Maria do Sol

Maria do Sol Alice Raposo

Resenhas - Maria do Sol

Isa - @livros_em_mente 02/02/2017

{Resenha} Maria do Sol - Alice Raposo
"Ele era um menino comum. Com a peculiaridade de ser o único filho de Vicentinho e o único neto de Dona Carlota. O menino foi criado pela babá, não julguem os pais."

Pedrinho está sempre sozinho ou com a babá (Milena), ele gosta muito dela, e é a única que está sempre do seu lado. Seus pais estão sempre trabalhando (para dar o melhor pra ele), nunca tem tempo para o filho e também não permitem que ele brinque com ninguém. Sua avó mora na fazenda, não tem como ver sempre e seu avô faleceu as alguns anos.
Em uma festa na fazenda, Pedrinho conhece Maria do Sol, uma menina linda e toda empolgada pra brincar. Ela pega Pedrinho pela mão e saem pra brincar lá fora, passam a maior parte do tempo juntos, porém quando Maria do Sol resolve dar atenção para as outras Crianças, Pedrinho não gosta, fica com ciúmes e empurra Maria do Sol na piscina.

"- A Maria do Sol tinha que ser só minha, não pode ter outros amigos. Eu não quero mais falar com aquela menina.
Ele resolve olhar para a festa e percebe que há um tumulto em volta da piscina.
-Meu Deus! Eu machuquei a menina!"

Daí em diante o tormento em sua vida começa, Pedrinho pensa que matou a menina, e será que matou mesmo? Ela vive aparecendo pra ele, e dizendo que ele a matou e tirou seus sonhos... Será a imaginação de Pedrinho? Ou será mesmo real?

Eu só sei que ele não consegue falar isso pra ninguém, seus pais nunca tem tempo, a sua única companhia é Milena, mas mesmo pra ela, ele tem medo de contar e em meio a tudo isso vive por muito tempo atormentado. Milena vê o sofrimento do garoto e tenta falar com os pais "ocupados demais", mas eles não dão atenção (dizem ser coisa da idade). Pedrinho se afasta das pessoas com medo de machuca-lás (na cabeça dele, ele é ruim e faz mal a todos que ama). Uma criança não deve se sentir assim e nem passar por isso.

"- A vida é assim mesmo: o que é bom e faz bem dura pouco. Milena, eu aprendi que tudo um dia acaba. E eu tenho o azar de não ter quem gosto perto de mim. No final das contas, é até bom ser assim mesmo, pois faço mal as pessoas que amo."

Um livro tão pequeno e que nos deixar várias reflexões. Nessa leitura Alice tenta nos passar como uma conversa com nossos pequenos podem os fazer bem e nos fazer bem também, que o dinheiro é bem vindo, mas não é tudo. Não podemos deixar a infância de uma criança passar assim, só regrada a estudos e a ficar sozinha. Brincar, dialogar, ter amigos faz muito bem também.

Os pais tem que passar confiança aos filhos, se eles não contarem as coisas que guardam, as curiosidades que tem para os pais (que são quem deveriam ouvir), vão contar pra quem?

Bom Alice, saiba que você fez o seu trabalho super bem aqui nesse livro, passou exatamente o que queria.

E para os pais que pensam que dinheiro é tudo, que brinquedos caros e estudar o dia todo faz bem para uma criança. O livro da Alice esta ai pra isso, pra mostrar que não, se os pais de Pedrinho tivessem dado mais atenção ao filho, deixado ele brincar mais e tirado um tempo nem que pequeno para uma conversa todos os dias, ele não teria sofrido tanto como sofreu.

Ai você fala, mas Maisa é só um livro... Mero engano seu, isso se passa todo dia no mundo, a toda hora tem uma criança necessitando de carinho, cuidados e uma conversa. E não é só crianças que tem um lar, que tem os pais ali ôni(presente), tem aquelas criança em orfanatos, nas ruas, que as vezes precisam de uma conversa, ganhar um brinquedo (não precisa pegar e levar pra casa, até porque nem todos tem condições -se eu tivesse, com certeza faria-, mas só de você dar uma bala que for, uma palavra amiga, talvez esteja salvando uma vida, enchendo de alegria).

"Cara, tem gente ai que só julga o outro. Não enxerga que todos nós somos seres humanos, com defeitos e qualidades. Se quem podia alterar nosso discernir nos deu o livre-arbítrio, quem somos nós para querer que o outro seja igual a nós?"

O livro é narrado em terceira pessoa, confesso que no começo o livro estava meio massante, mas quando pegou o embalo, foi com tudo e eu amei. Entendi cada ponto que a Alice quis nos mostrar, até porque eu sou mãe, e vou levar esse aprendizado pra vida toda.

Super recomendo a leitura desse livro tão lindo...

Quer ver mais resenha??? Acesse meu blog. Link abaixo:

Beijinhos e até a próxima!!! ???

Blog com V 04/02/2017

Resenha – Maria do Sol
A narrativa começa de forma não-linear, apresentando um diálogo entre Dona Carlota e Vicentinho, que observam o comportamento de Pedrinho, filho de Vicentinho. Pela primeira vez, o garoto parecia ter feito uma amizade, porém, juntamente com a alegria de ter uma companhia, Pedro também foi tomado por outro sentimento, o de ciúmes. Sem querer que Maria do Sol tivesse qualquer outro amigo, empurrou-a na piscina de adultos e fugiu assustado. Desde então, evitava de todas as maneiras as lembranças e qualquer coisa que remetesse a situação, por isso, voltou para a cidade e não visitou mais a fazenda onde tudo havia ocorrido.

Nos demais capítulos, a história se desenvolve mostrando a infância de Pedrinho, como a culpa afeta o psicológico dele até se tornar um adulto e de que forma consegue lidar com isso. A escrita de Alice Raposo é simples e leve, o que facilita a leitura e também complexa, por trazer uma reflexão sobre como a ausência dos pais e a vida solitária de uma criança pode influenciar em suas atitudes. Além disso, os capítulos são curtos e por isso, não há descrições desnecessárias, pois é uma linguagem muito objetiva.

Continua em...

site: https://blogcomv.wordpress.com/2017/02/04/maria-do-sol/

Lilo.soares 26/01/2021

Maria do céu
"É que chega, meu filho, uma hora na vida que a gente percebe que não importa o que você fez ou conquistou, o destino que é igual para todos pode bater na nossa porta a qualquer momento."
??
Este livro conta a história de Pedro e Maria do Sol, mas a maior parte dele é narrado pelo Pedro.
??
Ele desde pequeno era muito sozinho até que encontrou uma amizade em Maria do Sol, brincaram muito por um dia inteiro, até que o Pedro sente ciúmes pela menina estar brincando com outros garotos, por isso a empurra na piscina e foge. Depois passando o resto da vida se sentido culpado por isso.
??
Os livros da Alice sempre me fazem refletir sobre minha vida, e esse não foi diferente. Me fez perceber que acontecimentos podem marcar muito a nossa vida, e além disso aprendi que precisamos desabafar e não contar apenas com nossas suposições. Tudo fica melhor e mais fácil com um bom diálogo.

Paula Belmino 12/02/2017

Maria do Sol
Maria do Sol, um livro cheio de suspense e mistério que faz o leitor prender-se e refletir, ler e aventurar-se , colocando-se no lugar da dor de Pedrinho e em toda culpa que carrega por não saber explicar o que aconteceu na manhã que conheceu uma menina chamada Maria do Sol com quem acabara de fazer amizade.
Maria do Sol, um sonho, ilusão, magia, fantasma?
Escrito por Alice Raposo, e editado pela Fundação Quixote o livro começa contando uma história de família como tantas outras...

Uma família cheia de sonhos, de formação e carisma , atenção, pais presentes, trabalhadores, cheios de fé e de conselhos ao filho Vicentino. Dona Carlota e Seu Felinto, pessoas de grande estima. Seu Felinto trabalhou a vida toda para garantir ao filho a boa formação. Seu Felinto se aposenta e realiza o sonho de morar no campo, compra uma fazenda e vai cuidar dos anos de sossego ao lado da esposa , o filho Vicentinho mora na cidade a estudar, mas esconde um segredo: Apaixonou-se por Sophia que já espera um filho, a contragosto dos pais que sempre aconselharam o filho a só casar quando tivesse estabilidade.

O certo é que tudo na vida se resolve e numa visita ao filho na cidade descobrem a verdade e que o mesmo até saíra da casa que os pais alugara e descobre pela boca de vizinhos. No entanto como pessoas compreensivas e como todo pai amigo perdoa o filho e aceita com muito amor o neto que virá , um menino que se chamará Pedro como o pai de seu Felinto.
O tempo voa e nasce Pedrinho, cercado de amor e cuidados, boa educação, mas com pouco tempo por parte dos pais que trabalham o dia todo para dar o melhor ao filho. Com os avós morando distante e só os veem poucas vezes ao ano, Pedrinho vai se tornando um menino solitário, atarefado por atividades extra classe e sem amigos brinca apenas coma babá Milena, uma adolescente.

Em uma das poucas e rápidas viagens à casa dos avós, Pedrinho conhece Maria do Sol, uma linda menina morena com cabelos negros e brilhantes que encanta com a luz do sol. Maria do Sol encontra Pedrinho perdido na janela do quarto da vó e faceira convence-o a brincar... Entre tantas brincadeiras em dia de festa a fazenda repleta de crianças, Maria do Sol quer ver os amigos com piabinhas a nadar, e Pedrinho retraído e já enciumado sente que Maria do Sol devia ser só dele, acaba por empurrar a menina na piscina e foge a esconder-se sem saber de fato se fora salva, o que aconteceu depois, esconde-se atrás de uma árvore a ouvir os gritos dos meninos que ele era doido e matara a menina afogada.
Pedrinho desmaia e só acorda no quarto sem saber o que aconteceu, os pais sempre pensando no tempo e no trabalho viajam ainda na madrugada sem conversar com o filho sobre o fato acontecido, e ele atormentado por ter matado a amiga, ouve de relance os pais conversarem que se seria melhor falar com ele sobre o incidente. Mas não conversam, não tendo tempo entrega o menino anos a fio às escolas, aos cuidados de uma outra quase criança, aos muitos brinquedos que compram para suprir a presença.
Pedrinho cresce em depressão, cheio de conflitos, tendo pesadelos, vendo a menina Maria Sol, conversando com ela e já adolescente quase enlouquecido acha ver seu espírito.
O livro é bem interessante retrata a realidade de tantos brasileiros que trabalham tanto para dar o melhor ao seu lar, e faz refletir sobre o brincar, o poder conversar com as crianças sobre tudo, sobre o que sentem. faz pensar que dinheiro não compra tudo e que o tempo com os filhos e a relação dialógica deve ser fundamental para que eles cresçam saudáveis .
O que aconteceu naquela manhã na fazenda torna uma criança e adolescente inseguro, medroso, doente... E só quando na formação acadêmica ele vai ao terapeuta e consegue revelar o segredo que lhe custou tantas noites em claro e terrores noturnos, lágrima suores frios e intensa fadiga e pânico.

O final da história é surpreendente e trás a tona o sentimento de que a gente não deve esperar para amanhã o que pode resolver, dizer que se ama, conversar com os filhos, depositar o tempo a eles, mais que dinheiro e que o melhor presente é ser presente na vida das pessoas.

site: http://paulabelmino.blogspot.com.br/2016/07/maria-do-sol-dica-de-livro.html

Amanda.Azevedo 27/02/2017

Maria do sol
Pedrinho é uma criança que tem um pouco de dificuldade em fazer amigos.

No dia do aniversário de 50 anos da sua avó, Dona Carlota, Pedrinho conhece Maria do Sol: "Uma menina de cabelos negros, longos e dourados pelo sol, olhos cor de mel e pele um pouco bronzeada".

Não demora muito para que no mesmo dia eles se tornem melhores amigos. Mas ao perceber que perdeu a atenção da garota para outros meninos, Pedrinho sente um ciúme enorme envadir sua alma.

É então que acontece o crime...

Pedrinho empurra Maria do sol na piscina da fazenda e sai correndo para se esconder atrás de uma árvore, e espera a casa esvaziar para poder voltar.

"Meu deus! Eu machuquei a menina!"

Depois desse dia ele nunca mais voltou na fazenda, nunca conversou sobre aquele dia com ninguém.

Mas o passado irá atormentá-lo por muito tempo, sua vida nunca mais será a mesma.
___

Um livro com uma escrita simples, mas que aborda um tema muito importante: a culpa.

Ele nos mostra o quão importante é o fato de conversar com alguém, colocar pra fora aquilo que nos faz mal.

E além de tudo, ensina sobre a importância da família em nossas vidas, da amizade, perdão e o amor.

@garotadeleituras 11/06/2017

Um fantasma chamado Maria do Sol.

Pedrinho é um menino tímido que tem dificuldade em fazer novos amigos. Seus pais vivem ocupados com o trabalho e a rotina corrida da cidade grande, o que acaba deixando-o muitas vezes ao cuidado da babá e a distração de inúmeros brinquedos (aquele velho caso onde os sentimentos são substituídos pelo materialismo). Certo dia, ao comparecer ao aniversário da avó, conhece uma menina chamada Maria do Sol, uma menina com seus longos cabelos negros, dourados pelo sol e sua pele bronzeada, que consegue cativá-lo além dos muros do isolamento. De personalidade difícil, Pedrinho é um menino ciumento, e percebendo que a menina estava interagindo com as outras crianças, movido pela raiva, decide castigar Maria do Sol. E é aí que acontece o acidente que marcará o restante da sua infância e parte da sua vida adulta.

Depois do que acredita ser um trágico acidente, Pedrinho nunca mais retorna a fazenda da avó. Seus pais decidem não conversar sobre o ocorrido com o filho, acreditando que sua mente infantil não precisa de respostas. A culpa instala-se na vida do menino, e esta será responsável por grande parte dos pesadelos infantis e insegurança na vida adulta. Como um porão fechado, Maria do Sol é um assunto tabu para Pedrinho, que preso às amarras, não consegue viver o presente de forma plena.

Maria do sol é um livro curtinho da escritora brasileira Alice Raposo, que trás a baila assuntos comuns nos lares: pais que acreditam que trabalhar para comprar presentes caros, é mais importante que passar um tempo com seus filhos. Que não procuram compreender os complexos dos filhos na infância e consequentemente, estes, se tornam adultos inseguros e infelizes. É na infância onde construímos o alicerce do adulto. O livro trás as consequências dos problemas não resolvidos. É uma leitura leve, fofa, rápida, do tipo chá literário no final da tarde. Super delicado, que te faz refletir sobre vários assuntos. Recomendado para todas as idades.

Joane 23/07/2017

Maria Do Sol
Livro: Maria do Sol
Autora: Alice Raposo @alicenopaisdapoesia
Resenha:
Pedrinho é um garoto de 8 anos que vive na cidade grande com os pais, Vicentinho e Sofia. Porém, o garoto é criado pela babá Milena que além de cuidadora é sua única amiga.
Pedrinho e os pais vão para o aniversário da sua avó Carlota, que mora na fazenda. O garoto por ser tímido e retraído fica na janela do quarto só observando a festa rolar.
Maria do Sol a procura de uma caneta se depara com o garoto ali sozinho e o chama para brincar, Pedrinho a princio rejeita o convite, mas logo depois está brincando pela fazenda com a menina.

Maria do Sol é uma garota linda e extrovertida, mora perto da fazendo com os pais e tem o sonho de ser médica quando crescer.

Pedrinho por não ter amigos e mal saber o que é brincar com outras crianças, se apega em poucos minutos a Maria do Sol. Porém, a gorota quer brincar com todos os coleguinhas e por ciumes o Pedrinho acaba empurrando a menina na piscina e se esconde em uma árvore afastada do lugar, e observa uma pequena multidão  se formando  ao redor da piscina e logo em seguida algumas crianças vai a procura do garoto. " - Pedrinho, seu doido... Cadê você? Você matou a menina... Pedrinho, seu doido... Você matou a menina..." Pedrinho e os pais voltam para casa pela madrugada, porém os pais não acha necessário conversar com o filho.
Mas Pedrinho é atormentado por esse fato até a vida adulta. Por isso ele se fecha e vive nessa bolha de solidão.
Pedrinho escolhi fazer psicologia para entender sua cabeça e tentar tirar esse peso dentro de si.

O que posso dizer sobre o desfecho dessa história: Surpreendente!

A autora consegue nos prender e nos faz sentir todo o sofrimento desse garoto, que perdeu anos de sua vida por se sentir culpado.

Aprendemos muito lendo Maria do Sol, principalmente que é primordial para a criança o brincar e a presença dos pais, sempre questionando as mudanças, coisa que infelizmente os pais do Pedrinho não fizeram.

O que chamou minha atenção no livro foi as ilustrações da Ángela Rego que estão incríveis, parabéns.

Gratidão Autora @alicenopaisdapoesia ?

Bibliote_cah 18/09/2017

Resenha
O livro Maria do Sol é relativamente pequeno, tem apenas 127 páginas. Mas isso não é problema, pois a história foi muito bem abordada.
A obra conta a história de Pedrinho, um garoto que mora na cidade com seus pais (que quase não interagem com ele por se dedicarem muito ao trabalho) e sua babá (que se torna sua melhor amiga), e conta sobre Maria do Sol, uma menininha do interior que mora com seus pais próximo a casa da avó de Pedrinho. Foi justamente na casa da avó que eles se conheceram, lá ocorreu alguns incidentes que eu não vou contar para não dar spoiler kkkkk. Mas depois desse ocorrido ficou bem claro como a falta de dialogo e atenção dos pais de Pedrinho deixou um enorme trauma no decorrer da vida do menino,que ficou ainda mais introvertido, não fazia amigos, e com o passar do tempo não se envolvia em relacionamentos amorosos, tudo isso por causa de um simples problema que os pais não deram a devida atenção na infância do menino.
Eu recomendo a leitura principalmente aos pais, pois isso não é um mero caso de livro, não é uma mera história inventada, Maria do Sol serve com base para reflexão a muitos pais que infelizmente dão mais atenção ao trabalho do que aos próprios filhos. Muitos pais assim como os de Pedrinho pensam somente em dar uma vida boa aos filhos, pagar boa escola, dar bons brinquedos, e esquecem que para criança o que vale é o amor, o carinho, a atenção e o dialogo.
Leia Maria do Sol e venha se envolver nessa linda e dramática história. Não posso falar muito senão dou spoiler, mas garanto que você vai se apaixonar pela narrativa, o livro todo é um amorzinho, a escrita simples que facilita o entendimento de todo tipo de leitor, a divisão dos capítulos, as ilustrações, tudo isso fez o conjunto da obra ser maravilhosa. Garanto que você não vai se arrepender.

site: https://bookbybook21.blogspot.com.br/

CATATAU 24/08/2018

ATOS IMPENSÁVEIS CONSEQUÊNCIAS RUINS
Um livro bem envolvente e que nos deixa um recado muito importante: de que nós temos que ter diálogo sempre para resolver nossos conflitos internos e também temos que ouvir e ajudar o próximo, sempre estar presente...
Com Pedrinho não foi diferente, passou sua infância num conflito de arrependimento que prejudicou toda sua infância e sua adolescência...
Será que os pais não percebem que tem que estar sempre presente na vida dos filhos? Será que os filhos só precisam de conforto e nada mais?
Só lendo esta linda história e conhecer melhor Pedrinho, sua amiga Maria do Sol e todos envolvidos nesta história...
Amei conhecer esta linda história “Maria do Sol”
Parabéns Alice por sua obra divina e maravilhosa

Sugada Por Um Livro 11/11/2018

O livro ?Maria do Sol?, volume único da autora Alice Raposo @alicenopaisdapoesia , publicado pela editora Fundação Quixote, em 2016.

A obra é um romance contemporâneo, voltada para o público jovem, contendo #romance, #drama, #suspense e muito #mistério.

Com uma narrativa envolvente, a autora nos convida para conhecer o drama de Pedrinho e sua trajetória no decorrer dos anos.

A história aborda os dilemas de Pedrinho, que é assombrado por um ?crime? que acredita fielmente ter cometido contra Maria do Sol, em uma crise de ciúmes, quando eles eram crianças. (Quem nunca teve uma crise ciúmes de um amigo?!)

Pedrinho passada da infância até a adolescência com o fantasma da sua amiga o acusando e apesar da sua fiel babar alterar aos pais que a frágil criança precisa de um médico, pois ele não está bem, nada fazem para socorrer a alma de Pedrinho. No decorrer dos anos não vemos nenhuma mudança quando o jovem adulto pede passagem.

A criança solitária se transforma no adulto solitário e cansado do fantasma de Maria do Sol, procura ajuda. Aquela ajuda que foi negada na infância, mas que nunca é tarde.

Alice Raposo, surpreende ao abordar um tema bastante atual, o diálogo entre pai e filho. Como é fundamental essa interação. Como a vida dessa criança poderia ter sido outra se um dos pais parassem um pouco da sua agitada vida cotidiana para falar e ouvir seu filho.

Será que Pedrinho cometeu um crime contra a doce e brincalhona Maria do Sol? Que crime foi esse? Por que sua amiga vira um fantasma para acusa-lo sempre? E se tudo não passasse da imaginação fértil de uma criança solitária?

Você já parou para ouvir seu filho hoje? Você sabe do que gosta?

Curiosidade: 1. Maria do Sol, é um livro nacional; 2. Você pode encontra o livro físico nas livrarias do Estado, se você é do Piauí ou em e-book na @amazonbrasil, por um preço delicioso; 3. Alice Raposo é uma maranhense com vários livros publicados na @amazonbrasil e alguns na plataforma @wattpad; 4. O site da autora é: https://linktr.ee/alicenopaisdapoesia

Ps: 1. Chorei muito, mas também sorri lendo essa obra maravilhoss; 2. Que final surpreendente foi aquele? 3. Você já leu? O que achou? 4. Qual livro dessa categoria você indica?

Sara | @saraliteraria 12/11/2018

Um crime, uma culpa, um fantasma...
Nessa história acompanhamos Pedrinho, um garotinho triste e solitário, que mesmo tão novo assim acaba passando por uma situação bastante trágica e vê sua vida mudar. Em uma festa de aniversário de sua avó ele conhece Maria do Sol e logo os dois se tornam amigos. Por ser mais isolado, Pedrinho acaba ficando com ciúmes ao perceber que precisaria dividir Maria do Sol com outros amiguinhos também. É nesse momento que ele toma a atitude de empurrar a pequena menina na piscina, um erro que ele nunca imaginou que mexeria tanto com ele no futuro.

Pedrinho cresce e passa a ser assombrado pelo fantasma de Maria do Sol, evitando até mesmo de se envolver com outras pessoas para não acabar machucando elas também. Mas a história não para por aí e mais uma vez a vida de Pedrinho vai mudar completamente!

Eu diria que esse livro, mesmo com poucas páginas, consegue nos trazer uma lição muito grande. Nele nós vemos a importância de cuidar do nosso psicológico e levar a sério tudo o que mexe com o nosso emocional. Negar ajuda para quem está demonstrando não estar bem não é o correto a se fazer. Tire um tempo, cuide de você mesmo e de quem está ao seu lado. Além disso, vemos que cada atitude que temos nos trará uma consequência e precisaremos lidar com cada uma delas. De forma cativante e rápida a autora nos mostra o quão importante é isso tudo! Não posso deixar de elogiar as ilustrações presentes no livro e essa capa que é incrivelmente maravilhosa.

gabi.silveira_ 18/08/2020

Um amor de livro
O livro apresenta temas importantes de uma maneira bem leve e com uma leitura muito fluida. Amei cada página e os personagens são bastante cativantes! O finalzinho com gostinho de quero mais foi maravilhoso, estou super ansiosa para uma continuação!