HISTÓRIAS EXTRAORDINÁRIAS - I

Edgar Allan Poe

Resenhas - Histórias Extraordinárias

raquel1464 17/05/2023

Histórias extraordinárias
Comecei a ler porque a escola pediu para lermos, mas eu não curto esse tipo de leitura, então automaticamente não gostei muito do livro.

louie 15/05/2023

O pai do terror!
Histórias de fato extraordinárias. Creio que é um bom livro para iniciantes nas histórias do Poe, e por isso sinto que funcionou bem pra mim. O gato preto, conto mais famoso do autor, é MUITO MALUCO e bom demais, e Berenice, O caixão quadrangular, O coração delator e William Wilson foram os meus contos favoritos.
Fiquei com vontade de ler mais obras do Edgar Allan Poe, despertou muito a minha curiosidade.

cyver.may 14/05/2023

"ela está morta"
Não sei como começar. Havia me interessado pelo livro, pois li um trecho em um simulado. Mas foi um grande arrependimento ler, não tem graça, é um terror bem leve (oque não deveria, pois as ilustrações são bem mais pesado se comparado com as histórias). Concluindo, eu não recomendo.

manu.g 09/05/2023

Ate que gostei bastante do livro, os contos são bem curtinhos( eu odiei o do gato preto, que dó). achei uma boa leitura

Zuarete 06/05/2023

...
Ouvi muito sobre as historias do Edgar, mas ler elas foi algo tão magico, parece que eu podia sentir cada sentimento dos personagens e claro dar boas risadas com os finais incomuns

isado8ra 05/05/2023

Eu achei muito bom os contos, principalmente considerando que ele escreveu isso na época, tipo meu deus?? alguns são bem curtinhos, queria mais de alguns, mas ok! (e odeio o que mexe com bicho, não gostei de ler isso)

mariamolly 05/05/2023

é meio complicado avaliar uma coletania de contos ? embora a escrita seja um pouco complexa ler esse livro foi mais facil do que imaginei
achei que foi um bom primeiro contato com poe e confesso que algumas historias realmente deixaram um certo desconforto ( ja era o esperado

Andrea 01/05/2023

Para mim, Poe está datado
Que leitura mais triste! Sinceramente, eu adorava Poe, mas, agora, com essa releitura depois de tantos anos percebi o quão misóginos e pedantes são alguns contos do autor. A figura da mulher morta, para mim, é ultrajante. Por isso, sinto que Põe ficou datado. Não é mais possível ler seus textos e não pensar em desconstrui-los. Mais uma vez, ressalto que essa foi a minha experiência, logo, se a sua difere, está tudo bem.

Geisiane books 28/04/2023

Surpresa
Meu primeiro contato com o autor e tive uma agradável surpresa ?
Essa coletânea de histórias extraordinárias tem 18 contos selecionados, incluindo alguns dos mais famosos.
Gostei mais de alguns do que outros e teve aqueles que achei extremamente arrastado e chato.
Outra grata surpresa é que a escrita não foi assim tão difícil e a leitura foi muito agradável.
Três contos em especial ganharam meu coração. O gato preto é o meu favorito de todos??? O melhor plot que li no ano até agora, maravilhoso. Também amei a atmosfera fantasmagórica dos contos Berenice e Ligeia. Outro que me surpreendeu positivamente foi A queda da casa Usher.
Enfim com toda a certeza lerei outros escritos do autor.
Recomendo muito a leitura para aqueles que apreciam a escrita gótica e fantástica.

Haddie 23/04/2023

Mais ou menos
Por tanto que é famoso , esperava mais do Poe, tem sim alguns contos bem legais que até já assisti sendo interpretado pro grande Vincent Price, mas confesso que tem muitos trechos bastante cansativos

Olive_Eliza 20/04/2023

Os contos são fascinantes, alguns mais intrigantes que outros, mas todos te envolvem do começo ao fim.

Julhaodobem 17/04/2023

Começando com um Poe
As historias de terror são um tema da literatura que existe desde os primeiros anos de escrita, passando pelos primeiros momentos de uma civilização até os dias de hoje, com suas formas de ver o mundo, encará-lo ou lutar contra ele com as suas personificação do medo, sejam em formato de monstros ou ideologias presentes naquele devido tempo. Uma época importante para isso foi a era gótica da literatura, uma fase romancista que abriu um leque de possibilidades para vários escritores e que deu inicio a uma era de textos que existem até hoje na literatura, que continua a influenciar novos escritores e escritoras ao longo do mundo.

O escritor Edgar Alan Poe foi um desses homens do seculo 18 que vive até hoje na memoria da literatura. Historias Extraordinárias é um compilado de seus melhores contos já escritos, sejam eles em um tom mais focado no terror ou no gênero policial no qual acabei conhecendo lendo esse livro. Esta edição de 1973 que acabou em minhas mãos foi um presente de uma pessoa muito amada, onde nos esgueiramos entre as estantes de um sebo escondido controlado por uma senhora simpática e que apelidei de um ser misterioso pois o lugar dessa livraria se tornou algo fantástico para mim, pois esta localizado em um antigo casarão da cidade. Ao entrar por um pequeno portão de metal controlado por uma fechada eletrotônica, entra em um pequeno lugar com chão de madeira onde ha pratilheiras de livros antigos em todos os lugares que olha, obras bagunçadas e arrumadas se misturam com um chão de madeira velho que a cada paço rangem suas historias. Assim junto com essa temática de terror ganhei de presente esta edição em um tempo onde era outra pessoa e que agora ficará para sempre na minha memória como uma saudade, um pequeno capitulo da minha vida.

Ler Edgar Alan Poe nunca foi uma prioridade, até agora. Ele era para mim aqueles autores que crescemos sabendo de seus livros. Sendo citado por uma professora, um canal das redes sociais, uma prova ou até de alguém que leu algum conto dele, ou ainda sobre o poema o corvo que é a sua obra mais emblemática que causou um acidente trágico algumas décadas atrás dentro de uma adaptação cinematográfica. Desta forma, ao ver esse livro na estante do sebo com a sua capa preta e dura, com seus papéis velhos me senti atraído em finalmente ler algo deste homem inglês. E de fato comentar a edição é algo que eu devo fazer pois é aquele clássico livro que faziam antigamente com capa dura e uma gráfica que hoje editoras como a Dark Side fazem mas que a algum tempo outras editores bem menores faziam em uma época onde ter uma exemplar era questão de hobby e costume das pessoas, graças a um preço relativamente acessível a algumas classes socais.

Dentro do livro existem mais de dez contos, alguns com temas iguais e outros completamente diferentes, mas todos com o mesmo tom descritivo de Poe, algo que ele se debruça em um conceito da trama e fica páginas filosofando sobre isso até dar uma resposta certa, algo que em alguns contos quase me causou sono pois o autor parecia em algumas partes alguém que se distrai facilmente de um assunto e começa outro totalmente diferente, para depois de alguma forma criativa ligar todos os pontos no final da trama, isso com a sua forma de escrita não é algo que atrapalha ao todo a sua obra, mas ao dar um pouco de sono entendo pois o final estou lendo um livro que foi traduzido em 1973 aqui no Brasil em uma época aonde o português brasileiro era forçado a ser falado de uma maneira mais formal possível, isto enquanto traduzia do inglês um livro do século 18 de um homem perturbado.

Conhecer a história de vida do autor também ajuda a ler seus contos, um homem que nasceu em uma família trágica e que passou toda a sua vida vivendo com traumas psicológicos, bebendo álcool cada vez mais e viciado em apostas, tendo o seu fim misterioso depois que foi encontrado morto em uma rua de Londres no meio da madrugada. Isso me ajudou a construir um tom obscuro para seus contos, que misturam o sobrenatural, que deu referencia a Família Adams que em varias adaptações e colocando como um grande ídolo da família. Neste tom mais fantasmagórico também senti uma energia do diretor de cinema Guilhermo Del Toro, tanto Edgar Alan Poe como Del Toro possuem uma forma de demonstrar o terror, deixando pistas de porque aquilo existe para no final criar um grande climax para chocar quem assistiu ou leu. Algo que adorei em alguns contos mas não me agradou muito em outros, me lembrando muto Sthepen King que não sabe escrever finais para os seus livros, aqui em Historias Extraordinarias alguns contos terminam e dão as suas respostas em pequenas frases, dando a entender que o final não importa muito mas sim a maneira que o autor fez para chegar aquele ponto do conto.

Os contos são o inicio de todos os escritores que desejam seguir a carreira, alguns ficam para sempre neste gênero de escrita e outros criam coragem para escrever um romance inteiro. Por isso, mesmo que eu tenha tantas desavenças misturadas com pontos positivos do livro no fim foi uma boa leitura onde aproveitei cada momento do conto, lendo um a cada dia para ter tempo de absorver a sua ideia e refletir sobre o que ele falava diretamente. Historias extraordinárias foi o livro que li enquanto fechei dois ciclos na minha vida, enquanto lia cada conto a minha vida mudava junto e ter essa literatura gótica foi um bom momento para conhecer Edgar Alan Poe enquanto conhecia a mim mesmo.

site: https://diariossemanal.blogspot.com/

@litera2023 16/04/2023

Maravilhoso!
Esse livro é maravilhoso como sempre, gostei bastante da leitura, sendo fã de leituras de terror, não poderia deixar de ler esse ícone da literatura inglesa.

Sra. Star Wars 15/04/2023

Poe: o famoso pai do terror!
Nunca tinha lido contos de terror realmente, e como Poe era um símbolo do gênero, comecei essa leitura.

Embora o livro seja antigo e alguns detalhes, linguajar tive que pesquisar pra ver, adorei a descrição (sim, tem muuita descrição, chegou a cansar um pouco as vezes, mas ainda sim valeu a pena) e como ele te faz emergir nos contos dele.

Lembro que estava lendo o segundo ou terceiro conto, e a cena final do corredor é tão bem descrita que eu realmente comecei a ficar com medo após imaginar a cena em si, o fato de estar tarde da noite também contribuiu pra aumentar o medo. Precisei dar uma pausa na leitura e voltar depois de 5 minutos kkkkkk

Mas apesar da ansiedade (que tive muitas vezes) e um pouco de medo que tive em alguns momentos (mais no início do livro) principalmente por muitos contos dele serem pesados psicologicamente e nem sempre acabarem bem. Demorei meses pra terminar o livro, pela ansiedade e por fazer um intervalo de um conto para o outro.

Ricardo369 05/04/2023

Um bom livro, porém não para todos!
Como eu já disse no título dessa pequena analise, "Histórias Extraordinárias" é um livro excelente, trás alguns dos melhores contos de Edgar Allan Poe com toda sua atmosfera característica e jogos de palavras que tanto marcaram seu estilo. Porém é preciso ter em mente que Poe não é Stephen King nem H.P. Lovecraft. As figuras de linguagem e o jogo de palavras, assim como também as longas e detalhadas descrições, seja de ambientes e/ou situações, pode tornar a leitura deveras cansativa. Assim como também os próprios contos em si. Realmente há contos que são memoráveis neste livro e outros intrigantes como o Diabo do Campanário e o Homem da Multidão, contos que tive que ler e reler para conseguir filtrar e tentar entender o seu contexto ou o que realmente o autor, o próprio Poe quis passar ao leitor nas entrelinhas, ou talvez eu que realmente tenha ficado digamos "fissurado" em querer buscar um significado além do explicito. Porém alguns outros contos como o Caixão Quadrangular e a Queda da Casa de Usher, apenas para citar alguns exemplos, já me eram bastante previsíveis em seus desfechos. Enquanto alguns, poucos na verdade, apenas dois deles que não citarei aqui para não desestimular o leitor, foram ao menos para mim, totalmente descartáveis. De qualquer forma eu gostei do livro, gosto do estilo do autor, gosto do terror e da atmosfera sombria imposta.