Onde Nascem os Gênios

Onde Nascem os Gênios Eric Weiner

Resenhas - Onde nascem os gênios

DAN LIMA 15/08/2022

Enxergar faz toda a diferença
Darkside - 352 páginas - Tradução: Dalton Caldas - 2016

Uma temática diferente e cheia de nuanças no seu desenvolvimento. Eric Weiner, escritor inglês, palestrante, ex-jornalista. Seus livros foram traduzidos para mais de 20 idiomas.
Nessa história, o leitor acompanha uma viagem pelo mundo onde vamos presenciar várias situações que possam levar ao surgimento da genialidade humana. Por meio do ambiente no qual se vive, a estímulos recebidos ou estimulados, até mesmo voltando ao passado histórico onde somos conduzidos a perceber onde tudo começa de fato. É uma verdadeira aula de História. Quem aprecia a disciplina vai adorar ler essa literatura.
Uma das diversas frases marcantes que há no livro: "A criatividade, como a caridade, começa em casa" (pág.24). Esta expressa a essência da temática. Chega a ser tão óbvia que, em muitos casos, esquecemos disso e quando nos damos conta, o estrago está feito. Já parou para pensar nisso? Fica a reflexão.
Há muitas citações de grandes pensadores que faz a gente parar para refletir, nos provocando a concatenar outras obras literárias, lembranças de renomados escritores. Enfim, damos um mergulho em águas profundas do conhecimento e quando emergirmos se conseguem clarear as ideias do que realmente o autor quer nos dizer. É impressionante!
O grande mistério desse livro está nas oito partes no qual é dividido. E quando lemos todas essas fragmentações, consegue-se obter o suprasumo. Quer saber? Vou dizer, é ...
;-) Não! Leia-o e dê a chance de se presentear com o vasto conhecimento da aquisição.
A narrativa é fluida, de fácil entendimento, instigante em muitos momentos da leitura, mas cansativa em algumas partes. Motivo: informação demasiada que poderia ser evitada, a meu ver. Isso me fez dá 3 estrelas (bom), na minha classificação. Com ilustrações interessantes, referências literárias, a diagramação é regular por causa do tamanho pequeno da letra, mas tem um bom espaçamento. No fim das contas, compensa.

*LEIA PORQUE: ;-)
É uma temática com uma riqueza vasta de informações sobre: história, Grécia antiga, história geral, Filosofia, Sociologia, Psicologia entre outras.

*EXPERIÊNCIA COM A OBRA: ;-)
Estou revendo meus pensamentos com relação à família, amigos, o ambiente no qual vivo. Fiz mudanças positivas que julguei necessárias. Realmente, a obra mexeu absurdamente comigo.

RECOMENDAÇÃO: ;-)
Para todos aqueles que têm interesse por: História, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Relações Humanas. Chega a ser leitura obrigatória para quem se familiariza com essas áreas.

WilliamAssis 09/12/2020

A criatividade é um relacionamento
A criatividade é um relacionamento, que de desdobra na interseção da pessoa com o lugar.
Devemos entender que a genialidade não é algo só da dádiva genética, um dom, mas sim algo que pode ser conquistado através do trabalho duro e do cultivo do meio favorável.

Naty__ 20/02/2017

"Inteligência é a capacidade de se adaptar à mudança" - Hawking
Tudo começou com um selo chamado Crânio, com o fito de estimular o leitor a entender e questionar o mundo que estamos construindo; de trilhar novos caminhos, mostrando que ciência, inovação, história e filosofia podem ser tão surpreendentes quanto a mais criativa obra de ficção. Aqui tudo é real. E ainda assim, fantástico e muitas vezes assustador. Assuntos delicados e surpreendentes são tratados com o respeito que merecem, com uma linguagem que aproxima o leitor. E então Onde nascem os gênios surge estreando o selo.

Onde nascem os gênios? O que eles comem? Onde vivem? O que fazem? Não, aqui não é Globo Repórter, mas este livro promete trazer reflexões que muitos sequer imaginariam. No entanto, não esperem fórmulas mágicas, matemáticas e científicas. Nem tudo se prova, nem todos os argumentos são cientificamente comprovados, afinal, como poderia? No entanto, algumas coisas são tão bem calculadas, bem pensadas que o leitor apenas reflete e concorda ou, se não concorda, pelo menos entende como o autor chegou àquela conclusão.

Em Onde nascem os gênios, o leitor embarca numa viagem para desvendar a origem e as raízes dos grandes gênios da humanidade. Não é uma ficção, nem tampouco um livro com dados específicos. Eric Weiner primou por fazer algo peculiar: um diário de viagem, um ensaio com informações histórias, além de acrescentar humor na dosagem certa e mostrar que fez uma vasta pesquisa para conclusão desse trabalho – ao final, o autor nos mostra sua bibliografia selecionada.

A linguagem não é difícil, mas a obra é densa pelo seu conteúdo. Aprendemos muito e conhecemos o lado oculto de diversos escritores, filósofos, pintores – aqueles considerados gênios. Há ainda alguns que não sabemos se foram gênios ou não, o autor nos mostra a divisão de opiniões, a exemplo de Steve Jobs. Porém, para ele não importa se Jobs foi um gênio, o importante é conhecer o lugar onde ele nasceu e entender mais sobre essa cidade.

Algumas coisas podem parecer confusas, mas se a gente parar e analisar, é possível compreender o real sentido. O autor nos leva a caminhos que inspiraram figuras como Sócrates, Michelangelo, Leonardo da Vinci, David Hume e Mozart, com a finalidade de descobrir o que ainda paira de especial sobre cada um desses lugares. Podemos compreender essa ligação através da teoria da evolução, concebida enquanto Darwin andava de carruagem; Beethoven caminhava na mata; Freud e suas grandes descobertas que tomaram forma durante suas visitas a uma cafeteria.

Infelizmente, nem todos os gênios conseguiram colocar seu nome na história, ainda que muitos tenham existido e existam até hoje. Através de Eric conhecemos gênios que nem sabíamos, assim como analisamos melhor a genialidade de outros e onde nasceram. Afinal, onde nascem os gênios? De Atenas ao Vale do Silício, passando por Hangzhou, Florença, Edimburgo, Calcutá e Viena, Eric busca entender a ligação entre o ambiente e o surgimento dessas grandes mentes.
A obra não é apenas isso, ele não estuda o lugar; analisa as pessoas, como viviam, o que faziam e, a partir disso, divagamos sobre a origem dos gênios. De certo, como afirma o autor, hoje em dia a maioria das pessoas são rotuladas como gênios. Aquelas que possuem o Q.I. elevado, tira as maiores notas no colégio, na faculdade; jogadores de tênis; criadores de aplicativos. Ele declara que, atualmente, sofremos de um caso sério de inflação de gênios – a palavra é usada promiscuamente.

Infelizmente o Brasil é o país em que acadêmicos, em sua maioria, preferem passar de disciplina, se possível, sem ler determinado livro. Ainda que a nota não seja uma das melhores, o fato de ser aprovado já é motivo de vitória. Muitos não se preocupam em ler, em mergulhar os olhos em qualquer tipo de leitura, principalmente a acadêmica – essa é a maior inimiga de grande parte dos brasileiros. Gramática, então? É como se fosse a versão do diabo em forma de papel.

A gente ri, faz piada, mas é lamentável como muitos daqui não se preocupam em melhorar o seu vocabulário, sua escrita, seu conhecimento, preferem passar “rasteiro”, conseguir um trabalho através de QI (Quem Indica), a conquistar por méritos próprios.

O que chama a atenção é a dedicação da Editora DarkSide em criar um selo nessa área e, tenho certeza, ainda que não seja o atrativo para a maioria, vai agradar muitos leitores, assim como já me agradou. Recomendo, recomendo e recomendo!
Marta 21/02/2017minha estante
Sem dúvida quero muito conferir esse livro da minha querida editora Darkside!!
Beijoss

Lana Wesley 21/02/2017minha estante
Da para perceber que esse livro retrata a questão da pessoa se torna um gênio mais por uma questão cultural, de onde vem, como viveu, enfim todo esse envolvimento social, em que somos inseridos, fiquei bastante curiosa como isso será desenvolvido. Concordo plenamente com a forma como você pensa, em nosso país são poucos os alunos que estão na área acadêmica que se aprofunda realmente no que estudam, o importante e passar e não fazer a diferença. Amei a premissa desse livro, mesmo tendo um conteúdo denso, ainda sim pretendo dar uma chance a leitura.

Marlene C. 02/03/2017minha estante
Oi.
Eu gostei bastante, me parece ser um livro bem diferente do que eu normalmente leio.
Gostei de saber que ele não chega a ser confuso e gosto de quebrar um pouco minha cabeça para entender um determinado contexto, espero ter a oportunidade de ler.
Bjs.

Maristela 03/03/2017minha estante
Achei a capa bem interessante e gostei do que li na resenha. Me interessei muito por ele. O tema é pouco mencionado pelos autores e a analise feita pelo autor deve ser muito boa e acho que faz a gente ter muitas perguntas, mas será que nos dará a resposta também.

Kemmy 05/03/2017minha estante
Só tinha visto o livro por aí, mas não tinha me interessado muito.
Concordo com isso que você disse sobre os acadêmicos que se contentam com o suficiente para passar de ano e acabam nem fazendo algumas leituras importantes ou aprendendo o que deveriam.
Pode parecer loucura para alguns, mas no quarto ano de faculdade, chegando ao final de uma matéria resolvi fazê-la novamente porque sinto que não aprendi tudo que deveria.
Enfim, é uma pena que nem todas as mentes geniais sejam descobertas enquanto muitos que estão em bons cargos só tem o "QI" mesmo.

Janduir.Filho 28/05/2017minha estante
undefined

Naty__ 28/05/2017minha estante
undefined? Não apareceu seu comentário. Pelo aplicativo às vezes dá erro kkkkk

Janduir.Filho 29/05/2017minha estante
Não fiz nenhum comentário ainda não li o livro. O app está louco. Rsss

Isabela | @sentencaliteraria 14/06/2017minha estante
Olá Naty ;)
Não conhecia a obra, mas confesso que não me interessou muito pela premissa...
Deve ser estranho ler um livro que não é nem ficção, nem livro real. E realmente é uma pena que muitas pessoas daqui não se preocupam em melhorar o seu vocabulário, temos que melhorar muito isso ainda!
Bjos

Lindenberg 23/12/2021

Literalmente uma viagem
O livro fala sobre onde nasceram ou moraram alguns dos gênios que conhecemos, Freud, Sócrates? etc. Tenta mostrar que o lugar onde vive a pessoa pode determinar se ela pode ou não vir a se tornar um gênio. A melhor parte do livro é a descrição de cada cidade por onde o autor passou para escrever a obra, você se sente viajando com o ele.

Mary.Hellen 04/10/2022

onde que nasceu esse povo todo meu deus
demorei uns 2/3 anos pra ler esse livro.
muito bom a maneira que ele foi feito (o autor viajando para diversos países e ali conhecendo as principais personalidade - os gênios - daquele lugar), mas em alguns momentos era TÃO CHATO. deus me perdoe.
mas muito bom, da pra instigar pesquisa pra quem quiser.
c a r o l 04/10/2022minha estante
Pronto! Agora vai ficar mais uns 5 anos na estante sem ser lido kkkkk de livro chato estou correndo u.u

Mary.Hellen 04/10/2022minha estante
quando eu peguei ele pra ler de novo até q li rápido, mas tem uns lugares q são insuportáveis ? se tiver com tempo eu recomendo q vc tente sentar p ler ele de uma vez

c a r o l 05/10/2022minha estante
Obrigada pela dica, Mary ??

Guilherme_Messias 16/08/2021

Para quem buscam desenvolver a resiliência
O livro se compromete a responder uma das questões mais necessárias para qualquer sociedade, país, corporação ou indivíduo, que é "como nascem os gênios?"
Gostei muito do quão rico o autor foi nos detalhes, seja das referências ou dos ambientes em que visitava, ao mesmo tempo que elogio, acho que em alguns momentos o autor torna cansativo a leitura, pelo excesso. Isto faz o leitor entrar em uma corda bamba onde de um lado está um livro de entretenimento e do outro um livro teórico, e independente do seu lado, precisa de muita resiliência para não abandonar a leitura, já que você vai ficar exposto constante pelo outro lado.
É uma obra que merecia mais reconhecimento nos dias atuais, me surpreende ter sido lançado pela Darkside, se você está interessado pelo título, editora ou capa, não espere nada de terror vindo deste livro.
Se você espera desenvolver sua criatividade, pode ficar um pouco frustado com a leitura, mas, se você deseja entender mais afundo sobre "o que é criatividade?" (algo tão ou mais importante do que apenas desenvolver) este é um dos melhores livros.

Sol 27/08/2020

Foi uma experiência de leitura me imaginando nos lugares e cenários antigos que o autor visitou, descreveu e imaginou como seriam na época de grandes gênios.

Juliana 24/11/2021

Desordem, Diversidade, Discernimento
Para quem espera uma resposta concreta para a o título do livro, já digo que vai encontrar ainda mais questões (o que é excelente). Um ótimo livro, vale a pena a leitura, especialmente para quem tem filhos inteligentes e questionadores.

Caroline.Carvalho 05/05/2022

"O que é reverenciado em um país será cultivado nele"
Quando me deparei com o livro na livraria, o que consegui pensar em relação ao título foi: "hum, ambicioso". Li uma rápida sinopse e me interessei. A escrita de Weiner é envolvente. Ele consegue unir reportagem, com investigação acadêmica e diário de viagem. É um divertido passeio por lugares diferentes do globo, que souberam mesclar criatividade e genialidade. É, sem dúvida, uma leitura muito prazerosa.
"O que é reverenciado em um país será cultivado nele", afinal, "nós temos os gênios que merecemos".

Charly.nunes 05/03/2023

Livro incrível, bem completo nos estudos sobre genialidade, logicamente ele não segue os critério para uma teoria científica, mas é a base para tal. Não só demonstra as questões psicológicas, como históricas, sociais e etc, tudo de forma muito bem colocadana linha de tempo e na formação da pesquisa. De fato um ótimo livro

Sophia.Ferraz 16/01/2021

achei um livro interessante, entretanto os capítulos enormes o tornaram uma leitura lenta e em alguns momentos chata

Prof. 04/12/2022

Será mesmo que os Gênios existem?? Onde poderíamos achá-los? Uma viagem por lugares onde viveram os famosos "gênios". Ótima leitura!

MauricioTiso 26/10/2019

A melhor viagem que já fiz
Eric Weiner literalmente nos leva a viajar com ele na busca de uma receita para a um lugar que possa produzir uma safra de gênios.

Com uma escrita leve, descontraída e muitas vezes engraçadíssima (O primeiro capitulo sobre Veneza é especial nesse sentido), o autor intercala pesquisas e as ideias de grandes pensadores sobre a criatividade, com a experiência e conversa com pessoas que vivem atualmente nos locais onde um dia foram produzidas (No caso do Vale do Silício ainda o é) as ideias que mudaram o Mundo.

O desafio quixotesco (Recentemente li Dom Quixote e não há melhor exemplo) se rende humildemente à força do acaso, ou dos sistemas complexos, nos quais milhares de pequenos fatores moldam o destino dos Homens assim como moldam o humor do clima, em uma enlouquecida e brilhantemente bela dança de sucessão de fatos.

É claro que o Autor faz um afago em nossa razão e sugere uma síntese de três fatores padrões, mas resta claro na leitura que isso é o docinho após o amargo e estimulante café expresso.

Além de absorver um conhecimento profundamente interessante sobre a criatividade e anotar diversos novos livros e autores, o que ficou para mim foi um resumo do que é viver, do que é a força do propósito dentro do grande caos que é a vida, do poder que seu olhar tem sobre as adversidades ao transformá-las em propulsores e não depressores.

O conceito de sorte de Malcolm Gladwell (Sorte = Oportunidade + TRABALHO), do acaso de Nassim Talen e de aleatoriedade de Leonard Mlodinow são muito complementares à esse ideia.

Recomendo à todos que desejem aprofundar seus conhecimentos sobre criatividade e oportunidades.

Daniel Muniz 23/10/2020

Perfeito...
Fiquei fascinado com essa leitura, através de textos e estudos científicos o autor nos leva a viajar com ele através dos tempos e dos lugares onde os gênios nasceram e se fizeram gênios. Atenas, Florença, Edimburgo, Vale do Silício, etc. Cada lugar e época com suas características favoráveis ao nascimento e crescimento desses gênios. Leitura suave e interessante...

sardinha5 05/07/2020

Falei demais, será que o Eric tá orgulhoso?
Qualquer pessoa minimamente próxima a mim sabe que eu sou suspeita para julgar um livro da DarkSide, dependendo da quantidade de erros, eu até posso esquecer que eles existem, entretanto, "Onde nascem os gênios" eu não cheguei nem perto de ter que ativar minha amnésia.

Admito, em um livro de tanta variedade de conhecimentos pode-se chegar a ficar perdido. O autor viaja pelos lugares da história que tiveram maiores incidências de gênios, da filosofia, arte, música, ciência, assim por diante, em uma mesma época. Em um início em Atenas, até a conclusão no Vale do Silício, na Califórnia, a quantidade de pesquisas, entrevistas, declarações, entre outros, me deixou, pessoalmente, maravilhada. Marcando uma viagem para Edimburgo para depois da quarentena,... se eu sobreviver... fiquem em casa, pelo amor de deus.

Não vou pagar pau só, tantas coisas são ditas que com 30 páginas, lá estava eu com a impressão de que li 200. Então, mesmo para mim que me considero uma leitora ágil, demorei uns 2 meses para ler as 352. Marquei sim, com lápis, obviamente (não me deserdem), muitas partes e leria, com certeza absoluta, de novo, para aprofundar mais ainda o que é dito.
~~~~~~~~~~
Agora, para quem não gosta de saber partes do livro, esse não é o momento. Mas relaxa, não tem spoiler, não que eu pudesse dar spoiler sobre isso, né? O quê? Você não sabia que o Vale do Silício era na Califórnia? Kct, foi mal...

Enfim, atire a primeira pedra quem nunca quis ser um gênio, ter seu nome marcado na história, realmente fazer alguma diferença, infelizmente, ou não, é algo que assola a psique de muita gente. Mas, sinceramente, ruim não é, ativar a criatividade ou a vontade de deixar de ser inútil, pode ser esclarecedor e esse livro pode ajudar nisto. Mesmo assim, não crie uma ansiedade em torno de ser importante, nem todo mundo é um gênio (queria ser mas paciência) não se cobre sobre isso, porém, como sempre, a curiosidade vai de encontro a ignorância.

Com declarações como: a inveja pode ajudar você a ser um gênio, assim como o álcool, ou perder um parente próximo, "Onde nascem os gênios" vai te levar um pouco mais a fundo na cabeça desses nomes da história. (Essas partes foram claramente tiradas de contexto, leia o livro para saber mais ;) )

Em uma declaração final, para o autor, os Três Ds para atribuir um lugar a desenvolver gênios são: desordem, diversidade, discernimento. Brasil, 66,666...% completo, agora só mais uns séculos para atingir nossos gênios, vejo vocês lá.