Guardiã: A Detetive do Sobrenatural

Guardiã: A Detetive do Sobrenatural Robbert Damen

Resenhas - Guardiã: A Detetive do Sobrenatural

ThaiRodrigues 16/02/2021

Guardiã do sobrenatural
A HQ traz três histórias da Guardiã na Inglaterra Vitoriana. Hq boa, divertida, ótima para quem gosta de Penny Dreadful e Liga extraordinária, guardando as devidas proporções. Gostaria que tivesse mais volumes para continuar acompanhando a personagem que é realmente muito boa.

Kabrine 10/02/2022

Leitura rápida e personagem feminina forte! Precisa mais?
Eu me apaixonei pela detetive! Ela se veste de modo diferente para a época e trabalha sozinha!

O quadrinho mistura suspense com magia e é na medida certa!

Ela é responsável por investigar aqueles casos que para leigos são quase impossíveis de solucionar mas, ela sabe que são sobrenaturais e precisam de uma especialista como ela.

São três histórias e três casos muito dinâmicos que ela soluciona nessa HQ e eu tô órfã que não tem mais nenhum lançado no Brasil!

Haja paciência para esperar os próximos!

Marcos Pinto 14/11/2016

Excelente!
Quando eu penso que os HQs da AVEC não podem mais me surpreender, a editora lança uma nova obra e me deixam boquiaberto. Novamente, temos uma mulher forte como protagonista. Outra vez, ela enfrenta os preconceitos da sociedade. Como não poderia ser diferente, eu estou apaixonado.

Nesse encadernado, encontramos três histórias diferentes sobre a nossa guardiã. Nos três enredos, a polícia fica perdida com casos, pois eles envolvem o sobrenatural e não possuem explicação lógica. Assim, cabe a nossa protagonista tentar juntar as pontas soltas e entender como criaturas fantásticas puderam causar problemas no plano físico. Aparentemente, uma trama já manjada, contudo, Damen consegue dar um ar totalmente original a ela, principalmente por causa da protagonista.

A Guardiã é uma mulher forte e decidida, que não se encaixa em padrões e por isso desafia convenções na Inglaterra Vitoriana. Esse aspecto, de ter uma mulher como protagonista e investigadora, em um período onde as mulheres eram tidas praticamente como enfeites, faz toda a diferença. Ademais, a obra também ganha um aspecto interessante por conseguir mesclar em sua estrutura seres sobrenaturais de mais de uma cultura.

Os enredos, apesar de curtos, também se destacam por conseguir apresentar de maneira trabalhada e coerente os personagens. Por irem além de uma simples casca, a obra fica mais inteligente e envolve melhor o leitor. Os diálogos bem trabalhados também são um ponto forte, ajudando no desenvolvimento da trama. Por fim, temos também ilustrações excelentes, que são fundamentais para o entendimento de cada arco narrativo.

Quanto à parte física, não há o que reclamar. A AVEC novamente preparou um material de primeira. A capa é muito bonita e apresenta bem as características que encontraremos no HQ. A tradução foi excelente, possibilitando um bom envolvimento com a obra. Por fim, é necessário ressaltar o material de primeira qualidade usado, dando ao HQ um aspecto de luxo.

Em suma, Guardiã é um HQ que quebra com padrões, apresenta uma trama interessante e inicia os leitores em universo que tem tudo para ser gigante. Sem dúvidas, recomendado!

site: http://www.desbravadordemundos.com.br/2016/11/resenha-guardia.html

Portal JuLund 07/09/2016

Guardiã – A Detetive do Sobrenatural, @AVEC_EDITORA
Guardiã conta com três diferentes histórias: Sir Godfried, Srta Banning e Doutor Lowe. Nas três histórias relatadas nos deparamos com o sobrenatural, A Guardiã usa seus dons únicos para desmascarar e capturar pessoas e seres envolvidos com as trevas, com a ajuda da Scotland Yard ela desvenda os mistérios que aparecem a sua volta.

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/guardia-detetive-do-sobrenatural-avec_editora

Taverneiro 21/06/2017

Uma “detetive consultora” do Sobrenatural. Histórias divertidas de aventura e mistério na era vitoriana.
Confesso que quando eu comecei a ler essa revista minha expectativa de qualquer coisa era zero XD. Além da qualidade da Editora AVEC eu não tinha mais noção de nada do que esperar aqui, apenas curiosidade. Assim, fui pego com a guarda aberta por uma HQ extremamente divertida!

A Guardiã, em um resumo bem superficial, é como se fosse um Sherlock Holmes de casos sobrenaturais. Tem também o fato de ser uma mulher em uma sociedade bem preconceituosa, tema esse que não foi esquecido pelo autor.

O tempo é a nossa era vitoriana. O lugar, uma Londres sombria e no auge do estilo gótico. A personagem, uma “detetive consultora” da Scotland Yard, que surge sempre que algum caso foi além das capacidades dos detetives normais e acabou tocando o sobrenatural de alguma forma.

Essa HQ têm três histórias bem episódicas, sem muita relação uma com a outra além da Scotland Yard e da protagonista. Não vemos aqui uma “história de origem” para a guardiã. Esse fato acaba tornando a personagem principal um dos mistérios a serem resolvidos com as pistas que o autor nos dá.

Na primeira história, “Sir Godfried”, surgem vários casos de pessoas enlouquecendo e se tornando assassinas e eles não parecem ter relação alguma a não ser um excêntrico pintor recluso. Na segunda história, “Srta. Banning”, uma morte aparentemente causada por lobos acaba sendo a porta de entrada para uma trama de inveja e cobiça da nobreza. E na terceira história, “Doutor Lowe”, a guardião tem de investigar um assassinato causado pelo que todos acham ser um “homem imenso coberto de lama”. A nobreza e seus segredos obscuros são uma temática recorrente.

A Arte e o roteiro ficam por conta do Robbert Damen, artista holandês muito talentoso. O traço é bem cartunesco e divertido e pode surpreender alguns quando o autor escolhe retratar algo mais incomum (como partes intimas ou violência), o que eu achei bem desnecessário para a história. Eu votaria por excluir isso e deixar a HQ para um publico mais universal. Ainda assim não é nada tão pesado e o traço ajuda a dar o tom de aventura das histórias.

Essas histórias são bem curtas e conseguem trabalhar muito bem com isso. Apresentando personagens, trama, desenvolvimento e conclusão em pouquíssimas palavras de maneira muito satisfatória. Minha cabeça de leitor de livros não conseguia parar de pensar que esses roteiros dariam contos muito muito bons. XD

Histórias simples e divertidas, com mistério e aventura bem feitos. Eu diria que seria uma coisa fascinante para um publico mais jovem e, obviamente, quem quer que esteja buscando uma boa história de mistério sobrenatural. ^^

site: https://tavernablog.com/2017/06/17/guardia-a-detetive-do-sobrenatural-de-robbert-damen-resenha/

Gárgula 23/10/2019

Guardiã: A Detetive do Sobrenatural vol. I, de Robbert Damen
O bom da parceria com a AVEC Editora é poder trabalhar com duas pessoas muito legais, como a Lígia Colares e o Arthur Vecchi. Eles entenderam certinho a pegada do nosso blog e nos presentearam com Guardiã: A Detetive do Sobrenatural vol. 1, do holandês Robbert Damen e tradução de Geert Geeven e Carolina Cronemberger. Que presente maravilhoso de ler pessoal, não poderia ser melhor!

Neste quadrinho surpreendente temos uma heroína chamada apenas de Guardiã. Ela é uma inspetora da Scotland Yard empenhada em desvendar crimes em que desafios sobrenaturais aparecem, na Inglaterra Vitoriana. Desafiando todos os preconceitos da época, como o machismo, ela executa seu trabalho independente dos desafios que possam aparecer.

Inteligente, corajosa e destemida, Guardiã é uma heroína cheia de personalidade, conquistando seu espaço e respeito através da qualidade de suas habilidades e de seus resultados, sem ser objetificada. Ela está sempre vestida muito elegantemente com suas roupas de agente e um maravilhoso sobretudo: um visual muito maneiro de ver!

Se a criação de Damen já é um bálsamo a qualquer mente mais aberta, o encadernado de 48 páginas traz três histórias muito legais. São elas: Sir Godfried, Srta. Banning e Doutor Lowe, todos casos onde as habilidades da Guardiã são postas à prova. Seus talentos incluem também algumas perícias bastante peculiares e muito legais. Precisará ler para saber mais, pois por aqui não damos spoilers, vocês sabem disso!

Em todos os casos você vai encontrar crime, mistério, excelentes pitadas sobrenaturais e muita investigação. Coloque isso tudo junto e temos uma receita muito boa de se experimentar. Tudo isso ambientado na Era Vitoriana! Minha mente explodiu completamente enquanto li o quadrinho como vocês podem imaginar. Realmente uma leitura muito gostosa de ser feita.

Senti apenas falta de mais material sobre a personagem e sobre o próprio autor, o que engrandeceria ainda mais esse, já excelente, volume. A AVEC está de parabéns pela escolha da personagem para aumentar seu catálogo. Excelente em todos os sentidos!

Que venha um segundo volume logo, pois com certeza é uma personagem que quero ler muito mais ainda. Guardiã já tem seu lugar em minhas leituras e vai conquistar nas suas também, meu amigo leitor. Não deixe de apostar nesse quadrinho!

Esta resenha foi publicada no blog Canto do Gárgula em 18 de Outubro de 2019

site: https://cantodogargula.com.br/2019/10/18/guardia-a-detetive-do-sobrenatural-vol-i-de-robbert-damen/