A Grande Ilusão

A Grande Ilusão Norman Angell

Resenhas - A Grande Ilusão

Marhina 22/12/2014

A grande Ilusão
Norman Angell nesta obra nos explana o porquê das guerras serem fúteis refutando esses conceitos, principalmente, por meio trechos de obras de autores com ideias contrárias buscando alternativas para a solução dos conflitos, ele apresenta os dois lados da moeda, uma característica que é perceptível nas obras sobre interdependência (mesmo que o autor não faça parte dos pensadores de corrente, certamente Norman os influenciou). Apesar de ter inclinações pacifistas o autor não deixa o seu texto ofuscar suas ideologias, não ignorando as circunstâncias sob as quais o mundo vivia naquela época. É interessante notar a época na qual o autor produziu o livro antecedia a primeira guerra mundial, os embates entre as principais nações estavam fervorosos. Norman não acreditava que viesse a ocorrer um conflito entre essas nações, por isso suas declarações sobre a inutilidade da guerra são mal entendidas, muitos entenderam como se as guerras fossem impossíveis quando ele sempre reitera a ideia que só trazem malefícios as nações envolvidas e uma tendência a resolver conflitos por meio do diálogo.

Hildeberto 25/08/2010

A grande realidade
A grande Ilusão, de Angel é um livro de primordial importância, seja você estudante de Relações Internacionais ou não. O livro trata de um assunto que infelizmente continua pertinente nos dias atuais: a guerra. É uma poderosa crítica a ela e uma vigorosa defesa da paz, usando argumento lógicos e não sentimentalismo com que os ditos pacifistas defendem sua causa. Todas as pessoas deveria ler essa obra, pois ela é básica, ela trata de um assunto que compete a todos. O livro foi e é muito criticado porque suas algumas de suas predições mostraram-se falsas. Mas falsas foram porque nós continuamos a agir sem racionalidade, sem motivo. O livro nunca será ultrapassado se for lido no dominio da razão a qual ainda não conseguimos alcançar. Tão importante obra, com linguagem acessível, está disponível no site da FUNAG gratuitamente. Não há desculpa para não le-lo.