Maria do Sol

.............................................
Autora:@aliceraposoautora
Ano:2016
Páginas:127
Onde encontrar: disponível em e-book/físico na Amazon
Nota:5?????+??
ESTA COMO: FAVORITOS
..................................................
Pedro sempre foi um menino muito solitário seus pais viviam muito ocupados com trabalho. E nunca tinha um tempo para Pedro, então ele foi crescendo com a companhia de Milena sua babá...

No aniversário da sua avó ele conhece uma menininha chamada Maria do Sol. Ela chegou de mansinho e o convidou para brincar, como naquele dia sua babá não estava presente ele resolveu ir com Maria do Sol, juntos passaram a tarde toda brincando, até que chegou uns amiguinhos da menina e ela começou a brincar com eles também mas Pedro ficou com muito ciúmes pois que ele atração de Maria só pra ele...

Como Pedro ficou com muito ciúmes ele pegou Maria do Sol e jogou na piscina e saiu, foi se esconder, como ficou assustado acabou desmaiando só depois de um tempo acordou. Quando acordou lembrou do acontecido, então ele entrou para casa e foi se deitar mas seu pensamento só estava na Maria do Sol.
Ele pensou que tinha matado a menina. E assim ele foi crescendo se sentindo culpado pela morte dela, tendo pesadelos, depressão as vezes ate via ela no seu quarto...

Pedro como sempre foi só, nunca conversou isso com ninguém a não ser com o psicólogo.

Minha opinião: gostei bastante do livro foi bem rapidinho ali numa tarde, o livro tem um pouco de suspense. A a presença dos pais na vida de uma criança é fundamental!!!.
Acredito que se os pais de Pedro fossem mais presente na vida dele ele não teria passado por essas coisas. A Alice como sempre me emociona com seus livros.

Tatá 17/06/2021

Uma história muito bonita, porém achei os pais do Pedrinho muito irresponsáveis.

"A vida tem a mania de nos tirar quem amamos sem nos avisar" pg: 35

"Demonstrar carinho a quem se ama, nunca é demasiado" pg: 36.

"Ter ao alcance das mãos quem amamos é a maior dádiva que um homem pode ter" pg: 51.

"Você nunca ouviu que é no deserto que o maná cai? De repente tudo muda e algo de muito bom acontece com a gente" pg: 67.

"O que mata a alma não é o não que a vida possa nos dar e sim o nosso não tentar" pg: 68

"Ninguém é covarde em todos os aspectos" pg: 91.

Rafa Lugão 01/02/2021

Um livro para a vida
Aqui nós vamos conhecer duas crianças, totalmente diferentes, como o sol e a lua. Mas que em único encontro, constroem uma amizade, improvável, porém, sincera e verdadeira.

Pedrinho, vive na cidade grande, criado pela babá, pois os pais trabalham demais e não tem tempo para ficar com o filho. O menino se divide entre a escola, as aulas extras e as brincadeiras com a babá. Ele é introspectivo, calado e solitário.

Maria do Sol, vive no campo, criada por pais simples, amorosos e em meio aos vizinhos, que são como uma extensão da família. A menina ama brincar com outras crianças, e aproveitar a vida na fazenda. Ela é extrovertida, faladeira e brincalhona.

Eles se encontram, em uma festa na casa da avó de Pedrinho, na fazenda. E se divertem muito juntos. O menino acredita ser o melhor dia da sua vida. A menina acredita ter feito o novo melhor amigo. Mas um mal entendido acontece, e tudo vai por um caminho muito diferente.

A inspiração veio através de um sonha da autora. Uma leitura, que a princípio, foi meio difícil de eu entender onde queria chegar, mas no desenrolar da estória, percebi que foram necessárias certas "apresentações e explicações".

A sensação que eu tenho, é que a próxima vez que eu ler esse livro, ele vai "conversar" comigo de uma maneira diferente. Porque esse é daqueles livros, que a gente lê de tempos em tempos, sabe?

Maria do Sol nos mostra a importância do diálogo, um conversa, uma simples conversa poderia ter trazido anos muito diferentes para esses personagens.

Eu gostei muito dos avós do Pedrinho e dos pais da Maria do Sol. E percebi, que os pais do Pedrinho, podem ser como... eu...

Você acredita em fantasma?

ThaAs73 31/01/2021

Mistério
Nesse livro nós conseguimos entender a importância do diálogo, principalmente com as crianças.
O Pedrinho passa a vida atormentado, e isso acaba influenciando em sua vida.
Gostei muito do livro. Mas uma vez a autora vem para nos encantar.

Lilo.soares 26/01/2021

Maria do céu
"É que chega, meu filho, uma hora na vida que a gente percebe que não importa o que você fez ou conquistou, o destino que é igual para todos pode bater na nossa porta a qualquer momento."
??
Este livro conta a história de Pedro e Maria do Sol, mas a maior parte dele é narrado pelo Pedro.
??
Ele desde pequeno era muito sozinho até que encontrou uma amizade em Maria do Sol, brincaram muito por um dia inteiro, até que o Pedro sente ciúmes pela menina estar brincando com outros garotos, por isso a empurra na piscina e foge. Depois passando o resto da vida se sentido culpado por isso.
??
Os livros da Alice sempre me fazem refletir sobre minha vida, e esse não foi diferente. Me fez perceber que acontecimentos podem marcar muito a nossa vida, e além disso aprendi que precisamos desabafar e não contar apenas com nossas suposições. Tudo fica melhor e mais fácil com um bom diálogo.

@_herdeiradoslivros 22/01/2021

Falta de diálogo traz sofrimento
?Dona Carlota e seu Felinto tiveram apenas um filho o Vicentinho que por sua vez teve Pedrinho. Vicentinho e Sofia trabalhavam muito para dar o melhor para seu filho, mas acabaram negligenciado o tempo e o afeto que o garoto precisava.
?Uma criança tímida e sem amigos, até que ao ir no aniversário da vó na fazenda conhece uma menina sapeca a Maria do Sol, brincam e se divertem o dia todo. Até que ele enciumado de sua amiguinha ter ido brincar com outros joga ela na piscina.
?Ele sai e se esconde, depois de os meninos gritarem " Pedrinho doido, matou a menina..". Os pais acabam não comentando sobre o acontecido e de madrugada voltam para a cidade.
?Pedrinho viveu o resto de sua infância, adolescência e o início da fase adulta atormentado por aquele episódio, cada vez mais fechado e sozinho. Estudando psicologia ele acaba indo à terapia onde conta para o terapeuta tudo que ele atormenta, até os fantasmas de Maria do Sol que vê. É hora de Pedrinho enfrentar seu fantasma e quem sabe descobrir o que realmente aconteceu com Maria do Sol.

?? Uma leitura fluída, rápida, com uma boa diagramação e desenhos bonitos. Mostra a importância do diálogo na família, na vida... Como muitas vezes as coisas que criamos em nossa cabeça tem o poder de nós afetar drasticamente.
Adorei a história e recomendo que vocês leiam e conheçam esse menino que pela falta de diálogo teve tanto sofrimento ainda novo.

Raquel Lima (Destaque literário) 01/12/2020

Pedrinho é uma criança solitária e desprovido de atenção e carinho dos pais.

No dia do aniversário de sua avó ele conhece Maria do Sol, uma criança doce, alegre e muito esperta. Após passar o dia brincando com a nova amiga, algo inesperado acontece e a vida de Pedrinho muda totalmente, pois ele é acometido por uma culpa enorme e isso faz com que ele se torne mais recluso e deprimido.

Anos se passam e Pedrinho, que a essa altura está na faculdade, ainda não consegue se livrar da sombra do passado e assim ele busca ajuda para tentar entender seus sentimentos e também para se libertar dessa culpa que carrega por tantos anos.

Com uma escrita envolvente e até mesmo poética, Alice Raposo nos apresenta uma história muito reflexiva sobre a importância de um diálogo.

Pedrinho se fechou para o mundo, não conversou com ninguém sobre o acontecido e seus pais simplesmente não tentaram entender o motivo da mudança no comportamento do filho, já que eles só pensavam no sucesso profissional. E por causa dessa falta de diálogo, Pedrinho cresceu com muitos medos, traumas e arrependimentos.

Um livro nacional de poucas páginas que traz aprendizados valiosos, desses que a gente leva pra vida. Gostei muito de conhecer a história de Pedrinho e Maria do Sol. O mistério é fácil de ser desvendado, mas isso não compromete a qualidade da leitura. A escrita da Alice, como disse antes, é muito envolvente então é fácil embarcar na história.

Instagram: @destaqueliterario

Juu 21/11/2020

Maria do sol
A história gira entorno de Pedrinho desde seus 6 anos até ele estar na faculdade.
Pedrinho é um menino sem amigos e que não recebe muita atenção de seus pais. Em um belo dia, ele vai para a fazendo onde sua avó vive comemorar os 50 anos dela, lá algo acontece com o menino e isso muda sua vida completamente. Pedrinho que já não era de ter amigos, se fecha mais ainda para o restante do mundo.
Não vou falar muito sobre detalhes da história, pois tenho medo de falar demais kkk, mas foi um livro tranquilo de ler e bem curtinho.
Durante a leitura, temos muitas mensagens importantes e que nos fazem refletir, algo que notei que a autora gosta muito em suas histórias. Uma das passagens que mais gostei e me fez pensar foi a que coloquei na segunda imagem.
Achei uma história muito boa e com uma mensagem forte sobre a importância da conversa.
Apesar de ter gostado muito do livro, não dei mais estrela, pois no começo já consegui deduzir algo que aconteceria no final. É claro que essa dedução em nada diminuiu o prazer da leitura.
Esta foi a segunda história que li da autora e posso dizer que estou amando como ela escreve.

Kaah || @kareenresende 03/09/2020

Maria do sol
Não sei se li no momento errado ou se o livro não foi pra mim, não gostei da história, achei muito rasa..

@litera2023 30/08/2020

Resenha de um livro ótimo!
Oiee pessuu! Como esta?o por ai??

?Eu participei de uma leitura coletiva da autora @aliceraposoautora este me?s e hoje vim resenhar o livro para voce?s.

Maria do Sol // Alice Raposo // 5??

? Maria do Sol, e? uma doce menina, crianc?a, gosta de brincadeiras, de fazer muitas amizades, ale?m de ser muito comunicativa.

? Pedrinho, neto de Dona Carlota e Seu Felinto, vai a casa da avo?, para uma festa de aniversa?rio. La? ele conhece a linda e extrovertida Maria do Sol.

?Pedrinho e? o contra?rio dela, e? introvertido, ti?mido e solita?rio. Eles resolvem brincar juntos, Maria do Sol conta va?rias histo?rias interessantes para ele.

?Logo, Pedrinho fica com ciu?mes da nova amiga. Ele na?o se conforma em ter que dividir essa amizade, enta?o, empurra Maria do Sol na piscina e corre! E? ai? que tudo se complica! O que sera? que acontecera? com a doce Maria do Sol? Sera? que agora ela sera? Maria do Ce?u?

?Gente, esse livro aborda temas importantes que precisam ser debatidos. E? um livro nacional, cheio de segredos, envolvente, com uma narrativa flui?da. Fica ai? uma indicac?a?o de nacional para voce?s!

Beijos ate? a pro?xima resenha! ?

Samara 29/08/2020

Menina dos Livros
Aqui neste livro vamos conhecer a história de Pedrinho, uma criança muito inteligente, mas que vive sem nenhuma atenção ou carinho de seus pais, que preenchem os dias dele com diversas atividades para disfarçar a ausência deles na vida do menino.
Também encontraremos Maria do Sol, uma menina linda, super simpática, que adora brincar. Ela foi a única que conseguiu se aproximar de Pedrinho e conquistar a sua atenção. Mas um dia que era para ser de alegria termina em uma tragédia que irá mudar completamente a vida de Pedrinho.
Com uma escrita quase poética, a autora nos leva durante toda a vida de Pedrinho, desde o seu nascimento até sua formação na faculdade. Após o acidente com Maria do Sol,o menino acaba se isolando ainda mais das pessoas, e acaba carregando consigo alguns fantasmas que atormentam sua vida desde então.
Uma coisa que me irritou muito foi a omissão de seus pais no crescimento do Pedro. Acho que o livro mostra muito disso, o impacto, negativo, que a falta das figuras dos pais tem sobre as crianças. Coisas bobas que poderiam ter sido resolvidas com uma conversa acabam se tornando coisas gigantes demais para serem resolvidas por uma pessoa só.
A escrita da Alice como sempre estava muito cativante no decorrer deste livro. Tanto que você nem sente o passar das páginas, quando vê já chegou ao fim da leitura. E eu amo demais isso.
Uma história curta, mas que trás muitos significados e reflexões importantes. Um livro que precisa ser lido e que eu indico demais para cada um de vocês.
Uma dica: As vezes uma simples conversa pode mudar completamente o rumo de sua vida. Então, simplesmente, converse, sobre seus sentimentos e aquilo que te incomoda.
Beijos e até mais!

Anna.Luren 24/08/2020

Reflexão para dialogar com as crianças
Maria do Sol é um drama com um clima de suspense.
Maria do Sol é um livro que fala sobre a relação dos pais com os seus filhos.
Relata toda a trajetória de Pedrinho, da infância à juventude, marcada pelas cicatrizes de uma culpa que carrega sozinho e pelo fantasma de uma dor nunca compartilhada. A autora fala sobre depressão, síndrome de pânico e ausência familiar de forma leve.É um verdadeiro alerta para a sociedade sobre a importância do apoio emocional e ajuda profissional para evitar que os problemas se tornem doenças capazes de produzir efeitos psicológicos por toda a vida.

Noah 24/08/2020

Necessário e lindo ♡
Uma escrita leve, fluida e cheia de ensinamentos.
O livro traz a história de Pedrinho e Maria do Sol... Ele, um menino bastante solitário, criado praticamente pela babá, cujo os pais estão sempre trabalhando. Ela, uma criança doce e extrovertida, que ao conhecer Pedrinho já o da toda a atenção que ele não tem.
Essa amizade desperta em Pedrinho um carinho muito grande, porém, não acostumado com amigos e sentindo ciúmes de Maria, ele sem querer dividi-la com ninguém, a empurra na piscina.
Pedrinho passa a viver com a dor da culpa, pesadelos e a assombração desse dia terrível.

O livro alerta sobre traumas na infância e a consequência deles na vida adulta.

site: https://www.instagram.com/p/CEAbzIzDswy/?igshid=1u2fmlt6gmp42

mimosliterarios1 20/08/2020

Drama com reflexões maravilhosas!
Uma história incrível, sensível, de leitura muito fluída e envolvente. Acompanhamos a vida dos personagens principais: Pedrinho, um garoto da cidade e Maria do Sol, a menina que mora na fazenda dos avós do garoto.

Personagens secundários: Sofia, Vicente, Seu Felinto, Dona Carlota, Seu Chico, Henrique, Milena.

Conhecemos o introvertido, tímido e solitário Pedrinho, que vai a festa de aniversário da avó e conhece Maria do Sol, uma menina cheia de vida, extrovertida, brincalhona e feliz.

Maria do Sol convida Pedrinho para brincar. O dia do menino se ilumina, mas aquele dia mudará a vida deles para sempre.

Neste drama profundo há a abordagem de temas importantes: as consequências da falta de diálogo, negligência, traumas de infância que são carregados para a vida adulta, amor, valores, luto, culpa, recomeço, críticas sociais e à valorização excessiva das coisas materiais.

Apaixonada por esse drama com pitadas de suspense, poesia, citações literárias, além da ambientação incrível, me senti na fazenda do Seu Felinto, me lembrei da minha infância, foi maravilhoso.

Também amei as reflexões propostas pela autora, são profundas, nos trazem grandes lições de vida surpreendentes e aplicáveis ao nosso cotidiano. Além de mostrar que as bases da vida adulta são construídas na infância, por isso essa fase merece atenção e carinho especial.

Livro nacional incrível, intenso, profundo, com enredo bem estruturado, com segredos e revelações a cada capítulo. Venha se apaixonar por Maria do Sol e desvendar esse grande mistério. Prepare seu coração para um final emocionante!