Um silêncio avassalador

Um silêncio avassalador Lucas Barroso

Resenhas - Um silêncio avassalador

Peleteiro 26/08/2020

Grata surpresa!
Grata surpresa! Cada vez mais reforço a ideia de que a Editora Moinhos publica os melhores livros de contos contempôraneos. Lucas possui um notório domínio narrativo, e a leitura flui muito bem.Não dou cinco estrelas por achar que uma pequena parte dos contos trataram de temas batidos, com perspectivas padrão. Ainda assim, todo o resto se mostrou original, ousado e muito intrigante, como todo conto deve ser.

Compre pela capa 06/01/2018

O ÍNTIMO DESCRITO EM UM SILÊNCIO AVASSALADOR, DE LUCAS BARROSO
Nunca tive o hábito de ler contos, pois sempre preferi um livro com um enredo um tanto quanto extenso, para não sofrer com finais subentendidos ou inacabados. Porém me peguei tentando descobrir como é ter um sentimento intenso com poucas páginas. Um Silêncio Avassalador me chamou a atenção primeiramente pela capa, mas também por sua sinopse misteriosa, com assuntos tão polêmicos e atuais.

ENREDO

O livro traz quinze contos que não demonstram relação um com os outros, pelo menos não no enredo, e sim no assunto. Uns bem diretos e objetivos na linguagem, outros com uma intonação poética, mas que também deixam explícitos a mensagem a qual quer passar.

Trata de uma transmissão do sentimento mais íntimo do personagem ou personagens, nos contos, uma espécie de subconsciente que demonstra os pensamentos mais profundos de cada um, através de detalhes que nós, como humanos, pensamos voluntária ou involuntariamente (e geralmente agimos através disso). Define a vida realmente como ela é, sem frescuras, com (e sem) medos, sem o obrigatório "felizes para sempre", apenas o acontecimento em si: as tristezas, frustrações, desejos, dúvidas, raiva, esperança, felicidade, solidão, e pasmem, sadismo (que poderia entrar no quesito desejo)!

Os temas abordados podem causar um impacto no leitor, pela quantidade de descrição que implica, pois o objetivo do autor é demonstrar que tem muitas coisas que acontecem no nosso cotidiano e que fingimos não ver, por ser considerado tabu.

O tempo-espacial de cada conto varia: uns tem alguns minutos, outros tem horas, outros, anos.

Dentre os quinze, o que mais me chamou a atenção foi A ginasta, que narra a história de uma menina que treinava balé, desistiu e encontrou-se na ginástica, a partir disso descreve a vida dela desde a infância, passando pela adolescência, por suas etapas de campeonatos, entre elas, as vitórias, a primeira paixão e finalizando com ela na fase adulta e com filhos, frustrada por não ter feito as escolhas no momento certo e sonhando com algo que não chegou a acontecer.

OPINIÃO

Uma leitura primeiramente chocante, pelo linguajar, porém com o intuito que o autor teve, não teria outra forma de transmitir a mensagem sem ser minucioso na descrição. É um livro reflexivo, que faz você questionar seu ponto de vista, olhar para dentro de si e tentar entender que a vida é complexa, ou seja, nua e crua como ele pontuou. Esse silêncio do título se refere ao sentimento que cada indivíduo possui e que somente ele é capaz de sentir e descrever, e que geralmente o consome, como um problema existencial. Em alguns pontos, a vida sem pudor, aquela que imaginamos e não falamos por vergonha ou medo, mas está lá, implícita. O autor Lucas Barroso fez um livro com uma ideia muito interessante a respeito do comportamento humano e que deveria ser um pouquinho maior (Rsrsrs) porque é muito instigante e divertido!

site: comprepelacapa.wixsite.com/home

Livro in Cena 14/02/2017

Um silêncio avassalador
Tenho que citar uma frase do escritor argentino Júlio Cortazar (1914-1984), que proferia sabiamente que conto é aquele texto que corre em poucas linhas e em alta velocidade narrativa, capaz de nocautear o leitor com seu impacto dramático concentrado. Não existe descrição mais perfeita para o que senti quando li a obra do escritor Lucas Barroso – Um Silêncio Avassalador, publicado pela Editora Moinhos.
Um livro com 15 contos curtos, mas com uma qualidade incomparável que dialoga de maneira crua com o leitor, mostrando as inúmeras facetas da inquietação e solidão que permeiam a mente humana e que se alastra de maneira vigorosa, infectando relações e sentimentos.
Com uma sinceridade que chega a ser chocante, o autor cria uma conexão personagem-leitor, convidando a todos a realizar uma reflexão intensa a respeito da frágil natureza do ser humano, suas motivações e avidez por mudanças que fogem da compreensão.
Um livro que me surpreendeu positivamente e mesmo a narrativa sendo tão carregada de sentimentos asfixiantes, achei uma leitura fluída e muito prazerosa. Na verdade almejei ter mais do escrito e assim poder me aprofundar em seu estilo cadenciado e envolvente.
A edição da Editora Moinhos fechou com maestria essa obra. A diagramação, capa, fonte e folhas em papel pólen estão impecáveis. Feliz em ter tido a oportunidade de ler essa obra e encontrar um talento nacional a ser conhecido.

site: https://www.instagram.com/p/BNMsz7-jJzm/?taken-by=livroincena

Thaisa 28/12/2016

Essa leitura é intensa, incômoda, machuca e faz o leitor sentir a solidão junto aos personagens.
Quando li a sinopse de Um Silêncio Avassalador já imaginei que seria uma leitura com uma carga emocional pesada. Só não imaginei que fosse me deparar com uma leitura que provocasse tanto incômodo. Calma, não são coisas ruins, até porque dei 5 estrelas em minha classificação para o livro.

Um silêncio avassalador fala sobre o grande vazio existencial que existe em nós. Cada um dos personagens dos contos possuem uma solidão pulsante que tentam preencher de alguma forma e com essa busca desenfreada, muitas vezes o lado perverso e egoísta dos humanos vem à tona. Os contos são bem variados, a maioria aborda temas considerados "tabus", mas que estão muitas vezes ao nosso lado e fingimos não ver.

Melancolia, tristeza, solidão, vergonha, excitação, sadismo... Os personagens vão mostrando suas motivações e sentimentos no decorrer dos textos e é tão palpável que o leitor pode se sentir como se fizesse parte daquela história.

Os contos são tensos, intensos e alguns até chocantes. Me senti incomodada com as atitudes de alguns personagens, torci por outros e na grande maioria tive vontade de abraçar o personagem e dizer pra ele que ele não está sozinho. Essa é uma leitura intensa em relação aos sentimentos que ela provoca.

A escrita de Lucas aproxima o leitor dos personagens. Ele consegue com maestria nos passar exatamente o que cada um de seus personagens sente. Nos mostrando abertamente os pensamentos de cada um deles, o autor provoca uma gama de sentimentos em seus leitores. Eu, particularmente, terminei a leitura pensando em qual seria minha reação diante dos acontecimentos apresentados... Pensando no que somos capazes de fazer com o próximo e como o ser humano pode ser cruel muitas vezes...

Super recomendo a leitura para você que gosta de contos e está em busca de histórias que acontecem na vida real muito mais vezes do que possamos imaginar. O perigo mora ao lado...

Resenha publicada no blog Minha Contracapa:

site: http://minhacontracapa.com.br/2016/12/resenha-um-silencio-avassalador-de-lucas-barroso/

Day Morais - @daihanydemorais 27/10/2016

Impecável
O autor Lucas Barroso, já teve livros publicados: Virose (2013) e O ano dos mortos (2016) mas aventura-se agora com seu livro de contos, Um silêncio avassalador, com uma edição linda, simplesmente impecável publicada pela Editora Moinhos.
Um livro que me conquistou desde o primeiro paragrafo.
São contos curtos, porem intensos, com assuntos considerados por muitos como “tabus” que te levam a pensar na vida, mostrando toda a melancolia e tristeza dos personagens.
Em alguns contos você quase que é levado pra dentro do livro, e se pega pensando em como seria se aquilo estivesse acontecendo com você. Tristeza, melancolia e a ferocidade dos personagens em se encontrar em algum lugar no mundo e na sociedade é o ponto alto desse livro, mostrando tudo o que se passa na cabeça das pessoas antes de cometerem algumas atrocidades ou até mesmo antes de uma noite de amor!
Com uma leitura de um dia, prazerosa e intensa esse livro de Lucas Barroso me conquistou e entrou para minha lista de favoritos desse ano. Com certeza o indico para quem gosta de contos e de se aventurar em histórias da vida, aquelas que realmente podem acontecer e acontecem o mais perto do que se possa imaginar.

site: www.lendo1bomlivro.com.br