Histórias Extraordinárias - I

Edgar Allan Poe

Resenhas - Histórias Extraordinárias

Mariana113 19/02/2024

Histórias extraordinárias
Nunca tomei uma surra tão grande de um livro. Apanhei de palavras, me senti como se nunca tivesse lido na vida. Se não fosse o google nunca teria terminado de ler. Fora a escrita maçante, o livro é realmente bom.

Silvia87 16/02/2024

ACABEI, GRAÇAS A DEUS!
ATÉ QUE EMFIM, MDS!!

Chessus, nunca demorei tanto pra ler um livro. O maior problema dele é que, em alguns contos, o autor se estende mais do que devia, descreve muito mais do que o necessário; ao passo que, em outros, ele descreve de menos. Houve alguns contos 5 estrelas, apesar disso, com tudo na medida certa. A nota final foi a média das notas de todos os contos.

Anderson.Elvis 22/01/2024

Incríveis reviravoltas
Esse livro tem 4 contos incríveis do Edgar Allan Poe, e cada um melhor que o outro, as historias tem reviravoltas muito boas e que deixam o leitor angustiado (de uma forma boa) a escolha dos contos foram muito bem pensadas. Para mim o gato preto é o melhor conto (inclusive esta na capa) mas todos os outros 3 são espetaculares também. Recomendo, é uma ótima leitura

Adyson.Oliveira 21/01/2024

Intrigante, mas não é tão fascinante
O livro reúne contos de Poe que procuram trazer o terror, mexer com o psicológico do leitor e intrigá-los. Contudo, a narração é bastante cansativa, pois o autor, com suas longas introduções acabou por travar alguns contos, impedindo-os de fluírem e prenderem o leitor ao texto.

Apesar disso, algumas histórias tiveram um final chocante e que realmente me impactaram e me deixaram intrigado. O gato preto, conto que abre as histórias a serem trazidas no livro, me trouxe uma série de perguntas que até agora não consegui decifrar. Dentre elas, a perguntas central é: o que realmente fez o homem mudar? Teve uma base racional, científica, ou foi algo sobrenatural? Enfim... Gostei muito desse conto.

Logo após, senti os demais textos se perderam um pouco e voltei a ficar impactado com o conto William Wilson. O final do conto ainda está marcado em minha memória e também me ocasionou uma série de questionamentos, principalmente sobre o teor de toda a narrativa e o porquê do homem ser assombrado por si mesmo.

Enfim, são textos que provocam reflexões sobre nós mesmos e o mundo em que estamos. Os contos ainda procuram dialogar com a realidade e não ficam presos a um mundo imaginário e enredos que não promovem o pensamento crítico.

Reconheço que minha análise sofre uma grande influência da literatura contemporânea e, para a época, o que Poe fazia deveria ser reconhecido como inovador. Gostei do livro, dos contos... Mas, infelizmente, a influência que sofremos nos faz enxergar o livro as vezes como cansativo e "truncado".

Ingrid 19/01/2024

Incrível
Todos os contos foram únicos e impactantes. O estilo de escrita é maravilhoso e rico em detalhes, fazendo o leitor entrar na história e ver o desenvolvimento acontecer ao seu redor. Os contos têm, em média, duração de 15 páginas, apresentando histórias curtas e intensas. Cada uma delas traz mentalidades e perspectivas características do estilo de Poe, obrigando o leitor a ler cada conto com calma e aproveitar mesmo a leitura.

Rogério 16/01/2024

Metade bom e metade mais ou menos
Como todo livro de contos, há aquelas histórias que você pensa "Nossa, isso daqui daria um ótimo romance, poderia ser mais longo!" ; mas tem contos de poucas páginas que se arrastam eternamente. O conto " Gato preto " não consegui terminar porque achei a descrição da violência bem repulsiva... O " Escarevelho de Ouro" com certeza foi o melhor conto pra mim, muito bem escrito e de uma inteligência absurda. No geral, vale a leitura ?

Viny 15/01/2024

Supera mona pelo amor de deus
Uma coisa q é inevitável após ler todos esses 18 contos é ver como o poe tinha uma tara por castelos, decorações estranhas e mulheres mortas. descobri q isso ocorreu pq ele perdeu a mulher q amava

sendo assim, faço das palavras de @rosejle em uma reply pra yoko ono na data de 18/10/2021: girl move on

Daniel 03/01/2024

Esse livro é separado em 16 contos e grande parte deles são muito bons, eu gostei bastante de como o Poe usa o absurdo para fomentar suas obras de terror, me pegou de surpresa um livro clássico conseguir transpassar tanto horror e suspense com palavras rebuscadas, de fato é muito bom e recomendo bastante, eu arrastei a leitura dele pelo fato de ser separado em contos e achar conveniente pausar a leitura entre contos, foi uma experiência mto boa e valeu muito a pena

Eliane406 01/01/2024

Suspense psicológico
?[Releitura] Não sou afeita à releituras, mas precisava relembrar detalhes desses contos para poder apreciar a nova adaptação de Flanagan.

?Os contos de Edgar vão além da ocorrência de terror, das histórias que são extraordinárias, conduz à reflexões sobre a essência humana, de como as pessoas podem ser cruéis depois que ultrapassa a linha do cotidiano.
Em ambientes sombrios, desertos, obscuros e frios em que a atmosfera gótica marca as narrativas de horror moderna.
Edgar Allan Poe consagrou sua literatura mostrando todos as faces do horror e dos contos policiais; ciúme, inveja, crueldade, maldade, vício, decadência social, ambientes inóspitos, segredos de família.

?"Concluo que o mundo de nossa triste. Humanidade pode assumir, muitas vezes, a aparência de um Inferno. Tudo depende da mente, da razão, da imaginação do homem. De fato, a legião sinistra de terrores sepulcrais não é totalmente fantasiosa. Existe mesmo. Ou seremos devorados. Têm que ser deixados dormindo. Ou morreremos." (Enterro prematuro, pág.47)

Juliana 31/12/2023

Histórias extraordinárias.
Muito interessante, para época em que foi escrito, acrescentou muito para a construção de ideias que temos hoje, embora seja cansativo e de difícil leitura, vale a pena.

Tha.guedes 24/12/2023

Medo de bicho ou medo de gente?
Poe vai fundo na mente humana e na sociedade. Não dá pra saber se temos mais medo de fantasma ou de encontrar alguns desses seus personagens pelo caminho

maicon.frasson 17/12/2023

Clássico
Para mim, Poe sempre parece estar dentro de uma taverna escura, contando historias na madrugada. Saber que Dupin veio muito antes de Sherlock Holmes me deixou chocado. Põe é sempre uma boa leitura.

Maria17132 15/12/2023

Edgar allan poe
Daora, mesmo sendo um livro bem curtinhos eh daora. Eu recomendo se vc estiver procurando um livro pra ler em menos de 2 horas

starion 12/12/2023

Bizarrão. confesso que não estava esperando por todo o terror e esquisitice que o livro traz, dado o conhecimento de que esta é a primeira obra que leio desse autor. entretanto, é uma ótima leitura pra quem tem gosto pra contos com assuntos horrendos !

ThAmis.Pinheiro 10/12/2023

Algumas histórias extraordinárias, outras nem tanto?
Essa obra de Edgar Allan Poe reúne diversos contos, alguns realmente geniais como William Wilson e O Gato Preto, e outros realmente enfadonhos. Por isso não dei nota máxima.

Além dos dois citados contos - meus preferidos - tbm destaco O Poço e O Pêndulo, Berenice, O Barril de Amontilado.

Sem sombra de dúvidas, contos como ?Os Crimes da Rua Morgue? podem ter servido de inspiração para a criação de personagens como Lupin ou Sherlock Holmes, apesar de Artur C. Doyle ter negado.

A escrita de Poe é clara e maravilhosa!

Só não dei nota máxima pq achei alguns contos, quatro ou cinco, chatíssimos, como disse acima.