Reescrevendo Sonhos

Resenhas - Reescrevendo Sonhos

Morgana Brunner 13/01/2017

Resenha l Reescrevendo Sonhos - Marcia Dantas
Oiii gente, tudo bem?
Hoje venho com saudades trazer a resenha do livro “Reescrevendo Sonhos” da querida parceira Márcia Dantas, como puderam ver nas redes sociais o livro se tornou um dos meus favoritos no final do ano.
A Márcia é uma pessoa fascinante de se conhecer, tanto como mulher quanto autora, conversei com ela e seu gosto é maravilhoso, impossível não a adorar.

Reescrevendo sonhos é um livro de superação e aprendizado para nós leitores, uma história um tanto diferente em obras, cheia de sonhos, obstáculos sérios que atualmente é possível perceber certa relação com o que vivemos, sempre nos deixando para baixo ou nos alegrando com pequenos gestos.

"Tinha algumas vezes que era justamente a rua que a sufocava. Seus olhos viam o mundo girando e as pessoas seguindo com as respectivas vidas e, então acabava por lamentar a incapacidade de fazer o mesmo." Pág. 12

Luciana sempre fora uma mulher feliz, cheia de sonhos e vontade de viver sua vida, mas uma tragédia acontecera e a pegara desprevenida, tirando toda sua vontade de ler e levando consigo o que mais era de importante, o que era sua luz e isso foi o bastante para transformá-la em outra mulher, um tanto fria e se escondendo do mundo.

Mas, como Luciana escrevia livros, com a tragédia que ocorrera vendeu o dobro de exemplares planejado e se tornara um tanto conhecida entre os leitores e a editora que ela trabalhava, com isso as pessoas queriam novidades, queriam livros novos. Mas, ela por si estava sim escrevendo uma nova história, mas um bloqueio grave acontecera e não tinha como seguir em frente.

"Cada vez que um leitor afirma seu amor por uma história, é como se fosse capaz de pulsar nova vida através das veias do escritor." Pág. 51

Precisaria arranjar algum jeito de voltar a escrever e ter inspiração, porque os leitores e a editora estavam a cobrar novas boas histórias, em seu livro novo sonhara com uma ruiva linda, era a protagonista do enredo e Luciana era encantada por ela, por ser uma mulher corajosa e cheia de atitude, coisa que Luciana admirava.

Até que algo fascinante e estranho acontecera na sua vida, uma pessoa bateu em sua porta e tinha a mesma fisionomia que Bárbara, será que seria ironia do destino ou a vida resolvera trazer alegria e brincar com seus sentimentos, querendo ou não precisava urgentemente de ajuda e inspiração para continuar a escrever e quebrar barreiras na sociedade preconceituosa entre o amor de duas mulheres, era agora ou nunca a vida lhe propunha algo diferente e revelador que iria levar adiante, mesmo que não desse certo, precisaria enfrentar seus medos que sempre tinha e assim seguir em frente.

Reescrevendo sonhos foi uma leitura rápida e viciante que tive nessa finaleira de ano, a escrita da Marcia é encantadora e linda! Ela consegue descrever por entre detalhes cada personagem, sem ser aquela coisa chata e enrolada, mas com palavras simples que nos fazem viajar e nos apaixonar pelas personagens que conhecemos na história. Me senti tão encantada pelo livro que quando ia dormir ficava a pensar no que poderia acontecer no próximo capítulo com Luciana e se isso a machucaria.

A edição está muito bela, as folhas são brancas, mas não dificultam a leitura em nenhum momento, não encontrei nenhum erro que eu pudesse notar, as letras são pretas e são poucas páginas, então seria uma leitura rápida para todos, vale a pena, não é?

Além do mais, é abordado o tema sobre o preconceito entre duas pessoas do mesmo sexo se amarem, saber que precisarão lutar para conseguir ser felizes e enfrentar seus medos, o poder da mulher na obra se torna notável em cada capítulo, sem precisar de alguém para conseguir fazer as coisas e tomar decisões.

Recomendo esse livro para todos!

site: http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2017/01/reescrevendo-sonhos-marcia-dantas.html

Bia - Resenha de Unicórnio 10/06/2021

Eu adoro histórias que tenham escritores e essa aqui ainda veio carregada de drama então foi a combinação perfeita. Adorei os temas abordados e o casal é absolutamente tudo!

paloma 19/06/2021

“Reescrevendo Sonhos” trata-se de um romance lésbico que conta a história de Luciana. Uma autora que sofre com um bloqueio criativo após ter passado por um acontecimento trágico em sua vida. Além disso, não é só sua escrita que vem sofrendo com os reflexos desse “infortúnio”, Luciana leva a vida no modo automático e por mais que tente, não sabe bem como sair do “buraco” do qual se encontra. Porém, tudo muda quando em uma noite, uma mulher, até então desconhecida aparece em seus sonhos. Luciana fica perturbada com essa aparição, uma vez que sonhos são a reprodução de memórias e bem, Luciana não conhecia aquela mulher... Não conhecia até ter essa mulher batendo em sua porta.

O livro é bem escrito e possui uma leitura consideravelmente rápida e fluída. É perceptível a preocupação da autora na escolha das palavras e isso é muito bom, mas em demasia, acaba trazendo uma carga formal para o texto, o que pesa em alguns pontos que pedem algo mais informal e usual. Outra ponto a ser ressaltado é a falta de construção dos personagens secundários, tal característica empobrece a obra. Fora isso, a trama é muito bem construída, a autora consegue manter um certo mistério até mais da metade do livro e isso é realmente algo difícil e muito positivo. Por fim, a leitura não me prendeu como eu esperava que fosse acontecer, mas em nenhum momento pensei em abandoná-la, é que pra mim, faltou um pouco em romantismo e na construção do casal.

Em suma, recomendo a leitura, talvez esperasse mais da obra, mas não deixa de ser boa.

RUDY 04/04/2017

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:
A primeira coisa que devo falar é que o livro está classificado como biografia, o que sugere que são fatos que aconteceram com a própria autora, embora os nomes sejam fictícios. Não sei se é ou não verdade, porque não procurei conversar com a autora, porém analisarei o livro como uma ficção.
A história começa trazendo um grande mistério sobre o acidente com a protagonista e através dele os tais sonhos que povoam sua mente a noite. Só que o enredo é bem mais profundo do que isso, mostra as barreiras impostas pela mente por nós mesmos. É sobre a descoberta de sentimentos e a aceitação deles, sobre culpa, perdão e aceitação.
No início tudo é um grande mistério que vem aos poucos para o leitor ir desvendando junto com a leitura. Os conflitos pessoais da escritora, as dúvidas em relação aos sentimentos e pessoas, é bem mais profundo do que parecia no início da leitura. Não é apenas um bloqueio literário, é algo muito mais profundo.
E achei importante a inserção do acompanho psicológico que comprova a necessidade de um profissional para a resolução dos problemas pessoais. Mostra como a mente é um lugar perigoso e bem orientada pode revelar respostas que nem poderíamos imaginar.
E apesar da sinopse não mostrar, tem romance, um romance nada convencional, entretanto, importante em todo o processo de aceitação e desenvolvimento das personagens. Não falarei muito para não dar spoilers, o que posso dizer é que não leiam com preconceito e percebam as nuances no decorrer da história.
Apesar do final até certo ponto previsível, o enredo tem brilho próprio e traz várias reflexões pessoais, podemos analisar nossas próprias atitudes em relação a vida e os bloqueios infiltrados por nossas mentes.
Recomendo muito o livro!

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/03/resenha-20-reescrevendo-sonhos.html
Michelle 06/05/2022minha estante
muito interssante e comovente

Angela Cunha 27/02/2023minha estante
Mesmo que nem tudo seja real, há tanto sentimento até na resenha e sim, senti muita vontade ler!!
Beijo

Anna Mendes 16/06/2021

Um romance gostoso para passar o tempo
“Reescrevendo Sonhos” é um romance que conta a história de Luciana. Após viver uma tragédia pessoal, a escritora se vê presa em um bloqueio criativo. Tudo parece começar a mudar quando ela começa a ter sonhos com o rosto de uma mulher desconhecida que a impulsionam à voltar a escrever um novo livro.

Contudo, a falta de respostas para esse sonho misterioso impedem que Luciana conclua a história do seu livro. Mas, quando a editora envia Bárbara para ajudá-la à finalizar o livro, a semelhança entre ela e a mulher dos seus sonhos deixa a escritora ainda mais intrigada em descobrir o que está por trás deste mistério criado por sua mente.

“Reescrevendo Sonhos” foi uma leitura bem leve e tranquila de fazer. Foi o meu primeiro contato com a escrita da Marcia Dantas. A história é narrada em terceira pessoa, intercalando os pontos de vista entre as protagonistas, Luciana e Bárbara. Gosto muito desta forma de narrativa e senti que contribuiu para deixar a trama um pouco mais dinâmica.

Este romance fala sobre a escrita e também sobre livros o que foi um ponto muito positivo, pois adoro histórias que tratam desses temas. Não acho que seja um spoiler, mas a protagonista é homossexual e me agradou muito a naturalidade com a qual a autora trabalhou essa questão.

Digo isso porque tem alguns livros que tratam esse assunto de uma forma tão forçada! Para mim, foi um ponto positivo a maneira natural e leve que a autora abordou o tema, sem cair na superficialidade.

Só teve uma coisa que realmente me incomodou, mas talvez seja um pouco de gosto pessoal. É que é visível a preocupação da autora com sua escrita, o que se evidencia no cuidado que ela tem em evitar repetir certas palavras e expressões.

Eu sei que isso é algo positivo, mas em alguns momentos a escolha de certas palavras e construções pareceu pouco natural e um pouco formal demais, se distanciando da linguagem mais informal utilizada no dia a dia. E como trata-se de um romance leve, eu acabei sentindo a leitura um pouco “engessada” por conta disso, em alguns momentos.

De forma geral, eu gostei da leitura de “Reescrevendo Sonhos”. É um livro relativamente rápido de ler e muito bom para passar o tempo. Acho que eu só esperava um pouco mais, porque a história acabou não me tocando, emocionando ou surpreendendo como eu, de alguma forma, esperava. Mas valeu a pena ter feito a leitura!

Blog com V 28/01/2017

Resenha – Reescrevendo sonhos
A narrativa não-linear de “Reescrevendo sonhos” nos enche de um misto de curiosidade para desvendar o evento traumático pelo qual a protagonista passou, e também um pouco de confusão, deixe-me explicar melhor, o enredo se inicia e discorre normalmente; nele, somos apresentados à Luciana, uma escritora que visita seu psicólogo regularmente para conseguir lidar com o que aconteceu. Não há muitas explicações, inicialmente, sobre a situação que a levou a realizar terapia, porém, é perceptível o quanto a personagem precisa de ajuda profissional.

A partir deste ponto, somos arrastados para esse mistério que só nos é revelado próximo das últimas páginas. Para contribuir, o trauma afetou tanto a esfera pessoal quanto profissional, embora ela continue em seu cargo na editora, a realização do sonho referente ao lançamento de seu livro lhe parece um tanto inviável na situação em que se encontra. Na ausência de inspiração, ela não consegue arranjar um fim para o livro, dilema que está ocasionado por causa da falta de planejamento, segundo ela.

Continua em...

Autor: Marcia Dantas
N. de páginas: 200
Gênero: Romance Lésbico Romance
Avaliação: 4 ?

Esse romance se passa em torna da protagonista Luciana, onde a mesma é uma escritora com bloqueio criativo e onde conhece a Barbara que é uma agente da sua editora passa a ajuda-la com o bloqueio .
Seu bloqueio é devido a uma grande tragédia onde perdeu um grande amor . A historia mostra como um amor começa aos poucos com coisas simples e se firma com alguns desafios . AMEI A ESCRITA DA AUTORA.

Julyanna | @becodasleitoras 28/04/2017

RESENHA: REESCREVENDO SONHOS
Luciana é uma escritora que quando estava no ápice de sua carreira sofreu uma perda que lhe causou um trauma imenso, e com isso ela se fechou totalmente para o mundo, para as pessoas, para qualquer tipo de relacionamento. E isso lhe causou um imenso bloqueio literário -na verdade, um bloqueio em tudo na sua vida, Luciana praticamente paralisou sua vida após esse acidente- e como Luciana só tinha seu psicólogo como "amigo" ela não conseguia superar totalmente esse seu trauma. E uma coisa que Luciana não consegue superar mesmo, que é o principal motivo de seu bloqueio emocional e literário é seus sonhos, pois toda vez que coloca sua cabeça em seu travesseiro, lhe vem lembranças do dia do acidente onde Luciana vê uma mulher ruiva, porém não faz a minima ideia de quem seja e o que ela lhe causou naquele acidente.
Bárbara é agente literária onde Luciana é escritora, ela é enviada pela editora para ajudar Luciana a acelerar seu livro que já está em construção faz anos e nada. Assim que Bárbara se apresenta para Luciana, ela tem a certeza de que conhece a agente de algum lugar, o que a deixa mais confusa ainda. Será ela a mulher que atormenta seus sonhos todas as noites? Será ela a mulher que lhe impede de voltar a ter uma vida normal?
Luciana terá que enfrentar diversas barreiras, terá que lidar com situações dolorosas, com situações que ela jamais imaginara que teria que passar, que teria que relembrar. Reescrevendo sonhos é uma história de superação, é uma história totalmente reflexiva, nos mostra que na maioria das vezes nós aprisonamos em nossos próprios pensamentos, ficamos presos em nós mesmos e tudo que precisamos fazer é apenas querer sair dessa prisão, desse cativeiro.
Eu super amei essa leitura e super indico! (4/5)

site: www.instagram.com/becodasleitoras

Moriarty.Holmes 02/08/2017

Resenha: Reescrevendo Sonhos
Bom, para falar a verdade, a primeira coisa que me interessei por essa história, não foi a capa e muito menos a sinopse. Eu não sou muito de julgar o livro pela capa e mesmo lendo a sinopse, sempre procuro dar uma chance para aquele livro. Enfim, o que realmente me cativou foi o fato da protagonista ser uma escritora, assim como eu. Sério, eu fiquei muito ansiosa quando eu soube disso e sempre quis ler um livro onde conta a história de algum escritor, mesmo que seja ficcional. E mesmo eu não estando acostumada em ler romances, esse foi um que conseguiu me conquistar, mas me conquistar de VERDADE. A autora, escreve muito bem, os detalhes, as emoções, tudo. Reescrevendo sonhos é um livro que você pega para ler e não larga de maneira nenhuma.

site: https://www.youtube.com/watch?v=pXEBgd7cO9A

Aninha | @pactoliterario 18/05/2019

Reescrevendo Sonhos nos apresenta à autora Luciana, desde um acidente que ocorreu com a autora ela sofre de um bloqueio mental e não consegue mais escrever. Mas o problema é que esse acidente se tornou bastante famoso, sendo assim, a autora também, então a editora que ela lança os seus livros está fazendo bastante pressão para ela lançar um novo livro e obter bastante sucesso, igualmente aconteceu com o último.

Luciana desde o acidente tem o mesmo sonho todas as noites, nesse sonho aparece uma mulher, que ela não tem a mínima de quem seja, e que atormenta os seus pensamentos dia e noite.

Ela se baseia na história de seu sonho para escrever esse novo livro, mas o problema é que ela não consegue um final, assim como não conseguiu ainda na vida real. Sem possibilidade nenhuma d’ela dar um final ao livro se nem ela mesmo teve.

A editora com quem ela trabalha decide mandar uma agente literária para ajuda-la nesse processo, ela no início fica meio relutante, mas depois acaba aceitando.

Só que quando ela abre a porta para receber esse agente, tem uma grande surpresa: a mulher que está na sua frente é idêntica a pessoa que ela sonha todas as noites.

No início Luciana é bem distante de Bárbara e a trata apenas como uma pessoa em sua função de trabalho, mas depois as duas passam tanto tempo juntas que uma certa afinidade vai surgindo e as duas viram amigas, uma até ajuda a outra em um encontro.

Com o passar do tempo Luciana e Bárbara vão descobrindo que sentem mais do que um sentimento de amizade, e ambas tentam desencadear isso de uma boa forma, já que os últimos relacionamentos delas não foram terminados de uma maneira muito boa.

Eu estava extremamente ansiosa para ler esse livro, quando peguei o livro para ler, minhas expectativas estavam extremamente altas, numa parte eu amei o livro, e noutra eu não gostei tanto.

Enquanto realizava a leitura do livro eu estava bem ansiosa para saber o que aconteceu com Luciana no passado, já que ela sempre cita isso como o pivô de seu bloqueio literário. Eu sou uma pessoa bem ansiosa e não aguento esperar muito para saber desses segredos que os autores colocam nos livros, fico bem aflita e para mim deixa a leitura bem chata. Esse foi um dos pontos negativos do livro para minha pessoa.

Mas quando o segredo finalmente foi revelado, eu senti bastante compaixão por Luciana e torci a todo momento para ela conseguir sair daquele estado e conseguir ser feliz.

Gostei bastante do laço que ela criou com Bárbara, a ajudou bastante em sua depressão e fez a personagem reviver novamente. Essas duas são um amor!

A narrativa da autora é extremamente fluída (apesar da enrolação, hahaha) e me fez ficar com um gostinho de quero mais no final. Sério, que final maravilhoso! Espero ler futuramente mais livros da autora.

Sobre a capa, achei ela um amorzinho com essas cores neutras, a fonte e a cor do título ficaram maravilhosas. As folhas são brancas, com letras pequenas, tudo muito simples. Acho que a editora poderia ter caprichado mais no livro, com as páginas enfeitadas ficaria mais lindo ainda!

Lembrando que esse é um livro LGBT, a personagem principal é lésbica, então se você tem algum preconceito para com pessoas dessa sexualidade, nem adianta pegar o livro para ler.

Resenha postada originalmente no blog Pacto Literário.

www.pactoliterario.blogspot.com.br
www.instagram.com.br/pactoliterario

Lethycia Dias 17/04/2022

Lidando com dores e traumas
Em "Reescrevendo sonhos", acompanhamos a escritora Luciana, que ainda está traumatizada após ter sobrevivendo a um acidente e enfrenta um bloqueio na escrita de um novo romance. Como a exposição midiática desse acontecimento alavancou as vendas de seus livros anteriores e sua editora tem interesse em uma nova publicação, envia Bárbara, uma agente literária, para ajudá-la no processo criativo.
Essa é uma história que trata, principalmente, de enfrentar inseguranças, lidar com dores e traumas e com as coisas da vida que não podemos controlar. Luciana está em busca de respostas e de explicações para o acidente que sofreu, não por ela, mas pela pessoa que perdeu. E a história e o desenvolvimento dela avançam não apenas pela chegada de Bárbara e seu auxílio na escrita do livro, mas também pelas pequenas tentativas de encarar seus medos.
Essa história lida bem com a necessidade de pessoas lidarem com seus traumas junto a profissionais. Um dos personagens é Jonas, o psicólogo de Luciana, com quem ela tem vários diálogos importantes na história. Outro ponto positivo é lidar com relacionamentos homoafetivos de forma natural, não só no relacionamento anterior de Luciana, mas também no que ela e Bárbara virão a desenvolver ao longo da história.
Fiz uma leitura lenta, porém boa.

site: https://amzn.to/3KSWNNQ