Onde Nascem os Gênios

Onde Nascem os Gênios Eric Weiner

Resenhas - Onde nascem os gênios

Ramon 05/08/2023

...
Ele começou a ouvir cada vez mais histórias de mulheres que chegavam até ele dizendo que haviam sido abusadas, e ele disse que não podia ser verdade que todas tivessem sido abusadas. E ele começou a dizer ?bem, elas têm uma espécie de vida de fantasia?, e é aí que a psicologia realmente começa

Charly.nunes 05/03/2023

Livro incrível, bem completo nos estudos sobre genialidade, logicamente ele não segue os critério para uma teoria científica, mas é a base para tal. Não só demonstra as questões psicológicas, como históricas, sociais e etc, tudo de forma muito bem colocadana linha de tempo e na formação da pesquisa. De fato um ótimo livro

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Onde Nascem os Gênios" de Eric Weiner, publicado em 2016, pela editora DarkSide Books, tem como objetivo principal explorar os lugares que mais favorecem o surgimento de grandes talentos e personalidades marcantes da história.

O autor, através de uma abordagem que mistura relatos de suas viagens e reflexões pessoais, busca entender como o ambiente e a cultura de um determinado local pode influenciar na formação e desenvolvimento de um gênio. Para isso, ele percorre várias cidades do mundo, entrevistando especialistas e visitando locais históricos relacionados a grandes personalidades, como Leonardo da Vinci, Shakespeare, Mozart, entre outros.

Ao longo dos 352 páginas do livro, Weiner apresenta suas reflexões e teorias sobre o que faz uma pessoa se destacar em determinado campo, seja na arte, ciência ou política. Ele defende que as condições favoráveis, como uma educação de qualidade, acesso à informação e o ambiente cultural são fundamentais para o surgimento de mentes brilhantes.

Além disso, o autor também discute a relação entre genialidade e loucura, destacando a importância do equilíbrio emocional para que um gênio possa expressar todo seu potencial.

No geral, "Onde Nascem os Gênios" é uma obra interessante e informativa, que oferece uma visão diferente sobre o surgimento da genialidade, questionando a ideia de que o talento é algo inato e inquestionável. A obra é indicada para todos que se interessam por história, psicologia e desenvolvimento humano.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Thatchie 04/01/2023

A overdose de blá-blá-blá é inferior a curiosidades
O livro nem de longe é ruim, ao contrário, a autor tem uma escrita gostosa e fluida que te prende de uma maneira quase hipnotizante, o uso de palavras me agrada e as descrições dos lugares são gostosas de ler, em vários momentos me fez querer pesquisar não só pelos lugares como também pelas pessoas envolvidas na história.
Mas...
Do meio para o final ficou quase impossível suportar o livro e não abandoná-lo se tornou um desafio, em vários momentos o autor me tirava da história para falar de outras coisas, isso cortava totalmente minha empolgação (me fez perecer que ele so queria deixar o livro o mais longo possível sem deixar tanto na cara). As curiosidades colocadas nos livros embora ótimas as vezes incomodavam.
Para mim, todos os livros começam com 5? e vão perdendo ao longo da leitura.
Esse ganhou 2,5 mais pela tremenda resaca literária de 8 meses que me deu. Os pontos positivos superam muito os negativos

Prof. 04/12/2022

Será mesmo que os Gênios existem?? Onde poderíamos achá-los? Uma viagem por lugares onde viveram os famosos "gênios". Ótima leitura!

Mary.Hellen 04/10/2022

onde que nasceu esse povo todo meu deus
demorei uns 2/3 anos pra ler esse livro.
muito bom a maneira que ele foi feito (o autor viajando para diversos países e ali conhecendo as principais personalidade - os gênios - daquele lugar), mas em alguns momentos era TÃO CHATO. deus me perdoe.
mas muito bom, da pra instigar pesquisa pra quem quiser.
c a r o l 04/10/2022minha estante
Pronto! Agora vai ficar mais uns 5 anos na estante sem ser lido kkkkk de livro chato estou correndo u.u

Mary.Hellen 04/10/2022minha estante
quando eu peguei ele pra ler de novo até q li rápido, mas tem uns lugares q são insuportáveis ? se tiver com tempo eu recomendo q vc tente sentar p ler ele de uma vez

c a r o l 05/10/2022minha estante
Obrigada pela dica, Mary ??

DAN LIMA 15/08/2022

Enxergar faz toda a diferença
Darkside - 352 páginas - Tradução: Dalton Caldas - 2016

Uma temática diferente e cheia de nuanças no seu desenvolvimento. Eric Weiner, escritor inglês, palestrante, ex-jornalista. Seus livros foram traduzidos para mais de 20 idiomas.
Nessa história, o leitor acompanha uma viagem pelo mundo onde vamos presenciar várias situações que possam levar ao surgimento da genialidade humana. Por meio do ambiente no qual se vive, a estímulos recebidos ou estimulados, até mesmo voltando ao passado histórico onde somos conduzidos a perceber onde tudo começa de fato. É uma verdadeira aula de História. Quem aprecia a disciplina vai adorar ler essa literatura.
Uma das diversas frases marcantes que há no livro: "A criatividade, como a caridade, começa em casa" (pág.24). Esta expressa a essência da temática. Chega a ser tão óbvia que, em muitos casos, esquecemos disso e quando nos damos conta, o estrago está feito. Já parou para pensar nisso? Fica a reflexão.
Há muitas citações de grandes pensadores que faz a gente parar para refletir, nos provocando a concatenar outras obras literárias, lembranças de renomados escritores. Enfim, damos um mergulho em águas profundas do conhecimento e quando emergirmos se conseguem clarear as ideias do que realmente o autor quer nos dizer. É impressionante!
O grande mistério desse livro está nas oito partes no qual é dividido. E quando lemos todas essas fragmentações, consegue-se obter o suprasumo. Quer saber? Vou dizer, é ...
;-) Não! Leia-o e dê a chance de se presentear com o vasto conhecimento da aquisição.
A narrativa é fluida, de fácil entendimento, instigante em muitos momentos da leitura, mas cansativa em algumas partes. Motivo: informação demasiada que poderia ser evitada, a meu ver. Isso me fez dá 3 estrelas (bom), na minha classificação. Com ilustrações interessantes, referências literárias, a diagramação é regular por causa do tamanho pequeno da letra, mas tem um bom espaçamento. No fim das contas, compensa.

*LEIA PORQUE: ;-)
É uma temática com uma riqueza vasta de informações sobre: história, Grécia antiga, história geral, Filosofia, Sociologia, Psicologia entre outras.

*EXPERIÊNCIA COM A OBRA: ;-)
Estou revendo meus pensamentos com relação à família, amigos, o ambiente no qual vivo. Fiz mudanças positivas que julguei necessárias. Realmente, a obra mexeu absurdamente comigo.

RECOMENDAÇÃO: ;-)
Para todos aqueles que têm interesse por: História, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Relações Humanas. Chega a ser leitura obrigatória para quem se familiariza com essas áreas.

Ghost.User 09/08/2022

Google Maps, marcador de páginas e estrema paciência!
Trouxe-me uma sensação de querer viajar e conhecer cada lugar que o autor passou, pesquisei sobre as músicas, cidades, museus, de tanta curiosidade que o livro me causou. Me deu essa curiosidade de querer saber mais sobre tudo o que era dito.

Mas?

O livro me deu um cansaço EXTREMO pelo excesso de detalhes irrelevantes e desnecessários que transformou a leitura em algo cansativo e entediante, o livro não é grande, mas demorei para ler pelos momentos em que tive que pausar a leitura (muitas vezes por dias).

Caroline.Carvalho 05/05/2022

"O que é reverenciado em um país será cultivado nele"
Quando me deparei com o livro na livraria, o que consegui pensar em relação ao título foi: "hum, ambicioso". Li uma rápida sinopse e me interessei. A escrita de Weiner é envolvente. Ele consegue unir reportagem, com investigação acadêmica e diário de viagem. É um divertido passeio por lugares diferentes do globo, que souberam mesclar criatividade e genialidade. É, sem dúvida, uma leitura muito prazerosa.
"O que é reverenciado em um país será cultivado nele", afinal, "nós temos os gênios que merecemos".

Bruna2012 06/04/2022

Não tinha noção do que esperar do livro, não fui atrás de resenhas pra ver... Mas gente, juro que pra mim parecia um cara narrando um documentário sobre a genialidade em todos os seus sentidos. Amei, me deu muito o que pensar ???

Joao 01/02/2022

Livro genial rsrs
"O que distingue um bom trabalho de uma verdadeira obra de gênio, é que um um bom trabalho fala com as pessoas de uma determinada época. Uma obra de gênio, no entanto, transcende essas barreiras temporais e é redescoberta novamente por gerações sucessivas. A obra não é estática. Ela se dobra e é dobrada por cada novo público que a encontra".

Lindenberg 23/12/2021

Literalmente uma viagem
O livro fala sobre onde nasceram ou moraram alguns dos gênios que conhecemos, Freud, Sócrates? etc. Tenta mostrar que o lugar onde vive a pessoa pode determinar se ela pode ou não vir a se tornar um gênio. A melhor parte do livro é a descrição de cada cidade por onde o autor passou para escrever a obra, você se sente viajando com o ele.

Juliana 24/11/2021

Desordem, Diversidade, Discernimento
Para quem espera uma resposta concreta para a o título do livro, já digo que vai encontrar ainda mais questões (o que é excelente). Um ótimo livro, vale a pena a leitura, especialmente para quem tem filhos inteligentes e questionadores.

Vandelma 20/11/2021

O gênio não nasce gênio, ele nasce de inquietude, busca por respostas.
Para ser considerado um gênio ele precisa criar como sugere a leitura algo novo, surpreendente e útil.
Ele desperta sua criatividade pesquisando, observando e arriscando. Você o vê em meio social, mas ele tem pressa em ficar sozinho porque para ele a distração social lhe toma o tempo. Costuma estimular sua mente quando está em movimento em um trem por exemplo, andando, viajando etc. Ele possivelmente tem um hobby, para maioria é distração, para ele é oportunidade de estimular sua criatividade. Ele pode ter vindo de um lar que não recebeu tanto amor materno ou paterno, talvez essa experiência desconfortável o faça ir atrás do que deseja, os lugares desconfortáveis são estímulos para ele, pode ter morado em cidades, lugares diferentes.
Na teoria um gênio não é genio a menos que ele se torne conhecido e as circunstâncias importam, como quando e onde ele nasceu, ao que ele teve acesso. Você não vê muitas mulheres gênios porque ate pouco tempo a sociedade não permitia de várias maneiras.
O fracasso faz parte da genialidade simplesmente porque o indivíduo tentando colocar suas idéias em prática fracassa, o que na verdade o torna "fracassado bem-sucedido", porque ele sempre tenta outra vez de maneira diferente claro, porque errar da mesma maneira é idiotice.
O autor vai contar algumas histórias e te levar há alguns lugares, boa viagem!

Cauan 11/11/2021

Leitura interessante
O autor aborda o assunto de uma maneira bem descontraída e quebra alguns preconceitos acerca dos gênios e genialidade.
Relaciona, também, as cidades, seu contexto histórico e social como papel fundamental na formação das mentes brilhantes.