Nem Tudo Será Esquecido

Nem Tudo Será Esquecido Wendy Walker

Resenhas - Nem Tudo Será Esquecido

Carla Sol 02/09/2020

Abandonei :(
Infelizmente, a escrita da autora não me envolveu. Até onde li achei muita enrolação para chegar logo ao que interessa. Além disso, como os acontecimentos são narrados pelo psiquiatra (uma 3a pessoa) e não pela própria vítima, isso contribuiu para que o meu envolvimento com a narrativa se tornasse bem distante.

Li ótimas resenhas sobre esse livro, mas como acredito que pra chegar na parte boa vai demorar uma eternidade, tive que dispensar para não perder tempo.
Ale 17/10/2020minha estante
Fez muito bem

Alessandra.Adams 07/09/2022

A escrita da autora prende do começo ao fim.
A trama se concentra em temas como abuso, psicopatias, abandono, traição e relações familiares. A autora também faz uma reflexão sobre condutas éticas, questionando sobre os limites a que nos levam as normas profissionais. Tem algumas passagens pesadas, mas que se fazem necessárias para se entender os comportamentos e sentimentos dos personagens.

Simone de Cássia 01/02/2021

Fantástico!! Confesso que devido a algumas sinopses menos entusiasmadas eu fiquei de "pé atrás" em aceitar esse livro. Mas, confiando no aval da minha amiga, encarei. E amei! É uma abordagem bem diferente, é feita do ponto de vista do psiquiatra envolvido na confusão. Talvez por isso eu tenha gostado tanto: ele sempre faz uma análise das ações e reações dos personagens, e muita coisa do que ele diz é muito real na vida da gente. É aquela história de que todos têm razões e ninguém está certo... Bem vida real.. rs rs Mistério bem construído e bem resolvido, personagens marcantes. Receita certa de um bom livro! Gostei demais, tanto que li em um só dia. Brilhou no meu céu!
Riva 01/02/2021minha estante
De vez em quando eu acerto!!!
Era impossível você não amar esse livro.
Tem tudo o que você gosta e um ?bocadinho? mais.

Simone de Cássia 01/02/2021minha estante
Graças à você, amiga!!! Brigadim S2

Marcos 31/03/2021

Nem tudo será esquecido
"Na pequena e pacata cidade de Fairview, em Connecticut, onde todos se conhecem, um crime abala todos os habitantes: a adolescente Jenny Kramer é violentamente estuprada durante uma festa por alguém não identificado. Durante suas primeiras horas de atendimento, seus pais concordam em administrar nela uma droga capaz de fazê-la esquecer dos acontecimentos, a fim de evitar um provável trauma. Quando ela acorda praticamente sem lembranças da noite anterior, todos acreditam que o tratamento foi um sucesso, ainda que tenha dificultado o trabalho da polícia. Contudo, com o passar dos meses, fica claro que nem tudo foi apagado de sua mente, e enquanto ela e seus pais precisam lidar com as consequências da traumática noite, segredos de sua própria família passam a se interligar com as de sua comunidade, enquanto a polícia continua em busca do causador de tanta dor e violência."

Simplesmente amei esse livro! No começo eu ficava me pergunto o motivo de o narrador -Alan- falar sobre todos aqueles personagens. Para mim, não tinha necessidade. Mas tudo que ele falou se encaixou no final, e foi disso que eu mais gostei. O que foi dito no início, se encaixou no final. Gostei muito desse livro, de todos os personagens, história perfeita -sei que se trata de um tema pesado, mas não deixa de ser bom. Recomendo muito!

"A empatia está bem no centro do nosso ser. A vida é dolorosa sem ela"
Amanda 31/03/2021minha estante
Esse livro é perfeito de um jeito estranho mas é KKKKKKK

Vitória 31/03/2021minha estante
Agora eu quero ler kkkk

Dety 21/10/2021minha estante
Eu amei absurdamente esse livro, apesar da escrita maçante e arrastada.

Um ponto que me deixou com um pulga atrás da orelha, foi o fato do psiquiatra levar tudo para o lado pessoal e ficar muito próximo da vítima, me deixou a impressão que o filho dele é realmente culpada e ele arquitetou todo aquele plano para criar uma narrativa convincente, desde a se manter próximos da vítima, até a cartela de suicídio no final.

Estou ficando maluca?

Beth 26/01/2017

É um drama psicológico contundente. A autora manipula o leitor com rara habilidade, e pouco posso dizer sem dar spoiler. Não é um livro leve, de leitura rápida, mas impõe reflexão. Recomendo!
João 25/02/2017minha estante
Beth,impressionado com esse livro.

Blue33 28/07/2021

Que sabor delicioso. Eu recomendo
Gente, então eu comecei o livro bem relutante, por que a escrita da autoria me deixou extremamente confuso no começo tinha partes que eu também julguei bastante desnecessário,massss mano a história foi se desenrolando e ficando MTO BOA sério e tá tudo interligado faz tanto sentido. Prf dêem uma chance a esse livro é simplesmente perfeito, porém eu diria que é um tipo de livro que ou você ama ou odeia. O desenvolvimento do começo é bem ruim, mas o do meio pro final é perfeito o plot também é mto bom é sobre isso amei amei mesmo sendo mto confuso favoritado KKKKKKK ????.

bartiraprates 05/09/2021

tempo perdido.
para mim, esse livro é uma cópia ruim de ?a paciente silenciosa?. a autora tenta de muitas formas te envolver na leitura, mas falha muito ao não aprofundar no que o leitor realmente quer saber: o crime.

são tantas voltas por personagens totalmente irrelevantes que, no fim, você não sabe quase nada sobre a vítima e mal lembra do resto. então, tudo se torna um completo tempo perdido, que valeria muito mais, se eu relesse ?a paciente silenciosa?.
Brenda 02/12/2021minha estante
Então, concordo com a semelhança entre ele e A paciente silenciosa porém, ele foi lançado em 2016 e A paciente em 2019... Eu li ele primeiro, e a paciente depois e fiquei ""????""" o plot é o mesmo!!!

Micaelly.Santos 20/03/2021

Cheio de reviravoltas
Esse livro já me prendeu no começo. A autora me conduziU por diversos caminhos que eu jurava ser uma verdade absoluta, mas nunca era. Fui trouxa muitas & muitas vezes, mas acredito que no final ela entregou TUDO. 5 estrelas pois nunca me senti assim lendo um livro, apesar de o fato do mesmo psiquiatra consultar metade da cidade ne incomodou muito (e o conflito de interesses?). Enfim, é sobre isso.

saahmaniero 27/04/2021

Me decepcionei
É um bom livro, mas foi arrastado demais, pra chegar na parte que realmente conta a história foi da metade pro fim.
A história e a trama tinha TUDO pra ser um livro incrível.

Tamara 07/10/2016

Esperava mais
Eu gosto muito de thrilers psicológicos, embora seja um gênero que não tenha tantos livros, e sempre que vejo um enredo que parece promissor, imediatamente adiciono a minha lista de livros desejados, e isso aconteceu também com o livro Nem tudo será esquecido. Porém, enquanto mantinha várias expectativas, também fiquei com receio por no ano passado ter lido outro thriler que prometia algo parecido com esse enredo, chamado Sonhos Partidos, e acabou se mostrando diferente do que eu imaginava. E a medida que comecei a leitura do livro Nem tudo será esquecido, percebi que realmente ele não alcançaria minhas expectativas, mas apesar de tudo foi sim uma leitura deveras interessante, e conforme eu evoluía nos capítulos não conseguia parar a leitura, pois a curiosidade de chegar ao final era maior.
Os pontos que mais me atraíram nesse enredo foi a construção da história, cheia de pecinhas que em alguns momentos eu imaginava que não se encaixariam e depois percebia que todas faziam parte de algo maior. Além disso, o modo como a autora criou a trama, cheia de segredos familiares, que sempre se mostravam bastante interessantes e naturais, sem que houvesse nada forçado. Além disso, como o gênero é thriler psicológico, temos uma série de nuances psicológicas tratando das atitudes humanas e de sentimentos crus, como o egoísmo, a necessidade de aceitação, as marcas que os traumas nos deixam, a ganância, dentre uma gama de outros sentimentos.
Porém, o que mais me incomodou no livro foi o foco da história. Durante boa parte da obra eu sentia que o foco ali não era a garota e seu estupro, apesar de vermos falar muito a respeito, mas sentia que era muito focado na história do narrador, cuja identidade não revelarei, uma vez que ele é muito importante para o desfecho, mas ele nos enreda em um círculo de tramas e manipulações e foi isso que acabou quebrando minhas expectativas, e ao final me deixou descrente se os sentimentos da garota e de sua família ali descritos eram os verdadeiros, ou se o narrador-observador passava ao leitor apenas aquilo que desejava.
Como já mencionei, a narração é toda feita em primeira pessoa. Esse narrador começa a nos apresentar os fatos da história da garota, como alguém observando de fora, e é mais ou menos no capítulo dez que ele se apresenta para o leitor e se envolve também na história. Nesse caso, creio que uma narração em terceira pessoa, com imparcialidade, teria me agradado mais. Além disso temos 36 capítulos de um tamanho razoável e não encontrei erros durante a leitura.
A personagem que mais me chamou atenção foi Jenny, a garota que sofreu o estupro, pois era apenas uma garota indefesa que lutava para fazer os seus dias parecerem normais, quando ela sabia que não estavam, e fiquei desejando intensamente conhecê-la melhor. A mãe de Jenny, Charlotte, é uma mulher que não me agradou desde o começo, mesmo depois que sua história de vida é apresentada para o leitor. Já tom, o pai, foi um homem que me despertou certo sentimento de tristeza, por toda a sua vida e por sua falta de autoridade. O narrador foi um personagem que a medida que foi evoluindo na trama me fez desgostar dele e ao final senti que ele poderia ter sido alguém muito melhor. Os personagens secundários também foram bem construídos e todos tem personalidades marcantes e motivações muito bem explicadas.
Recomendo o livro para quem gosta de tramas psicológicas, sem tanta ação, mas que acabam prendendo o leitor e nos leva a criar uma dezena de hipóteses, só para vermos elas se desmanchando nos próximos capítulos. É realmente um livro onde nada é o que parece e que mostra que por mais que tentemos esquecer as coisas ruins em nossa vida, ao final nem tudo será esquecido.

site: Resenha postada originalmente em: http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/10/resenha-nem-tudo-sera-esquecido.html
Lizziane 07/10/2016minha estante
Parabéns pela resenha!

Daniely.Chernioglo 29/05/2020

Jenny Kramer é violentada numa noite saindo de uma festa.
Ela estava bêbada e foi encontrada por um casal, que chamou ajuda.
No hospital, ela recebe uma medicação que tem o efeito de apagar memórias, em casos tão traumáticos. Porém Jenny guarda alguns relances daquela terrível noite e está determinada em se lembrar de tudo, com o objetivo de descobrir quem é o agressor.

Eloiza Castro 02/08/2020

?Nem tudo será esquecido? traz uma história forte, que não indico pra todos... é narrada por um psiquiatra que se vê no dilema de ajudar pessoas com traumas terríveis, muito embora seja interessantíssimos os fatos relatados aqui. Nele é explicado o funcionamento da memória e como a terapia pode ajudar a lidar com traumas e os detalhes perturbadores prendem a atenção. No final, quase não pude largar pra saber o desfecho das cenas tensas e manipuladas.

?É preciso mais força para experimentar uma emoção, do que para suprimi-la?

Carolina.Oliveira 31/08/2018

Maravilhoso
Quer um suspense top? esse é O livro!

@mylifeasreader 12/08/2020

Arrastado, mas bom
Primeiro eu tenho um alerta, esse livro é um grande gatilho de estupro. As descrições de cena são bem gráficas e até eu que normalmente não me incomodo com narrativas assim, senti um aperto no peito. Então, tomem cuidado.
...

Do início para a metade, eu tava muito empolgada com o livro, marquei muitos trechos, realmente estava amando tudo. Mas depois disso achei que a narrativa ficou um pouco arrastada, o suspense se estendeu demais e isso me deixou sem paciência. Lia o livro todos os dias, mas ele nunca acabava. Até que finalmente terminei, desesperada, porque tinham dez páginas de livro e nada de revelarem quem era o responsável pelo estupro da Jenny. Quando esse momento finalmente chegou, eu me senti satisfeita, apesar de tudo, achei um final que surpreende e é coerente.

Eu peguei ranço do narrador, que é o psiquiatra da Jenny, porque achei algumas atitudes dele completamente desnecessárias. Mas claramente a autora quis brincar com isso, sobre ele ser um ser humano e como todo ser humano, ter suas falhas. Então quando o livro acaba, a gente fica com esse misto de sentimentos.

Gostei das histórias paralelas a da Jenny, de como os pais dela também estavam enfrentando seus próprios monstros e traumas, e tentando tirar algo bom daquilo tudo.

O livro peca um pouco ao exagerar nos devaneios do psiquiatra e colocar um outro personagem, também vítima de trauma, para ajudar a gente a entender como o tratamento é prejudicial aos pacientes. Achei desnecessário, pois eu estava interessada no que tinha acontecido com Jenny, e não com Sean, por isso acredito que seja uma parte descartável.

Apesar de algumas falhas e roteiro arrastado em alguns momentos, eu gostei bastante da leitura, é um bom suspense, fala muito sobre psicologia e memória, sobre como nós precisamos trabalhar nossos traumas para finalmente podermos superá-los, e não simplesmente apagá-los de nosso cérebro, mesmo que seja isso doloroso.

Sigam @mylifeasreader

Leiturasdamarina 20/05/2020

Nem tudo será esquecido
Genteee...que livro, QUE LIVRO MEUS AMIGOS!! Que final surpreendente! Uma trama super bem desenvolvida, onde cada personagem tem sua importância. Que texto forte do narrador; amei o fato dele ser um psiquiatra. Mostra todas as dificuldades e as belezas desse trabalho, as angústias do profissional, que profissionais da saúde mental são gente como a gente. Enfim, adorei e recomendo demaaais!