Histórias extraordinárias

Edgar Allan Poe

Resenhas - Histórias Extraordinárias

Anderson.Elvis 22/01/2024

Incríveis reviravoltas
Esse livro tem 4 contos incríveis do Edgar Allan Poe, e cada um melhor que o outro, as historias tem reviravoltas muito boas e que deixam o leitor angustiado (de uma forma boa) a escolha dos contos foram muito bem pensadas. Para mim o gato preto é o melhor conto (inclusive esta na capa) mas todos os outros 3 são espetaculares também. Recomendo, é uma ótima leitura

Adyson.Oliveira 21/01/2024

Intrigante, mas não é tão fascinante
O livro reúne contos de Poe que procuram trazer o terror, mexer com o psicológico do leitor e intrigá-los. Contudo, a narração é bastante cansativa, pois o autor, com suas longas introduções acabou por travar alguns contos, impedindo-os de fluírem e prenderem o leitor ao texto.

Apesar disso, algumas histórias tiveram um final chocante e que realmente me impactaram e me deixaram intrigado. O gato preto, conto que abre as histórias a serem trazidas no livro, me trouxe uma série de perguntas que até agora não consegui decifrar. Dentre elas, a perguntas central é: o que realmente fez o homem mudar? Teve uma base racional, científica, ou foi algo sobrenatural? Enfim... Gostei muito desse conto.

Logo após, senti os demais textos se perderam um pouco e voltei a ficar impactado com o conto William Wilson. O final do conto ainda está marcado em minha memória e também me ocasionou uma série de questionamentos, principalmente sobre o teor de toda a narrativa e o porquê do homem ser assombrado por si mesmo.

Enfim, são textos que provocam reflexões sobre nós mesmos e o mundo em que estamos. Os contos ainda procuram dialogar com a realidade e não ficam presos a um mundo imaginário e enredos que não promovem o pensamento crítico.

Reconheço que minha análise sofre uma grande influência da literatura contemporânea e, para a época, o que Poe fazia deveria ser reconhecido como inovador. Gostei do livro, dos contos... Mas, infelizmente, a influência que sofremos nos faz enxergar o livro as vezes como cansativo e "truncado".

Ingrid 19/01/2024

Incrível
Todos os contos foram únicos e impactantes. O estilo de escrita é maravilhoso e rico em detalhes, fazendo o leitor entrar na história e ver o desenvolvimento acontecer ao seu redor. Os contos têm, em média, duração de 15 páginas, apresentando histórias curtas e intensas. Cada uma delas traz mentalidades e perspectivas características do estilo de Poe, obrigando o leitor a ler cada conto com calma e aproveitar mesmo a leitura.

Rogério 16/01/2024

Metade bom e metade mais ou menos
Como todo livro de contos, há aquelas histórias que você pensa "Nossa, isso daqui daria um ótimo romance, poderia ser mais longo!" ; mas tem contos de poucas páginas que se arrastam eternamente. O conto " Gato preto " não consegui terminar porque achei a descrição da violência bem repulsiva... O " Escarevelho de Ouro" com certeza foi o melhor conto pra mim, muito bem escrito e de uma inteligência absurda. No geral, vale a leitura ?

Viny 15/01/2024

Supera mona pelo amor de deus
Uma coisa q é inevitável após ler todos esses 18 contos é ver como o poe tinha uma tara por castelos, decorações estranhas e mulheres mortas. descobri q isso ocorreu pq ele perdeu a mulher q amava

sendo assim, faço das palavras de @rosejle em uma reply pra yoko ono na data de 18/10/2021: girl move on

Daniel 03/01/2024

Esse livro é separado em 16 contos e grande parte deles são muito bons, eu gostei bastante de como o Poe usa o absurdo para fomentar suas obras de terror, me pegou de surpresa um livro clássico conseguir transpassar tanto horror e suspense com palavras rebuscadas, de fato é muito bom e recomendo bastante, eu arrastei a leitura dele pelo fato de ser separado em contos e achar conveniente pausar a leitura entre contos, foi uma experiência mto boa e valeu muito a pena

Eliane406 01/01/2024

Suspense psicológico
?[Releitura] Não sou afeita à releituras, mas precisava relembrar detalhes desses contos para poder apreciar a nova adaptação de Flanagan.

?Os contos de Edgar vão além da ocorrência de terror, das histórias que são extraordinárias, conduz à reflexões sobre a essência humana, de como as pessoas podem ser cruéis depois que ultrapassa a linha do cotidiano.
Em ambientes sombrios, desertos, obscuros e frios em que a atmosfera gótica marca as narrativas de horror moderna.
Edgar Allan Poe consagrou sua literatura mostrando todos as faces do horror e dos contos policiais; ciúme, inveja, crueldade, maldade, vício, decadência social, ambientes inóspitos, segredos de família.

?"Concluo que o mundo de nossa triste. Humanidade pode assumir, muitas vezes, a aparência de um Inferno. Tudo depende da mente, da razão, da imaginação do homem. De fato, a legião sinistra de terrores sepulcrais não é totalmente fantasiosa. Existe mesmo. Ou seremos devorados. Têm que ser deixados dormindo. Ou morreremos." (Enterro prematuro, pág.47)

Juliana 31/12/2023

Histórias extraordinárias.
Muito interessante, para época em que foi escrito, acrescentou muito para a construção de ideias que temos hoje, embora seja cansativo e de difícil leitura, vale a pena.

Tha.guedes 24/12/2023

Medo de bicho ou medo de gente?
Poe vai fundo na mente humana e na sociedade. Não dá pra saber se temos mais medo de fantasma ou de encontrar alguns desses seus personagens pelo caminho

maicon.frasson 17/12/2023

Clássico
Para mim, Poe sempre parece estar dentro de uma taverna escura, contando historias na madrugada. Saber que Dupin veio muito antes de Sherlock Holmes me deixou chocado. Põe é sempre uma boa leitura.

Maria17132 15/12/2023

Edgar allan poe
Daora, mesmo sendo um livro bem curtinhos eh daora. Eu recomendo se vc estiver procurando um livro pra ler em menos de 2 horas

starion 12/12/2023

Bizarrão. confesso que não estava esperando por todo o terror e esquisitice que o livro traz, dado o conhecimento de que esta é a primeira obra que leio desse autor. entretanto, é uma ótima leitura pra quem tem gosto pra contos com assuntos horrendos !

ThAmis.Pinheiro 10/12/2023

Algumas histórias extraordinárias, outras nem tanto?
Essa obra de Edgar Allan Poe reúne diversos contos, alguns realmente geniais como William Wilson e O Gato Preto, e outros realmente enfadonhos. Por isso não dei nota máxima.

Além dos dois citados contos - meus preferidos - tbm destaco O Poço e O Pêndulo, Berenice, O Barril de Amontilado.

Sem sombra de dúvidas, contos como ?Os Crimes da Rua Morgue? podem ter servido de inspiração para a criação de personagens como Lupin ou Sherlock Holmes, apesar de Artur C. Doyle ter negado.

A escrita de Poe é clara e maravilhosa!

Só não dei nota máxima pq achei alguns contos, quatro ou cinco, chatíssimos, como disse acima.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 08/12/2023

Tem ótimos contos e uns meio blé
Eu já fui muito hater do Poe, mas dois anos atrás isso mudou e estava doida para ler esse livro com mais contos do autor.

No geral ele é muito bom, tem alguns que amei, outros que já tinha lido e uns meio chatinhos. Apesar disso, vale a pena a leitura.

v de vanisse 05/12/2023

*som de corvo ao longe*
Uma coletânea muito boa. Não que eu não soubesse quem era Edgar Allan Poe, mas só fui ter contato com as obras dele esse ano (culpa de Bungou Stray Dogs). Suas obras são antigas, mas não deixam de surpreender.