Maria do Sol

Maria do Sol Alice Raposo

Resenhas - Maria do Sol

@garotadeleituras 11/06/2017

Um fantasma chamado Maria do Sol.

Pedrinho é um menino tímido que tem dificuldade em fazer novos amigos. Seus pais vivem ocupados com o trabalho e a rotina corrida da cidade grande, o que acaba deixando-o muitas vezes ao cuidado da babá e a distração de inúmeros brinquedos (aquele velho caso onde os sentimentos são substituídos pelo materialismo). Certo dia, ao comparecer ao aniversário da avó, conhece uma menina chamada Maria do Sol, uma menina com seus longos cabelos negros, dourados pelo sol e sua pele bronzeada, que consegue cativá-lo além dos muros do isolamento. De personalidade difícil, Pedrinho é um menino ciumento, e percebendo que a menina estava interagindo com as outras crianças, movido pela raiva, decide castigar Maria do Sol. E é aí que acontece o acidente que marcará o restante da sua infância e parte da sua vida adulta.

Depois do que acredita ser um trágico acidente, Pedrinho nunca mais retorna a fazenda da avó. Seus pais decidem não conversar sobre o ocorrido com o filho, acreditando que sua mente infantil não precisa de respostas. A culpa instala-se na vida do menino, e esta será responsável por grande parte dos pesadelos infantis e insegurança na vida adulta. Como um porão fechado, Maria do Sol é um assunto tabu para Pedrinho, que preso às amarras, não consegue viver o presente de forma plena.

Maria do sol é um livro curtinho da escritora brasileira Alice Raposo, que trás a baila assuntos comuns nos lares: pais que acreditam que trabalhar para comprar presentes caros, é mais importante que passar um tempo com seus filhos. Que não procuram compreender os complexos dos filhos na infância e consequentemente, estes, se tornam adultos inseguros e infelizes. É na infância onde construímos o alicerce do adulto. O livro trás as consequências dos problemas não resolvidos. É uma leitura leve, fofa, rápida, do tipo chá literário no final da tarde. Super delicado, que te faz refletir sobre vários assuntos. Recomendado para todas as idades.

Quennick 25/04/2017

Cativante!!!
Sim, cativante será a palavra que resume esse livro. Como muitos sabem não estou aqui para dá spoiler da história, e nem muito menos tratar aqui, uma mera descrição da história.

Quero ressaltar que a lição de moral deste livro fala sobre tudo o que é necessário, com relação a uma criança com o abandono dos pais. Pais estes que por acreditarem que se devia trabalhar para dar tudo ao filho, esquecem de lhe fornecer o principal, o amor, o afeto e o carinho que um filho precise. Jamais se deve deixar para a babá a responsabilidade de criar e dá amor.

Um trauma que durou quase toda a vida, mas que poderia ser resolvido com uma simples conversa e atenção dos pais. Acredito que este seja a maior lição de moral do títulos.

Sabe quando o livro é uma delícia de se lê? Sim, é desta forma que Maria do Sol é. Com uma narrativa linda e ao mesmo tempo de fácil compreensão, nos prende e cativa; quando percebemos já acabou o livro, o qual é curtinho apenas de 127 páginas!

Super indico este título, o qual nos enriquece e faz com crescemos cada vez mais.

Berta4 22/04/2017

Um livro rápido e cativante!
[Resenha]

5🌟
Maria do Sol da nossa parceira @alicenopaisdapoesia
Essa é uma leitura rápida, onde o leitor fica preso do inicio a fim.
O livro conta a história de vida de Pedrinho, desde a sua infância até o momento que ele se forma.
A história problematiza diversos temas como a falta de atenção que os pais dão para as crianças; o fato de que os pais de crianças da classe média empurrar diversas atividades extras para o seu filho, para dar a ele um futuro melhor e acaba esquecendo que criança tem que brincar.
O livro é cheio de ilustrações, o que enriquece ainda mais a obra.
Eu adorei, li ele em uma noite!
Um livro excelente e super indicado pra quem está a procura de uma leitura rápida e cativante!

#Aliceraposo #livros #resenha #lnstalibrary #lovebooks #books #bookstagram #leitoresestranhezas #like #bookslove #nacional #amo #livroslove #livrosnacionais

site: https://www.instagram.com/p/BTMlXWehU5f/?taken-by=leitoresestranhezas

Marcela @ler_sim_ler_sempre 21/04/2017

Doce mas reflexivo
Nesse livro curtinho, de apenas 126 páginas, encontramos Pedrinho. Um homem prestes a se formar, mas que sempre viveu assombrado pelo seu passado.
Pois quando ainda criança, numa festa no sitio de sua avó, ele acredita ter afogado sua amiguinha Maria do Sol.
. 📝(...) Pedrinho seu doido. Cadê você? Você matou a menina... Pedrinho seu doido. Você matou a menina (...)📝
. 🔅Pedrinho é fruto de uma gravidez repentina, na época que seus pais ainda eram namorados e tentavam se estabelecer. E devido a essa gravidez, tiveram que abdicar de muitas coisas e passaram a trabalhar mais e mais, pra darem um bom futuro ao filho.
. 🔅E nessa, de sempre querer dar o melhor ao filho, se esquecem de conversar e dar a devida atenção as dúvidas e receios de Pedrinho. Por isso, ele cresce isolado e atormentado por esse acontecimento e pelo espírito de Maria do Sol. .
. . 🔅Até que um dia resolve falar com seu terapeuta a respeito do que lhe aflige,desde a infância e que te faz afastar de qualquer pessoa que ama. Com medo de também prejudicá-la.
. ⁉️Será que finalmente o fantasma de Maria do Sol sumirá da vida de Pedrinho? .
. . 🔅Um livro que retrata o que acontece em muitos lares.
Pais cansados de tanto trabalhar, com sonhos de dar um futuro melhor a seus filhos. .
. . 🔅E crianças presas em seu mundo, rodeadas de brinquedos e afazeres. Mas com falta de diálogos daqueles que mais o amam: Os Pais.
Dando espaço a monstros e fantasmas.
📝(...) Lembre-se, a vida não é só dinheiro e tem muita coisa que o dinheiro não compra... Trabalhe, trabalhe, trabalhe muito para dar o melhor pra sua família, mas fique atento ao momento no qual você terá que parar e desfrutar o que já conquistou (...)📝 .
🔅Li em apenas uma noite. A diagramação está perfeita, com ótimos espaçamentos e fontes. Com ilustrações e poemas maravilhosos que te faz mergulhar mais ainda na vida de Pedrinho e sua família. .
🔅Adorei ter a oportunidade de conhecer essa obra e como mãe me fez parar e avaliar se estou dando a devida importância aos sentimentos e medos de minha filha.

Obrigada Alice por escrever uma obra tão amorzinho e colocar Pedrinho e Maria do Sol em minha vida.

@ler_sim_ler_sempre

site: https://www.instagram.com/p/BTH6u1Rl7Qs/?taken-by=ler_sim_ler_sempre

KpopBrasil 13/04/2017

"Ter ao alcance das mãos quem amamos é a maior dádiva que um homem pode ter."
Pedrinho é um garotinho de 8 anos de idade, ele mora na cidade com seu pai Vicentinho e sua mão Sofia. A vida dele é voltada aos estudos, ele vai para a escola e depois ele tem aula de inglês, futebol e várias outras. Sua única amiga é Milena, sua babá que começou a trabalhar para pode pagar as despesas de seu curso de enfermagem.

Um certo dia, Pedrinho vai com seus pais para a casa de sua avó Dona Carlota, ela mora com em uma fazenda, um mundo completamente novo para Pedrinho. Na fazenda, ele conhece Maria do Sol, uma garotinha que mora lá e eles acabam se tornando amigos. Mas por motivos de ciúmes, Pedrinho a empurra na piscina e começa a pensar que ela a matou.

Os anos vão passando e esse pensamento não sai da cabeça de Pedrinho, que ele tinha matado a própria amiga, e por causa disso, ele não conseguia fazer amigos e viva uma vida triste e amargurada.

Ele resolve cursar Psicologia, para tentar entender o que se passava na mente dele e se isso também acontecia na mente de outras pessoas. Mas tudo isso o atormentava tanto que ele começou a sentir a presença de Maria do Sol, e era tão forte que ele chegava a vê-la.

"Eu lembro que ele dizia que para escrever bastava amar. Amor correspondido e não correspondido sempre vira um lindo poema."

Por causa do curso de Psicologia, ele teve que frequentar um terapeuta, e onde ele acabou se abrindo e contando tudo o que ele estava vivendo, coisas que ele nunca tinha contado para mais ninguém. Até que um certo dia Pedrinho vê o fantasma de Maria do Sol no ponto de ônibus. Será mesmo que ela tinha morrido?

Maria do Sol é um livro infanto-juvenil que retrata sobre o amor e a importância da presença e diálogo dos pais. Os pais de Pedrinho não tinham muito tempo pra ele, pois o trabalho sempre vinha em primeiro lugar, então ele não tinha com quem conversar. Se os pais fossem mais presentes muitas coisas teriam sido diferentes, principalmente todo esse sofrimento e culpa que ele sentiu por anos.

Esse seria um ótimo livro para ser lido pelos pais dos alunos de escolas, para mostrar que a presença deles no crescimento e desenvolvimento dos filhos é muito importante. A história é bem simples e curta, mas a mensagem é incrível.

"O que mata a alma não é o não que a vida possa nos dar e sim o nosso não tentar."

site: http://poeliterar.blogspot.com.br/

Suka - Pensamentos & Opiniões 12/04/2017

Maria do Sol é um livro curtinho e bem gostoso de se ler.
Nele vamos conhecer Pedrinho, um garoto solitário, que não tem amigos, na realidade sua única amida é sua babá Milena. Filho de Vicentinho e sofia, que trabalham bastante para dá uma vida confortável ao filho, mas acaba faltando o principal, dá atenção e carinho.
No dia do aniversário de sua vó, Pedrinho vai a fazenda e lá conhece uma garotinha chamada Maria do Sol, eles passam um dia bastante agradável, mas Maria do Sol acaba dando atenção a outros meninos e Pedrinho com ciúmes acaba empurrando-a na piscina e corre para se esconder e escuta que ele matou a menina.
Pedrinho cresce com a angústia, tristeza e lembranças daquela garotinha, se isola do mundo na adolescência e ingressa no curso de psicologia, quando as lembranças começam a perturbá-lo novamente, chegando até a sonhar com Maria do sol a ponto de vê-la próximo ao ponto de ônibus, ele resolve se abrir com o psicologo e novos rumos sua vida toma.
Esse livro vai nos mostrar como a falta de diálogo com uma criança e a ausência dos pais podem afetar uma criança.

site: www.suka-p.blogspot.com

Elisa 06/04/2017

Fofura em forma de livro - Maria do Sol
Dica de hoje: Maria do Sol, de Alice Raposo. É um livro que nos ensina a essência do amor, com seus altos e baixos. Nos ensina também que podemos, e devemos, nos permitir a sentir qualquer tipo de emoção.
Pedrinho leva-nos por sua vida, mostrando que para cada ação que fazemos, teremos que lidar com as consequências. Você consegue sentir o drama da vida de Pedrinho, vivendo com uma agenda apertada de estudos, cursos, esportes e pais que não são presentes na sua vida e que acham que o bem material está acima de tudo. Como devemos lidar com nossos familiares e amigos?
A vida adulta de Pedrinho gira em torno de um fato de sua infância, e com isso ele sobrevive com um fantasma de seu passado. Se somente alguém olhasse nos olhos dele, e tivesse uma conversa franca, lembrando que ele ainda é uma criança, as coisas poderiam ser diferentes.
É um livro muito curto, mas cheio de detalhes, e me surpreende como a @alicenopaisdapoesia conseguiu transmitir uma história cheia de sentimentos, que nos faz pensar em nossas vidas em tão poucas páginas.
É uma leitura que todos devem fazer.
Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️
Você já leu? O que achou?
“A vida aqui nesta terra é curta e a única certeza que temos é a morte.”

site: https://www.instagram.com/p/BPSgRcqhy7q/

Helena 05/04/2017

Maria do Sol - Alice Raposo
Então pessoal, achei esse livro fascinante! Com uma daquelas histórias reflexivas que eu adoro... E os assuntos mais interessantes e importantes trazidos de forma muito simples pela autora são: a importância de se dar valor às coisas simples da vida e aos momentos ao lado das pessoas que amamos; as prioridades que escolhemos para nossa vida e o que ela nos traz; e que devemos, sim, correr atrás de realizações financeiras, mas ter tempo para usufruir dos momentos que é proporcionado através desse tipo de realização é o principal.

O que mais chamou a minha atenção foi sobre o quão importante é o diálogo entre os familiares. Se Pedrinho tivesse simplesmente conversado sobre seus sentimentos e medo aos seus pais, e se estes tivessem tipo algum tipo de conversa ou até mesmo dado uma espécie de advertência ao filho, tudo aquilo que ele passou durante tantos anos poderia ter sido evitado.

Acho que este seria um bom livro para ser lido por estudantes de escola e também por seus pais, pois chama muito a atenção para a conversa entre eles, e esta em muitas famílias tem acontecido cada vez menos, principalmente devido à correria do dia-a-dia com o trabalho.

Gostei muito da diagramação do livro, letras num tamanho ótimo, palavras bem espaçadas, e com direito a desenhos! (Que pode chamar ainda mais a atenção de leitores jovens) Mas, para não dizer que só elogiei, o livro é bem pequeno e a gente fica querendo mais!

site: http://ramificandoideiaserealidade.blogspot.com.br/2017/03/resenha-maria-do-sol.html

Guido Alexandre - @lendocomotempo 01/04/2017

Maria do Sol é um livro que nos leva a refletir sobre situações corriqueiras em nossas vidas, onde uma simples conversa pode resolver muita coisa.

Nas primeiras páginas pensamos que se trata de um livro infantil, com personagens superficiais, mas não é isso que vemos ao longo do enredo. Ao decorrer da leitura conhecemos mais sobre a história dá família de Pedrinho e tudo o que lhe aconteceu depois daquele traumático dia onde empurrou a pobre Maria do Sol na piscina.

Pedrinho tinha oito anos quando conheceu Maria do Sol, uma encantadora garotinha que morava no vilarejo de pescadores próximo a fazenda de sua avó Carlota, ele era um menino muito calado, sempre ficava no canto dele e só brincava com sua babá Milena. No aniversário de 50 anos da dona Carlota, Pedrinho se vê sozinho em um dos quartos dá fazenda, pois Milena estava viajando.
Maria do Sol entra no quarto a procura de uma caneta, e vê Pedrinho sozinho, é quando começa uma grande amizade, eles passam o dia juntos, brincam e se divertem muito, só os dois. Já no fim da tarde, Pedrinho e sua nova amiga estavam próximos a piscina, quando ele sente ciúmes de Maria do Sol e a empurra na piscina, logo após Pedrinho sai correndo e se esconde atrás de uma árvore.

"Pedrinho, seu doido... Cadê você? Você matou a menina... Pedrinho, seu doido... Você matou a menina... Pedrinho, seu doido... Você matou a menina..."

Gostei bastante da leitura, o livro é bem fininho e dá pra ler de uma só vez. A história nos deixa com a curiosidade de saber o que aconteceu com Pedrinho e Maria do Sol. No decorrer da trama, a Alice vai construindo uma história que nos leva para outra linha de raciocínio, é isso me agradou bastante.

"Um crime, uma culpa, um fantasma..."

Nilton Alves 11/03/2017

Maravilhoso.
Resenha do Livro Maria do Sol da autora Alice Raposo.
"Um crime, uma culpa, um fantasma"

Com uma narrativa leve e de fácil absorção e um final surpreendente o livro conta a história de Pedrinho um garoto que cresceu traumatizado por ter causado a morte de Maria do Sol, uma garotinha que ele conheceu na Fazenda da sua vó.
O personagem Pedrinho é um garoto inteligente mais tem vários problemas, sente culpa pela morte da garota que ele empurrou na piscina, tem dificuldades para fazer amigos e não teve e nem tem seus pais presentes ao seu lado, pois eles trabalham muito e não tem "tempo" para o filho.
Gostei muito da escrita da autora e dos temas abordados na história. Muitas vezes os pais só pensam em dar o melhor para os filhos e ficam cegos pois o mais importante, acabam esquecendo que é  amor, carinho, atenção. Ao analisarmos a história vemos que o resultou no problema de pedrinho foi a falta de diálogo entre ele e seus pais.
No livro a autora também falar da importância da lei seca, pois o avô de Pedrinho foi vítima de um acidente com uns caras que estava bebos.
Dar para ler o livro em apenas um dia. Ele possui orelhas, 127 páginas (brancas). Uma diagramação Boa e também possui várias ilustrações o que deixa a história mais envolvente. Gostei da leitura desse livro e super recomendo para todos.

Amanda.Azevedo 27/02/2017

Maria do sol
Pedrinho é uma criança que tem um pouco de dificuldade em fazer amigos.

No dia do aniversário de 50 anos da sua avó, Dona Carlota, Pedrinho conhece Maria do Sol: "Uma menina de cabelos negros, longos e dourados pelo sol, olhos cor de mel e pele um pouco bronzeada".

Não demora muito para que no mesmo dia eles se tornem melhores amigos. Mas ao perceber que perdeu a atenção da garota para outros meninos, Pedrinho sente um ciúme enorme envadir sua alma.

É então que acontece o crime...

Pedrinho empurra Maria do sol na piscina da fazenda e sai correndo para se esconder atrás de uma árvore, e espera a casa esvaziar para poder voltar.

"Meu deus! Eu machuquei a menina!"

Depois desse dia ele nunca mais voltou na fazenda, nunca conversou sobre aquele dia com ninguém.

Mas o passado irá atormentá-lo por muito tempo, sua vida nunca mais será a mesma.
___

Um livro com uma escrita simples, mas que aborda um tema muito importante: a culpa.

Ele nos mostra o quão importante é o fato de conversar com alguém, colocar pra fora aquilo que nos faz mal.

E além de tudo, ensina sobre a importância da família em nossas vidas, da amizade, perdão e o amor.

Lissa - @lissa.studiies 26/02/2017

Resenha: Maria do Sol da Alice Raposo
Maria do Sol, conta a história de Pedrinho e sua família. No primeiro capitulo somos apresentados a Pedrinho e ao "acidente", logo mas, a autora vai nos contando cada detalhe dos avós e dos pais de Pedrinho.

Pedrinho como prefere ser chamado, é um menino muito (muito) inteligente, mas quieto e triste. Ele foi fruto de uma gravidez inesperada dos pais. Eles tem que trabalhar muito para dar uma educação ao filho, e com isso acabaram deixando ele um pouco de lado.
Pedrinho quando nasceu conviveu mais com a Babá Milena do que com os amigos.

Certo dia, pedrinho vai a casa de sua avó Carlota, neste dia da visita estava acontecendo o aniversário dela. No dia do aniversário da dona Carlota, Milena a sua babá não pode ir com a família, então ele ficou sozinho...

Maria do Sol é uma criança alegre, inteligente e cheia de amigos. Uma menina que teve a amizade e amor de todos. Quando ela viu Pedrinho sozinho no quarto da avó, o chamou para brincar. Eles brincaram por um tempo, até Maria do Sol avistar seus outros coleguinhas e chamá-los para brincarem juntos. Pedrinho sentiu ciúme e acabou brigando com ela e empurrando ela na piscina. Ele correu e se escondeu. Após algum tempo os meninos apareceram dizendo que ele afogou Maria do Sol...

Ele e seus pais não costumam visitar muito a fazenda da sua avó e depois do ocorrido nunca mais voltaram...
(Ops, spoiler.)

O livro é bem curtinho, com uma escrita simples. A história é narrada em terceira pessoa o que nos deixou ter uma noção do que os personagens estavam pensando. A história continua contando sobre a vida de Pedrinho e como ele ficou após esse "acidente de criança". Ele continua atormentado pelos fantasmas e sonha com ela quase toda noite. Ele está cursando Psicologia, e depois de um tempo todos os alunos precisam se consultar com um Psicologo para dizer porque querem seguir essa carreira. É em das visitas ao psicologo que Pedrinho desabafa que matou sua amiga quando criança.

Maria do Sol é um livro Brasileiro, escrito por Alice Raposo, que apesar de ter escrito outras coisas, esse foi o seu primeiro livro.

Gostei bastante dos personagens criados pela autora, acho que eles dão um ar de leveza e originalidade muito grande a história, e que deixa ainda mais fácil ler várias páginas sem nem perceber. Gostei muito das surpresas ao longo do livro, do desenrolar das cenas e da sua conclusão. Quando terminei de ler, já senti falta da história!
Recomendo o livro, porque acho que todas as mensagens são muito importantes e que a escrita é maravilhosa!

site: http://blogenjoybooks.blogspot.com.br/2017/02/resenha-maria-do-sol-da-alice-raposo.html

Roberta.Rozin 17/02/2017

Delicado e apaixonante
Maria do sol é um livro lindo, delicado, fala de amor, perdão e superação. É uma leitura rápida, com um toque de suspense e um grande final arrebatador. Foi minha primeira leitura de 2017. Recomendo muito.

Paula Belmino 12/02/2017

Maria do Sol
Maria do Sol, um livro cheio de suspense e mistério que faz o leitor prender-se e refletir, ler e aventurar-se , colocando-se no lugar da dor de Pedrinho e em toda culpa que carrega por não saber explicar o que aconteceu na manhã que conheceu uma menina chamada Maria do Sol com quem acabara de fazer amizade.
Maria do Sol, um sonho, ilusão, magia, fantasma?
Escrito por Alice Raposo, e editado pela Fundação Quixote o livro começa contando uma história de família como tantas outras...

Uma família cheia de sonhos, de formação e carisma , atenção, pais presentes, trabalhadores, cheios de fé e de conselhos ao filho Vicentino. Dona Carlota e Seu Felinto, pessoas de grande estima. Seu Felinto trabalhou a vida toda para garantir ao filho a boa formação. Seu Felinto se aposenta e realiza o sonho de morar no campo, compra uma fazenda e vai cuidar dos anos de sossego ao lado da esposa , o filho Vicentinho mora na cidade a estudar, mas esconde um segredo: Apaixonou-se por Sophia que já espera um filho, a contragosto dos pais que sempre aconselharam o filho a só casar quando tivesse estabilidade.

O certo é que tudo na vida se resolve e numa visita ao filho na cidade descobrem a verdade e que o mesmo até saíra da casa que os pais alugara e descobre pela boca de vizinhos. No entanto como pessoas compreensivas e como todo pai amigo perdoa o filho e aceita com muito amor o neto que virá , um menino que se chamará Pedro como o pai de seu Felinto.
O tempo voa e nasce Pedrinho, cercado de amor e cuidados, boa educação, mas com pouco tempo por parte dos pais que trabalham o dia todo para dar o melhor ao filho. Com os avós morando distante e só os veem poucas vezes ao ano, Pedrinho vai se tornando um menino solitário, atarefado por atividades extra classe e sem amigos brinca apenas coma babá Milena, uma adolescente.

Em uma das poucas e rápidas viagens à casa dos avós, Pedrinho conhece Maria do Sol, uma linda menina morena com cabelos negros e brilhantes que encanta com a luz do sol. Maria do Sol encontra Pedrinho perdido na janela do quarto da vó e faceira convence-o a brincar... Entre tantas brincadeiras em dia de festa a fazenda repleta de crianças, Maria do Sol quer ver os amigos com piabinhas a nadar, e Pedrinho retraído e já enciumado sente que Maria do Sol devia ser só dele, acaba por empurrar a menina na piscina e foge a esconder-se sem saber de fato se fora salva, o que aconteceu depois, esconde-se atrás de uma árvore a ouvir os gritos dos meninos que ele era doido e matara a menina afogada.
Pedrinho desmaia e só acorda no quarto sem saber o que aconteceu, os pais sempre pensando no tempo e no trabalho viajam ainda na madrugada sem conversar com o filho sobre o fato acontecido, e ele atormentado por ter matado a amiga, ouve de relance os pais conversarem que se seria melhor falar com ele sobre o incidente. Mas não conversam, não tendo tempo entrega o menino anos a fio às escolas, aos cuidados de uma outra quase criança, aos muitos brinquedos que compram para suprir a presença.
Pedrinho cresce em depressão, cheio de conflitos, tendo pesadelos, vendo a menina Maria Sol, conversando com ela e já adolescente quase enlouquecido acha ver seu espírito.
O livro é bem interessante retrata a realidade de tantos brasileiros que trabalham tanto para dar o melhor ao seu lar, e faz refletir sobre o brincar, o poder conversar com as crianças sobre tudo, sobre o que sentem. faz pensar que dinheiro não compra tudo e que o tempo com os filhos e a relação dialógica deve ser fundamental para que eles cresçam saudáveis .
O que aconteceu naquela manhã na fazenda torna uma criança e adolescente inseguro, medroso, doente... E só quando na formação acadêmica ele vai ao terapeuta e consegue revelar o segredo que lhe custou tantas noites em claro e terrores noturnos, lágrima suores frios e intensa fadiga e pânico.

O final da história é surpreendente e trás a tona o sentimento de que a gente não deve esperar para amanhã o que pode resolver, dizer que se ama, conversar com os filhos, depositar o tempo a eles, mais que dinheiro e que o melhor presente é ser presente na vida das pessoas.

site: http://paulabelmino.blogspot.com.br/2016/07/maria-do-sol-dica-de-livro.html