Homens Elegantes

Homens Elegantes Samir Machado de Machado

Resenhas - Homens Elegantes

1 | 2 | 3 | 4

Camilla332 31/01/2024

Apesar da reles edição, o livro emociona, surpreende e arrebata o leitor. É notável o estudo aprofundado e o cuidado exímio do autor com o livro, tanto na criação de personagens tão inspiradores quanto na ambientação impecável. O livro traz uma imersão impressionante da cultura brasileira nos tempos de colônia e da história LGBTQIA+ em um mundo e tempo que sua simples existência implicava em um crime.

Homens Elegantes é um exemplo para a literatura. Instiga discussões filosóficas e reflexões sobre a história, relações pessoais, sexualidade e o papel do ser em posições de conflito contra sua própria humanidade. Todos esses elementos resultam num livro único e singular com um enorme potencial. Recomendo a todos que busquem por uma aventura de causar arrepios.

@dojogoaoslivros 17/01/2024

Relato
?? Homens Elegantes do autor Samir Machado de Machado proporcionou uma experiência marcante que perdura na minha memória desde que o li há alguns anos. A obra, ambientada nos séculos XVIII, período que sempre me fascinou, revela a maestria do autor em construir uma história envolvente e rica em detalhes históricos.

?? A escrita do autor é cativante. Conseguiu me fazer mergulhar em um mundo repleto de intrigas e personagens complexos. Além do contexto histórico, o livro ousa abordar uma questão sexual crucial em uma época marcada pela extrema rigidez conservadora. A sensibilidade com que o autor trata esse tema traz camadas de profundidade à narrativa, evidenciando sua habilidade em explorar nuances sociais.

? Embora meu exemplar, esteja evidenciando os sinais do tempo - com páginas amareladas e bolhas em todo lugar -, essas marcas fazem parte do ciclo natural dos livros. O que verdadeiramente importa é a paixão que nutri por essa narrativa e o profundo envolvimento que tive, que transcende as imperfeições físicas do exemplar.

? Homens Elegantes não é apenas um romance que se destaca pelo seu contexto histórico e abordagem ousada, mas também é uma obra que enraizou ainda mais minha apreciação pela literatura nacional. Mesmo enquanto meu livro enfrenta os efeitos do tempo, a narrativa continua a ressoar em minha mente, mantendo viva a chama do encantamento que experimentei ao explorar essa história anos atrás, e por isso que a guardo carinhosamente em minha estante.

Fábio Valeta 29/07/2023

Havia comprado esse livro uns cinco ou seis anos atrás e havia me esquecido dele na interminável pilha de leituras. Esse ano, arrumando meus livros, reli a sinopse e lembrei o que havia me chamado atenção nele, então decidi finalmente lê-lo. E felizmente, valeu a pena.

Homens Elegantes narra a história de um soldado brasileiro-lusitano chamado Érico, que é enviado à Londres de 1760 como um espião para investigar contrabando de livros eróticos para o Brasil. A partir desse pano de fundo, o personagem começa a se envolver com uma série de personagens tanto reais quanto inventados ao mesmo tempo que se emaranha pelo submundo da cidade para cumprir a missão dada pelo poderoso Conde de Oeiras, que ficou mais conhecido na história pelo título que ganhou posteriormente – Marques de Pombal.

Sendo um soldado, o protagonista é hábil com armas, mas também aprendeu o gosto pela leitura, é inteligente e perspicaz em fazer aliados e se misturar entre diferentes grupos sociais para descobrir informações. E é também gay (ou “fanchono”, para usar a mesma palavra que aparece no livro) em uma época em que a mera suspeita poderia trazer graves consequências. E não demora para seu caminho se cruzar com um fanático religioso, grosseiro e supostamente moralista, mas com uma tendência à violência (mas sempre em nome de deus)... e cujo nome já nos remete exatamente a alguém com essa descrição, mas que prefiro não colocar numa resenha.

Em suas mais de 500 páginas, o livro alterna momentos de calmaria, suspense e ação de forma competente e sempre com muito bom humor e referências ao mundo atual. Homens Elegantes foi uma grata surpresa. Altamente recomendado, exceto para aqueles que se horrorizariam em ler uma história repleta de fanchonos combatendo a intolerância e lutando pelo simples direito de ser feliz e amar sem medo.

PS: Em 2021 foi lançada uma continuação chamada “Homens Cordiais”, que, com sorte, será lido em breve, quando a situação financeira me permitir voltar a comprar livros.

Zé Guilherme 06/07/2023

Uma surprendente de capa e espada, com DNA brasileiro.
Como escreve bem o Samir, né?! É impossível não querer devorar essa maravilhosa e épica trama no ápice das conspirações de capa e espada. O twist aqui é termos um herói gay - o destemido Érico Borges - e toda uma trama que traz ecos assustadores do que estamos vivendo com a escalada definitiva do conservadorismo e da extrema-direita no nosso mundo.

Érico e todos os seus aliados, formam um grupo genuinamente apaixonante e não tem como estarmos torcendo para que todas as suas empreitadas em bailes, jogos de cartas, óperas e numa mansão assustadora no meio da Londres imperial, deem certo. Somem isso a um inimigo atroz representado pelo odioso Conde de Bolsonaro, e temos a fórmula certa para um romance que traz ecos não só de Ian Fleming, como das boas aventuras pulp como Zorro, o Fantasma e até os Três Mosqueteiros.

Continuo achando o Samir um dos maiores autores nacionais da atualidade. Ele cria referências divertidíssimas - a gaitada que eu dei com o Olavo de Carvajal - e ainda entrega um livro repleto de representatividade e discursos genuinamente emocionantes sobre auto-aceitação e a luta que pessoas marginalizadas precisavam enfrentar desde sempre.

Um verdadeiro espetáculo.

Manu368 29/11/2022

Uma história muito boa e bem escrita, mal posso esperar para assistir a adaptação. Fico feliz que deu tudo certo para o Gonçalo e o Érico ficarem juntos

Bel 11/06/2022

Mais um BR divertido do Machado (não de Assis)
Que livro divertido! Já tinha lido, desse autor, o livro Quatro Soldados, que me surpreendeu de uma forma incrível.
Homens elegantes é uma continuação, não direta, da história de alguns dos personagens que conhecemos em Quatro Soldados e, confesso, foi o que me fez querer ler imediatamente.
Vários pontos dessa história não tem pé nem cabeça ou são recheadas de clichês românticos que, de uma forma absurda, complementam o estilo narrativo do autor.
Além disso, vários personagens, escolhas e acontecimentos são muito criativos e te prendem na história.
Minha avaliação é muito positiva, ainda que eu goste mais do humor e da regionalidade presente em Quatro Soldados.

Monique | @moniqueeoslivros 29/05/2022

Homens Elegantes
{Leitura 25/2022 - ?? Brasil}
Homens Elegantes - Samir Machado de Machado

Sabe aquele livro que tem todos os elementos para uma grande história? Trama de espionagem, duelo de espadas, ópera, romances, sexo, trapaças, mistérios... enfim, Homens Elegantes é completinho.

A história se passa em 1760 (Brasil colônia), e fala sobre Érico Borges, um soldado brasileiro designado para desvendar um carregamento pirata de livros eróticos, cujo navio foi apreendido no Porto brasileiro.

Ele segue para Londres, onde era impressa grande parte dos livros na época. E deixando a colônia brasileira e o Reino de Portugal, ele dá de cara com o progresso e os avanços do resto do mundo.

A história acontece no século XVIII, mas parece que tudo acontece nos dias de hoje. O retrocesso político, as trapaças, a repressão contra LGBTs, até o nome dos personagens é completamente atual.

Homens Elegantes é um romance de capa e espada, e é também um romance LGBT da melhor qualidade. Aliás, fazer com que essa história de amor não fosse o único foco da história deixou a narrativa ainda mais bonita. O amor é o combustível, e não o destino. E por isso ele é importante.

Uma história sobre o Brasil, sobre preconceito e discriminação, sobre vigaristas e trapaceiros, e sobre o amor. Também é legal dizer que Homens Elegantes teve seus direitos vendidos para o cinema, e confesso que ia adorar ver todos esses Condes nas telonas.

Um livro sensacional, mesmo. Recomendo muito.

Bia 04/05/2022

"A América não é a Europa, e o Brasil não é Portugal."
Marcado por muitas frases impactantes e uma realidade muito bem embasada historicamente, o enredo conta sobre a chegada de Érico a Londres para investigar por que raios livros eróticos estavam chegando ao Brasil - e em português, raro para a época. O amadurecimento do protagonista é notável e as cenas de luta são memoráveis. Facilitando: o livro é muito, muito bem escrito, a facilidade que o autor te leva pelos capítulos é tranquila e gostosa, só não li mais rápido pois a maioria dos capítulos são grandes e não consigo parar no meio. As sacadas com os nomes dos personagens são geniais.

Estava com este livro no Kindle para ler desde que a Rocco liberou gratuitamente no começo da pandemia e me arrependo de não ter começado antes.

Chique, porém cruel. Revolucionário, porém injusto.

"Nada cura o passado como o futuro!" p. 234.

@eumiksbook 29/04/2022

Releitura: Homens Elegantes - Misterioso e Quente.
Homens Elegantes vai contar a jornada de Érico Borges, enviado de Portugal para Londres, como propósito de descobrir o motivo de piratear livros pornográficos.

Eu particularmente, amo histórias que envolve mistério, romance, época e grandes conflitos. E essa é que eu amo muito, me apaixono e vivo cada personagem, principalmente meu fav (Gonçalo).

Reler Homens Elegantes, foi como reviver uma memória ou até rever um filme, tive as mesmas emoções em tons mais baixos, mas não atrapalhou em nada a minha experiência.

Enfim, é uma bela história de mistério, dura por causa da época, com um romance lindo, e tramas perfeitas!

agatha.candido 18/03/2022

homens elegantes
É um bom livro, é ótimo para conhecer um pouco mais da história de Portugal e Brasil. Porém achei meio lento, e muitas vezes que ficava enrolando no mesmo assunto

Ana Cecília 07/03/2022

A maior das homenagens
Nos últimos anos eu tenho sido muito mais chata com os livros que gosto, mais detalhista, cada vez menos chegado à fantasias ou romance, mas quem sabe Samir Machado de Machado seja a fantasia e o romance que me agrada: com uma pesquisa histórica de tirar o fôlego, de deixar um gostinho de Preciso Pesquisar Isso Aqui, incapaz de largar o livro da mão. Homens Elegantes me fez voltar a ser leitora, igual fui na adolescência, me fez negligenciar do mundo e da vida adulta para viver a vida de Érico Borges, de Gonçalo, de Maria, me fez lembrar do por que amo pesquisar História LGBT, por que pretendo seguir nesta área de pesquisa, me deu água nos olhos em terminar e ler a frase final. Homens Elegantes me traz o melhor dos sentimentos, e já pensei em três ideias diferentes de tatuagens pra homenagear esse que se tornou o meu livro favorito da vida inteira.
Apoiem a literatura brasileira, apoiem autores LGBTQIA+. apoiem estudar a História do Brasil do jeito como ela foi, sangrenta e injusta, sem perder o amor pela terra.

ATENÇÃO: COMPREM A SEQUÊNCIA "HOMENS CORDIAIS", BJS.

Jackie! 27/01/2022

Cruel e Prazeroso
Samir Machado de Machado é brilhante! Aqui ele trás uma narrativa cômica e aventureira, cheia de fatos históricos que marcaram e mancharam o Brasil Colônia. Com muitas críticas, nada veladas, o livro acompanha a história de Érico um fiscal de alfândega que está investigando o contrabando de livros eróticos no Brasil. Com isso ele descobre toda uma trama comandada pelo patético Conde Bolsonaro (risos). É Basicamente uma farofa (refinada) com gays, travestis, lésbicas, espiões, perseguições e lutas de tirar o fôlego!
O livro tem várias reviravoltas e é super empolgante acompanhar a jornada de Érico ao "mundo proibido" que Londres esconde. A narrativa só peca em ser extremamente descritiva, o que para alguns não é problema, mas pra mim
desacelera, principalmente o começo, da história.
PS: tem gatilhos de violência e homofobia

cfontoura 17/01/2022

Os incitadores de terramotos
Homens Elegantes é um livro ímpar. É impossível não se deliciar com essa leitura que desperta umas boas risadas e algumas franzidas de testa ao longo dos capítulos que contam a saga flamboyant de Érico Borges-Hall, um herói peculiar para o seu tempo. A ambientação é dada na Londres do século XVIII, onde o luso-brasileiro Érico desembarca para investigar o contrabando de livros eróticos ao Brasil. A partir disso, a trama desemboca em uma série de aventuras do espião, que encontra amizades, inimizades e até um amor para chamar de seu. Entre elitistas, racistas e homofóbicos, há o pior deles: o conde de Bolsonaro, que, além de ser um trambiqueiro, parece estar 100% envolvido na tramoia dos livros picantes enviados às terras brasileiras. Reprimido por conservadores da coroa portuguesa, Érico é um anti-herói gay que encontra em Gonçalo um motivo para amar Londres, uma terra, em primeira instância, mais liberal. O livro é muito bem escrito, com um humor perspicaz que entre uma luta de espada e outra, encontra espaço para tratar de assuntos atuais. Destaque para uma personagem que só se comunica com falas de Madonna e Lady Gaga (a tal Lady Madonna, dona de um recinto onde não há qualquer tipo de preconceito). Enfim, existem n motivos para dizer o quão incrível é este livro... Um clássico contemporâneo.

Vico 15/01/2022

Um clássico moderno
Arrisco dizer que Homens Elegantes já é um clássico moderno da literatura LGBTQIA+ brasileira. A quantidade rica de informações e contextos históricos conduzidos pela trama e romance, com personagens brilhantes e cativantes (especialmente Fribble, Maria e Gonçalo) permitem que a jornada pelo Brasil colônia seja uma aventura muito ilustrada para quem possui uma mente imaginativa e fértil. E é fácil passar o livro inteiro se perguntando ?por que isso ainda não foi adaptado em uma obra audiovisual??, tão gostoso e prazeroso é lê-lo.

O único detalhe que cansou um pouco, para mim, é a excessiva riqueza de vocabulário, característico e normal para uma obra deste tipo, mas que, por alguns momentos, engasga a leitura. Não que seja um ponto negativo, pois se faz necessário para preservar a veracidade dos acontecimentos históricos, mas que distrai e prolonga o entendimento total da história ao ter que pausar para uma breve consulta de significados (especialmente uns que são em inglês e que podem passar despercebidos para que não possui um certo nível de entendimento e as ambiguidades da língua).

É uma obra excelente, divertida, intrigante e poderia ser considerada obrigatória, não somente para pessoas marginalizadas, mas para qualquer um que goste de histórias de aventuras, romance e um banho de conteúdo histórico.

Dudu 31/12/2021

Romance histórico de ótima qualidade.

Escrita primordial com uso de um excelente vocabulário. Minha única crítica seria que, por vezes, o texto é descritivo por excesso, o que torna a leitura um pouco cansativa.

A história tem ainda como pano de fundo a comunidade homossexual em Londres, o que dá uma pitada de safadeza à trama, para os adeptos a este tipo de enredo.

Destaque para o humor da escrita, que permite ao leitor boas risadas com o uso de trocadilhos e tiradas cômicas.

1 | 2 | 3 | 4