Maria do Sol Alice Raposo

Resenhas - Maria do Sol

Jessica Nardy 15/08/2020

Maria do Sol
Maria do Sol é o primeiro livro que li da Alice Raposo. A leitura aborda sobre a depressão e a falta de atenção de pais. Foi muito bom ler este livro, ainda mais por envolver temas "polêmicos", mas importantes, que poucos ousam abordar, com a leitura fácil e dinâmica a mesma fluiu rapidamente e o suspense que acontece durante a estória me impulsionou durante os capítulos e impeliu a continuar cada vez mais.

Eu gostei muitíssimo e recomendo a todos!!

Any 24/06/2020

Maria do Sol
O livro conta a trajetória de um garoto chamado Pedro. Certo dia se encontrava Pedrinho na fazenda da sua avó a onde estava acontecendo um churrasco. Lá ele conhece uma menina chamada Maria do Sol, com quem imediatamente ele cria um vínculo de amizade no meio de tantas brincadeiras. Mal sabiá ele que essa menina tão espivitada marcaria sua vida para sempre.
Depois de tantas brincadeiras ao lado de sua nova amiga, Pedrinho causa um acidente, que acaba acarretando um grande trauma na sua vida. Esse acontecimento o impactou de tal forma, que o impediu de levar uma vida normal. Tinha pesadelos durante a noite e não conseguia se relacionar com outras pessoas. Seus pais não enxergavam todo o sofrimento que o filho vinha passando, pois trabalhavam demais e não lhe davam a devida atenção. Pedrinho passou parte da sua infância e adolescência convivendo com a culpa de algo que tinha feito por um impulso e pura inocência. Chegando a fase adulta ele entra na faculdade, passando a cursar psicologia. Por se tratar de um curso que estuda o comportamento humano através da análise de suas emoções. Pedrinho acha que isso vai o ajudar a encontrar alívio para o seu martírio. Porém ele vai descobrir que para superar esse trauma, é necessário que ele o enfrente.
??É o primeiro livro que leio da autora, a sua escrita é bastante envolvente.
?? A leitura flui facilmente é cheia de diálogos, e o suspense que rola no meio da história vai te impulsionando sempre ao próximo capítulo.
??As experiências pelas quais passamos ainda na infância, são capazes de moldar nossa personalidade enquanto adultos, é necessário que diante de certos conflitos os pais conversem com seus filhos, pois as crianças absorvem certas situações diferentes dos adultos. Pequenos traumas são capazes de gerar grandes consequências.

Renata.Nascimento 09/10/2021

Uma história reflexiva
Mais uma história da Alice que conseguiu me fazer pensar e refletir. Pedrinho é um menino solitário até que conhece Maria do Sol, por quem ele começa a sentir um grande carinho, mas acontece algo que marca Pedrinho pelo resto de sua vida, e a falta de diálogo com seus pais e a solidão que o cerca aumenta, e a partir dai começamos acompanhar a vida dele até ele se tornar um jovem adulto. Uma história que fala sobre depressão, e como a falta de diálogo pode afetar nossas vidas por anos afora. Apesar de tratar assuntos mais densos a história é fluída e leve.

@_herdeiradoslivros 22/01/2021

Falta de diálogo traz sofrimento
?Dona Carlota e seu Felinto tiveram apenas um filho o Vicentinho que por sua vez teve Pedrinho. Vicentinho e Sofia trabalhavam muito para dar o melhor para seu filho, mas acabaram negligenciado o tempo e o afeto que o garoto precisava.
?Uma criança tímida e sem amigos, até que ao ir no aniversário da vó na fazenda conhece uma menina sapeca a Maria do Sol, brincam e se divertem o dia todo. Até que ele enciumado de sua amiguinha ter ido brincar com outros joga ela na piscina.
?Ele sai e se esconde, depois de os meninos gritarem " Pedrinho doido, matou a menina..". Os pais acabam não comentando sobre o acontecido e de madrugada voltam para a cidade.
?Pedrinho viveu o resto de sua infância, adolescência e o início da fase adulta atormentado por aquele episódio, cada vez mais fechado e sozinho. Estudando psicologia ele acaba indo à terapia onde conta para o terapeuta tudo que ele atormenta, até os fantasmas de Maria do Sol que vê. É hora de Pedrinho enfrentar seu fantasma e quem sabe descobrir o que realmente aconteceu com Maria do Sol.

?? Uma leitura fluída, rápida, com uma boa diagramação e desenhos bonitos. Mostra a importância do diálogo na família, na vida... Como muitas vezes as coisas que criamos em nossa cabeça tem o poder de nós afetar drasticamente.
Adorei a história e recomendo que vocês leiam e conheçam esse menino que pela falta de diálogo teve tanto sofrimento ainda novo.

KaahResende 03/09/2020

Maria do sol
Não sei se li no momento errado ou se o livro não foi pra mim, não gostei da história, achei muito rasa..

Anna.Luren 24/08/2020

Reflexão para dialogar com as crianças
Maria do Sol é um drama com um clima de suspense.
Maria do Sol é um livro que fala sobre a relação dos pais com os seus filhos.
Relata toda a trajetória de Pedrinho, da infância à juventude, marcada pelas cicatrizes de uma culpa que carrega sozinho e pelo fantasma de uma dor nunca compartilhada. A autora fala sobre depressão, síndrome de pânico e ausência familiar de forma leve.É um verdadeiro alerta para a sociedade sobre a importância do apoio emocional e ajuda profissional para evitar que os problemas se tornem doenças capazes de produzir efeitos psicológicos por toda a vida.

@literatura_com_amor 30/08/2020

Resenha de um livro ótimo!
Oiee pessuu! Como esta?o por ai??

?Eu participei de uma leitura coletiva da autora @aliceraposoautora este me?s e hoje vim resenhar o livro para voce?s.

Maria do Sol // Alice Raposo // 5??

? Maria do Sol, e? uma doce menina, crianc?a, gosta de brincadeiras, de fazer muitas amizades, ale?m de ser muito comunicativa.

? Pedrinho, neto de Dona Carlota e Seu Felinto, vai a casa da avo?, para uma festa de aniversa?rio. La? ele conhece a linda e extrovertida Maria do Sol.

?Pedrinho e? o contra?rio dela, e? introvertido, ti?mido e solita?rio. Eles resolvem brincar juntos, Maria do Sol conta va?rias histo?rias interessantes para ele.

?Logo, Pedrinho fica com ciu?mes da nova amiga. Ele na?o se conforma em ter que dividir essa amizade, enta?o, empurra Maria do Sol na piscina e corre! E? ai? que tudo se complica! O que sera? que acontecera? com a doce Maria do Sol? Sera? que agora ela sera? Maria do Ce?u?

?Gente, esse livro aborda temas importantes que precisam ser debatidos. E? um livro nacional, cheio de segredos, envolvente, com uma narrativa flui?da. Fica ai? uma indicac?a?o de nacional para voce?s!

Beijos ate? a pro?xima resenha! ?

Mila 24/03/2020

Muito bom.
O livro é muito bom, pois aborda temas como a falta de atenção dos pais, depressão, entre outros.

No começo achei a história um pouco confusa, mas logo em seguida tudo foi esclarecido. Assim conhecendo mais a história de Pedrinho, e também o incidente que tanto te atormenta.

Leitura super fluida e digamos que uma lição de vida, onde devemos procurar ajudar. Pois

"Todos nós, as vezes somos atormentados por fantasmas que criamos e só existem em nossas cabeças" (trecho do livro)

Marcos.Pujol 19/08/2020

Reflexivo
Livro reflexivo, onde vamos acompanhar o Pedrinho, que conhece a Maria do Sol, na festa de aniversário de sua avó, acabam formando um lindo laço de amizade, porém nesse dia acontece um crime e o Pedrinho fica assustado e iremos acompanhar ele do começo ao fim.
Reli esse livro e mais uma vez me abalou, com os questionamentos que o próprio Pedrinho faz para si mesmo, também serve pra nós, enfrentar os fantasmas do nosso passado, eu recomendo a todos a lerem esse livro tão curtinho, mas tão lindo ?

Tata 17/06/2021

Uma história muito bonita, porém achei os pais do Pedrinho muito irresponsáveis.

"A vida tem a mania de nos tirar quem amamos sem nos avisar" pg: 35

"Demonstrar carinho a quem se ama, nunca é demasiado" pg: 36.

"Ter ao alcance das mãos quem amamos é a maior dádiva que um homem pode ter" pg: 51.

"Você nunca ouviu que é no deserto que o maná cai? De repente tudo muda e algo de muito bom acontece com a gente" pg: 67.

"O que mata a alma não é o não que a vida possa nos dar e sim o nosso não tentar" pg: 68

"Ninguém é covarde em todos os aspectos" pg: 91.

Adriana.Aparecida 05/10/2021

Maria do Sol
Um livro exuberante que nos leva de volta a infância, fase que éramos felizes e não sabíamos, só olhando para trás é que nos damos conta disso.
O livro me mostrou que o amor por nossos filhos, não é só prover bem materiais e sim ter tempo para conversar , ouvir, abraçar, brincar com eles. Tudo passa tão rápido e são nesses pequenos gestos que podemos ajudar nossos filhos a superarem algo mal resolvido e que pode atrapalhar a vida deles para sempre .
E que o diálogo é o melhor remédio para evitar muitos problemas e também um alívio para as pessoas.
Em Maria do Sol,você encontrará Pedrinho, um menino tímido que na maioria das vezes fica com a babá do que com os pais, que trabalham muito para prover bem materiais, se esquecendo de dedicar um tempo ao filho.
Um certo dia na fazenda de sua avó, Pedrinho conhece Maria do Sol uma menina encantadora e logo fazem uma amizade , brincam bastante até certo momento que aparecem os outros amiguinhos da menina e ele fica enciumado e a empurra na piscina e saí correndo por causa do acontecido, uns meninos vão atrás dele gritando que ele matou a menina.
Pedrinho volta para casa bem tarde, não conversa com ninguém sobre o acontecido.
A partir daí Pedrinho muda totalmente seu comportamento por tudo que aconteceu na fazenda.
Qual será o desfecho de tudo isso?
Qual o Destino de Pedrinho?
O quê aconteceu com Maria do Sol ?

Ana & Isabella /@corujinhabook 03/10/2021

Resenha: Maria do Sol
No livro Maria do Sol conhecemos a história de Pedrinho, um garoto de oito anos, quieto e sem amigos, que praticamente foi criado por sua babá. Seus pais Vicentinho e Sofia viviam ocupados demais com o trabalho, e não davam o amor necessário para o filho.

A história ganha vida na festa de aniversário de Dona Carlota, avó do menino, é nessa festa que Pedrinho conhece Maria do Sol, uma menina linda e cheia de energia que logo ganha a atenção de Pedrinho, já que ele nunca teve amigos, dividir não era uma opção, e quando outros amigos se aproximam de Maria do Sol, Pedrinho a empurra na piscina. Assustado e com medo de ter matado a menina, Pedrinho se esconde e não comenta nada com ninguém. Anos se passam e o passado dele o persegue o tornando cada vez mais recluso ao mundo.

Maria do Sol é um livro leve e rápido de ler, em minha opinião a autora faltou trabalhar mais a história, pois em alguns momentos precisava de mais detalhes. Mas em um todo o livro nos ensina que toda ação há uma reação. Devemos andar com orgulho das nossas próprias ações, não com peso na consciência, mas agindo sem ter arrependimentos. Não podemos ter vergonha dos monstros que nos assombra diariamente, pois todas as pessoas têm medos e pesadelos, mas é acreditando em nos mesmo que tudo um dia poderá passar, pois esses obstáculos só a gente pode atravessar.

Esse livro é para aqueles que gostam de histórias encantadoras. E você já leu Maria do Sol? Se sim, me diz o que você achou, e se ainda não leu, você pode aproveitar essa maravilha no Kindle Unlimited.

site: https://www.instagram.com/corujinhabook/

Nai Lima 18/08/2020

“Lembre-se, a vida não é só dinheiro e tem muita coisa que o dinheiro não compra."
⠀⠀⠀⠀
Embora o livro seja do gênero romance, nós encontraremos também pitadas
generosas tanto de suspense quanto de mistério. De modo que desperte cada vez
mais a curiosidade sobre o desenrolar da trama. Mas, enfim...
Vamos saber mais
dessa trama?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com uma abordagem de temas, tais como:
Atenção (ou a falta dela), Depressão (desencadeada na infância e como ela se pode
refletir ao longo da vida)
Dentre outros personagens, iremos conhecer Pedro (apelidado carinhosamente de
Pedrinho, Pedroca para os mais íntimos).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Acontece que Pedrinho é uma criança mais retraída, traços de alguém mais tímido,
introvertido, porém é uma situação mal resolvida no passado em sua infância que faz
com que ele se isole ainda mais tornando-o solitário e por não conversar com ninguém
sobre o ocorrido a tristeza o consome por dentro e assim cresça introspectivo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Todavia, nem tudo está perdido e com um plot twist ponto de nos deixar com o
coração na mão e que nos envolve em meio a todo esse mistério.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O suspense acontece do começo ao fim do livro com escrita envolvente e escrita
fluída que nos instigue a querer entender o ocorrido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que de fato aconteceu? Aconteceu mesmo um crime? Se sim, que crime foi esse?
Quem cometeu foi Pedrinho? E se foi, ele responderá legalmente por isso?
Quando, por que e como... Aí só lendo para descobrir.

site: https://www.instagram.com/p/CD9rb4bjmvi/?igshid=mo26j5k0aax1

Stephanie Raiany 13/04/2017

"Ter ao alcance das mãos quem amamos é a maior dádiva que um homem pode ter."
Pedrinho é um garotinho de 8 anos de idade, ele mora na cidade com seu pai Vicentinho e sua mão Sofia. A vida dele é voltada aos estudos, ele vai para a escola e depois ele tem aula de inglês, futebol e várias outras. Sua única amiga é Milena, sua babá que começou a trabalhar para pode pagar as despesas de seu curso de enfermagem.

Um certo dia, Pedrinho vai com seus pais para a casa de sua avó Dona Carlota, ela mora com em uma fazenda, um mundo completamente novo para Pedrinho. Na fazenda, ele conhece Maria do Sol, uma garotinha que mora lá e eles acabam se tornando amigos. Mas por motivos de ciúmes, Pedrinho a empurra na piscina e começa a pensar que ela a matou.

Os anos vão passando e esse pensamento não sai da cabeça de Pedrinho, que ele tinha matado a própria amiga, e por causa disso, ele não conseguia fazer amigos e viva uma vida triste e amargurada.

Ele resolve cursar Psicologia, para tentar entender o que se passava na mente dele e se isso também acontecia na mente de outras pessoas. Mas tudo isso o atormentava tanto que ele começou a sentir a presença de Maria do Sol, e era tão forte que ele chegava a vê-la.

"Eu lembro que ele dizia que para escrever bastava amar. Amor correspondido e não correspondido sempre vira um lindo poema."

Por causa do curso de Psicologia, ele teve que frequentar um terapeuta, e onde ele acabou se abrindo e contando tudo o que ele estava vivendo, coisas que ele nunca tinha contado para mais ninguém. Até que um certo dia Pedrinho vê o fantasma de Maria do Sol no ponto de ônibus. Será mesmo que ela tinha morrido?

Maria do Sol é um livro infanto-juvenil que retrata sobre o amor e a importância da presença e diálogo dos pais. Os pais de Pedrinho não tinham muito tempo pra ele, pois o trabalho sempre vinha em primeiro lugar, então ele não tinha com quem conversar. Se os pais fossem mais presentes muitas coisas teriam sido diferentes, principalmente todo esse sofrimento e culpa que ele sentiu por anos.

Esse seria um ótimo livro para ser lido pelos pais dos alunos de escolas, para mostrar que a presença deles no crescimento e desenvolvimento dos filhos é muito importante. A história é bem simples e curta, mas a mensagem é incrível.

"O que mata a alma não é o não que a vida possa nos dar e sim o nosso não tentar."

site: http://poeliterar.blogspot.com.br/