Os gêneros do discurso

Os gêneros do discurso Mikhail Bakhtin

Resenhas -

Manços 01/09/2020

Fundador
Uma escrita peculiar, mas com conceitos fundamentais da linguística. Li na faculdade e reli agora. Ambas enriquecedoras.

Luana 20/09/2020

Ótima leitura introdutória ao estudo dos gêneros. Para quem quiser se aprofundar no autor, essa edição é bem interessante porque além dos dois textos principais, existem alguns diálogos no final do livro.

Brenda 14/07/2021

Os gêneros do discurso
Bakhtin nos traz em mais uma obra uma forma completamente incrível de vermos a língua. Muito além do que um sistema ou código, a língua deve ser vista como ação, identidade, externa ao mesmo tempo que é interna....Um livro essencial para quem quer escrever e ler de uma forma mais completa, vendo a palavra como algo além do que um signo que possui um significado, mas como sentido que é construído através das relações sociais, históricas, econômicas, entre outros aspectos que influenciam a escrita e a construção do sentido último, quando a apalavra de um produtor (oral ou escrita) atinge um receptor e quando o atinge produz sentido.

Paulo Silas 12/12/2022

A abordagem dialógica de Bakhtin está posta de forma abrangente nessa obra, a qual inclui não apenas o principal texto ("Os gêneros do discurso") em que o dialogismo é exposto, explanado e construído, mas também um trabalho ("Diálogos") que serviu de base para o constructo teórico do autor. Trata-se da reunião de alguns trabalhos de Bakhtin que possibilita uma visão mais acurada do leitor sobre a sua proposta teórica que muito contribuiu para os estudos linguísticos, teoria da comunicação, filosofia da linguagem e áreas afins.

O livro conta com dois textos principais ("Os gêneros do discurso" e "O texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas") e alguns anexos que possuem a mesma relevância que os primeiros. Escritos nas décadas de 50 e 60, os trabalhos abordam importantes questões conceituais como a noções de enunciado, texto, discurso, gênero do discurso e outros, discutindo-se de que modo cada qual se faz presente e corrobora para a perspectiva do dialogismo, ideia essa que é constituída pelas relações entre os índices sociais de valore que formam o enunciado, sendo esse uma unidade própria da interação social.

Ao pontuar que "todos os diversos campos da atividade humana estão ligados ao uso da linguagem", Bakhtin evidencia o fato de que o enunciado nunca está só, nunca surge a partir de um grau zero, não existindo assim qualquer falante que funcione como um Adão bíblico. Antes, o outro sempre implica algo no discurso - tanto antes, quanto durante e também depois -, de modo que a língua tem em si uma natureza dialógica. Conforme registra Paulo Bezerra, organizador e tradutor, no posfácio da obra, tem-se aqui "um livro tematicamente coeso, estruturado sobre vários conceitos do pensamento bakhtiniano, entre os quais figuram como núcleo central o enunciado como unidade mínima do discurso e elo do processo de comunicação humana", merecendo assim um atento estudo.

Pedro Matias 25/05/2021

Um clássico
Originalmente, um dos artigos coletados no tamos "estética da criação verbal", que foi uma coletânea de textos de Bakhtin criada por alunos dele com fins de custear a vida do autor, esse texto é um clássico que nos ajuda a compreender a teoria do enunciado que Bakhtin estava criando. Um texto fundamental para todo o pensamento humano, que vai tratar das relações entre enunciado, língua, linguagem e comunicação.

Deeh 30/01/2023

O livro Os gêneros do discurso possui dois ensaios de Mikhail Bakhtin (1895-1975). Tais textos são necessários para que aqueles que o estudam compreendam a sua concepção dialógica.
Apesar de ser um livro pequeno, tal obra traz conceitos e ideias muito importantes a cerca de enunciado, discurso, gêneros, dialógicidade, contexto, texto. Entretanto, talvez por eu não conhecer tanto o autor, as suas obras e portanto o livro ter sido um primeiro contato com Bakhtin achei uma leitura um pouquinho difícil apesar de ter gostado do livro.

BrunaMenori 29/08/2020

af
leitura por obrigação nunca é boa, simplesmente. é lógico que é interessante, mas enfim.

Carlos 12/12/2023

É um livro fundamental para podermos compreender os gêneros. Bakhtin estabelece uma definição que ainda se comunica com os atuais estudos de gêneros. Além disso, insere muitas reflexões e inquietações que podem ser desenvolvidas ou revisitadas. É uma leitura instigante.