Maria do Sol

.............................................
Autora:@aliceraposoautora
Ano:2016
Páginas:127
Onde encontrar: disponível em e-book/físico na Amazon
Nota:5?????+??
ESTA COMO: FAVORITOS
..................................................
Pedro sempre foi um menino muito solitário seus pais viviam muito ocupados com trabalho. E nunca tinha um tempo para Pedro, então ele foi crescendo com a companhia de Milena sua babá...

No aniversário da sua avó ele conhece uma menininha chamada Maria do Sol. Ela chegou de mansinho e o convidou para brincar, como naquele dia sua babá não estava presente ele resolveu ir com Maria do Sol, juntos passaram a tarde toda brincando, até que chegou uns amiguinhos da menina e ela começou a brincar com eles também mas Pedro ficou com muito ciúmes pois que ele atração de Maria só pra ele...

Como Pedro ficou com muito ciúmes ele pegou Maria do Sol e jogou na piscina e saiu, foi se esconder, como ficou assustado acabou desmaiando só depois de um tempo acordou. Quando acordou lembrou do acontecido, então ele entrou para casa e foi se deitar mas seu pensamento só estava na Maria do Sol.
Ele pensou que tinha matado a menina. E assim ele foi crescendo se sentindo culpado pela morte dela, tendo pesadelos, depressão as vezes ate via ela no seu quarto...

Pedro como sempre foi só, nunca conversou isso com ninguém a não ser com o psicólogo.

Minha opinião: gostei bastante do livro foi bem rapidinho ali numa tarde, o livro tem um pouco de suspense. A a presença dos pais na vida de uma criança é fundamental!!!.
Acredito que se os pais de Pedro fossem mais presente na vida dele ele não teria passado por essas coisas. A Alice como sempre me emociona com seus livros.

KpopBrasil 13/04/2017

"Ter ao alcance das mãos quem amamos é a maior dádiva que um homem pode ter."
Pedrinho é um garotinho de 8 anos de idade, ele mora na cidade com seu pai Vicentinho e sua mão Sofia. A vida dele é voltada aos estudos, ele vai para a escola e depois ele tem aula de inglês, futebol e várias outras. Sua única amiga é Milena, sua babá que começou a trabalhar para pode pagar as despesas de seu curso de enfermagem.

Um certo dia, Pedrinho vai com seus pais para a casa de sua avó Dona Carlota, ela mora com em uma fazenda, um mundo completamente novo para Pedrinho. Na fazenda, ele conhece Maria do Sol, uma garotinha que mora lá e eles acabam se tornando amigos. Mas por motivos de ciúmes, Pedrinho a empurra na piscina e começa a pensar que ela a matou.

Os anos vão passando e esse pensamento não sai da cabeça de Pedrinho, que ele tinha matado a própria amiga, e por causa disso, ele não conseguia fazer amigos e viva uma vida triste e amargurada.

Ele resolve cursar Psicologia, para tentar entender o que se passava na mente dele e se isso também acontecia na mente de outras pessoas. Mas tudo isso o atormentava tanto que ele começou a sentir a presença de Maria do Sol, e era tão forte que ele chegava a vê-la.

"Eu lembro que ele dizia que para escrever bastava amar. Amor correspondido e não correspondido sempre vira um lindo poema."

Por causa do curso de Psicologia, ele teve que frequentar um terapeuta, e onde ele acabou se abrindo e contando tudo o que ele estava vivendo, coisas que ele nunca tinha contado para mais ninguém. Até que um certo dia Pedrinho vê o fantasma de Maria do Sol no ponto de ônibus. Será mesmo que ela tinha morrido?

Maria do Sol é um livro infanto-juvenil que retrata sobre o amor e a importância da presença e diálogo dos pais. Os pais de Pedrinho não tinham muito tempo pra ele, pois o trabalho sempre vinha em primeiro lugar, então ele não tinha com quem conversar. Se os pais fossem mais presentes muitas coisas teriam sido diferentes, principalmente todo esse sofrimento e culpa que ele sentiu por anos.

Esse seria um ótimo livro para ser lido pelos pais dos alunos de escolas, para mostrar que a presença deles no crescimento e desenvolvimento dos filhos é muito importante. A história é bem simples e curta, mas a mensagem é incrível.

"O que mata a alma não é o não que a vida possa nos dar e sim o nosso não tentar."

site: http://poeliterar.blogspot.com.br/

Isabella.Silva 11/10/2021

Livro maravilhoso ❤️
No livro Maria do Sol, através da história de Pedrinho, um menino de oito anos somos levados a refletir sobre a nossa própria realidade...
Muitas vezes nos torturamos com pensamento antigos, sobre erros cometidos e sobre arrependimentos, e em Maria do Sol vemos que mesmo que tenhamos errado no passado devemos encarar o nosso futuro de cabeça erguida, não podemos desanimar...

Leitora frenética 13/10/2021

Importância de um bom relacionamento
A Alice ja deixou bem claro que gosta de passar alguma lição com seus livros. E com esse nao foi diferente!
Vemos a estória de Pedrinho,um menino que nao tem uma relação regada a diálogos com os pais,que sempre arrumam alguma desculpa para não dar esse suporte ao filho.
Nesse contexto,temos Maria do Sol,uma menina do interior que Pedrinho conhece em uma festa e acaba brincando a noite inteira com ela.
Porém,um incidente acontece e pedrinho acaba empurrando Maria do Eol dentro da piscina e escutando palavras pesadas de outras pessoas

O que ppderia ser resolvido com um dilogo,se estende para a vida adulta de Pedrinho,o fazendo ir em busca de sua cura.

Carolina Rodrigues Aguiar 12/10/2021

Li em um dia. Gostei muito.
Um conto curtinho e bem fluido de ler!

Com diálogos e ilustrações lindas!

E entre um capítulo e outro possui poemas lindos que enriquece ainda mais a história.

Venha conhecer Pedrinho, um menino muito na dele. Mas que quando conhece Maria do Sol e por sorte ou azar, acaba criando um certo trauma!

Uma atração que começa na infância, um ciúmes que ocorre sem querer. E um acontecimento que traumatiza até sua adolescência. Até que... O destino 'trabalha' para tudo se encaixar e recomeçar como deve acontecer.

Cris crdso 30/09/2021

Poxa como o pobre do Pedrinho sofreu , mas não o julgo creio que eu ficaria com o mesmo tormento.Mas talvez ele pudesse ter se ajudado mais.

Nai Lima 18/08/2020

“Lembre-se, a vida não é só dinheiro e tem muita coisa que o dinheiro não compra."
⠀⠀⠀⠀
Embora o livro seja do gênero romance, nós encontraremos também pitadas
generosas tanto de suspense quanto de mistério. De modo que desperte cada vez
mais a curiosidade sobre o desenrolar da trama. Mas, enfim...
Vamos saber mais
dessa trama?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com uma abordagem de temas, tais como:
Atenção (ou a falta dela), Depressão (desencadeada na infância e como ela se pode
refletir ao longo da vida)
Dentre outros personagens, iremos conhecer Pedro (apelidado carinhosamente de
Pedrinho, Pedroca para os mais íntimos).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Acontece que Pedrinho é uma criança mais retraída, traços de alguém mais tímido,
introvertido, porém é uma situação mal resolvida no passado em sua infância que faz
com que ele se isole ainda mais tornando-o solitário e por não conversar com ninguém
sobre o ocorrido a tristeza o consome por dentro e assim cresça introspectivo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Todavia, nem tudo está perdido e com um plot twist ponto de nos deixar com o
coração na mão e que nos envolve em meio a todo esse mistério.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O suspense acontece do começo ao fim do livro com escrita envolvente e escrita
fluída que nos instigue a querer entender o ocorrido.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que de fato aconteceu? Aconteceu mesmo um crime? Se sim, que crime foi esse?
Quem cometeu foi Pedrinho? E se foi, ele responderá legalmente por isso?
Quando, por que e como... Aí só lendo para descobrir.

site: https://www.instagram.com/p/CD9rb4bjmvi/?igshid=mo26j5k0aax1

SáSá 18/10/2021

Maria do sol
Em Maria do sol, acompanhamos a história de vida de Pedro, um menino que passou a vida toda atormentado por um ato que ele pensou ter cometido na infância e todas as implicações negativas que que isso trouxe para seu crescimento e amadurecimento.

O livro não trata somente de um ato cometido sem querer por uma criança, mas sim tudo o que o abandono familiar (não ao pé da letras, mas sim a ausência constante, a falta de atenção e o abandono sentimental dos pais para com seus filhos) acarreta na vida sentimental e mental de uma pessoa.

Tudo começou quando Pedro (Pedrinho), ainda criança, conheceu Maria do Sol, uma menininha mais ou menos da sua idade, quando foi visitar sua avó em uma fazenda no interior. Por impulso, egoísmo, mimo infantil e falta de uma criação acompanhada, Pedrinho acaba empurrando Maria do sol na piscina e pensa que matou a menina. Nós e Pedrinho, ficamos sem saber o que realmente aconteceu, pois aí entra outro erro gravíssimo: os pais, sabendo do fato nunca ficaram no assunto com o garoto e saíram da fazenda sem nunca lhe questionar nada sobre o ocorrido nem lhe dar alguma explicação que aquilo foi errado, tudo isso permaneceu na cabeça de Pedro para sempre, afinal, ele sempre se considerou um assassino que ceifou a vida de uma menina inocente tão cedo.

Os pais por serem ausentes da vida e criação do filho, por causa da correria do dia a dia em razão de seus empregos importantes, nunca perceberam o que estava se passando pela cabeça do menino e todos os pensamentos negativos e atitudes esquiva que transformavam sua vida num inferno, sempre sozinho e quietinho. Para compensar suas ausências, tentavam mimar e presentear ao máximo o filho, nunca o reprendendo para nada. Somente sua babá e avó pareciam perceber que o menino não estava bem, mas os pais nunca ligaram para os avisos, dizendo que o menino era perfeito e não precisava de ajuda profissional. E assim Pedrinho se torna uma homem e tudo continua. Até quando isso seguirá assim? Até quando ele irá aguentar? E o mais importante até que ponto a imprudencia dos pais em criar um filho pode prejudicar a vida de uma criança? O que fazer quando um filho da sinais de não estar bem? Como perceber? O que fazer? Que tipo de adulto essa criança pode vir a se tornar?

Noah 24/08/2020

Necessário e lindo ♡
Uma escrita leve, fluida e cheia de ensinamentos.
O livro traz a história de Pedrinho e Maria do Sol... Ele, um menino bastante solitário, criado praticamente pela babá, cujo os pais estão sempre trabalhando. Ela, uma criança doce e extrovertida, que ao conhecer Pedrinho já o da toda a atenção que ele não tem.
Essa amizade desperta em Pedrinho um carinho muito grande, porém, não acostumado com amigos e sentindo ciúmes de Maria, ele sem querer dividi-la com ninguém, a empurra na piscina.
Pedrinho passa a viver com a dor da culpa, pesadelos e a assombração desse dia terrível.

O livro alerta sobre traumas na infância e a consequência deles na vida adulta.

site: https://www.instagram.com/p/CEAbzIzDswy/?igshid=1u2fmlt6gmp42

Samara 29/08/2020

Menina dos Livros
Aqui neste livro vamos conhecer a história de Pedrinho, uma criança muito inteligente, mas que vive sem nenhuma atenção ou carinho de seus pais, que preenchem os dias dele com diversas atividades para disfarçar a ausência deles na vida do menino.
Também encontraremos Maria do Sol, uma menina linda, super simpática, que adora brincar. Ela foi a única que conseguiu se aproximar de Pedrinho e conquistar a sua atenção. Mas um dia que era para ser de alegria termina em uma tragédia que irá mudar completamente a vida de Pedrinho.
Com uma escrita quase poética, a autora nos leva durante toda a vida de Pedrinho, desde o seu nascimento até sua formação na faculdade. Após o acidente com Maria do Sol,o menino acaba se isolando ainda mais das pessoas, e acaba carregando consigo alguns fantasmas que atormentam sua vida desde então.
Uma coisa que me irritou muito foi a omissão de seus pais no crescimento do Pedro. Acho que o livro mostra muito disso, o impacto, negativo, que a falta das figuras dos pais tem sobre as crianças. Coisas bobas que poderiam ter sido resolvidas com uma conversa acabam se tornando coisas gigantes demais para serem resolvidas por uma pessoa só.
A escrita da Alice como sempre estava muito cativante no decorrer deste livro. Tanto que você nem sente o passar das páginas, quando vê já chegou ao fim da leitura. E eu amo demais isso.
Uma história curta, mas que trás muitos significados e reflexões importantes. Um livro que precisa ser lido e que eu indico demais para cada um de vocês.
Uma dica: As vezes uma simples conversa pode mudar completamente o rumo de sua vida. Então, simplesmente, converse, sobre seus sentimentos e aquilo que te incomoda.
Beijos e até mais!

Jessica.Cacko 28/03/2024

Uma leitura rápida mas com muitas reflexões e lições.
De uma leitura sensível, o livro traz no enredo a importância com a saúde mental e sentimental e traumas de infância que podem causar danos na vida adulta.

O livro aborda sobre um suposto "cr1m3" que Pedrinho cometeu quando criança e a culpa o acompanha por alguns anos até que tudo se esclareça.

Com esse sentimento em sua mente e coração, fazendo sua consciência pesar a cada dia mais, vi no decorrer da leitura o quanto a falta de diálogo prejudica na formação de uma criança, o quanto a negligência de pais como os de Pedrinho fizeram com que traumas pelo qual ele passou interferiu em sua vida emocional e mental quando adulto.

Sejamos sinceros, quem dera a raça humana saber dialogar, tudo seria mais fácil.

Este drama traz muitas reflexões e lições para todos que ler, é uma leitura fluida, envolvente e que em muitos trechos chega a ser poética, o final abraça o leitor e vale a pena ter essa experiência.

Marcela @ler_sim_ler_sempre 21/04/2017

Doce mas reflexivo
Nesse livro curtinho, de apenas 126 páginas, encontramos Pedrinho. Um homem prestes a se formar, mas que sempre viveu assombrado pelo seu passado.
Pois quando ainda criança, numa festa no sitio de sua avó, ele acredita ter afogado sua amiguinha Maria do Sol.
. 📝(...) Pedrinho seu doido. Cadê você? Você matou a menina... Pedrinho seu doido. Você matou a menina (...)📝
. 🔅Pedrinho é fruto de uma gravidez repentina, na época que seus pais ainda eram namorados e tentavam se estabelecer. E devido a essa gravidez, tiveram que abdicar de muitas coisas e passaram a trabalhar mais e mais, pra darem um bom futuro ao filho.
. 🔅E nessa, de sempre querer dar o melhor ao filho, se esquecem de conversar e dar a devida atenção as dúvidas e receios de Pedrinho. Por isso, ele cresce isolado e atormentado por esse acontecimento e pelo espírito de Maria do Sol. .
. . 🔅Até que um dia resolve falar com seu terapeuta a respeito do que lhe aflige,desde a infância e que te faz afastar de qualquer pessoa que ama. Com medo de também prejudicá-la.
. ⁉️Será que finalmente o fantasma de Maria do Sol sumirá da vida de Pedrinho? .
. . 🔅Um livro que retrata o que acontece em muitos lares.
Pais cansados de tanto trabalhar, com sonhos de dar um futuro melhor a seus filhos. .
. . 🔅E crianças presas em seu mundo, rodeadas de brinquedos e afazeres. Mas com falta de diálogos daqueles que mais o amam: Os Pais.
Dando espaço a monstros e fantasmas.
📝(...) Lembre-se, a vida não é só dinheiro e tem muita coisa que o dinheiro não compra... Trabalhe, trabalhe, trabalhe muito para dar o melhor pra sua família, mas fique atento ao momento no qual você terá que parar e desfrutar o que já conquistou (...)📝 .
🔅Li em apenas uma noite. A diagramação está perfeita, com ótimos espaçamentos e fontes. Com ilustrações e poemas maravilhosos que te faz mergulhar mais ainda na vida de Pedrinho e sua família. .
🔅Adorei ter a oportunidade de conhecer essa obra e como mãe me fez parar e avaliar se estou dando a devida importância aos sentimentos e medos de minha filha.

Obrigada Alice por escrever uma obra tão amorzinho e colocar Pedrinho e Maria do Sol em minha vida.

@ler_sim_ler_sempre

site: https://www.instagram.com/p/BTH6u1Rl7Qs/?taken-by=ler_sim_ler_sempre

Berta4 22/04/2017

Um livro rápido e cativante!
[Resenha]

5🌟
Maria do Sol da nossa parceira @alicenopaisdapoesia
Essa é uma leitura rápida, onde o leitor fica preso do inicio a fim.
O livro conta a história de vida de Pedrinho, desde a sua infância até o momento que ele se forma.
A história problematiza diversos temas como a falta de atenção que os pais dão para as crianças; o fato de que os pais de crianças da classe média empurrar diversas atividades extras para o seu filho, para dar a ele um futuro melhor e acaba esquecendo que criança tem que brincar.
O livro é cheio de ilustrações, o que enriquece ainda mais a obra.
Eu adorei, li ele em uma noite!
Um livro excelente e super indicado pra quem está a procura de uma leitura rápida e cativante!

#Aliceraposo #livros #resenha #lnstalibrary #lovebooks #books #bookstagram #leitoresestranhezas #like #bookslove #nacional #amo #livroslove #livrosnacionais

site: https://www.instagram.com/p/BTMlXWehU5f/?taken-by=leitoresestranhezas

Quennick 25/04/2017

Cativante!!!
Sim, cativante será a palavra que resume esse livro. Como muitos sabem não estou aqui para dá spoiler da história, e nem muito menos tratar aqui, uma mera descrição da história.

Quero ressaltar que a lição de moral deste livro fala sobre tudo o que é necessário, com relação a uma criança com o abandono dos pais. Pais estes que por acreditarem que se devia trabalhar para dar tudo ao filho, esquecem de lhe fornecer o principal, o amor, o afeto e o carinho que um filho precise. Jamais se deve deixar para a babá a responsabilidade de criar e dá amor.

Um trauma que durou quase toda a vida, mas que poderia ser resolvido com uma simples conversa e atenção dos pais. Acredito que este seja a maior lição de moral do títulos.

Sabe quando o livro é uma delícia de se lê? Sim, é desta forma que Maria do Sol é. Com uma narrativa linda e ao mesmo tempo de fácil compreensão, nos prende e cativa; quando percebemos já acabou o livro, o qual é curtinho apenas de 127 páginas!

Super indico este título, o qual nos enriquece e faz com crescemos cada vez mais.