Amor Além da Vida

Amor Além da Vida Richard Matheson

Resenhas - Amor Além da Vida

1 | 2 | 3 | 4

Clio0 08/01/2013

Desculpem a franqueza, mas essa provavelmente é a única obra "transcrita" que um não-espírita vai sentir prazer de ler, pois o autor admite na lata que essa é uma ficção e em nenhum momento tenta te fazer acreditar no contrário.

É uma história nem muito triste e nem muito alegre sobre um casal qualquer. Na verdade, se não tivesse o tema sobrenatural, provavelmente passaria como mais uma história de amor bem insípida.

Se você, como eu, assistiu o filme primeiro e veio atrás do livro achando que a história desse poderia ser ainda melhor, então tenho que te dizer, ledo engano. O roteiro do cinema tem uma profundidade maior e trás questões que não são abordadas no romance. É um daqueles raros casos em que a adaptação ficou melhor.

A tragédia está presente nas duas histórias e, realmente, não é propriamente uma leitura fácil. A força emocional é sobrecarregada pelo tema abordado e não há nada que modifique isso.

Uma diferença interessante é que o livro permite uma pontada de esperança que não existe na adaptação: a ideia de que apesar de todos termos uma segunda chance, há a possibilidade de que a pessoas que ficaram para trás nos acompanharem e entenderem que provações fazem parte do caminho.
Danniki 21/03/2014minha estante
Eu senti exatamente o que você escreveu.
Eu assisti pela primeira vez quando eu era criança e até hoje o filme é o meu favorito. Senti-me tão próxima do filme que fala sobre amor após a morte. Os atores foram maravilhosos ao interpretarem os personagens, o efeito visual, o roteiro tão perfeito...
Eu não sabia que o filme era baseado no livro do autor Richard, o mesmo autor de "Eu sou a Lenda". Sinceramente, eu fiquei preocupada, pois eu não curti o livro ?Eu sou a Lenda?, achei a versão do filme melhor. Voltando ao assunto, assim que eu soube corri atrás do livro e terminei de ler exatamente hoje, imagina a minha decepção? Pareceu-me mais como um médium escrevendo como se fosse a Vera Lúcia M. de Carvalho sob a orientação de um espírito, para mim o filme é mil vezes melhor, é difícil achar um filme que supera a versão original de um livro, assim como foi ?Eu sou a Lenda?.
Não é ruim, apenas achei a literatura como um ensinamento em vez de uma literatura gostosa como ficção de um amor etc., como o filme foi bom.

E não recomendo a gastar R$40 para ler esse livo, vai no sebo e compra por R$ 10!

Evy 20/01/2011

Assisti ao filme há alguns anos atrás. Me lembrava de ser uma linda história, mas não me recordava dos detalhes maravilhosos que o livro me trouxe. Não sei dizer se são diferentes, pois terei que assitir ao filme novamente, mas essa linda história carrega valiosas lições de amor, paciência, dignidade e nos faz refletir sobre toda nossa existência: nossos atos, nossas palavras, nossos gestos de amor e/ou ódio e suas consequências. Sem contar que é lindo ler sobre esse amor maravilhoso que Chris sente por Ann e vice e versa. O amor de Ann tão forte por Chris que não pode suportar a separação e acaba destruindo o destino de ambos. Destino esse salvo por Chris que é capaz de suportar coisas além de nossa imaginação para encontrá-la. Uma leitura realmente maravilhosa e muito mais do que recomendada. Até mesmo para aqueles que não acreditam em vida pós morte.

"Todos nós precisamos examinar nossa vida.
Com muita atenção".
Lu 30/07/2010minha estante
Que resenha linda, Ly! Parabéns!

Léia Viana 21/09/2010minha estante
Eu assisti ao filme e uma das cenas que mais me marcou foi a parte dos quadros que ela pintava... Para mim, aquilo era pura magia!
Desconhecia o livro, sem dúvida alguma deve ser bem melhor que o filme, pois os detalhes descritos são sempre mais gostosos de se imaginar.

Brenda 27/04/2012minha estante
eu preciso, eu preciso, eu preciso muito desse livro, senti uma atração muito grande pelo livro através de suas citações!! eu ainda leio ele! bjs fique com Deus! =)

Fe Sartori 18/07/2010

Eu já havia assistido ao filme várias vezes, e confesso que já amava a história, por isso resolvi ler o livro (já que na grande maioria das vezes o livro é sempre mais rico nas informações). Eu apesar de serem diferentes (livro e filme) no caso do Amor além da vida, ambos com certeza vale a pena pela linda historia de amor contada.

Chris é apaixonado pela sua mulher Ann, seus filhos e sua vida e infelizmente morre em um acidente e deixa seu grande amor.
No plano espiritual é acolhido por Albert e descobre um verdadeiro “paraíso” ou o seu paraíso.

Mas não consegue deixar de pensar e sofrer pela sua Ann, e por esse amor acaba abrindo mão do seu paraíso para ficar no inferno com ela quando ela muda toda a sua trajetória de vida...
“ Isso não importa,Ann. O paraíso não seria paraíso sem você”.

O livro é lindo, as descrições e explicações do mundo espiritual são ótimas e acredito que mesmo pra quem não acredita no espiritismo aproveita suas valiosas lições de amor,respeito,paciência e claro o amor dos dois é maravilhoso. A uma parte do livro que Chris agradece a Ann por várias coisas que passaram juntos é perfeito.

Indico principalmente a leitura a quem tem afinidades com o espiritismo.
Aline Memória 18/07/2010minha estante
Já queria ver esse o filme desse livro há um tempão, mas nem conhecia a história. Pelo seu comentário, Fer, minha vontade aumentou, a história parece lindíssima!

Evy 22/07/2010minha estante
Nossa! Fiquei com vontade de ler, me empresta? rsrsrsrs

Evy 30/07/2010minha estante
Li, e gostei muito mesmo da história! Linda e muito bem descrita. Nos faz refletir! Sua resenha está perfeita :) Muito obrigada por emprestar e me permitir ter esses bons momentos com o livro ^^.

Erika 13/05/2011minha estante
Acabei de rever o filme =]] e adorei saber que o livro e o filme são diferentes =]]

Flavio Assunção 10/11/2010

Richard Matheson dispensa apresentações. Com seus livros podemos ter diversas sensações, sejam elas as mais sombrias ou as mais lindas. Trata-se de um autor que alia definitivamente poesia e horror. Este último se faz presente até mesmo em um dos seus livros mais bonitos, que é o “Amor Além da Vida” que traz um horror diferente, um horror perturbador.

Conta a história de Christopher, um escritor com vida sólida, que ama sua esposa, Ann, seus quatro filhos e a profissão que leva. No entanto, um trágico acidente o mata e o leva ao “outro lado”. A princípio acreditara estar sonhando, mas ao aceitar a morte é levado até a "Terra do Verão", um dos níveis para onde vão espíritos evoluídos, bons. Lá, reconhece seu guia, Albert, um primo que morreu prematuramente e desde então acompanhou sua caminhada em vida e, agora, o auxilia após a morte. Através dele descobre um afago para sua dor: só precisa esperar 24 anos até sua esposa Ann - a quem é extremamente apaixonado e devoto - falecer naturalmente e juntar-se a ele no paraíso em que se encontra. Com essa nova perspectiva de reencontrar o amor de sua vida, busca atividades para que o tempo passe logo. Mas o livre arbítrio é cruel e Ann, não suportando a dor e angustia ocasionadas pela morte de Chris, acaba se suicidando, se separando definitivamente dele e indo ao chamado “inferno” – um nível bem inferior -, onde sofrerá terrivelmente pelos próximos 24 anos. Não aceitando a ideia de vê-la sofrendo, Chris resolve deixar a "Terra do Verão" e ir em busca de salvá-la. Enfrentando todos os perigos psicológicos e físicos do nível inferior, ele se apoia na ajuda de seu guia Albert e na única arma que possui: o amor.

E assim se segue mais uma trama intensa e sufocante de Richard Matheson, um autor que mesmo em um livro lindo consegue trazer o terror propriamente dito à tona. Chris, em sua busca por Ann no nível inferior, passará a conhecer todo o drama, horror e angustia daqueles que em Terra não fizeram o suficiente para elevar-se espiritualmente. E acreditem, o que é descrito no texto causa arrepios.

Narrado por Christopher, em primeira pessoa, é importante destacar que todo o livro foi “ditado” pelo personagem a uma médium, de forma que esta enviasse o manuscrito a seu irmão Robert, que ainda vive na Terra. No caso, o ponto de vista inicial é o de Robert, que conta como o manuscrito chegou a suas mãos e depois mostrando na íntegra a narração de Chris.

Esse simples detalhe dá um toque mais real e plausível a toda a questão que a obra tenta mostrar. Outro fator muito interessante é que tudo contido é resultado de pesquisas sérias realizadas em dezenas e dezenas de livros sobre espiritismo e vida após a morte. Ao final do livro, inclusive, é possível ter acesso à extensa bibliografia onde Matheson adquiriu argumentos para escrever “Amor Além da Vida”. Resumindo: trata-se de um livro de ficção em relação a seus personagens e sua trama, porém, baseado em pesquisas sobre algo que está muito além de nossa compreensão. Não tenho dúvidas de que para os espíritas, todos os ensinamentos de Albert são extremamente reais e a história deveras plausível. Para quem acredita, terão uma experiência única sobre a vida após a morte. Aos que não acreditam, ao menos terão acesso a uma história magnifica e que marcará para sempre sua forma de ver a vida.

Emanuela90 05/01/2021

Um livro bom, sem dúvida. Cheio de lições sobre o amor. Mas, na minha opinião, não é um dos melhores livros que já li, achei meio fraquinho. Na verdade, um dos poucos casos em que eu gostei mais do filme do que do livro. De qualquer forma, valeu a leitura.

Aline 22/06/2021

Sensacional
Como era de se esperar o livro contém muito mais detalhes que o Filme...E menos fantasioso que o filme tb....Acaba sendo até bem didático como todo livro espírita

Cristine 09/08/2009

Amor Além da Vida
É difícil crer que esta história emocionante tenha vindo do mesmo autor de Eu sou a Lenda e outras narrativas de suspense e horror. Mas então lembramos que Richard Matheson também criou uma bela história de amor, Em Algum Lugar do Passado, e concluímos que ele é, além de talentoso, um escritor versátil e sensível.

O livro é narrado por Robert Nielsen, que conta como o manuscrito que vamos ler chegou às suas mãos. Ele recebeu a visita de uma mulher desconhecida, que disse ser médium e ter recebido aquela mensagem de Chris Nielsen, irmão de Robert, que havia falecido há mais de um ano.

O manuscrito começa descrevendo a morte de Chris e o período de negação inicial e posterior aceitação do fato, com riqueza de detalhes. Chris era casado com Ann havia 26 anos e ambos tinham quatro filhos crescidos. Chris e Ann eram um casal unido e apaixonado.

Chris encontra-se em um belo lugar chamado Terra do Verão, onde é acolhido por Albert, seu primo. O lugar é agradável e Chris descobre que ele e Ann são almas gêmeas e que terá de esperar mais 24 anos até que chegue o momento de encontrar-se novamente com Ann, por ocasião da morte natural dela. Mas Ann, deprimida e desesperada com a perda de Chris, e sem acreditar que pudesse haver alguma coisa depois da morte, suicida-se para acabar com seu sofrimento. Com isso ela terá de ficar longe de Chris durante esses 24 anos, mas em um estado de sofrimento terrível, nos 'domínios inferiores' onde reinam a dor e o desespero.

Chris não aceita isso e diz que precisa ajudá-la, e pede a Albert para ajudá-o a encontrar Ann. Eles então partem ao domínio inferior à procura de Ann, e vemos descrições de lugares inimagináveis, terrores criados pela própria mente sofredora dos que ali estavam, e que contagiavam todo o ambiente.

Além da história emocionante, o livro traz muitas descrições e explicações detalhadas sobre o processo da morte, nascimento, reencarnação, a vida após a morte, a lei do carma, as consequências dos nossos atos, e é uma leitura fascinante sem ser tediosa. Mesmo se não acreditarmos em todas essas idéias, com certeza o livro nos fará pensar bastante.

(trecho de resenha publicada em meu blog)

Dominique 21/08/2009minha estante
Adorei a sua resenha. Vou ler esse livro em breve!! A história deles é linda. :)

Hugo.Castro 21/11/2020

Transcendental
Richard Matheson: "Entenda que enquanto os personagens e suas relações são fictícios o restante não o é".

Grata foi minha surpresa ao constatar que o melhor livro espírita que li foi escrito por um renomado autor de obras de terror, suspense e fantasia. Tamanha é a versatilidade e o talento de Matheson. Um de meus escritores prediletos. É explicito o cuidado e o intenso estudo que foi executado antes de criar a obra. Perfeitamente alinhada e condizente com a doutrina espírita. Personagens carismáticos e trama enxuta (Característica do autor). Te prende desde o princípio. Se puder, leia este livro. Independe de sua crença a história vai prender sua atenção.

Curiosidade: Estava nas primeiras páginas de O iluminado de King quando o correio bateu à porta para entregar esse livro. Como a prolixidade do king as vezes irrita, troquei de livro e não me arrependi. haha.

Gabriela.Santos 05/02/2021

Tinha uma lembrança vaga do filme, só lembrava que tinha achado lindo, acho que foi por isso que eu esperava mais emocionante e menos ?teórico? por assim disser. Apesar disso foi uma leitura muito boa e fluída

Dayane 14/11/2020

Emocionante
Se você amou o filme, vai adorar o livro! Este é o best-seller que deu origem ao sucesso que emocionou milhões de pessoas no mundo inteiro! Chris é casado com Annie: formam um casal apaixonado. A felicidade dos dois se desvanece quando Chris sofre um acidente fatal. No Além, Chris é amparado e empenha-se em ajudar seu grande amor. Annie, em desespero, pretende dar fim à própria vida... Conheça a história completa de Annie e Chris e viva emoções ainda mais intensas! Descubra, entre dois mundos, a incrível força do amor para a qual não existem barreiras.

Micky 09/02/2020

null
"tudo o que posso dizer é repetir: se o manuscrito for verdadeiro, todos nós precisamos examinar nossa vida. Com muita atenção."

Estante.dabru 18/10/2023

Amor além da vida
Cheguei nesse livro através do filme, vi o filme umas duas vezes sem saber que era uma adaptação. A história nem nada ?uau?, mas trás reflexões sobre o que pode haver depois da morte e sobre o amor. Algumas partes foram um pouco pesadas e me senti mal com a leitura.

ssrsan 17/01/2020

Além da vida !
Você iria até o inferno pra buscar seu amor ? Mesmo se ela não reconhecesse você ? Mesmo que ela a tivesse esquecido ? Alguns iriam mesmo q fosse pra viver na escuridão !

leticris 21/04/2011

filme ou livro
lendo este livro depois de assistir ao filme consegui compreender melhor o que escreveu uma pessoa em um forum sobre o que era melhor o filme ou o livro...
filme é filme e livro é livro...ele disse

Os dois são otimos ( neste caso pelo menos); é claro que o livro é mais rico de detalhes e o filme é mais rico em "sonho" (não sei se essa palavra diz o que realmente quero dizer) o filme é romance de cinema e o livro romance mais humano mais os dois são encantadores e "reais"...

O livro conta a historia de um homem ( contada por ele proprio )sobre seu desencarne em um acidente e sua dificuldade de aceitar a "vida por morte", pois em "vida " acreditava que quem morre deixa de existir, e também da enorme falta que sentia de sua esposa, sua ligação com ela e sua luta para estar com ela a cada minuto de sua vida na terra de verão (um paraíso que não existia Ann não era paraiso...)

Recomendo mesmo para quem não acredita na vida pois a morte pois a historia de amor ( verdadeira ou não) realmente é linda.

Nessa 15/09/2011

Salvação devido ao amor!
Um casal arrasado pela morte prematura dos dois filhos; a mãe, sentindo-se culpada e com tendências depressivas e suicidas, a muito custo consegue retomar a vida. Mas, quanto tudo parece caminhar para a superação, ela se vê novamente surpreendida pela morte de um ente querido: o marido. Neste ponto, dois enredos se desenrolam: na Terra, segue lutando contra seus fantasmas, a culpa pelas mortes dos amados e a depressão; no plano espiritual, o marido descobre que há uma continuidade para a vida e que há uma relação íntima e bela entre o céu e a Terra. Ele reencontra pessoas amadas, aos poucos conhece esse novo plano, mas se mantém preocupado com a esposa amada que ficou. Ela, não resiste e se mata, finalmente, sendo destinada ao 'inferno', lugar conquistado pelos suicidas. E ele não aceita que ela não se junte ao resto da família, iniciando uma busca para resgatar sua amada, nos mostrando a força redentora do amor. Ele enfrenta o inferno por amor, tendo que enfrentar seus medos, suas fraquezas...nada que não seja necessário fazer na Terra também, pelos seres amados. O filme é cheio de sutilezas, tem uma bela fotografia, cenas deslumbrantes visualmente e, de quebra, nos faz refletir. Será que vale a pena enfrentar o inferno (qualquer inferno) pelas pessoas que amamos?

1 | 2 | 3 | 4