Criaturas Estranhas

Saki

Resenhas - Criaturas Estranhas

1 | 2 | 3 | 4

Fran.Almeida 12/09/2020

Dezesseis história fantásticas repletas de criaturas estranhas!!

Marselle Urman 01/01/2023

Não são apenas monstrinhos...
O que esperar de um volume de contos sobre "criaturas fantásticas"?
Nem eu sabia, mas encontrei acima de tudo uma curadoria espetacular. Neil Gaiman selecionou nada além de bons contos, alguns excelentes. Temos um ótimo equilíbrio entre o quase tolo e o profundo, o alegre e o sombrio, o tocante e o desprezível.

Meu favorito foi "O grifo e o cônego menor", seguido de perto pelo "Pássaro do sol". "Prismatica", "O lobisomem cabal" e "O cacatuano" se destacam na categoria leves e divertidos.

Mas de fato todos trazem algo novo, possivelmente belo e um tantinho assustador.

Caraguatatuba, 01/01/23.

Abrobra.q.le 24/10/2020

Alguns contos muito bons, outros nem tanto.
Os dois primeiros contos têm finais confusos. Mas o segundo é bem interessante. A partir daí eles começam a fazer mais sentido. Os meus favoritos foram Pássaro do Sol e Ou Todos os Mares com Ostras.

Marjorie.Barticiotto 09/03/2021

E mais uma vez fui surpreendida
Iniciei o livro influenciada pela última leitura que fiz do autor e embora o livro seja ótimo, eu tenho uma dificuldade enorme p me manter presa qdo se trata de contos. Mas se cada história fosse um livro, tenho certeza que eu teria lido todos mais engajada rs. Adorei os contos, foram super bem selecionados, um e outro com final meio sem graça, mas a maioria surpreende e como!

Sara 22/12/2020

Cheio de contos incríveis!
Uma coletânea escolhida a dedo por Neil Gaiman, com uma história mais bizarra do que a outra, fugindo totalmente do convencional

Nickyzinhaa 16/01/2017

Onde há um um monstro, há um milagre", Ogdan Nash
Neste livro, você irá conhecer dezesseis histórias maravilhosas que pessoas do senso comum costumam classificar como bizarras, nojentas e horrendas, com a típica cara de nojo. Caso você não caracteriza coisas fascinantes como seres mitologicos, sarcasmos a respeito de coisas da vida, este livro te prenderá totalmente e vai entrar entre os seus favoritos!
Nele você vai viver uma aventira ao degustar um pássaro do sol, conhecerá um lobisomen professor universitário apaixonado por uma de suas ex-alunas, um grifo apaixonado por sua escultura, uma semente que sussurra palavras sábias a uma adolescente acima do peso e com problemas de auto estima, um baile em homenagem a Morte, uma mancha negra no começo pequena que se demonstra futuramente mortal, a aventura de Amos a vários lugares com um homem e seu mais próximo e querido amigo, conhecerá um pouco sobre a sociedade de vespas autoritárias e abelhas anarquistas, entre outros para não perder o charme de conhecer-los.
Phelipe Guilherme Maciel 20/02/2017minha estante
Parece muito interessante. Vou ler e te digo o que achei

Felipe 08/11/2016

Histórias que parecem ter saído de sonhos e pesadelos!
Sem dúvida alguma, Criaturas Estranhas é um grande presente para os fãs do mestre da fantasia, Neil Gaiman. O livro é muito mais que uma antologia de contos com criaturas fantásticas. São histórias selecionadas pelo autor, apresentando os clássicos que marcaram a sua vida, influenciaram a sua escrita e também novos autores. Ao lermos algumas histórias, conseguimos identificar elementos que inspiraram Gaiman e abrirmos nossos horizontes para explorar ainda mais este universo de fantasia urbana e criaturas um tanto surreais.

A antologia conta com dezesseis histórias selecionados em parceria com Maria Dahvana Headley e tem uma única exigência temática: todos os textos têm como elemento principal criaturas imaginárias, sejam elas de origem mitológica (como em “A Mantícora, a sereia e eu”) ou criações originais dos autores (um exemplo é “Ou todos os mares com ostras”). O cuidado com esta edição é tão grande, que além das ilustrações lindas do Briony Morrow-Cribbs que dão mais vida a obra, cada história conta com uma breve descrição acerca do autor e conta o motivo dela entrar nesta antologia. É notório que Neil recorreu à vários contos que marcaram sua carreira como escritor, mas também como pessoa, principalmente em sua juventude.

A relevância dos contos selecionados é tão grande, que este pode ser considerado atualmente uma das publicações mais importantes sobre o assunto publicado no Brasil. O repertório de autores é bastante variado, sendo de locais e épocas diferentes, o que vai enriquecer ainda mais o seu repertório de leitura. Entre os escritores, há muito falecidos, como Edith Nesbit, e jovens promessas da literatura fantástica como E. Lily Yu, nascida em 1990.

Para entender um pouco melhor sobre as histórias, separei três que me chamaram atenção. Confira.

O mal também se levanta, Maria Dahvana Headley:
Com um humor ácido e surreal, ‘O Mal Também se Levanta’ conta a história de uma Fera que vive em uma floresta e corre o risco após um colecionador de feras chegar na cidade. É com esse objetivo que o pai de Ângela, um caçador nato se arrisca para conquistar a cabeça da besta. Mesmo sendo curta, é uma boa história, que apresenta uma protagonista sagaz.

O Lobisomem Cabal, Anthony Boucher:
´O Lobisomem Cabal’, de Anthony Boucher já é bastante conhecido ao redor do mundo e foi publicado pela primeira vez no Brasil nesta antologia. A história escrita por Boucher é o mais extenso do livro Criaturas Estranhas e conta com uma série de clichês para os fãs do gênero. São lobisomens, magos, feitiços, muito ocultismo e uma série de reviravoltas surpreendentes. A narrativa é excelente e nos apresenta o professor de alemão Lobato Lobo, que recebe a visita de um homem que se apresenta como mágico, e ao repetir algumas palavras, o gene lobisomem é acionado. A história é bastante divertida e uma das mais surpreendentes do livro.

Pássaro do Sol, Neil Gaiman:
“Pássaro do Sol” é um presente de Neil Gaiman para a sua filha Holly. Esta breve história conta com o humor típico de Gaiman e chama atenção pelo final surpreendente. De todos os textos, o que eu gostei mais FOI O DO GAIMAN. Neste conto, somos apresentados a ua sociedade de cavalheiros que comiam criaturas estranhas. Eles se reuniam diariamente para experimentar iguarias como besouros, restos de mamutes e outras criaturas que eram consideradas mágicas. Quando eles pensam que já comeram de tudo, lembram que faltava comer o Pássaro do Sol. Mesmo com tamanha esquisitice que a temática apresenta, o conto tem um final genial e bem amarrado. Quando você pensa que não, Gaiman surpreende mais uma vez!

Grifos, fênix, cacatucano, lobisomem, sereia, monstros, manchas carnívoras, abelhas cartógrafas, dragões, etc. São inúmeras criaturas e universos para você descobrir. São histórias que parecem sonhos e outras que nos lembram pesadelos. Criaturas Estranhas é sem dúvida alguma, uma recomendação para você fugir da mesmice e dar oportunidade a novos e velhos escritores!

site: http://www.cinemadebuteco.com.br/buteco-literario/resenha-criaturas-estranhas-neil-gaiman/

Vitor 12/11/2022

Colocaram o nome do Gaiman e chamaram a atenção.
O livro tem vários contos legais e alguns são bem chatos. Pra mim se destacam: "O Grifo e o Cônego Menor" e "O Pássaro do Sol".

Liv 27/03/2021

Amei
Muito bom, Neil Gaiman como sempre arrasa. Seleção impecável. Meu favorito com certeza foi O Sorriso no Rosto.

Mayura 21/06/2021

Uma obra genial que agrada os fãs de Coraline
Um conjunto de contos belíssimo e que se destaca para os fãs de terror e fantasia. O livro mantém a lembrança de que suas histórias não buscam alcançar o público infantil, ainda que, certamente, ele consiga o feito de nos deixar com o sabor da infância nos lábios.

Laorawho 21/02/2019

Livre das amarras da lógica
O livro "Criaturas Estranhas" de Neil Gaiman apresenta ao leitor um mundo onde a fantasia e a imaginação são livres parar narrar suas histórias sem serem escravas da lógica e do bom senso. São 16 contos pertencentes a diferentes autores -um tanto que underground, já que não tem os nomes tão em destaque e por vezes nem profissionais são, o que torna tudo bem mais divertido -, incluindo o próprio Neil Gaiman, conhecido por trazer a vida obras como : O mundo de Coraline e Heróis Americanos.

Por não obedecerem a ordem da lógica pertencente a nossa realidade, eu aconselharia a quem se dispuser a ler encarar o livro com leveza, sem se questionar muito sobre o porquê das coisas, afinal são contos. Isso tornará a experiência mais cativante.

Em sumo, é uma obra leve e extraordinária que nos convida a passear por mundos de aspectos e cores exóticos. Ótimo para ler durante uma viagem, ou durante a espera de atendimento. Não se faz necessário obedecer a ordem apresentada pelo livro já que as histórias em si não são conectadas, um livro para o lazer que tem como intuito relembrar a nós a elegância do mundo fictício e fantasioso.

OBS: Caso seja de interesse, os meus contos favorito foram: "O voo do cavalo" e "O sorriso no rosto"
Cleuzita 31/10/2020minha estante
Você já leu dele Alerta de Risco ? Entre eles qual você escolheria?

Adriano 24/03/2021

Criaturas Estranhas, Histórias Selecionadas por Neil Gaiman
Dezesseis histórias de fantasia visitadas por criaturas que vão de lobisomens à Dona Morte.

Como é esperado acontecer com livros de contos escritos por mais de um autor, nem todas as histórias devem prender o leitor com a mesma intensidade. Então esperei que isso acontecesse com Criaturas Estranhas, mas me surpreendi bastante. Os contos desse livro, com poucas exceções, conseguiram me manter preso às histórias e interessado nas criaturas. Algumas delas remetem facilmente à forma do Neil Gaiman contar histórias, o que é ótimo. Considerei alguns contos, como "O Lobisomem Cabal", entediantes e alguns um pouco fracos. Mas até nesses consegui me interessar por algo, como a ambientação ou a escrita do autor. As ilustrações que introduzem cada história são mais um ponto positivo do livro, elas são da Briony Morrow-Cribbs. Meus contos preferidos foram "O Grifo e o Cônego Menor", "Pássaro do Sol", "Ou Todos os Mares com ostras" e "Venha, Dona Morte".

Bells 01/01/2020

Decepcionante
Livro com dezenas de contos que, pra ser sincera, devem ser bons 2 ou 3. Fiquei esperando o conto que iria salvar o livro e fazer valer meu dinheiro e meu tempo, mas ele não chegou. Poucos capturaram minha atençao, e todos serão esquecidos brevemente, se já não foram. Neil Gaiman é o autor de um dos meus livros preferidos e fui com altas expectativas pra esse livro, mas infelizmente fui decepcionada, até mesmo pelo conto escrito por ele...
Cleuzita 31/10/2020minha estante
Olá, você já leu Alerta de Risco? Vou ganhar um desses dois livros, preciso escolher, mas estou na dúvida entre esse que citei e Criaturas Estranhas. Ajuda aí, rsss

Bells 01/11/2020minha estante
Nunca li!

Cleuzita 01/11/2020minha estante
Obrigada por responder. ??

Cleuzita 31/10/2020minha estante
Você já leu dele Alerta de Risco ? Entre eles qual você escolheria?

Clarisse 01/11/2020minha estante
Sim, li. Particularmente, prefiro o Alerta de Risco, parece mais poético, me tocou mais. Esse Criaturas Estranhas é ótimo tbm, mas outro estilo, lembra um pouco E. A. Poe.

Cleuzita 01/11/2020minha estante
Valeu Clarisse, gostei muito das informações, vai me ajudar a decidir. Obrigada pela atenção e cuidado em responder. ??

1 | 2 | 3 | 4