a maior parte dos acontecimentos da trama. Eustacia é uma mulher diferente de todos naquele lugar. Ela detesta a charneca e seu sonho é se mudar para uma grande capital. Por ser diferente, ela é vista pelas pessoas da região como uma mulher estranha ou até mesmo uma bruxa. E a chegada de Clym à Egdon faz ela sonhar com a possibilidade de ir embora para Paris com ele. O que Eustacia não conta é com o fato de que Clym cansou-se da vida na grande cidade e sua ambição é se tornar um professor naquele local.

A história de Eustacia me levou a refletir sobre o papel da mulher naquela sociedade. Seus desejos de mudar de vida não são possíveis de se concretizar a não ser que pelo casamento. O preconceito que as pessoas da região tem com ela ultrapassa o absurdo. O fato de ser mulher com ambições maiores do que casar e continuar levando uma vida pacata em meio à charneca faz ela ser vista como alguém má e errada. Inclusive uma das cenas mais emblemáticas do livro para mim é a que uma pessoa, acreditando piamente que Eustacia é uma bruxa e que precisa se livrar dela, numa espécie de ironia do destino, comete um ato que esse sim poderia ser chamado de bruxaria.

Paixão, ambição, amor, ódio, traição e ingenuidade são alguns dos ingredientes que compõe essa história. Personagens desprezíveis e personagens encantadores. Muitas atitudes duvidosas e muitos erros cometidos por vários personagens levam a trama a lugares onde eu mal conseguia imaginar como aquilo ia terminar. O livro tem um ritmo lento por ser bem descritivo mas não é uma história que desejamos abandonar. Pelo contrário, precisamos saber o que vai acontecer urgentemente.

Thomas Hardy terminou o trabalho de me conquistar com esse livro. Já tinha gostado do autor em Longe deste insensato mundo e virei definitivamente fã em O retorno do nativo. Mal posso esperar por adquirir os outros livros do autor e torço para que mais obras em breve sejam publicadas no Brasil.
Gabi 02/04/2021minha estante
É final feliz? Quero ler, porem medo!

Rafaelle 02/04/2021minha estante
Ele gira em torno de 5 personagens e alguns tem final trágico e outros final feliz. Não chega a ser triste como Tess mas tem uma tragédia bem marcante na história