Maria do Sol Alice Raposo

Resenhas - Maria do Sol

Marcos.Pujol 19/08/2020

Reflexivo
Livro reflexivo, onde vamos acompanhar o Pedrinho, que conhece a Maria do Sol, na festa de aniversário de sua avó, acabam formando um lindo laço de amizade, porém nesse dia acontece um crime e o Pedrinho fica assustado e iremos acompanhar ele do começo ao fim.
Reli esse livro e mais uma vez me abalou, com os questionamentos que o próprio Pedrinho faz para si mesmo, também serve pra nós, enfrentar os fantasmas do nosso passado, eu recomendo a todos a lerem esse livro tão curtinho, mas tão lindo ?

Vitória 19/08/2020

Com muitos ensinamentos e muito inspirador
Um livro com muitos ensinamentos, e o principal é que sem diálogo muita coisa pode dar errado. Com o final surpreendente e inesperado a trama vai evoluindo a cada capítulo e os personagens também vão evoluindo. Simplesmente viciante. Parabéns Alice.

gabi.silveira_ 18/08/2020

Um amor de livro
O livro apresenta temas importantes de uma maneira bem leve e com uma leitura muito fluida. Amei cada página e os personagens são bastante cativantes! O finalzinho com gostinho de quero mais foi maravilhoso, estou super ansiosa para uma continuação!

Manu 18/08/2020

Maria do sol
Li o livro em um dia😁
Gostei bastante do livro por abordar assuntos bastante importantes do nosso cotidiano mas que muito pouco é falado. Assuntos com estigma muito grande como: depressão, dificuldade de relacionamento, falta de atenção e carinho dos pais com seus filhos, a busca incessante pelo dinheiro e falta do convívio familiar, e a temática da bebida e a imprudência ao volante.
O livro é simplesmente fascinante, a história ti prende ao ponto de você ler ele de uma vez só.😁🥰 Em um dia.

O livro Maria do sol: #leioaliceraposo
#mariadosol...

*Fala sobre um crime, não solucionado, sobre a falta de atenção e tempo dos pais para cuidar, e amar seus filhos... *valorização da família: priorizar a família e não pensar apenas no trabalho, bens materiais e no dinheiro...

*sentimento de culpa: ansiedade, depressão,dificuldade em dialogar, em ter um relacionamento. E a demora em procurar apoio psicológico...

* fala também sobre a busca da verdade dos fatos e de como enfrentar seus problemas.

Nai Lima 18/08/2020

“Lembre-se, a vida não é só dinheiro e tem muita coisa que o dinheiro não compra."
⠀⠀⠀⠀
Embora o livro seja do gênero romance, nós encontraremos também pitadas
generosas tanto de suspense quanto de mistério. De modo que desperte cada vez
mais a curiosidade sobre o desenrolar da trama. Mas, enfim...
Vamos saber mais
dessa trama?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com uma abordagem de temas, tais como:
Atenção (ou a falta dela), Depressão (desencadeada na infância e como ela se pode
refletir ao longo da vida)
Dentre outros personagens, iremos conhecer Pedro (apelidado carinhosamente de
Pedrinho, Pedroca para os mais íntimos).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Acontece que Pedrinho é uma criança mais retraída, traços de alguém mais tímido,
introvertido, porém é uma situação mal resolvida no passado em sua infância que faz
com que ele se isole ainda mais tornando-o solitário e por não conversar com ninguém
sobre o ocorrido a tristeza o consome por dentro e assim cresça introspectivo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Todavia, nem tudo está perdido e com um plot twist ponto de nos deixar com o
coração na mão e que nos envolve em meio a todo esse mistério.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O suspense acontece do começo ao fim do livro com escrita envolvente e escrita
fluída que nos instigue a querer entender o ocorrido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que de fato aconteceu? Aconteceu mesmo um crime? Se sim, que crime foi esse?
Quem cometeu foi Pedrinho? E se foi, ele responderá legalmente por isso?
Quando, por que e como... Aí só lendo para descobrir.

site: https://www.instagram.com/p/CD9rb4bjmvi/?igshid=mo26j5k0aax1

Jessica Nardy 15/08/2020

Maria do Sol
Maria do Sol é o primeiro livro que li da Alice Raposo. A leitura aborda sobre a depressão e a falta de atenção de pais. Foi muito bom ler este livro, ainda mais por envolver temas "polêmicos", mas importantes, que poucos ousam abordar, com a leitura fácil e dinâmica a mesma fluiu rapidamente e o suspense que acontece durante a estória me impulsionou durante os capítulos e impeliu a continuar cada vez mais.

Eu gostei muitíssimo e recomendo a todos!!

Any 24/06/2020

Maria do Sol
O livro conta a trajetória de um garoto chamado Pedro. Certo dia se encontrava Pedrinho na fazenda da sua avó a onde estava acontecendo um churrasco. Lá ele conhece uma menina chamada Maria do Sol, com quem imediatamente ele cria um vínculo de amizade no meio de tantas brincadeiras. Mal sabiá ele que essa menina tão espivitada marcaria sua vida para sempre.
Depois de tantas brincadeiras ao lado de sua nova amiga, Pedrinho causa um acidente, que acaba acarretando um grande trauma na sua vida. Esse acontecimento o impactou de tal forma, que o impediu de levar uma vida normal. Tinha pesadelos durante a noite e não conseguia se relacionar com outras pessoas. Seus pais não enxergavam todo o sofrimento que o filho vinha passando, pois trabalhavam demais e não lhe davam a devida atenção. Pedrinho passou parte da sua infância e adolescência convivendo com a culpa de algo que tinha feito por um impulso e pura inocência. Chegando a fase adulta ele entra na faculdade, passando a cursar psicologia. Por se tratar de um curso que estuda o comportamento humano através da análise de suas emoções. Pedrinho acha que isso vai o ajudar a encontrar alívio para o seu martírio. Porém ele vai descobrir que para superar esse trauma, é necessário que ele o enfrente.
??É o primeiro livro que leio da autora, a sua escrita é bastante envolvente.
?? A leitura flui facilmente é cheia de diálogos, e o suspense que rola no meio da história vai te impulsionando sempre ao próximo capítulo.
??As experiências pelas quais passamos ainda na infância, são capazes de moldar nossa personalidade enquanto adultos, é necessário que diante de certos conflitos os pais conversem com seus filhos, pois as crianças absorvem certas situações diferentes dos adultos. Pequenos traumas são capazes de gerar grandes consequências.

Camila.GraAas 24/03/2020

Muito bom.
O livro é muito bom, pois aborda temas como a falta de atenção dos pais, depressão, entre outros.

No começo achei a história um pouco confusa, mas logo em seguida tudo foi esclarecido. Assim conhecendo mais a história de Pedrinho, e também o incidente que tanto te atormenta.

Leitura super fluida e digamos que uma lição de vida, onde devemos procurar ajudar. Pois

"Todos nós, as vezes somos atormentados por fantasmas que criamos e só existem em nossas cabeças" (trecho do livro)

Sara | @saraliteraria 12/11/2018

Um crime, uma culpa, um fantasma...
Nessa história acompanhamos Pedrinho, um garotinho triste e solitário, que mesmo tão novo assim acaba passando por uma situação bastante trágica e vê sua vida mudar. Em uma festa de aniversário de sua avó ele conhece Maria do Sol e logo os dois se tornam amigos. Por ser mais isolado, Pedrinho acaba ficando com ciúmes ao perceber que precisaria dividir Maria do Sol com outros amiguinhos também. É nesse momento que ele toma a atitude de empurrar a pequena menina na piscina, um erro que ele nunca imaginou que mexeria tanto com ele no futuro.

Pedrinho cresce e passa a ser assombrado pelo fantasma de Maria do Sol, evitando até mesmo de se envolver com outras pessoas para não acabar machucando elas também. Mas a história não para por aí e mais uma vez a vida de Pedrinho vai mudar completamente!

Eu diria que esse livro, mesmo com poucas páginas, consegue nos trazer uma lição muito grande. Nele nós vemos a importância de cuidar do nosso psicológico e levar a sério tudo o que mexe com o nosso emocional. Negar ajuda para quem está demonstrando não estar bem não é o correto a se fazer. Tire um tempo, cuide de você mesmo e de quem está ao seu lado. Além disso, vemos que cada atitude que temos nos trará uma consequência e precisaremos lidar com cada uma delas. De forma cativante e rápida a autora nos mostra o quão importante é isso tudo! Não posso deixar de elogiar as ilustrações presentes no livro e essa capa que é incrivelmente maravilhosa.

Sugada Por Um Livro 11/11/2018

O livro ?Maria do Sol?, volume único da autora Alice Raposo @alicenopaisdapoesia , publicado pela editora Fundação Quixote, em 2016.

A obra é um romance contemporâneo, voltada para o público jovem, contendo #romance, #drama, #suspense e muito #mistério.

Com uma narrativa envolvente, a autora nos convida para conhecer o drama de Pedrinho e sua trajetória no decorrer dos anos.

A história aborda os dilemas de Pedrinho, que é assombrado por um ?crime? que acredita fielmente ter cometido contra Maria do Sol, em uma crise de ciúmes, quando eles eram crianças. (Quem nunca teve uma crise ciúmes de um amigo?!)

Pedrinho passada da infância até a adolescência com o fantasma da sua amiga o acusando e apesar da sua fiel babar alterar aos pais que a frágil criança precisa de um médico, pois ele não está bem, nada fazem para socorrer a alma de Pedrinho. No decorrer dos anos não vemos nenhuma mudança quando o jovem adulto pede passagem.

A criança solitária se transforma no adulto solitário e cansado do fantasma de Maria do Sol, procura ajuda. Aquela ajuda que foi negada na infância, mas que nunca é tarde.

Alice Raposo, surpreende ao abordar um tema bastante atual, o diálogo entre pai e filho. Como é fundamental essa interação. Como a vida dessa criança poderia ter sido outra se um dos pais parassem um pouco da sua agitada vida cotidiana para falar e ouvir seu filho.

Será que Pedrinho cometeu um crime contra a doce e brincalhona Maria do Sol? Que crime foi esse? Por que sua amiga vira um fantasma para acusa-lo sempre? E se tudo não passasse da imaginação fértil de uma criança solitária?

Você já parou para ouvir seu filho hoje? Você sabe do que gosta?

Curiosidade: 1. Maria do Sol, é um livro nacional; 2. Você pode encontra o livro físico nas livrarias do Estado, se você é do Piauí ou em e-book na @amazonbrasil, por um preço delicioso; 3. Alice Raposo é uma maranhense com vários livros publicados na @amazonbrasil e alguns na plataforma @wattpad; 4. O site da autora é: https://linktr.ee/alicenopaisdapoesia

Ps: 1. Chorei muito, mas também sorri lendo essa obra maravilhoss; 2. Que final surpreendente foi aquele? 3. Você já leu? O que achou? 4. Qual livro dessa categoria você indica?

CATATAU 24/08/2018

ATOS IMPENSÁVEIS CONSEQUÊNCIAS RUINS
Um livro bem envolvente e que nos deixa um recado muito importante: de que nós temos que ter diálogo sempre para resolver nossos conflitos internos e também temos que ouvir e ajudar o próximo, sempre estar presente...
Com Pedrinho não foi diferente, passou sua infância num conflito de arrependimento que prejudicou toda sua infância e sua adolescência...
Será que os pais não percebem que tem que estar sempre presente na vida dos filhos? Será que os filhos só precisam de conforto e nada mais?
Só lendo esta linda história e conhecer melhor Pedrinho, sua amiga Maria do Sol e todos envolvidos nesta história...
Amei conhecer esta linda história “Maria do Sol”
Parabéns Alice por sua obra divina e maravilhosa

Jaqueline.Monteiro 23/09/2017

Resenha - Maria do Sol
Maria do Sol nos conta a história de Pedrinho, uma criança de 8 anos que é cuidada e educada por sua babá Milena (na verdade ela era sua babá quando ele era menor e mesmo depois que ele foi crescendo ela continuou cuidando dele) pois seus pais se ocupam muito com o trabalho e não tem tempo nem fazem questão de cuidar do menino. Os avós paternos de Pedrinho, Seu Felinto e Dona Carlota, moram numa Fazenda e amam a vida no campo, são pessoas muito amáveis e cheias de sabedoria, seu Felinto gostaria muito de passar tudo que sabe para o neto, mas infelizmente em um dia triste seu Felinto é vítima de um motorista bêbado que bate em seu carro, causando assim um acidente fatal ao avô do menino. Isso é muito comum hoje em dia, vemos muitos casos em que indivíduos bêbados e irresponsáveis causam a morte de milhares de inocentes como O seu Felinto. É uma triste realidade!

"Ninguém foi preso pelo crime, pois os rapazes estavam de passagem e depois da fuga ninguém sabia de onde eles eram e quem eram."

Dona Carlota ama muito o seu neto, porém ele mora na cidade com os pais e o contato entre eles acaba sendo limitado. Já recuperada da perda do marido, Dona Carlota faz uma festa em comemoração aos seus 50 anos. Pedrinho e seus pais vão para a festa e é lá que acontece um dos fatos mais importantes da vida dele, o menino conhece Maria do Sol, uma menininha muito bonita e engraçada que mora perto da Fazenda. Depois de brincarem e se divertirem Maria do Sol deixa Pedrinho um pouco e vai brincar com outras crianças, porém, ele se irrita e fica com muito ciúmes de Maria do Sol, empurra a menina na Piscina da casa e sai correndo. Pedrinho só vê um tumulto ao redor da piscina e as outras crianças gritando que ele havia matado a menina. Ele volta para a sua casa na cidade e desde então, não fala e nem quer ouvir falar sobre o que aconteceu na festa, simplesmente vai se fechando para as pessoas e para a vida. A avó e a babá dele tentam a todo custo conversar, perguntar porque ele está estranho e falar sobre o ocorrido na Fazenda, mas é tudo em vão. O menino se fecha numa bolha, passa sua vida inteira sendo atormentado pelo fantasma de Maria do Sol, sofrendo, se culpando e evitando as amizades, pois acha que só faria mal ás pessoas se ele se aproximasse delas.

"Eu não sou mais criança e eu já sei como a solidão machuca e corrói a alma."

Fiquei indignada com os pais de Pedrinho, eles percebendo as atitudes e o comportamento do filho fizeram pouco caso, não se importaram, não tentaram ajudar o menino que já havia se tornado um adolescente com mais conflitos do que o normal. É preciso prestar atenção aos filhos, o jeito como agiam e como agem agora pode indicar que alguma coisa está errada com ele e a Alice Raposo trabalha bastante essa questão no livro.
Pedrinho começa a fazer faculdade de Psicologia e precisa fazer umas consultas com o psicólogo para concluir o curso, Henrique com muita paciência e persistência consegue fazer com que Pedrinho se abra com ele, assim ele ajuda o rapaz a lidar com o fantasma de Maria do Sol e a se abrir para a vida. Pedrinho conta tudo para o psicólogo que se torna um grande amigo, mas nessa história ainda há muito pra se desvendar. Pedrinho sofreu muito, mas ainda tem uma história linda pela frente para viver.
"Você nunca ouviu que é no deserto que o maná cai? De repente tudo muda e algo de muito bom acontece com a gente."

O livro é bem leve, a leitura flui facilmente e te prende do início ao fim.
Eu amei a história e no final teve uma parte em que eu dei uma boa gargalhada!
O que vocês estão esperando pra viver esse mistério? Leiam o livro pois por mais que eu queira dar spoiler , não vou fazer isso, se não o Pedrinho me mata também! Rs
Recomendo muito!!

Bibliote_cah 18/09/2017

Resenha
O livro Maria do Sol é relativamente pequeno, tem apenas 127 páginas. Mas isso não é problema, pois a história foi muito bem abordada.
A obra conta a história de Pedrinho, um garoto que mora na cidade com seus pais (que quase não interagem com ele por se dedicarem muito ao trabalho) e sua babá (que se torna sua melhor amiga), e conta sobre Maria do Sol, uma menininha do interior que mora com seus pais próximo a casa da avó de Pedrinho. Foi justamente na casa da avó que eles se conheceram, lá ocorreu alguns incidentes que eu não vou contar para não dar spoiler kkkkk. Mas depois desse ocorrido ficou bem claro como a falta de dialogo e atenção dos pais de Pedrinho deixou um enorme trauma no decorrer da vida do menino,que ficou ainda mais introvertido, não fazia amigos, e com o passar do tempo não se envolvia em relacionamentos amorosos, tudo isso por causa de um simples problema que os pais não deram a devida atenção na infância do menino.
Eu recomendo a leitura principalmente aos pais, pois isso não é um mero caso de livro, não é uma mera história inventada, Maria do Sol serve com base para reflexão a muitos pais que infelizmente dão mais atenção ao trabalho do que aos próprios filhos. Muitos pais assim como os de Pedrinho pensam somente em dar uma vida boa aos filhos, pagar boa escola, dar bons brinquedos, e esquecem que para criança o que vale é o amor, o carinho, a atenção e o dialogo.
Leia Maria do Sol e venha se envolver nessa linda e dramática história. Não posso falar muito senão dou spoiler, mas garanto que você vai se apaixonar pela narrativa, o livro todo é um amorzinho, a escrita simples que facilita o entendimento de todo tipo de leitor, a divisão dos capítulos, as ilustrações, tudo isso fez o conjunto da obra ser maravilhosa. Garanto que você não vai se arrepender.

site: https://bookbybook21.blogspot.com.br/