A Mentira

A Mentira Nora Roberts

Resenhas - A mentira

Sueli 28/10/2016

Vou Para Rendezvous Ridge!
Cada leitor tem suas próprias idiossincrasias e uma das minhas é a conexão instantânea com a narrativa de Nora Roberts. Não há estranhamento, necessidade de adaptação à narrativa e nem ajustar meus “flaps” para voar nas asas de seus romances.
Mas, percebo que cada vez mais Nora Roberts quer falar sobre sentimentos familiares que ela domina como nenhuma outra autora do seu gênero literário. Acredito que a paixão por seus filhos, noras e netos esteja, cobrindo uma de minhas autoras favoritas, com cobertas quentinhas, confortáveis e muito difíceis de serem abandonadas, então, em “A Mentira”, Roberts capricha e nos deixa com água na boca ao nos apresentar personagens adoráveis e, imagino eu, muito próximas do seu próprio universo.
Eu tenho uma paixão bem mais antiga por outra Nora... A Nora Ephron. Tudo isso bem antes de saber que ela era produtora, roteirista, diretora, e sei lá mais o quê, de vários filmes que eu amo, como por exemplo: Sintonia de Amor, Mensagem Para você, Harry e Sally, e vários outros. E, por pura coincidência, outro dia assisti a um documentário, escrito, dirigido e produzido por seu filho, cujo título é – Nora Ephron, Tudo É Cópia.
E, sim, ela, Nora Ephron, acreditava piamente nas palavras de sua mãe, quando esta dizia que tudo é cópia, o que fez com que os roteiros da família Ephron tivessem vários diálogos de suas próprias vidas.
Um dos maiores sucessos de Nora Ephron foi baseado em uma das experiências mais traumáticas que uma mulher pode ter na vida – ela descobriu a traição de seu marido, um jornalista superfamoso, quando estava grávida do segundo filho deles.
E, o que esta mulher falida, destruída moral, física e publicamente, fez? Publicou o maior sucesso editorial da época! Ela deu a volta por cima em grande estilo! E, você pensa que o livro é um drama lacrimoso? Nada disso! Você chora de rir o tempo todo... Ela ganhou rios de dinheiro e ele, o marido, chafurdou na lama.
Ela vendeu o livro para ser adaptado para cinema, que foi outro grande sucesso, com a Merryl Streep e o Jack Nicholson. E, caso você fique interessado, o nome do livro é “O Amor É Fogo”.
Mas, porque eu falei isso tudo? Apenas para exemplificar que quanto mais autoral, mais o livro mexe comigo. Adoro sentir a emoção verdadeira estampada nas palavras escritas.
Agora, um pouquinho mais de “A Mentira”. ;)
Callie Rose é a garotinha mais esperta e sedutora que já vi e sua mãe, a sofrida Shelby, a ruiva que tirou o fôlego Grif, não fica atrás.
São quatro gerações de ruivas batalhadoras – Violet, Ada Mae, Shelby e Callie.
O que me deixou com a leve sensação de já ter conhecido essas mulheres incríveis antes. E, a cada página que eu lia, mais eu me lembrava de outro de meus filmes prediletos – Flores de Aço, de 1989. Uma adaptação da peça escrita por Robert Harling.
Até mesmo as características físicas da Shelby, do presente romance, combinam com o tipo físico de Julia Roberts, cuja personagem chamava-se igualmente Shelby.
Além disso, muitas cenas do livro são passadas no salão de cabeleireiro fundado por sua avó, Violet e situado no condado de Rendezvous Ridge, Tenesse, para onde Shelby vai, em busca de abrigo, paz e amor. Embora, o salão do filme seja dirigido por Dolly Parton, que não era parente da Shelby :D – simplesmente, maravilhosa! Aliás todo o elenco...
Roberts nos brinda com uma trilha sonora de primeiríssima qualidade, começando com hits antigos e muito bluegrass, que adoro!
Aí, você me pergunta: A história é boa?
A história é ótima! Tem drama, humor – do tipo crianças, família, comida, cachorros, amizade, etc., suspense, um antagonista mau que nem o Pica-pau... Então, é Nora Roberts no terreno que ela domina como ninguém, onde ela não erra de maneira nenhuma.
A meu ver, o único senão é que o livro acabou muito rápido! E, se você entende do que estou falando, sabe que quando um leitor gosta de um livro, ele poderia ter no mínimo umas 800 páginas!
Leitura imperdível! E, só não dei 5 estrelas porque eu queria mais! :/
Renata 28/10/2016minha estante
Sueli também amei esse livro! O tipo de livro que nos faz ter vontade de viver naquela cidade e ser amiga dos personagens haha

Sueli 30/10/2016minha estante
Renata, eu adoraria conhecer a família Pomeroy e ser amiga deles! ;)
bjks

Laura 01/11/2016minha estante
Sueli! Fiquei curiosa.

Sueli 02/11/2016minha estante
Laura, alguns de meus amigos não gostam muito de Nora Roberts, mas eu tenho um enorme carinho por ela... Eu gosto até mesmo dos livros que não são bons, então, por favor, tenha em conta essa minha preferência, caso você não curta tanto esse romance quanto eu, ok? ;)

Fran.Zi. 03/11/2016minha estante
Sueli, linda a sua resenha, muito rica de detalhes, amei :)

Sueli 04/11/2016minha estante
Obrigada, Franz.
Na verdade, não é bem uma resenha, é mais uma declaração de amor pelas "Noras" que eu admiro.
Volte sempre, ok?
Bom fim de semana!

Fran.Zi. 05/11/2016minha estante
Linda a sua declaração : )
Obrigada, para voce também, um ótimo domingo!

Sueli 06/11/2016minha estante
Beijão, Franz!

Silvana Barbosa 19/05/2017minha estante
Sueli, amo suas resenhas.

Fabricy 29/06/2017minha estante
Adoro suas resenhas!!! Me faz querer ler todos! Um dia chego lá!!!!
Bjo grande!

Flaveth 19/12/2017minha estante
To aqui me decidindo qual ebook da NR eu compro e já me decidi: será este. Resenha maravilhosa. Saudade de tú. Feliz natal amiga!

Sueli 20/12/2017minha estante
Flaveth, minha querida! Saudades também!
Puxa, tomara que você goste do livro tanto quanto eu... Afinal, você sabe, né? Eu amo de paixão a Nora Roberts, então, todos os pecados serão perdoados ;)
Embora, eu esteja detestando a Trilogia A Sina do Sete! Mas, leve em conta que eu não suporto temas sobrenaturais, mas vou em frente, afinal já li os outros dois...
Feliz Natal para você e sua família, queridona!
Bjks

Flaveth 22/12/2017minha estante
Querida. Apesar de ter gostado do livro, mas ainda acho q tem melhores. E eu tb nao gosto muito dos livros da Nora sobrenaturais. Bjokaaaaa

Sueli 23/12/2017minha estante
Feliz natal, queridona!
Bjssssss

Fáti Fah 18/03/2020

Amei
Sempre e bom lê um livro da Nora ?

Iza 05/03/2020

"[...]Amo a pessoa que você é. Talvez tenha sido a raiva e o medo que deixaram tudo mais às claras. Mas está claro[...]"

Que leitura boa!!! Nora não deixa a desejar.

Pretenses 05/12/2016

A Mentira
Gente a Nora é realmente fantástica, eu ainda me surpreendo com a capacidade dela de escrever histórias tão maravilhosas, estes últimos livros lançados pela Bertrand tem acabado com meu sono literalmente... rsrsrsrs, afinal como posso ir dormir sem ter chegado ao final da história. Li este livro em uma noite e já tive que escrever sobre ele. Apaixonei-me. Nunca me senti tanto na pele de um personagem a ponto de conseguir sentir o mesmo que ela como neste livro. É fato que a Nora tem uns elementos que são básicos em todas as suas histórias, porém isto só faz ligação da história com a autora, seus gostos e preferências, nunca uma história da Nora é igual à oura, mesmo abordando um tema parecido, não se engane, você sempre irá se surpreender.
Quer saber mais? Leia no blog Pretenses!

site: https://blogpretenses.blogspot.com.br/2016/12/resenha-mentira.html

Amanda Bonfim 31/10/2020

Uma história comovente! Mostra como a ganância pode destruir uma vida, mas também mostra o amor, o carinho e o cuidado, que são como um remédio para tudo o que há de ruim.
Shelby é uma personagem incrível e traz muitas lições para o leitor. Ensina que antes de tomarmos qualquer decisão é melhor pensarmos bem antes, pois agir por impulso não é o melhor caminho.
Planejar, estudar e pensar muito é o segredo para um plano bem sucedido.
Assim como dar a volta por cima dos obstáculos da vida, permite-se ser feliz e valorizar a família. Estes e tantos outros ensinamentos pude aprender ao ler a obra.
Recomendo ao público jovem adulto!

Quezia 24/10/2020

A mentira
Esse livro fala sobre shelby uma mulher que foi embora da sua casa para casar com richard nesse periodo ela engravidou tempos depois richard acaba morrendo agora shelby tem que lidar com as dividas que seu marido a deixou ela acaba descobrindo que sua vida fora uma mentira e que richard mentiu esse tempo todo agora com uma filha shelby volta para sua cidade natal agora morando com seus pais e reunida novamente con sua familia ela tem que arrumar um emprego cuidar da filha e pagar as dividas nesse periodo vemos shelby começa a trabalha no salao de beleza de sua vo e nas sextas ela canta num bar para conseguir pagar as dividas que seu marido falecido a deixou
tambem veremos vários acontecimentos bombasticos ao voltar para sua cidade ela tenta fazer as pazes com sua amiga emma kate e acaba conhecendo o amigo do namorado de emma kate griffin que vive um lindo romance com shelby.
Shelby tem um irmão que e policia chamado forest que descobre varias coisas sobre o falecido marido de shelby esse livro e incrível envolvente e cheio de misterios

Cora 09/01/2020

Li o meu primeiro livro da Nora Roberts aos 15 anos. Foi amor a primeira vista, fiquei tão obcecada com as histórias dela que li todos os 60 livros dela disponíveis na biblioteca. Ela me estragou para a maioria dos romances adolescentes, porque eram bobos demais se comparados a narrativa complexa, com personagens femininas sempre tão fortes e tão reais. Eu cresci com elas, amadureci com elas nesses oito anos que passaram desde o primeiro livro. A Mentira foi um reencontro. Fazia algum tempo desde que não lia mais nada da autora, apesar de nunca ter largado os romances. E preciso dizer que esse reencontro reviveu uma parte minha que eu tinha esquecido, uma parte sonhadora daquela menina que eu era quando li aquele primeiro livro. Eu era uma criança e agora sou uma mulher adulta, casada, mais velha do que Shelby no começo da história. Foi uma sensação diferente, mas quase arrebatadora, compreender a dor dela ao descobrir todos os segredos do homem com que ela compartilhou quase 5 anos da sua vida, com quem compartilhou seu corpo, sua vida, com quem teve uma filha. O medo dela de confiar no amor, em si mesma, depois de todo abuso que sofreu dentro de uma relacionamento tóxico e abusivo que a afastou de tudo e todos que amava. Eu entendo isso. Entendo porque A Mentira não é um livro sobre um casal que se apaixona e faz sexo. É sobre reencontrar a si mesmo. É sobre a vida. Tão profundo que não levaram nem 3 páginas para eu estar completamente submersa, desesperada para saber como terminaria porque, ainda que seja tão real, tão próximo de mim, Nora sempre deu a suas personagens finais felizes, como se para nos dizer que sempre, sempre haverá luz no fim do túnel, esperança depois do sofrimento.
A Mentira é um livro que eu recomendo para pessoas maduras. Para mulheres feridas que estão procurando seu caminho de volta ou que já o encontraram. Como Shelby e Cellie.
5 estrelas é pouco para a maravilha que é essa história. Todo meu amor a Nora e as suas obras

Grasielle 08/03/2017

"Romance romântico" demais...
Adoro Nora Roberts, mas esse lado chick lit dela chega a deixar as páginas de qualquer livro dissolvendo de tanta melação. Mulheres que gostam de romances bem dramáticos com diálogos super carinhosos típicos de conto de fadas, vão adorar este livro. Não é bem meu caso, que gosto mais de romances "frios", sem finais felizes... Aqui tudo gira em torno de Shelby e sua família super perfeita com um galã perfeito e ambiente perfeito. O que quebra toda essa perfeição é Richard, seu ex-marido defunto. O início do livro me deixou empolgadíssima pois imaginei a personagem chegando ao fundo do poço e torcendo para a reviravolta de uma forma mais "vingativa"... que nada. Enfim, diálogos entre pessoas do interior sem muitas perspectivas, comoção demais por acontecimentos supérfluos, vida em família, vizinhos, filhos e casamentos. Tudo bem meloso pra quem ainda acredita em amor a primeira vista, casamento perfeito e casa cheia de filhos com todo mundo sorrindo ao redor e de quebra um gordo e fifo Totó. É perfeição demais! ? Agora vou ali tomar uma dose de Lee Child para desintoxicar um pouco. ???
Rocelma 21/03/2017minha estante
undefined

vivi 27/03/2017minha estante
Nossa eu tn pensei a msm coisa!!! Esperava outra coisa, me decepcionei mt!

GiGi 28/03/2020

Gostei muito queria q fosse mais longo

Sthefanie.Almeida 06/06/2021

Sensacional
Nora Roberts nunca decepciona.
Umas das minhas autoras favoritas, e não falha jamais. Nesse livro encontramos romance, mistério, drama, tudo que nós amamos.

Esmeralda @witchesme 05/01/2017

A mentira
É muito bom para quem gosta de suspense e romance junto e para quem gosta de sonhar! !

Suellen vieira 20/10/2020

A MENTIRA
O que fazemos quando descobrimos que a nossa vida e uma mentira, que tudo aquilo que vivemos, que tudo aquilo que achamos que era certo, que era normal, na realidade não é, vivemos na realidade uma mentira?
E isso que conta esse livro Shelb ficou viuva a pouco tempo e ao invés de apenas curtir o luto, a sua vida vira de cabeça para baixo, ao descobrir verdades sobre o seu casamento e mais especificamente sobre seu marido Richard e a parti dessas descobertas tenta recomeçar a viver em sua cidade natal.
Um livro com personagens incríveis como a própria Shelb, a sua filha Callie e Griff, com uma história que nos ensina como superáramos problemas dificuldade e um livro que também traz uma reviravolta muito bem construída.

yasmine 21/06/2020

Mais um da Nora em que o final foi esperado, porém o desenvolvimento do casal e a relação entre os familiares foi gostoso de ler, e é isso que eu gosto em relação aos livros dela. Recomendo!!

Hester 10/03/2018

Definitivamente não sou fã da Nora Roberts e obviamente não gostei do livro. Comprei num impulso de uma super oferta. Quanto clichê, propaganda e encheção de linguiça. Li todo para aprender não ser consumista. :-((((
Alcione 10/03/2018minha estante
Tentei dois e não deu não é meu estilo de leitura.

Hester 10/03/2018minha estante
Ótimo que achei alguém com a mesma opinião. Quando digo que não gosto as pessoas acham estranho.

Alcione 10/03/2018minha estante
Que me perdoem mas eu acho o estilo dela bastante Raso.

Hester 10/03/2018minha estante
Concordo plenamente.

Alcione 10/03/2018minha estante
Rsrsrs talvez até me castiguem por isso,mas prefiro as histórias mais densas.

Lorena 11/03/2018minha estante
kkkkkk também estou no time. Eu meio que fujo dos livros dela. Acho os romances dela irritantes. Os caras são super ogros e as mulheres muito bobocas. Não dá pra mim.

Alcione 11/03/2018minha estante
Amo protagonistas fortes mocinhas independentes e maduras e homens normais não Super Homens nem dependentes demais que precisam ser consertados.

Hester 11/03/2018minha estante
Concordo Alcione. Mocinhos para mim devem ser machões, durões, protetores, sensíveis. O que mais detesto é mocinha teimosa e tonta. Bahh!!!!

Alcione 11/03/2018minha estante
Acho que os livros valem tanto quanto à Vida e ali o que eu vejo em um casal é um ao lado do outro e gosto quando as tramas tem isso como pano de fundo.

Marina 21/06/2018minha estante
Nossa rsrs nunca li nada dela e comprei o livro, pois sempre vi muita coisa dessa autora e fiquei curiosa.... bim vamos lá.... começar a ler para ter minhas impressões

Alcione 21/06/2018minha estante
Eu não curto o estilo dela. Tentei alguns e não deu.

Hester 21/06/2018minha estante
Bem Marina, quem ama, ama. Quem detesta, detesta. :-)).
Depois nos conte em que lado está. ;-)

Marina 22/06/2018minha estante
Pode deixar

Marina 22/06/2018minha estante
null

Marina 10/07/2018minha estante
Alcione e Hester...terminei a leitura... achei fraquinha, muito previsível final de novela rsrrsrs prefiro continuar lendo Lucinda Riley, Kristin Hannah e qdo quero uma leitura bem gostosinha vou para Julia Quinn. Valeu o toque meninas!! Boa leitura, sempre bjs

Alcione 10/07/2018minha estante
Marina,querida. Também amo muito essas escritoras aí. Particularmente amo romances mais densos.

Hester 11/07/2018minha estante
Bem Marina, eu adoro romances, mas algumas autoras não conseguem me fisgar. E Nora Roberts é uma delas. As outras, às vezes. Tudo depende do bom tempero.

Fabi 01/06/2018

VALE CADA PÁGINA
Tem autora que após você ler apenas um livro, quer ler outras obras dela. Isso foi o que aconteceu, comigo após ter lido A obsessão. Amei de cara a escrita cheia de suspense e com aquela pitada de romance.
E o mocinho também nem tem o que reclamar né? Como não gostar dos mocinhos retratados? Impossível!
Neste livro, temos como personagem principal Shelby Foxworth, 24 anos, que se encontra viúva, com uma filha para criar e dívidas para pagar. Seu marido morreu e a deixou endividada. Acha isso pouco? Ah tem muito mais. A pessoa com quem Shelby era casada, não era quem ela pensava que fosse. Ele era um mentiroso, que a enganou durante esse tempo todo. Ao passar dos dias, ela vai descobrindo coisas cada vez piores sobre o homem com quem ela viveu durante cinco anos.
Nossa protagonista não viveu um casamento feliz durante este tempo. Seu marido fazia com que ela se sentisse sempre pra baixo, burra e sem utilidade. Ela não podia visitar sua família porque ele não deixava. Shelby sofreu calada por todo este tempo, sem poder pedir ajuda a ninguém.
Mesmo com tantas dívidas para pagar, ela não se entrega a decepção. Ela corre atrás vendendo tudo que pode para quitar as contas. Assim, ela mostra para si mesma, que é sim inteligente e que sabe se virar sozinha. Tudo o que Richard dizia que ela não era e nem poderia ser.
Depois de vender tudo que podia, Shelby decide voltar à cidade onde ela morava. Rever seus pais, familiares e seus amigos que ela deixou para trás. E também tentar uma nova vida melhor. Romance é a última coisa que ela quer no momento.
Griffin Lott, um empreiteiro bem-sucedido está determinado a conquista-la. Ele a acha bonita e atraente e desde que a vê a quer para si. O cara é família, tem bom-humor e lindos olhos verdes. Logo de cara, Griff se vê encantado pela filha de três anos de Shelby: Callie. Ele é um amor com a menina. As cenas que ele está com a criança são muito fofas! Como não gostar deste cara?
O que mais Shelby quer, é esquecer o passado. Entretanto isso acaba se tornando difícil, quando certos acontecimentos veem à tona.
Bem, já que declarei meu amor por mais um mocinho literário da Nora Roberts, vou falar de mais uma coisa que gostei neste livro. Shelby é muito próxima de sua família. Sua avó e sua mãe são mulheres fortes e vemos como ela herdou isso delas. Foi muito agradável também de ler, quando a família dela se reúne. Aquele clima gostoso de união que só uma família que se ama tem.
E como não se sentir com vontade de visitar o salão da avó de Shelby? Ahhh me senti dentro do livro nesses momentos. =)
A surpresa que tem nos últimos capítulos já desconfiava. Todavia isso para mim não desvalorizou o livro.
Gente corre adicionar este livro! São 489 páginas que recomendo sem duvidar. Bora ler!
Jamylle 05/06/2018minha estante
Menina, já comecei umas 5 vezes e não consigo continuar.. acho q tenho que me aprofundar mais.. acho que agora vai rsrs

Fabi 06/06/2018minha estante
Ah de uma chance sim. A escrita da Nora demora um pouquinho p/ te pegar, mas qd pega a escrita flui.

Carol 24/02/2021minha estante
Quero ler!
A obsessão foi o primeiro dela que li
Depois fiquei "obcecada" e li um monte
Estou lendo a testemunha e adorando