Lágrimas de Outono

Lágrimas de Outono Amanda Bonatti

Resenhas - Lágrimas de Outono

Deia tá lendo 21/12/2023

?Lágrimas de Outono
Isabel é uma garotinha que adora ajudar sua mãe no jardim, a pequena ama flores, mas sua favorita são as camélias brancas.
Em 1940, Bel tinha apenas oito anos quando sofre a primeira perda e, o mundo da garota muda radicalmente.
Bel conta com ajuda de dois irmãos que ainda moram em casa. Os anos passam e Bel se vê em um novo cenário, várias coisas mudam, porém, o seu amor pelas flores continua o mesmo. No entanto, encontrar Joaquim lhe desperta sentimentos desconhecidos.
Outono é a estação que mais fez Isabel derramar lágrimas. O que aconteceu com ela?
?Quotes
"Nosso coração é como um campo aberto, então, devemos saber escolher o que plantar."
"Nem sempre é o nosso corpo que está doente. Às vezes o mal nos atinge em tecidos mais profundos e para essa doença o perdão é o único remédio."
?Minha opinião.
Eu amei esse livro!
Me identifiquei tanto com esse amor pelas flores. É uma leitura envolvente e, emocionante acompanhar Isabel crescendo com suas dores e superações. E o final me deixou de coração quentinho, apesar de tudo o que ela passou.
Joaquim é um personagem que me fez suspirar. Uma história comovente e cheia de reflexões.

@sandraalmeidaeseuslivros 07/11/2023

Resenha
?Lágrimas de Outono
Autora @amandabonatti

???Saber que este livro nasceu de uma conversa entre avó e neta por si só já é digna de atenção.

Pena que quando somos jovens não damos muita atenção as histórias de nossos avós. Queria muito poder voltar no tempo para poder conversar mais com meus avós.

Através de metáforas poéticas sobre as flores e o outono a autora vai nos agraciando com mensagens sobre a imortalidade da alma.

Nunca tinha parado para pensar em quanto carregamos de nossos antepassados em nossas almas ou em nossos corações. Nossas memórias muitas vezes apegadas a objetos ou lugares felizes e tbem os não tão felizes.

Não tem como não se emocionar com a história de Bel, a pequena jardineira. Bel perde a mãe muito cedo e chega a ficar brava com Deus por não entender o porque de tantas perdas. A mãe aparece para ela muitas vezes, e isso de certa forma acalenta o coraçãozinho de Bel, mesmo que ninguém acredite nela.
Um dos irmãos oferece a ela o poder de escolha. Ela sabiamente resolve ir morar na capital com o irmão. Uma história muito comovente, me emocionei muitas vezes.

?Tudo o que é seu encontrará uma maneira de chegar até você.? Chico Xavier

Batatinha 21/04/2023

Profundo
Eu realmente me surpreendi. É uma história triste e profunda que gira em torno da infância e traumas, e também superação, seguir em frente e uma pitada de reencarnação (e isso eu só fui reparar na metade do livro kk).
Confesso que em algumas partes eu n tive muita paciência de ler e em outras eu achava que foi muito raso e rápido demais, por isso descontei uma estrela, mas o livro é lindo msm.
Recomendo pra quem gosta de assuntos sobre espiritualidade e reflexão.

Andréia 12/01/2023

Emocionantes,envolvente e encatador.
Isabel teve uma vida de provações desde pequena,quando passou pela perda da mãe ainda criança e nem entendia nada direito. Mas sua mãe deixou um legado de muito ensinamentos baseados no amor: fé,esperança.

Com o passar dos anos Isabel torna uma mulher,com muitos medos e receios,que ainda não foram curados desde sua infância. Que apesar dos ensinamentos de sua amada mãe,não conseguia seguir em frente.

Mas as coisas podem começar a mudar,quando ela conheceu Joaquim. O que será que esse rapaz tem de especial? O que será que o futuro de Isabel lhe reserva?

Como é baseado em fatos reais,quando for ler o livro tem uma nota da autora informando, é uma história emocionante demais. Em várias cenas me envolvi num ponto de sentir na pele tudo que Isabel sentia. É maravilhoso.

Já leram ? Conhecem a autora ? Já leram algo dela ?

dorytitubeante 04/01/2023

um livro que aborda assuntos delicados com muita sensibilidade e leveza. serve como uma lembrança de que a vida é uma caixinha de surpresas e que não tem como estar preparado para tudo, mas que é possível passar pelas adversidades.

Nu 03/05/2022

O problema deste livro é que ele acaba.
Quando vi que cada capítulo deste livro se inicia com uma citação espírita, meu coração já palpitou diferente. Quando soube que era a história de uma menina que precisa aprender a lidar com a partida de seus entes queridos desde cedo, minha mente gritou: tá na hora de conhecer esta história! ??

Em qualquer fase da vida, independente da fé que a gente professe, lidar com a partida das pessoas que muito amamos é um desafio para nossa alma. Nos questionamos, questionamos Deus, o universo? mas a resposta é sempre a mesma: a morte faz parte da vida e Bel conseguiu compreender isto ao longo da história.

A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional sempre! ????

Com uma vida marcada por idas e vindas, tanto de pessoas quanto de circunstâncias, nossa heroína conclui que tudo foi, é e sempre será permeado pelo amor. Amor que recebemos de outrem, amor que doamos ao próximo e o autoamor, aquele que nunca pode faltar.

Só teve uma coisa que faltou neste livro, uma continuação ?

Então deixo aqui o meu pedido encarecido à autora @amandabonatti , para que ela considere retomar esta história, trazendo para a gente notícias de Bel e dos demais personagens. Adoraria saber sobre cada um deles e ter a certeza de que Isabel vive (ou viveu) uma velhice tranquila, leve e rodeada das flores que tanto amava ??.
LuaTeresa 12/05/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gost

Nu 21/05/2022minha estante
Não tem não.

Graci.Santos 31/12/2021

História bonita
História bonita, porém a personagem principal me irritou demais literalmente a cada duas páginas ela estava chorando, apesar das perdas achei ela muito irritante e a história muito repetitivo. Esperava mais quando comecei essa leitura.

_narasrocha 10/11/2021

Que livro emocionante!
Com uma escrita poética, cheia de metáforas sobre as flores, a autora nos transporta para dentro da história.
Uma história sobre amor, dor, luto, superação e fé que tocou muito meu coração.
Isabel é apenas uma garotinha quando sua mãe morre e a menina não sabe como lidar com a dor e a solidão que está sentindo sem sua mãe com quem era tão apegada.
Acompanhamos Isabel desde a sua infância até a vida adulta e isso foi um fator que me fez me apegar muito a personagem, porque nós nos sentimos mais próximos dela.
É uma história tão linda e tocante que pode te arrancar boas lágrimas. A escrita é fluída e super instigante, com capítulos curtinhos que te fazem ler muito em pouco tempo.
LuaTeresa 12/05/2022minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem hot? Não gosto

_narasrocha 12/05/2022minha estante
Não tem não Lua

Obrigada por avisar

InfinitaTBR- Jana 31/10/2021

Pensei que era uma coisa, mas era outra
Eu pensei que a história de ?á?????? ?? ?????? era um romance fofo. Teremos um romance no livro, mas até chegar lá Isabel vai passar por um infância bem complicada, repleta de grandes perdas e gente ruim pelo caminho.

Bem, a parte da infância da protagonista é bem interessante, mas eu fiquei confusa em algumas partes porque não sabia se Isabel estava sonhando ou não.
Uma coisa que não se diz na sinopse é que trata-se de um livro que aborda da temática do espiritismo. Achei que essa poderia ser uma informação importante para o leitor.

Achei um livro bonito, com muitas citações lindas de Chico Xavier e foi uma leitura agradável, embora eu não tenha me apegado a ninguém na trama.
O melhor foi ter descoberto mais uma autora brasileira contemporânea que eu não conhecia, @amandabonatti ?
A escrita dela é fluida e a gente lê rapidinho.

Lidiany.Mendes 30/07/2021

Uma história delicada e sensível
O livro conta a história de vida da Isabel, uma história delicada e sensível, que fala de amor, de perdas, de encontros e de reencontros. A autora permeia a história com metáforas sobre flores e estações do ano para falar sobre a dor, o sofrimento, o amor e a imortalidade da alma.
A escrita da autora é muito envolvente. Ela foi capaz de construir uma história que me prender do começo ao fim e que ainda permanece e permanecerá comigo por muito tempo. As descrições dos locais por onde Isabel passou foi tão marcante e tão precisa que fui capaz de “sentir” o perfume das camélias.
Quero compartilhar o seguinte trecho, mas recomendo fortemente a leitura dessa obra maravilhosa:
“As estrelas podem ser boas confidentes. O brilho que derramam sobre nós iluminam os pensamentos mais escuros. Nós falamos, elas nos ouvem. É no silêncio de uma noite estrelada que muitas vezes nos encontramos”.

Isis.Angeli 10/06/2021

Esperava um pouco mais
Comecei a ler sem saber que era espírita, já que a sinopse não dá a entender nada do tipo. Costumo gostar muito dos livros do gênero, mas confesso que por ter lido as resenhas antes de ler, eu esperava bem mais.

Sei que é baseado em uma história real, mas talvez por ter sido escrito em primeira pessoa, fiquei com a sensação de que Isabel era alguém egoísta que se importava apenas com os próprios problemas, e que os outros personagens já eram todos seres de luz que estavam ali só para amparar Isabel. Achei que os personagens foram romantizados demais, extremos demais, então senti dificuldade de me conectar com eles.

Quanto a escrita houveram alguns problemas de continuidade, com momentos em que a narradora acabava adotando uma postura onisciente e falando do pensamento dos outros, coisa que não deveria conseguir por estar em primeira pessoa. As lições de moral também estavam em excesso, como se cada paragrafo precisasse ensinar alguma coisa, o que pode deixar uma escrita cansativa já que a gente sente o autor ali querendo passar seu conhecimento. Essas lições (que sei que eram valiosas) poderiam ter sido colocadas de forma um pouco mais sutil, para não dar essa sensação de pregação constante.
Isabel também se representa continuamente como uma flor não só em sua mente como em suas falas, o que também tira um pouco a sensação de veracidade.

No geral a história é boa, mas talvez esses problemas que citei (e que são apenas a MINHA opinião, pelo que vi poucas pessoas concordariam comigo), talvez tenham se dado por ser a primeira obra da autora, segundo o que ela disse na apresentação.

É um bom livro, mas não está entre os melhores livros espiritas que já li.

Alessandra.Adams 07/06/2021

Que leitura mais agradável! Apesar de ter mais de trezentas páginas, a leitura foi super rápida e deixou um gostinho de quero mais. ??

Katia Góes 07/06/2021

Confia em Deus...
?Dizem que as mais belas flores são as que nascem após um rigoroso inverno. O frio é como grandes dificuldades que temos que enfrentar na vida, e a beleza de uma flor cultivada, são as conquistas e superações.?

Amanda Bonatti, em seu livro Lágrimas de Outono, nos apresenta Isabel, a filha caçula de Antônio e Elisa.

Bel, como era chamada por todos, vivia uma infância feliz com os irmãos. Era muito apegada à mãe e estavam sempre juntas. Elisa nutria um amor especial pelo jardim e, todos os dias, mãe e filha cuidavam das plantas, árvores e flores, despertando, assim, o interesse e o amor de Bel pelas plantas e pelo jardim. Um centenário Carvalho era sua árvore favorita, e nela, seu pai construiu um balanço, no qual sua mãe a impulsionava bem alto, até que ela pudesse imaginar que alcançava a lua e as estrelas. Ela amava todas as flores, mas era as Camélias brancas que mais amava. Sua mãe a chamava carinhosamente de ?jardineira?, por ser o jardim seu local preferido para brincar. A vida de Isabel e de sua família era perfeita e feliz até que, em uma determinada noite, sua mãe morre repentinamente.

Sem a sua mãe, ela precisa lidar muito cedo com as dores das perdas e a encarar momentos difíceis, ainda na infância. Por isso mesmo, a menina se revolta contra Deus e começa a questioná-lo. Com o passar do tempo, seu coração permanecia inquieto e a dor e a saudade seguiam inquietas e profundas em seu coração. Sua vida, nunca foi nada fácil. Melhorou quando, após a perda do seu pai, seu irmão mais velho resolve levá-la para morar com ele na capital.

Alguns anos depois, ela vê que cuidar de flores é a sua vocação, e assim, abre uma floricultura chamada de a Casa das Flores. Nesse período, ela conhece Joaquim ? e eles logo se apaixonam. Uma vida nova parece florir para nossa querida Bel. Juntos, eles passarão por diversos desafios, e a fé em Deus precisará ser inabalável para ultrapassarem as dificuldades. Mais perdas acontecerão na vida dela, e sua fé, novamente, será abalada.

Em Lágrimas de Outono, podemos ver que, quando confiamos nossas vidas nas mãos de Deus, os nossos problema se tornam menores e seu peso bem mais leve. Boa leitura!

Helena Grillo 06/06/2021

Suave como uma tarde depois da chuva
"— Bel, quem chora no outono, resiste no inverno. Tudo isso te tornou mais forte. Tu agora podes sorrir em todas as estações." Creio que essa frase resume bem o livro, um começo triste não faz com que o final seja triste também. A resiliência de Isabel é um grande exemplo. Os personagens que mais me apeguei foram a Laura e o José, talvez porque me lembrem um pouco meu jeito. Eu pude ver com clareza a cameleira toda a vez que fechava meus olhos.
A Amanda Bonatti sempre consegue nos levar para uma floresta ou um jardim encantando em todos os seus livros. É mais que um dom, é um trabalho duro que compensa todos os leitores. Cativante, único e com frescor.