Nimona

Nimona ND Stevenson

Resenhas - Nimona

Alison 24/10/2020

NIMONA
O começo de Nimona é muito engraçado, me resgatou um sentimento de criança em que você acha que tudo é tão simples e fácil de resolver ? é só fazer? essa inocência dela logo do início me fez simpatizar já de cara com a personagem.
Assim como na nossa sociedade nós esperamos que quem está no poder e à frente do nosso país está lutando por nossos ideais e pelo povo, mas na verdade a maioria é malvada e só visa o próprio bem, ignorando a necessidade real da sociedade, essa inspiração do mundo real utilizada em Nimona, nos aproxima ainda mais da história. Nimona me fez dar boa risadas, e também encher os olhos de lágrimas, uma história e uma personagem que entraram no hall dos meus favoritos.

Samukk 04/07/2023

Bom demais !!!
Nimona e coração negro são espetaculares, concerteza a presença deles tornaram a leitura muito divertida, mas o final poderia ser bem melhor.
Ana Bernardes 05/07/2023minha estante
Tô querendo ver o filme. ?

Samukk 05/07/2023minha estante
tenho medo kkk

Cami 25/02/2024

Eu amei muito!!!
Não estava esperando nada e recebi tudo, a narrativa me surpreendeu demais, a história tem um tom de comédia, mas carrega uma mensagem sem igual.
Eu adorei os personagens, todas as interações, o desenvolvimento, foi tudo tão bem feito.
Queria um final um pouco melhor? tb, mas mesmo assim não deixe de ser bom a sua maneira.

Queria Estar Lendo 18/10/2017

Resenha: Nimona
Nimona é uma graphic novel, ou HQ se você assim preferir, de autoria de Noelle Stevenson. Publicada aqui no Brasil pela Intrínseca e com aproximadamente 270 páginas, a história prende o leitor com seu enredo, personagens e traços maravilhosos.

Nimona é uma adolescente metamorfa que decide juntar-se ao grande vilão do seu reino, Ballister Coração Negro, para que juntos os dois possam destruir o Instituto, governar o reino e tocar muito terror. Ela está pronta - e ansiosa - para causar grande destruição e executar planos maléficos junto com seu mestre. Mas diferente do que ela imaginava, Ballister se prova um vilão com escrúpulos e que não está disposto a quebrar algumas regras pessoais, mesmo em nome da vingança.

Do outro lado deste duelo se encontra o herói renomado, Sir. Ambrousios Ouropelvis, o arqui-inimigo de Ballister e que foi, no passado, seu grande amigo. Ouropelvis apesar de ser o herói do reino, tem seu trabalho ordenado pelo Instituto e sua diretora.

O Instituto é o órgão máximo de poder, quem mantém a ordem do reino e garante que seus cidadãos possam viver como devem. Porém, com a chegada de Nimona e seus poderes ilimitados de metamorfa, pela primeira vez a balança do bem contra o mal pendeu para o lado de Coração Negro e agora o Instituto se encontra em apuros.

Em uma história onde existe muito mais profundidade do que a premissa fantasiosa deixa transparecer, e os personagens são muito mais cinzas do que o que o esperado, Nimona é uma graphic novel simples mas profunda, capaz de tocar e mexer com os sentimentos.

Alguns elementos da trama são muito familiares a aqueles adeptos do universo dos super-heróis ou da fantasia no geral, como por exemplo a relação de amor e ódio que existe entre Lorde Ballister e Sir Ouropelvis.

Outro ponto que me aqueceu o coração foi a relação de amizade e também de carinho paternal estabelecida entre Ballister e Nimona. Afinal, parece que Coração Negro não tem um coração tão negro assim.

E, por fim, Nimona.

Aquela que dá origem a tudo, a protagonista da história, a dona da 🤬 #$%!& toda! Nimona é uma personagem espetacular, ela é forte, inteligente, sagaz, tem uma trajetória muito particular e uma maneira especial de viver a vida. Nimona é uma ótima representação de girl power, talvez até mesmo a personificação dele.

Nimona é aquele tipo clássico e único de história onde: ou você já leu, ou você precisa ler.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2017/10/resenha-nimona.html
Gabriel 25/11/2019minha estante
Gostei da resenha, uma dúvida, tem magos, bruxas e coisas assim?
Obrigado.

Tamirez | @resenhandosonhos 02/08/2018

NIMONA
Quando Nimona chegou ao Brasil eu comecei a ficar empolgada desde a primeira crítica positiva que saiu. Eu adoro anti-heróis e a proposta da menina que gostaria de ser uma me fisgou. Porém, acabei demorando um tempo para pegar a leitura, pois a edição estava sempre cara nas livrarias.

A história é um quadrinho em 260 páginas que vai nos encantar do início ao fim. Nimona é uma personagem adorável. Não porque ela seja boazinha, bem pelo contrário, ela quer mesmo é aprontar. A garota é decidida, corajosa, destemida, sem papas na língua, com problemas para obedecer e com uma admiração enorme pelo seu ídolo, o vilão.

É claro que Coração-Negro não vai por muita fé logo de início, afinal ela é só uma criança. A questão é que ela não é. Nimona é uma metamorfa e pode se transformar no que ela quiser, desde que seja algo animado. E tudo aqui acaba virando um mistério, pois Nimona tem um passado e algo sombrio também a atormenta.

“Somos vilões! Às vezes os vilões matam algumas pessoas!”

Esse não é um quadrinho apenas sobre vilões e heróis, é também uma história sobre magia, ciência e humanidade. Os personagens tem vidas e seus anseios se aproximam tanto da realidade que às vezes nos esquecemos que estamos lendo um livro com fantasia. O controle da mídia, a manipulação da audiência, a vilanização, o bem versus mal, situações de abuso e muito mais tópicos são abordados aqui de forma natural, sem forçar a barra ou parecer desprendido da história.

O quadrinho começa de uma forma e termina sendo sobre algo muito maior e que foge do nosso controle. Tudo isso sendo conduzido pela protagonista irreverente, ácida e bastante atípica, que é Nimona. Numa época onde o protagonismo feminino dentro dos livros vem crescendo, encontrar essa personagem é um presente. Temos poucas “vilãs” como Nimona nas histórias. Personagens que flutuam no limiar do querer e do ser e que tem bagagem pra carregar o peso da responsabilidade.

Mas ela não é só força e coragem, há sensibilidade e fragilidade, e é isso que a torna tão próxima do leitor. O mesmo vale para os outros personagens, que também tem várias facetas a apresentar. Depois de um tempo na companhia de Ballister, entendemos porque esse vilão injustiçado conquistou a menina, pois ele também vai nos conquistar.

Quadrinhos costumam ser uma leitura rápida e cara. Sei que muita gente não se aventura por causa disso, não acreditam que o investimento valha a pena. Posso dizer com certa propriedade, pois sei que esse era o meu caso até o começo do ano passado, quando passei a me aventurar por hqs e mangás. Mas se vocês levam minha opinião em consideração, acreditem que Nimona vale super o investimento e vai deixar você ansioso por conhecer mais sobre a menina e suas aventuras.

O traço de Noelle é muito bonito e descontraído. É um modelo meio cartoon e as ilustrações são sempre muito coloridas. A edição da Intrínseca está bem caprichada, mas o livro ficou um pouco pesado e acho que valia a pena ter rolado uma encadernação em capa dura.

Nimona é uma história fechada, mas deixa algumas brechas para ter continuação e proporcionar o leitor mais momentos ao lado da garota. Não sei se vai acontecer, mas torço para que sim. Ela ensinou tanto nas poucas páginas, que tenho certeza que ainda tem muito o que nos passar através de seus atos imprudentes e cheios de coragem.

site: http://resenhandosonhos.com/nimona-noelle-stevenson/
Sasuke.Almeida 03/04/2020minha estante
Estou lendo esse HQ, nesse exato momento. E gostei muito da forma que você o resenhou. Atenciosamente Sasuke

Katrina 19/08/2023

"Eu não sou uma garota, sou um tubarão, Nhac Nhac"
Bom, já tinha "Nimona" na minha lista de leitura há um tempinho, e depois do lançamento do filme, bateu aquela vontade imensa de assistir. No entanto, decidi começar pela graphic novel, e não me arrependi em absoluto! Os personagens são simplesmente hilários e cativantes, cada um com sua própria personalidade única, o que fez a leitura fluir de forma ágil e envolvente.

Os traços da arte são realmente encantadores, e a trama em si é perfeita para passar o tempo. Mas há mais do que isso! Essa obra também consegue ser inesquecível, profunda e emocionante! Os detalhes impecáveis traçados pela autora e o desenvolvimento dos personagens me fizeram realmente me conectar com a história.

A autora construiu um universo cativante e singular, combinando humor e emoção de um jeito que me deixou totalmente imerso na trama. Claro, há partes que poderiam ser mais exploradas, porém, de maneira geral, é uma história incrível.

Ah, e não posso deixar de mencionar que a adaptação cinematográfica conseguiu realmente capturar a essência da história e até mesmo aprimorá-la. Acho que nunca estive preparado para lidar com as emoções que "Nimona" trouxe consigo. Fiquei me questionando o motivo de não ter mergulhado nessa HQ maravilhosa antes, afinal a cada quadro explorado, descobrir as piadas e revelações foi uma experiência excepcionalmente prazerosa nessa obra tão divertida.

E sobre aquele desfecho... Bem, confesso que derramei algumas lágrimas. Esperava um certo acolhimento, e no fim a protagonista ficou sozinha. Fui completamente surpreendido e isso realmente mexeu comigo. Nessa parte aqui "Só espero que ela me reconheça pelo que sou: um amigo”', eu estava acabado de tanto chorar.

Não tinha como não ser uma história maravilhosa, afinal, um livro com isso aqui 'Para todas as garotas monstros' na dedicatória não tem como ser ruim.

Resumindo, "Nimona" é simplesmente maravilhoso, mesmo com qualquer aspecto que poderia ter sido aprofundado. Cada momento da leitura foi uma delícia, chorei e senti tudo intensamente. Sem dúvida, é uma leitura que vai ficar comigo por muito tempo. Dou 5 estrelas sem hesitação, e mesmo com todas as emoções intensas, adorei cada pedaço dessa jornada.

Francys.Emellin 13/09/2023

História bem humorada
Nimona é uma história divertida que te leva a adorar as pilantragens dessa garota, embora eu tenha me perdido um pouco em algumas partes do enredo por não ser acostumada a ler HQ, mesmo assim foi fácil compreender os aspectos que ficaram sub-entendidos. Li 272 páginas em dois dias, esse é o meu novo recorde e isso que comprei a HQ para minha filha de 10 anos e li mais rápido que ela que demorou uma semana.

duck 28/06/2021

mais incrível do que eu sabia que seria
tinha certeza que iria amar essa narrativa de stevenson porque amei seu trabalho em she-ra, mas não tinha ideia que essa graphic novel seria tão querida por mim. os personagens são incríveis, fiquei viciado e não consegui largar o livro até terminar.

@vcdisselivros 11/04/2023

É tão bom se surpreender positivamente!
Assumo que posterguei bastante a leitura de Nimona, mas quando peguei achei que seria ladeira abaixo, o começo meio infantilóide e os traços feios não ajudavam, mas o bom é que eu não poderia estar mais enganado.

Conforme avançava na leitura fui percebendo um amadurecimento, me apegando aos personagens. Não vou entrar em detalhes para não estragar a experiência do próximo, mas temos aqui um grupo que foge do padrão, um vilão que tem escrúpulos, um herói duvidoso e uma garota que fica no meio termo.

A criação de Noelle Stevenson é sem igual e irá surpreender/agradar a grande maioria que se permitir ter esse contato. Não se engane pelas aparências, o conteúdo é mais profundo do que se imagina e causa impacto. O fim deixa um gostinho de algo mais e espero conferir mais aventuras de Nimona.

Levando em consideração o que disse até agora, assumo que deveria ter lido antes e torço para que se você tiver ela parada aí na estante, reserve em torno de uma horinha para conhecer essa Graphic novel. Caso ainda não tenha, espero que ela chegue até você e que sua experiência seja tão boa ou melhor que a minha.

Cerry35 31/12/2020

O final foi mto triste kkkkk. Mas é bem divertida e ótima pra passar o tempo. Amei as semelhanças com she-ra (é da msm autora).

Zé Guilherme 27/07/2023

Divertida e só.
O destaque dessa Graphic Novel, vai mais para a arte do que para história em si. Nenhum dos personagens tem um desenvolvimento pleno e tudo fica sempre no quase. Quem viu a adaptação que saiu recentemente, vai perceber que eles melhoraram diversos pontos.

Felizmente, Ballister, Nimona e Ambrosious, conseguem ser simpáticos mesmo funcionando como arquétipos. Uma divertida experimentação, mas não muito além disso.

Leonardo1263 23/09/2023

Até a Netflix gostou!
O quadrinho Nimona é um algo com certeza diferenciado por todos seus aspectos. O leitor se diverte do início ao fim. Uma comédia de tons dramáticos onde apresenta a estória de Ballister, um vilão que pretende derrubar a instituição e seu reino, o clichê vilanesco de histórias medievais. Mesmo com toda sua vilania, a menina Nimona é fã de Ballister e pretende se tornar sua ajudante/cavaleira/conselheira. O que Ballister não sabia é que sua pequena fã é metamorfa, e pode virar qualquer ser vivo que quiser, alterando sua massa, tamanho e força.

As habilidades da criança são muito bem vindas aos planos do vilão, que de bate pronto acolhe a pequena criança sem entender direito quais suas motivações. Mas ao passar do tempo Ballister compreende que a pequena metamorfa não possui piedade alguma das vidas de seus inimigos e agora cabe a ele, dosar um pouco Nimona para que ela não saia de controle.

A história é basicamente uma salada de anti-heróis. Ballister o vilão é um, Nimona também, até o próprio personagem Ouropelvis, tem sua dose de vilania que por meios inexplicáveis se tornou forçosamente o mocinho de sua cidade. A obra é uma constante crítica ao poder de um governo que faz com que a população siga piamente as doutrinas, sem questionar. Deixando que saibam somente dos fatos apresentados nos meios de comunicação, sem mais. Em partes até o papel de vilão/mocinho é trocado apenas por ver a história de um prisma diferente. Além de toda essa grande metáfora, Nimona nos apresenta o que de fato é companheirismo, humildade e amor ao próximo.

Publicado pela editora Intrínseca, Nimona é de uma qualidade além do convencional. Uma gramatura diferente em suas páginas, a coloração e edição muito bem feitas. Ponto forte, fica pela mistura medieval/moderna. A autora brinca muito bem sem causar uma estranheza… o que serve de apoio para a grande questão da obra relativo a ser herói ou vilão, tudo depende de pontos de vista. A edição conta também com um ótimo epílogo que nos ajuda a compreender ainda mais a originalidade da autora.

Giovanna1174 17/11/2023

É beeeem diferente do filme!
"Nimona" é uma história em quadrinhos escrita e ilustrada por Noelle Stevenson. A trama gira em torno de Nimona, uma metamorfa impulsiva que se torna aprendiz do vilão Lorde Ballister Coração-Negro. Juntos, eles desafiam as convenções tradicionais de heróis e vilões, mergulhando em uma narrativa que mescla elementos de fantasia e sci-fi. A obra explora temas como lealdade, moralidade e a complexidade das relações entre heróis e vilões. Com uma combinação única de humor e emoção, "Nimona" cativa os leitores, proporcionando uma experiência de leitura envolvente e surpreendente.

Ley 25/02/2021

Uma fantasia com uma boa mistura de ficção científica
Nimona era uma HQ que estava na minha lista de desejados há um bom tempo. Fazia parte daquelas leituras que achamos muito interessantes, mas acabou ficando na lista de leituras até que uma vontade repentina de ler surgiu. Quando me animei novamente para ler Nimona, fiquei determinada a conhecer a história. Esse é um quadrinho de fantasia com uma garota anti-heroína como protagonista.

O protagonismo de Nimona é o que faz da leitura diferente e sensacional. Nimona tem uma presença marcante, sempre repleta de ideias típicas de vilãs. Ela inicia sua aventura propondo ser a comparsa de Coração-Negro, o maior vilão do reino e arqui-inimigo do herói Ouropélvis.

Coração-Negro aceita Nimona como ajudante, mas seu estilo vilanesco é bem diferente do que eu imaginava. Ele é um personagem mais anti-herói do que vilão, tendo princípios próprios e atitudes tanto heroicas quanto más. Sua relação com o herói Ouropélvis é antiga. Ambos já foram amigos, porém alguns acontecimentos os transformaram em inimigos declarados.

Contudo, até mesmo essa rivalidade é mais uma rixa do que algo mortal. Os inimigos tem atitudes leves um com o outro, por vezes interagindo apesar dos conflitos. Nimona entra nessa antiga disputa determinada a virar as chances a favor de Coração-Negro. As coisas desandam a partir daí.

Por estarem tão acostumados a um conflito costumeiro e antigo, Nimona tem um peso enorme nessa relação, contando com poderes invencíveis e um passado nebuloso. Anti-heróis com um passado sombrio são meu ponto fraco, e não foi difícil gostar de Nimona. Ela é prática, com ideias lógicas e personalidade marcante.

É difícil vê-la como apenas uma criança, como todos a chamam, mas creio que ela seja uma garota entrando na pré-adolescência, com toda a coragem que lhe provém. Os combates entre heróis e vilões são frequentes, com muito clichê de fantasia, mais a adição do protagonismo de Nimona. O resultado é uma história com muitas cenas de ação, diversão e revelações.

Desde o início, a natureza de Nimona é desconhecida, mas aos poucos vamos aprendendo mais sobre ela. Outros pontos explorados, são a relação de amizade entre ela e seu chefe, que no decorrer da história ganha destaque, e o passado dos arqui-inimigos Ouropélvis e Coração-Negro.

A HQ proporciona uma mistura de ficção científica, com seus experimentos, noticiários, armas e tecnologia avançada, contrastando com a fantasia marcada na trama pelos trajes, embates, seres mitológicos e uma gama de outros elementos clássicos em leituras fantásticas.

É uma trama que nos faz querer devorar a história, sendo divertida, ao mesmo tempo que sombria. Isso é um equilíbrio bom para o enredo, com um final igualmente incrível. Finalizei a obra apaixonada por Nimona e querendo mais, porém tive que me contentar com esse volume ser único.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2021/02/resenha-hq-nimona.html