Eu Estou Aqui

Eu Estou Aqui Clélie Avit

Resenhas - Eu estou aqui

Daniella 01/08/2020

Que livro perfeito.
Eu admito que achei as conversas um pouco rasas e em alguns momentos parecia que eu estava lendo uma fanfic não muito bem feita, mas de repente... Eu não consegui soltar esse livro, gente. Eu devorei ele em horas. Meu coração faltou sair pela boca em determinados momentos.
Aqui temos algo como “Se fosse verdade”, aquele filme que vivia passando na Temperatura Máxima haha. A garota em coma e o cara que ver o espírito dela e eles se apaixonam, mas gente, nesse livro é bem mais complicado, não existe espírito que se comunica com o mocinho.
A narração intercala entre o Thibault e a Elsa. A Elsa está em coma há alguns meses e há algumas semanas recuperou a consciência, mas ela não consegue se mexer, apenas sua audição voltou. Thibault entrou no quarto dela por engano e ao vê-la ali sozinha e descobrir que está em coma faz a coisa mais sensata que é se sentar na cadeira de visitante ao lado dela e tira um cochilo haha... E dai ele começa a falar com ela e ela a ouvi-lo. Ah, gente, que história. Sério, fortes emoções. Não recomendo se não tiver coração forte.
Termino aqui com a frase inicial:
Que livro perfeito.
Maria 25/09/2020minha estante
O livro é realmente perfeito ,queria que tivesse uma continuação !

Daniella 25/09/2020minha estante
Sim. Eu também. ?

Rafa.Meyer 04/07/2021

livro mediano na minha opinião, achei fofo, mas em algumas partes eu imaginava o quanto seria estranho e um pouco problemático se isso realmente acontecesse (tipo o cara real se apaixonou por uma mulher que estava em coma, ele beijou e dormiu com ela, consequentemente sem a permissão dela mas ok sei que é ficção kkkkk) e fiquei um pouco decepcionada com o final, pois não sou fã de finais abertos.

cris.leal 12/07/2020

Muito amor por uma garota em coma...
Elsa pratica montanhismo e machucou-se seriamente quando foi arrastada e soterrada por uma avalanche de neve. Ela está no hospital em coma há 5 meses e há 1 mês e meio está consciente, mas ninguém que cuida dela se deu conta disso. Continua em estado vegetativo, mas a memória e a audição estão perfeitas. Thibault trabalha com ecologia e está atravessando uma fase difícil na vida, foi abandonado pela namorada e seu irmão está no hospital porque se envolveu em um acidente de trânsito gravíssimo. Em um dia de visita ao irmão, Thibault entra no quarto errado do hospital e encontra Elsa.

A partir daí, ele passa a visitá-la sempre que possível e acaba se apegando a ela. Obstinado, Thibault acredita na recuperação de Elsa. Apesar do corpo inerte, acredita que ela está sempre presente, que o escuta e que vai acordar. Como a história é contada pelos dois, quando Elsa se manifesta ficamos sabendo o que se passa pela sua cabeça, o quanto ela está ciente da presença de Thibault e o quanto ele a faz querer despertar a qualquer custo. Por outro lado, também ficamos conhecendo o seu desespero ao ouvir médicos e familiares sem esperança na sua recuperação.

Thibault e Elsa são sensíveis e a história deles tem uma força impressionante. Mostra a importância de se ouvir o instinto, seguir o coração e acreditar no poder do amor. Mesmo previsível, o final sacudiu o meu coração. Pena que a história não se estendeu, porque eu adoraria saber mais.

site: https://www.newsdacris.com.br/2020/07/resenha-eu-estou-aqui-de-clelie-avit.html

Glaucia 11/08/2020

O único ponto negativo e que ,ele e muito curtinho.
Eu amei demais ,ver o amor que aconteceu entre os dois,o único triste e o livro ser tão pequeno,como eu queria mais de Elsa,e Thibault.

Angelucia.Souza 05/07/2022

Achei o livro bem razoável, no meu ponto de vista ele deveria ser um pouco mais desenvolvido, achei que algumas pontas ficaram solta. Para um livro curtinho, com pouco mais de 180 páginas, acho que dava para elaborar mais esse enredo.

Clarice 20/11/2020

Eu pude estar lá
• Já tenderam em acreditar que existe uma possibilidade de gostar de alguém que não conhece direito? Não sabe nada sobre ela, apenas simplesmente apareceu em sua vida. E se não só gostar, mas passar a amar?

• "Eu Estou Aqui" veio para nos mostrar como uma pessoa pode impactar na vida de outra somente por acreditar. Acreditar, essa é a palavra chave aqui.

• Até por ser esse o princípio da história, por ser inspirada na frase de Marcel Pragnol: “Todo mundo pensava que era impossível. Veio um imbecil que não sabia disso e fez.”.

• Vamos conhecer o Thibault, um homem que o irmão causou um acidente, no qual duas adolescentes morreram e ele se encontra hospitalizado.

• Por isso Thibault todas as quartas feiras leva sua mãe ao hospital para as visitas. Só que ele não consegue encarar o irmão. Então em um desses momentos de hesitação, erra a porta da rota de fuga e acaba entrando no quarto 52.

• Nele se encontra Elsa, uma jovem em estado de coma. Isso já tem 5 meses. Porém o que não sabem é que ela consegue ouvir tudo à sua volta.

• A partir do momento em que ele adentra esse lugar desconhecido, sente uma conexão inexplicável com essa mulher. Diante disso, passa a frequentar o quarto todas as vezes possíveis e algo começa a se desenvolver entre eles.

• Os capítulos são narrados intercalados pelos dois. O que deixou muito mais gostoso a história, porque conseguimos entender como está o conflito de sentimentos de cada um.

• Eu senti ser mais como um conto, do que como de fato um livro. Pois a história é bem direcionada e curta. Mas não se enganem, encontramos várias reviravoltas e muitas delas de despedaçar o coração.

• A parte mais gostosa é poder acompanhar a Elsa na construção desse vínculo. Ela estava precisando de forças, de acreditar em uma esperança, já que todos em torno dela não sabiam como lidar com sua situação. Quando Thibault aparece em sua vida, é como se ela pudesse realmente ter crença outra vez.

• A forma como a autora foi entrelaçando essas vidas foi sensacional. É uma escritora francesa! Ou seja, fiquei muito surpresa e mais empolgada ainda para conhecer a história.

• Com muita neve e emoção, nós acompanhamos a luta de Elsa para sair do como e Thibault em sua luta para perdoar seu irmão e recuperar a crença em montar uma família, depois de um divorcio complicado.

• Fiquei com muita vontade de quero mais e saber como se desenvolveria tudo depois do final extremamente desesperador.

• A escrita da Clélie é super gostosa, totalmente simples e despojada. Se está querendo ler algo mais rapidinho e de encher o coração, então irá se encantar completamente por “Eu estou aqui.”

CPF1964 03/07/2021

Opinião
Primeiro livro que leio da autora.

Um livro com uma escrita muito fluída e sensível.

Ótimo para curar ressaca literária.

Maria.Alice 09/04/2021

Não foi o que eu esperava. O romance dos protagonistas foi pouco desenvolvido. Os diálogos foram bem rasos e também teve atitudes que eu achei bem estranhas no livro. Na minha opinião tinha que ter mais emoção pois o livro estava muito arrastado.
Mas, no fim das contas deu pra suportar.
Sassa 09/04/2021minha estante
essa história é bem superficialzinha mesmo e é uma pena porque a premissa é intrigante..

Thaise 22/05/2020

TÃO INTENSO
"Voamos lado a lado, só que não escolhemos a mesma pista para aterrissar".

Comecei o livro sabendo muito bem aonde estava mergulhando, só não sabia que ia mergulhar tão a fundo assim.
Elsa é uma geóloga ela escala as maiores montanhas delineando todo o seu percurso, e digo que "ela é", porque mesmo depois do acidente que a fez ficar em coma, ela está viva, e escuta tudo a todo o tempo, inclusive Thibault.
Thibault está sufocado, pelo hospital, pelo seu irmão, pela sua mãe, mas principalmente pelo seu irmão, aquele cara que matou duas meninas porque dirigiu enquanto ainda bêbado, então se esconde no quarto de Elsa.
O livro conseguiu me prender de uma forma que eu não esperava, foi tão simples a conexão que eles desencadearam que ninguém poderia dizer que eles já não se conheciam, foi lindo os poucos espaços de tempo em que passavam juntos, foi intenso as palavras ditas e aquelas não ditas.
Foi simplesmente tão perfeitamente escrito os pequenos momentos de Clara com Thibault, essa relação que foi se construindo, mesmo não sendo o foco do livro se tornou o segundo em meus momentos favoritos. Mas de somente uma coisa não gostei:
Cadê o final? Jurava que receberia um epilogo de pelo menos uma página, isso já teria sido o suficiente, mas acabou de uma forma tão inesperada que fiquei buscando frases ou palavras que demonstrassem que tinha acabado.
Se não fosse por isso, acho que ficaria muito mais do que perfeito (não que já não está perfeito)

mikele | @respiropalavras 23/11/2016

Depois desse livro, quem está em coma sou eu.
Já faz 5 meses que Elsa está em coma, ninguém sabe, mas a um mês ela consegue ouvir tudo à sua volta, só não consegue acordar, ela é inquilina do próprio corpo.

Thibault não suporta olhar para seu irmão após ele ter atropelado e matado duas adolescentes enquanto dirigia bêbado. Por isso ele sempre leva sua mãe ao hospital, mas nunca entra no quarto do irmão, nunca quer vê-lo.

Em uma das ?visitas? a seu irmão, Thibault, perturbado e confuso, entra por engano no quarto 52, o quarto de Elsa, de início ele só quer um lugar calmo onde pudesse se livrar do caos que se instalou em sua vida, mas uma estranha sensação o domina quando está na presença dela, e sem querer, Thibault se vê desejando cada vez mais que Elsa abra os olhos.

Sabe aquele livro que enquanto você lê, se desliga de tudo? Aquele onde nada importa, pode acabar o mundo que você vai estar ali dentro da história, sentido o que os personagens sentem? E sabe aquele livro lindo que te deixa com um sorriso eterno quando você termina? Então, esse é "Eu estou aqui".

Com uma narrativa sem rodeios, direta e verdadeira, Avit vai tecendo cuidadosamente o vínculo entre Elsa e Thibault, vai construindo um sentimento singelo que pode até parecer impossível, mas que é real, com "conversas" simples mas cheias de significado, com gestos pequenos mas carregados de sentimento.

Com capítulos intercalados entre os dois personagens, a autora nos dá uma visão mais ampla de toda a trama, e ponto para Avit por não deixar os personagens secundários de fora ou sem atenção, pelo contrário, eles foram fundamentais e fortaleceram o enredo.

Esse livro não fala somente sobre o amor dos personagens, aborda vertentes como alcoolismo, eutanásia e conflitos familiares. É um enredo recheado de coisas boas e proveitosas, é uma leitura rápida que vai te prender do início ao fim, e falando no fim, pelo amor de Deus me diz que tem continuação! Porque eu fiquei maravilhada e com certeza quero mais de Elsa e Thibault.
Favoritado ?.
Anya 08/12/2017minha estante
Melhor resenha e definição! Estou contigo nessa. Depois desse final, quem está em coma sou eu.Totalmente entorpecida e deslumbrada por essa história linda.

mikele | @respiropalavras 09/12/2017minha estante
Muito obrigada! Sim, esse livro é lindo. Adorei lê-lo

Dulce54 19/08/2020

Decepção, tristeza e raiva!
Rapaz, pode ser que depois mude de idéia, mas, que final foi esse?? Parece pegadinha! Sinceramente, achei falta de respeito com o leitor!!!

Jéssica Abrantes 24/12/2020

Final decepcionante
O livro em si é até bom, tem uma premissa muito interessante, porém aquele final foi (?????) Ainda nem acredito que ele acabou daquele jeito, não superei o que aconteceu com o irmão dele, nem sinto que os personagens principais foram tão aprofundados. Você fica até curioso com o que vai acontecer, eu queria ver as partes da Elsa, queria entender mais ela, queria saber melhor o que aconteceu na vida do Thibault, porém nada, logo estamos no final e é tudo muito corrido. A autora poderia ter explorado muito mais a história e ter um final mais digno.
@rebeca.diary 24/12/2020minha estante
O final realmente é decepcionante

Jéssica Abrantes 25/12/2020minha estante
De verdade menina, esperava mais

jptr 16/04/2021

Resenha feita em setembro de 2020.
Foi o primeiro livro que eu li esse ano, então não me lembro de muitos detalhes.
Eu gostei da estória, devorei em uma madrugada, mas vou ser sincera: esperava mais.

Apesar de ter uma pegada mais dramática, o único momento que eu realmente me emocionei foi quando o carinha do hospital (Pedro?) morreu. Fiquei meio desapontada pela forma que acabou, senti muita raiva do irmão do Thibault, e dos médicos.

O livro é narrado em primeira pessoa e dividido entre o Thibault e a Elsa, confesso que achei a narração do Thibault meio chatinha (a vida dele é bem chatinha), mas sempre lia rápido, ansiosa pela narração da Elsa.

A maioria dos capítulos se passa no quarto de hospital dela, e mesmo assim, queria que tivesse mais momentos deles lá.

Enfim, 3.5 ?, porque me tirou da ressaca, e eu gostei da Elsa.

?Odeio tempestades, mas esse arco-iris parece me devolver a esperança. Tempestades devem servir para alguma coisa.?

Janise Martins 27/04/2020

Eu Estou Aqui
Como assim se apaixonar por alguém em coma? Clelie Avit mostrou como é possível.
Narrado na primeira pessoa por Elsa e Thibault, outro livro que se lê sem parar. Com uma escrita simples, direta e fluida, apesar do tema pesado. Quando a gente vê, já acabou. Aliás, achei uma pena o livro ser tão pequeno, achei que poderia ter mais de Elsa e Thibault.
Elsa está em coma e Thibault não querendo visitar seu irmão que está internado, se refugia por engano no quarto de Elsa. A partir desse dia ele volta sempre para visitá-la. E assim “eles” começam um relacionamento. Parece louco, mas é fofo.
Thibault saiu de um relacionamento complicado, está curando suas feridas. É um homem sensível, responsável e totalmente apaixonável. Elsa flutua em seus pensamentos presa ao seu corpo, ouvindo tudo ao seu redor. E é Thibault quem lhe dá estímulo suficiente para querer volta.r enquanto o que os médicos querem é desligar os aparelhos
Ai ai… e foi assim…
Bjoo.