Empreendedores inteligentes enriquecem mais

Empreendedores inteligentes enriquecem mais Gustavo Cerbasi

Resenhas - Empreendedores inteligentes enriquecem mais

Jaciel 13/08/2023

Bom, mas diferente do que eu esperava
Se compramos o livro pela capa, esse foi exatamente por esse motivo.

Como sou empreendedor, imaginei receber orientações práticas aplicáveis ao meu empreendimento. Todavia, a leitura se arrastou na maior parte em conteúdos matemáticos (cálculos), e termos que ainda desconheço.

Talvez a capa não deixou explícita a proposta do livro, ou eu não tenha me atentado tão bem a isso.

No geral, o classifico como um bom livro. Fiz algumas marcações e obtive alguns aprendizados.

Michel 26/12/2020

Finanças para o próprio negócio
Conteúdo acadêmico tratado de forma prática e resumida. Cerbasi traz nesse livro o conhecimento necessário para gerir financeiramente o próprio negócio, explicações de termos técnicos de forma simples e dicas para o controle financeira visando o crescimento sustentável do empreendimento.

DEA 09/01/2022

Os livros do Cerbasi em geral tem uma escrita fácil de ler e entender.
Este livro mostra a importância de fazer um bom planejamento e análise dos dados para conseguir iniciar um negócio com mais chances de sucesso. Tem muitas sugestões de quais relatórios usar, algumas partes confesso que são 'chatinhas' mas sei que é um conhecimento fundamental para quem quer empreender.

umapandinhaleitora 16/09/2021

Ótimo para quem quer empreender
Gostei muito da didática do livro. Cerbasi desenvolveu de forma clara e fácil, conceitos de contabilidade na vida empreendedora.

Acredito que para quem está pensando em abrir seu negócio ou mesmo para quem já iniciou há pouco tempo, esse é uma excelente indicação.

Fernando 31/01/2021

Hoje sei fazer gestão financeira
O livro é o que se precisa para controlar uma empresa financeiramente. Sana a grande maioria das dúvidas e te coloca numa situação confortável para trabalhar seja em um ecommerce, seja numa empresa local, num negócio de pequeno/médio porte... A leitura é incrível, dotada de vários exemplos e capaz realmente de te fazer entender o assunto. Terminei o livro com várias novas dívidas, porém completamente satisfeito! Recomendo fortemente pra quem vai começar um negócio.

Mackatoo 06/11/2021

Bom... para quem já leu Cerbasi antes...
Livro bem essencial para novos empreendedores, mas é um livro com bastante termos técnicos, ou seja, é bom que a pessoa já tenha uma carga do tipo de assunto e do tipo de escrita do Gustava Cerbasi...
Da uma visão muito boa de como preparar um plano de negócio e verificar a parte financeira de um empreendimento, demonstrando que não se deve somente se preocupar com o desenvolvimento do produto ou serviço a ser oferecido.
Fica claro que só os conhecimentos básicos muitas vezes não são o suficiente para abrir um negócio..
Uma boa leitura, abre bastante a mente do empreendedor mostrando o que geralmente não conseguimos enxergar no início.
Mas, venha com uma carga já deste tipo de assunto, não é uma leitura para quem quer começar a ler sobre empreendimentos ou começar a ler Gustavo Cerbasi.

Thiago548 21/04/2023

Guia para interessados
Esse é um completo "guia" não tendo foco em história ou algo do tipo, seu objetivo é ensinar e guia-lo para ser um melhor empreendedor.
Seus ensinamentos são bons e tem muito a ensinar a quem o ler.
No entanto não é um livro leve e fluido, você precisa estar concentrado e com vontade de aprender e fazer. É um ótimo livro para se ter durante sua jornada de empreendedorismo para tirar dúvidas e aprender ao longo do percurso.

Mi Teixeira 10/02/2021

Simples e objetivo
Como todos os livros do Cerbasi são simples e objetivos, você realmente entende. O livro mostra como fazer análise de relatórios super importantes dentro de uma empresa, para eu que trabalho na área é um reforço no conhecimento e me ajuda a ter outro olhar para o que aprendi.

Rafael 17/06/2018

Vale muito a pena
Para quem pensa que finanças é formada de cálculos complexos ou pensa que precisa fazer uma pu** capacitação sobre o assunto, Gustavo Cerbasi traz isso de maneira simples e acessível, te ajudado a descomplicar sua gestão financeira, independente do porte ou em qual momento financeiro se encontra seu negócio.
Rodrigues.Assis 02/08/2020minha estante
Olá Rafael, poderias por favor partilha este book por email

Chann 29/10/2022

Empreendedores inteligentes enriquecem mais: Inteligência financeira para quem já tem ou quer começar o próprio negócio
Livro espetacular no que se refere a orientar uma pessoa que possui um empreendimento. Como contabilista gostei muito da forma com a qual a contabilidade foi apresentada no livro.
Nele as demonstrações contábeis como balaço e as explicações sobre o que são: ativo, passivo e patrimônio líquido foram bem abordas. Também explicou sobre a demonstração do resultado do exercício (DRE) e o Fluxo de caixa. Como calcular o ponto de equilíbrio, apresentando a formular que indica quantos produtos ou serviços precisão ser vendidos para que a empresa fique no ponto zero e dessa forma deixa bem claro como algumas pessoas precificam seus produtos ou serviços da forma incorreta. Inclusive apresentou as formas de análise patrimonial horizontal e vertical, Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), a importância de separar a pessoa física da pessoa jurídica. Para concluir ele deixa alguns modelos de análise patrimonial em branco na seção de anexos.

Luan.Brito 21/08/2020

Livro muito bom
Os livros de Cerbasi são muito bons, e este especificamente, trás muitas informações úteis e de qualidade para aqueles que tem o desejo de empreender. Recomendo.

rrodolfo.lima 18/10/2022

Linguagem simples e direta
Antes de começar a ler achei que seria mais um livro que falaria sobre as dificuldades do empreendedorismo, mas ele bem mais que isso. Cerbasi traz em uma linguagem simples os ensinamentos de como o entendimento das finanças ajuda nos negócios.

Entendimento de balanços patrimoniais, demonstrações financeiras e indicadores são alguns dos ensinamentos, que podem ser usados em empresas pequenas ou até pra leitura de resultados de empresas de capital aberto

André 07/08/2021

Gestão financeira
Uns dos melhores livros de gestão financeira que já li, pelo conteúdo e pela didática, um livro que qualquer investidor ou empreendedor deveria ler, pois o autor explica de maneira simples sobre as diversas demonstrações financeiras e indicadores utilizados para medir a saúde dos negócios e orientar na tomada de decisão.

Léo 20/01/2021

Não era exatamente o que eu esperava
Bom, quando comprei esse livro esperava encontrar dicas de como empreender ou como ter mais sucesso empreendendo, e apesar de concordar plenamente com as dicas que estão nesse livro, não era o tipo de ensinamento que eu buscava. O livro trata basicamente de contabilidade básica para quem já empreende, além da aplicação da contabilidade à gestão econômica e financeira da empresa. Da dicas de como se planejar e administrar negócios com mais inteligência. É um livro completamente válido para quem já empreende. Principalmente para empreendedores brasileiros que estão à frente de empresas de pequeno e médio porte. No Brasil o empresário sempre acha que sabe o que está fazendo e sempre desvaloriza e rejeita a contabilidade e o profissional contábil. Para mim o livro não foi tão inovador, pois como sou contador, já tenho conhecimento de tudo que li nesse livro, só serviu para reforçar. Mas para quem empreende, esse livro possui dicas fundamentais e que todo empreendedor deveria seguir a risca. Eu, como profissional da contabilidade, vejo muitos empreendedores agindo de forma totalmente contrária ao que é ensinado aqui e parecem que tocam o seu negócio de forma aleatória e com os olhos vendados. O livro pode ser muito útil para essas pessoas, mas para quem já tem um conhecimento avançado de contabilidade, é mais do mesmo. Por falar em mais do mesmo, achei o autor um tanto repetitivo algumas vezes.
Viky.Lorenna 09/05/2022minha estante
Senti mesma coisa, esperava dicas de como empreender... já tinha lido o investidores inteligentes. Não recomendo.

Viky.Lorenna 09/05/2022

Decepcionante...
Esperava dicas para empreender. Como já tinha lido o Investidores inteligentes, esperava muito do livro que foi mais do mesmo.
O livro foi bemmmm arrastado.

Acho que tomei Block por causa desse comentário mas mantenho É A VERDADE.