Vamos Comprar um Poeta

Vamos Comprar um Poeta Afonso Cruz

Resenhas - VAMOS COMPRAR UM POETA

Madu 15/04/2024

Me surpreendi
No início eu não gostei mto da forma como o livro começou, me senti incomodada com a forma que o livro estava escrito, mas depois de um tempo tudo começou a fazer sentido e aí o livro se tornou mto incrível

Luísa 14/04/2024

Ótimo livro para um dia nublado
Esse livro é sensacional, curto e divertido. Uma leitura super rápida, para te tirar do tédio. Adorei as críticas subentendidas, ri em vários momentos. Uma história singela de como a cultura está em todo lugar e afeta qualquer coisa. Sinceramente, gostaria que fosse mais longo.

pslover_ 12/04/2024

Crítico e poético.
Esta é uma daquelas história belas e delicada que nos faz refletir sobre o utilitarismo e o papel da arte nas nossas vidas, exploração divertida da necessidade capitalista de tudo precisar ser útil ou lucrativo, achei uma vibe Admirável Mundo Novo.

Como já cantava ?Titãs?, ?a gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte!?

Mika 08/04/2024

Um livro curto para ser relido várias vezes
Um livro curto, com a escrita um pouco complexa, por vezes engraçado e com uma mensagem muito importante: sobre o valor (não quantificável e quantificável) das coisas simplesmente vistas como "inúteis". A arte e a cultura são muito mais do que uma fuga da realidade, é o que nós, humanos, temos de mais bonito, poderoso e transformador.

" Tenho milhas a percorrer antes de dormir"

E na real, essa lógica capitalista de consumo, é muito mais movida por poesia e cultura, do que qualquer outra coisa, afinal os consumidores são APENAS humanos, todo mundo sente vergonha, medo, alegria, orgulho, ciúmes, amor, inveja etc.

ratão 08/04/2024

Espinafre
Uma leitura doce, com linguagem simples e ao mesmo tempo crítica. Uma crítica no qual provavelmente foi infiltrada na nossa sociedade de uma maneira que acho difícil sua reversão, a desvalorização da arte.
O livro também aborda questões como o senso empático e questões sentimentais no geral, muito bom.

Sylvia 08/04/2024

Superou a expectativa
Esse livro tem uma narrativa diferente, no começo é até difícil entender bem, mas conforme a leitura avança você é surpreendido com a importância do tema que ele aborda, nos faz refletir muito sobre nossa sociedade consumista e sobre o valor da cultura, esse foi com certeza um achado, vale a leitura

fernanda3012 07/04/2024

Até que gostei
Sendo bem sincera, estava esperando que esse livro fosse ser bem ruim e inútil (quem entendeu, entendeu)
Gostei mto de ele escrever uma obra sobre os pontos que ele quis abordar e, no final, ter seus embasamentos, motivos e explicação do pq ele achou importante essa obra, além da explicação dizer a moral do livro.
E, se formos refletir, a nossa realidade está cada vez mais próxima da do livro. A hiper valorização da matemática, e a desvalorização da arte, por ser- várias vezes- considerada inútil. Indico bastante

"A verdade salva-nos,[...] mas a ficção também."
Isadora 07/04/2024minha estante
Eu achei bem inútil mesmo ?, mas divou na resenhaa

fernanda3012 07/04/2024minha estante
KAKAKSKSKDKDKD, DIVAAA

Júlia 04/04/2024

Vamos comprar um poeta
O livro consegue tratar de assuntos importantíssimos de forma leve, sendo uma distopia que te prende, uma vez que tem que você constantemente tem que fazer o exercício de imaginar como realmente seria o mundo sem poesia.

rafa_._cardoso 02/04/2024

Curta e boa distopia
Esse livro do escritor português Afonso Cruz nos leva para uma distopia onde o utilitarismo e a medição numérica são as normas. Nessa sociedade, as famílias têm artistas como pets, tudo é medido, metrificado, analisado... e tudo é patrocinado por empresas (tudo mesmo, desde móveis, a roupas).

A história gira em torno de uma família, com foco na menina dessa família, que pede ao pai para comprar um poeta.

A leitura é leve e com tom de humor, mas que faz refletir sobre o utilitarismo e o papel da arte e cultura em um mundo onde tudo é mensurado e avaliado por sua utilidade e lucratividade.

Com poucas páginas, o livro é muito bom em trazer sensibilidade e observações sobre a valorização da arte e da cultura como um todo.

Bruna França 01/04/2024

Não é meu tipo de leitura. Achei desinteressante, cansativo, estava com grandes expectativas, não gostei.

P.mateuss 01/04/2024

Um livro bem curtinho, que mal dá pra sentir, mas que cumpre muito bem o que se propõe. Ele escancara de forma cômica alguns dos motivos para a importância da poesia, arte e sensibilidade de modo geral em nossas vidas. Bacaninha.

Isadora 29/03/2024

Muito ruim
Esperava que esse livro fosse uma coisa, mas se mostrou outra. O único fato que fez o livro ter uma nota um pouco mais alta do que merecia é a leitura se muito fluida e se pararmos para ler ele inteiro, demora 1h30 no máximo.

A história é sobre uma sociedade totalmente metódica, tudo é definido por números e até mesmo as pessoas não têm nomes e, sim, números no lugar.

Imaginei que teríamos uma crítica social pela sociedade ser definida por números.
Achei nada a ver o fato de mencionar a compra de um poeta no meio dessa sociedade maluca.

Não recomendaria esse livro. Perdi meu tempo nele ?

Claudia 28/03/2024

UMA JANELA PARA O MAR
?Não é todos os dias que o mundo se organiza num poema?, disse Wallace Stevens, mas todos os dias tentamos fazer com que alguns poemas se tornem mundo.?

A importância da poesia ilustrada em uma fábula. ??

Nathalia 24/03/2024

Um livro curto mais que contem poesia e crítica ao utilitarismo. O autor usa analogias muito bacanas para criticar uma sociedade em q vale mais ter do que ser e como a poesia cria uma rachadura num mundo frio de ideias racionais e ?úteis?

Carla513 18/03/2024

Vamos comprar um poeta
Apesar de um pouco complexo nos traz reflexões acerca do que realmente importa na vida, nos fazendo entender o contraste entre a valorização de bens materiais e os bens que não são valorados em cifras.