A Casa de Vidro

A Casa de Vidro Anna Fagundes Martino

Resenhas - A Casa de Vidro

DearieSarah 02/06/2021

Um mundo incrível
Em poucas páginas a autora consegue passar muita coisa.
Confesso que me senti meio burra por não ter entendido o que o Sebastian era kkkkkkk
A história é encantadora!
LuaTeresa 02/06/2021minha estante
Eu sempre vejo esse ebook grátis mas nunca me interessei de comprar ele

DearieSarah 02/06/2021minha estante
Peguei grátis e confesso que fui pela capa, mas n achei ruim de todo apesar de não ter tido muito uma conclusão. Acho que o problema era eu q n soube interpretar o final lkkkkkkkk

LuaTeresa 03/06/2021minha estante
Entendi kkk

Soliguetti 23/10/2017

Fraco e apagado
A Casa de Vidro é uma noveleta e, portanto, tem uma história curta. Isso, porém, não é desculpa para um enredo tão fraco.

Anna Fagundes Martino cria um universo de seres fantásticos que possuem o "dom da vida", digamos assim. Podem fazer crescer flores da terra apenas com seu toque.

Eleanor, a protagonista, sente-se então atraída por Sebastian, um desses seres mágicos. Eu gostaria de poder dizer mais algumas coisa do enredo, mas basicamente é isso. Nenhum trama memorável, nenhuma dificuldade a ser superada. Eles simplesmente se apaixonam e depois disso a história não evolui muito mais. Há apenas a descrição de algumas cenas e a inserção de novos personagens, mas nada é tão importante.

A Casa de Vidro é um caso muito curioso. Tem uma premissa boa, mas tudo o que a noveleta faz é apresentar essa premissa. Não há história. Não há uma trama central. O leitor não se envolve com os personagens. Apenas os vê serem apresentados, como se estivesse sendo introduzido a estranhos em uma festa, daqueles que você nunca mais vai se lembrar.

O que ainda salva um pouco o livro é a forma como Anna Martino escreve, numa linguagem muito prazerosa e gostosa de ler. As qualidades de A Casa de Vidro, porém, ficam por aí.

Nunca tinha lido nada parecido. Um livro com um não-enredo. Uma não-história, que acabou tão vazia quanto começou.
Gilson.Amorim 23/10/2017minha estante
Achei a capa tão linda... Pelo visto é só a capa rsrs

Luiza - @oluniverso 15/12/2017minha estante
Eu terminei de ler o conto ontem. Ele começou tão bem e eu gostei muito, muito mesmo do Sebastian, mas aí, como você disse, parece que a parte boa acabou depois da apresentação dos personagens. Eu senti que após isso, o que aconteceram foram um monte de fatos jogados e acho que também faltou uma conexão maior entre os personagens (fora a Eleanor e o Sebastian).
Beijo.

Ed 16/10/2019minha estante
Uma pena, a capa ficou tão linda.

Kellbet 16/05/2018

Achei bem interessante.
E os cenários bem gostosos. Principalmente a estufa.
Sebastian e sua filha são os personagens que deixam todos curiosos por suas curiosidades extremas. Mas há uma boa explicação para isso e é bem legal.
Não sei se há uma continuação, mas se tivesse com certeza eu leria.
;)

site: https://kellbet.blogspot.com/
Angélica 09/08/2018minha estante
Tem mais dois livros depois desse ;)
A continuação é "Um berço de Heras"

Kellbet 24/04/2019minha estante
Oi Angélica! Obrigada por avisar. Vou procurar. Realmente adorei o livro. ;)

Beatriz3695 17/05/2020

Um bom conto
É um conto interessante, bem escrito, fluído, bem fácil de ler.
Dressa Lopes 18/05/2020minha estante
baixei ele, vou ler.

duartesamanda 26/05/2020

Quando acabei esse livro, senti uma decepção muito grande, não por ser uma história ruim e sim por ter uma muito boa que não foi explorada em seu máximo.

Em parte entendo o sentido de deixar todo o mistério em volta dos segredos, mas acredito ser necessário dar o mínimo para o leitor se conectar não somente com a relação dos personagens mas também com suas motivações.

Terminei com tantas perguntas que acabei ficando chateada com a falta de informação, não sei se era a intenção do autor, mas se for, percebi que esse não é meu tipo de livro.
Maria3427 26/05/2020minha estante
Também li esse livro em um clube de leitura, escolhido pela maioria, e que decepção. O pior é que a maioria amou e eu acabei nem participando da discussão porque odiei a leitura, não ia pagar de chata haha

Saskya.Tandara 03/04/2019

Um bom enredo, porém sem aprofundamentos.
Bem, como é um livro pequeno sabe-se que não tem como dar uma aprofundada nos personagens... Mas o q fiquei mais frustrada é que não é explicado muita coisa. Não dá para ter empatia nem sentimentos pela proximidade de Eleonor e Sebastian; não é explicado a cena de como ela tem a Stella ou como ela foi concebida... A autora se preocupa em detalhar com frases robustas algumas cenas sem importância e não se adentra em explicações de personagens e sentimentos... Eu poderia fazer uma reflexão sobre às analogias que encontrei no livro, mas fica a critério de cada um fazer suas interpretações pessoas..
Elaine.Pereira 17/05/2019minha estante
Exatamente o que eu acheii

palomamyo 20/06/2022

Confuso
É confuso, por mais que a escrita seja boa, a história em si não é tão interessante e ficamos esperando uma resposta que não vem, sabe aquela explicação que a gente sente que precisa? Ela simplesmente não existe
Giovanna1174 12/02/2024minha estante
Nossa concordo cara

vitAria.taylors 22/06/2020

Um ótimo livro, mas acho que poderia ter explicado mais detalhadamente certas coisas.
Leitura e . 22/06/2020minha estante
Obrigado.
@leituraeponto

jailxon 02/01/2019

A CASA DE VIDRO
Eu estava lidando com uma ressaca literária e procurava algo mais leve para ler, vasculhando meu Kindle e encontrei esse livro que despertou minha curiosidade. Não me arrependi nem um pouco.

A obra é rápida e curta, mas bem interessante. O pequeno ambiente criado pela autora é fascinante, cheio de detalhes, ótimas frases e aprendizados. Os poucos personagens são bastante cativantes, eu adorei a Eleanor por ela ser uma mulher forte que pensa de forma independente e revolucionária, apesar do ano que se passa a trama. Os mistérios são ótimos e vão se revelando aos poucos, a cada frase e página lida.
Rai 05/07/2021minha estante
aaah, eu amei, as continuações são tão boas quanto

Stefany413 27/10/2022

confuso
no começo eu não tava entendendo nada, e quando eu cheguei no final me senti no começo do livro, por mais que eu tentei entender não deu, ele é muito confuso, mas mesmo assim eu gostei.
GiH 17/01/2023minha estante
Kkkkk eu também fiquei assim. Entendi foi nada

Laís Helena 24/09/2016

Resenha do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia
A Casa de Vidro é uma noveleta, a primeira publicação da editora Dame Blanche. Ela foi disponibilizada em e-book gratuitamente em várias plataformas, e eu obviamente não iria deixar de conferir.

A história é dividida em duas linhas temporais. Começamos em 1910, quando Eleanor recebe a visita de Stella, uma garota com um dom misterioso: ela é capaz de fazer as plantas florescerem. A história então volta a 1868, e somos apresentados à Casa de Vidro (a estufa) em seu auge, quando exibia flores de cores vibrantes e exóticas e era cuidada por Sebastian, o jardineiro excêntrico que tem o mesmo dom de Stella — um dom que nem mesmo ele sabe explicar.

A narrativa é em terceira pessoa e, em sua maior parte, sob o ponto de vista de Eleanor, embora aqui e ali seja mostrado um pensamento de Stella ou de Sebastian, e também tenhamos um capítulo sob o ponto de vista de Mark, filho de Eleanor. Ela é envolvente e em alguns trechos até um pouco poética. Mas não é nada exagerado: em vez disso, a narrativa construiu um clima de mistério e fantasia que combinou muito com os personagens (Eleanor e Sebastian) e me agradou bastante. A única coisa que me incomodou na narrativa é que ela usa um pouco demais o resumo, e eu acabei sentindo falta de entrar em certas cenas. A revisão, exceto por um ou dois errinhos que escaparam, ficou muito boa.

Gostei dos personagens. Eles foram bem caracterizados e bem desenvolvidos dada extensão da noveleta. Mesmo Mark, que tem apenas um capítulo sob seu ponto de vista, teve desenvolvimento e terminou como um personagem diferente do que era no começo da história, e cada um deles tem suas peculiaridades, características que podem parecer meros detalhes a princípio, mas que servem para torná-los críveis e únicos. Aliás, mais do que em uma trama ou nos elementos fantásticos, o enfoque é nos personagens e em como aos poucos a relação entre Eleanor e Sebastian surge e se fortalece, e eu gostei muito de como isso foi feito. É um romance, sim, mas você não encontrará aqui os momentos melosos e os clichês que tanto irritam os leitores. É um relacionamento que nasceu da curiosidade, dando lugar a uma amizade um tanto relutante (ao menos por parte de Eleanor) e então a um romance, em que ambos se tratam com bastante respeito.

Além disso, a noveleta não se propõe a explicar o dom de Sebastian e de Stella, nem os demais elementos fantásticos que aparecem na história, e isso não se faz necessário. Dá a sensação de ser aquele tipo de coisa que provavelmente tem uma explicação por trás, mas que não é do conhecimento dos personagens, o que acabou me aproximando da história e dando a ela um toque de verossimilhança — afinal, não sabemos explicar tudo o que acontece ao nosso redor, certo?

O final veio devagar, sem trazer grandes surpresas ou reviravoltas, mas foi adequado ao tom da história, e até me deu uma sensação de ciclo. É uma história com começo, meio e fim, apesar de aparentemente ser parte de uma série, e embora não tenha me deixado com aquela necessidade quase irresistível de colocar as mãos no próximo volume (não é o tipo de final que se propõe a isso), eu certamente lerei a continuação desta e outras histórias de Anna Fagundes Martino. Em resumo, foi uma estreia muito boa para uma editora que promete fazer tanto por nós, escritores brasileiros de ficção especulativa.

site: http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/2016/09/resenha106.html

Ricardo Santos 14/10/2016

Boa estreia de uma nova voz
A Casa de Vidro é uma ficção delicada na superfície, mas bastante robusta debaixo da terra, para fazer uma analogia ao mundo das plantas e flores, tão importante na história.

A autora envolve o leitor numa prosa elegante e cheia de insights sobre criação da vida e perdas. Contudo, não consegui estabelecer uma maior conexão com os personagens. Não os senti vivos de fato. São mais como condutores das ideias da autora, sem muita variação no tom.

A edição é primorosa, com uma diagramação ilustrada e confortável, uma revisão atenta e a capa é uma das mais bonitas da literatura nacional recente.

Recomendo bastante a leitura. Anna Fagundes Martino é uma nova voz que tem muito a dizer.

Leticia Almeida 23/10/2016

Um livro bacana
Bom não gostei muito do fato da história alternar entre o passado e presente.
O livro conta a história de Eleanor, e traz mistérios, eu esperava um pouco mais. Mas não deixa de ser um romance bacana, um mistério legal bem envolvente, que te deixa curioso. Um livro que te obriga a devorar, para saber sobre o tal segredo.
O segredo do tal jardineiro, afinal as flores não crescem de um dia para o outro, ou crescem?

Carlota 20/04/2024

Falta desenvolvimento.
É uma história de fantasia, mas poderia ser melhor desenvolvida, sei que tem outros títulos em sequência mas deixa muitas dúvidas em aberto para o leitor.

A história vai e volta entre presente, passado e futuro sem confundir o leitor.

Deixou muitas coisas em aberto que espero que estejam explicadas no próximo livro.