O Círculo Rubi

O Círculo Rubi Richelle Mead

Resenhas - O Círculo Rubi

Mari | @maricarolinabooks 11/04/2020

#resenhalolateratura
O Círculo Rubi é o ultimo livro da série Bloodlines e Spin Off de Academia de Vampiros, e preciso dizer que esperava mais desse livro. Uma breve sinopse: Sydney e Adrian se casaram em Sombras Prateadas para que Sydney conseguisse exílio na corte Moroi por estar casada com um vampiro, depois de fugir da reeducação alquimista. A ideia de Adrian foi inteligente, mas ao mesmo tempo, viver isolada entre os vampiros sem sua liberdade nunca foi o que Sydney queria, e isso gera conflitos ao jovem casal. Tudo piora quando Jill Dragomir é sequestrada em Palm Springs e ninguém sabe quem é o responsável por isso, não pedem resgate nem dão nenhuma informação, e assim começa a busca pela princesa que vai ser o conflito central do livro.

Gostei do livro ter mostrado basicamente todos os personagens que fizeram parte da saga, de terem trazido Rose e Dimitri como coadjuvantes para ajudar no desfecho do livro. As bruxas, os amigos de Amberwood, Marcus e os desertores alquimistas, e até mesmo um trabalho conjunto de toda a rede de personagens (Rainha Vasilissa, guardiões e alquimistas). Foi muito legal ver todo mundo envolvido em prol de salvar o reinado e a estabilidade moroi através da Jill, que foi o que iniciou tudo isso. Apesar disso, sinto que Jill poderia ter aparecido mais, ela ficou totalmente em segundo plano, o foco nos protagonistas poderia ter sido menor, a partir de Coração Ardente deixam muito de lado os coadjuvantes do livro. Senti falta do desenvolvimento dos outros personagens, e acabei perdendo um pouco o encanto pelos protagonistas.

É claro que a autora maravilhosa como ela é, criou várias subtramas que se desenrolam ao mesmo tempo que o enredo principal, temos muitas surpresas e reviravoltas (a especialidade da Richelle Mead). No ultimo livro da saga vamos ter vários momentos nostálgicos e saudosos com antigos personagens de Academia e preciso dizer que para mim essa foi a melhor coisa do livro. O que diz muito sobre o que achei da resolução da saga. A verdade é que pelo nível de envolvimento que tive com a saga original, pelo amor que sentia pelos personagens e por como ficava sempre a flor da pele com o coração na mão, senti muita falta disso nesse livro. É verdade que Bloodlines sempre teve uma vibe diferente, os personagens focam mais na estratégia, na ação com racionalidade, apesar da magia de Adrian despertar a loucura, mas ainda assim não consegui ficar tão apegada e envolvida nos conflitos do livro. Senti que faltou emoção, faltaram surpresas impactantes acontecendo. Momentos pesados, sinto que tudo deu muito certo, o que acho irreal numa saga de fantasia. Também não sei o que pensar do desfecho. Se eu fosse analisar pela perspectiva de autora, poderia pensar que a Richelle tem interesse em desenvolver outra saga com os novos personagens introduzidos aqui. Mas se aquele foi o final, penso que poderia ter sido diferente.

O penúltimo livro da saga tinha mais emoção e paixão do que este, sinto que houve uma decaída e por isso não posso dizer que foi um dos melhores da saga. Mas foi uma trajetória linda, cheia de descobertas e crescimento. Os personagens cresceram e se tornaram versões melhores de si mesmas, tivemos várias novidades para o mundo moroi, coisas que vão revolucionar o universo de Academia. E se algum dia tivermos outra saga desse mesmo universo, com toda certeza estarei lá lendo tudo. Academia é uma saga muito melhor na minha opinião, sem dúvidas. Mas é muito difícil para mim não gostar de alguma coisa que a Richelle faça, é minha autora favorita e tudo o que eu posso ler dela, eu leio haha. Então espero que tenham gostado, por favor quem não conhece Academia de Vampiros leia porque é a coisa mais maravilhosa do mundo. Bloodlines foi bom, valeu a pena ver mais deste universo e vai deixar saudades.

site: https://www.instagram.com/lolateratura/
Suka 20/08/2020minha estante
O lírio dourado acredito que se refira ao lirio dos alquimistas, pq é qdo a Sydney começa a quebrar o controle dele;
Feitiço azul é a tinta da tatuagem do Marcus, a Sydney até fala que a tatuadora deve ser bruxa e enfeitiçar a tinta e Marcus nem imagina;
Coração ardente é o amor de Adrian pela Sydney, a Jill comenta como é bonito e que é bom de sentir;
Sombras prateadas é a tatuagem da Sydney que começa a desbotar, Adrian percebe no vôo depois do casamento.
Laços de sangue e círculo rubi eu não consegui pensar em nada kkkkkk

Mari | @maricarolinabooks 21/08/2020minha estante
Sempre associei o feitiço azul ao que ela aprende, porque as bolas de fogo que a Sydney faz eram azuis kkk, mas O círculo acho que é o anel de casamento da Sydney, já que o Adrian usa as abotoaduras de Rubi que ganhou da antiga rainha, ele manda o ourives fazer um anel a partir disso. Laços de sangue é o nome da saga mesmo, Bloodlines e é para falar da ligação do spin off com Academia pelo menos eu vejo assim kkkk

Mi 27/11/2020minha estante
Boa resenha, acho q nada supera Academia de Vampiros, apesar de Bloodlines ser muito boa mas faltou, um pouco mais de ação e aquele gostinho de quero mais q rendeu em VA ?

Van 06/10/2021minha estante
Alguém desapegando dele? ?

lightwhod 26/05/2022

SIMPLESMENTE INCRÍVEL!
Eu estava obcecada. Passava 80% do meu tempo falando de Bloodlines e nos outros 20% torcia para que alguém falasse de Bloodlines para que eu pudesse falar junto.

SÉRIO QUE CONCLUSÃO LINDA!
Teve muita emoção,muitas incertezas,sofrimento e um final digno como todo bom livro deve ter.
Amo a relação do Adrian e da Sydney. Amo que eles são por eles e eles mesmo,superando tudo e todos para ficarem um com um outro.
Um casal literário simplesmente lendário.
Lua Katherine 26/05/2022minha estante
Eu era louca por essa coleção, mas nunca consegui comprá-la

ingrid.guedes.1 26/05/2022minha estante
É uma saga??

gaia :) 30/05/2021

o que farei da minha vida sem VA ou bloodlines...
Gente, infelizmente uma hora isso ia acontecer, só não achei que seria tão cedo. Acabei de terminar o último livro da saga bloodlines e realmente estou desamparada.

Esse livro foi muito bom e por mais que nem tudo tenha terminado fechadinho, isso pode resultar em novas sagas com personagens já conhecidos.
Tudo acabou perfeito, romitri, syd e adrian, jill....só não ficou muito claro pra mim se a lissa conseguiu acabar com a lei da família, mas eu acredito que sim.
Não sei mais como descrever o quanto eu amo as sagas da Richelle Mead, essa mulher tem um poder sobre mim.

Enfim, um ciclo se fechou e eu espero conseguir achar outras sagas que possam me proporcionar o mesmo carinho e amor que eu senti lendo VA e bloodlines
Mari 10/06/2021minha estante
Tem mais sobre a Rose e o Dimitri neste livro? Eu sei que tem a questão do pai do Dimitri e tal

gaia :) 10/06/2021minha estante
assim, eles aparecem mas é bem pouco. nada muito profundo no que aconteceu/está acontecendo na relação deles. só no final, a autora revela uma coisa bem legal!

Van 27/10/2021

OMFG ?????
O que foi esse encerramento de saga?!
Foi tiro porrada, bomba e amor!
Que evolução, tirando o fato de Richelle repetir muitas coisas em TODOS OS LIVROS, a escrita desse foi bem mais fluida comparado a Vampire Academy.

Eu amo um casal!

Juhð³ï¸âð 28/10/2021

Resenha o Círculo Rubi -por Júlia Guerra
Mds, eu não acredito que acabou, foi uma experiência tão incrível e mágica participar desse universo, foi a série de livro (contando com academia de vampiros) que eu mais me apeguei e amei, o que eu senti com esse universo foi superior à tudo o que eu já senti em outros universos literários, lógico eu amo muitos outros mas com esse eu não sei explicar mas foi... incrível, eu amei cada livro, cada capítulo, e agora que acabou eu só queria voltar no tempo para poder ler tudo de novo como se fosse a primeira vez, esse último livro foi perfeito para encerrar essa saga, tanto pela Sydney e o Adrian como também descobrirmos mais um pouquinho sobre o futuro do Dimitri e da Rose, o livro foi perfeito do início ao fim.

Miki 11/02/2020

Lindo, amei.
(Desculpa não sei fazer uma resenha mas to tentando)
Lá pro final do livro eu tava chorando, não por momentos tristes mas por ser o último msm.
Sydney, Sydney pq se mete em tanta confusão?(talvez pq a gente enanda no coração e no senso de ética (?))
(Eu sei ta horrível, vou aprende a escrever resenha ainda)
Ronaldo 11/02/2020minha estante
Belas palavras. Parabéns!

30/07/2020minha estante
Kkkkkkkk adorei

Fernanda 108 02/12/2020

bom, mas...
O Círculo Rubi sendo o último livro de uma saga de 6 livros deveria trazer mais respostas, e não questionamentos. De novo Richelle Mead deixou pontas soltas, não tanto como ela fez em Academia de Vampiros, esse livro deveria conter mais páginas, mas é o menor livro da saga ???

A trama no início tava boa, com pistas e quebra-cabeças em busca da Jill, no meio do livro notei que estava tudo acontecendo rápido demais e fácil demais também. Um exemplo disso é uma bruxa super perigosa que a Sidney estava procurando, Alicia uma bruxa que queria vingança. Na hora do combate (se é que posso chamar aquilo de combate) foi tudo tão simples e terminou em uma página, sério, foi só isso? Essa é a grande bruxa perigosa que todo mundo tava com medo? Tive vontade de rir

Adrian e o plot do espírito deixar ele louco já estava chato e cansativo, toda hora os alertas do perigo constante, mas eu não senti o medo que isso deveria causar no leitor. Sidney resolveu as questões com os alquimistas tão fácil que eu nem senti o alívio da liberdade.

E as pesquisas da Sonya, a vacina o que vai acontecer? E a descoberta que ex-strigoi podem ter filhos? Rose e Dimitri não apareceram o suficiente nem pra comentar algo tão importante como isso. Declan, o filho de Olive e Neil, o que esse garoto pode fazer será? Além da aura cheia de magia, quais são os poderes que isso lhe dá? São perguntas e mais perguntas que ficam no ar e me deixaram frustrada.

O desfecho parecia novela da globo, um final com todo mundo reunido e feliz, Sidney e Adrian em paz em uma casa criando uma criança, Rose e Dimitri ficaram noivos, Jill e Eddie tem um relacionamento e fim. Foi isso.

Sassenach 01/02/2022

"Mais tarde, lá para o fim do jantar, quando todos estávamos em volta da mesa, me peguei admirando em volta sem conseguir acreditar que essa era minha vida agora. Nunca teria imaginado que me casaria com uma humana. Nunca teria imaginado que assumiria tão tranquilamente o papel de marido e pai. E, definitivamente, nunca teria imaginado que seria tão feliz sem o espírito."

Queria Estar Lendo 29/07/2019

Resenha: O Círculo Rubi
O Círculo Rubi fecha a série Bloodlines spin-off da minha queridinha Vampire Academy. Publicado aqui no Brasil pela Editora Seguinte - que cedeu este exemplar para resenha -, foi uma despedida digna para todo o legado deixado por essa história.

Esta resenha pode conter spoilers dos outros volumes da série.

Depois de confrontar os alquimistas e ter seu mundo virado do avesso, mais uma vez, Sydney e Adrian precisam lidar com uma crise grandiosa: Jill desapareceu. Levada por alguém que quer fazer mal à coroa Moroi e aos dois, a incerteza de seu paradeiro coloca o pouco de ordem que existia na realidade da dupla em um pandemônio completo.

Ainda resta esperança, no entanto, de que magia possa ajudá-los a encontrá-la. Sydney tem certeza de que, com as bruxas ao seu lado, Jill possa ser resgatada antes que algo terrível aconteça. Adrian, por outro lado, precisa lidar com a própria instabilidade dos seus poderes se quiser um futuro esperançoso.

Bloodlines seguiu um ritmo agradável e sossegado desde o seu princípio até seu fim. Teve seus momentos de ação e tensão, suas reviravoltas absolutamente desesperadoras e confrontos de fazer tremer na base, mas, em suma, sempre foi um livro sobre racionalidade e estratégia, seguindo seus dois personagens principais.

Adrian e Sydney viveram grandes momentos ao longo dos seis volumes. De aliados inesperados até amantes secretos, desafortunados e enfim reunidos - como um casal oficial, finalmente - suas aventuras pelo deserto envolveram vampiros, alquimistas, bruxas e até entidades demoníacas. Diferente da brutalidade e dos conflitos sobre lealdade e confiança que existiam em Vampire Academy, Bloodlines, para mim, sempre foi sobre esperança e união. E O Círculo Rubi finalizou a série usando exatamente esses dois pontos principais.

"Quando me recuperei do susto inicial, me peguei com uma emoção que não sentia desde muito tempo: esperança."

O arco de Sydney manteve o foco na estabilidade e na sua força espiritual; não uma guerreira, mas uma pensadora pronta para os momentos mais grandiosos. Uma alquimista que questionou tudo que conhecia, se voltou contra tudo o que a fizeram acreditar ser certo (e que sofreu muito por isso) finalmente encontrou um ponto de calmaria em sua vida. É maravilhoso ver o quanto Sydney cresceu e se fortificou com o passar dos livros; o quanto amadureceu e entendeu sobre a diversidade do mundo em que vive.

Seus embates nesse livro vêm muito da sua nova faceta confiante e questionadora. Não mais uma vítima acuada ou uma garota amedrontada, mas uma jovem mulher pronta para fazer o que for preciso para proteger o que é seu (seja sua liberdade ou coração).

Adrian, por outro lado, está na corda bamba. Apesar de ter se reunido em definitivo com Sydney e de estar nessa busca incessante pela Jill, seu maior problema reside na própria mente; os poderes do espírito têm seu preço e crescem a cada uso, independente de ser a única chance de garantir a segurança de quem ama. Muitos foram os momentos em que a tensão e a incerteza vividos pelo Adrian passaram para mim, tamanho medo por esse personagem.

"Encarei os pontos de interrogação por um momento, pensando que eles bem que poderiam simbolizar o meu futuro."

O relacionamento dele e da Sydney encontra seu ponto de maior conexão e perfeição em toda série. Assim como os dois, a relação evoluiu e amadureceu e se tornou uma coisa forte e inquebrável, o tipo de amor que ultrapassa barreiras e que bate de frente com qualquer coisa que ouse perturbá-lo.

Os outros personagens como Eddie, Neil, as bruxas, e até os queridinhos e familiares da série VA tiveram momentos importantes e desfechos interessantes como um todo. O foco é total da dupla, mas a existência dos coadjuvantes não gira em torno deles e sim com eles. Todas as cenas de ação e busca e questionamentos envolvem os coadjuvantes, e o fim é satisfatório pra todos eles.

Se eu tenho uma crítica para o livro é só a respeito do fim dele; apesar de ter amado tudo que a Richelle entregou para a série, achei que as últimas trinta páginas entregaram resoluções rápidas e desesperadas demais depois de tanta enrolação com o resto do livro. Poderia ter diminuído um pouco das descrições tediosas na metade para ter focado num desenvolvimento mais gradual para o fim. MAS não é uma problemática tão grande quando você ama a série como eu amo.

O Círculo Rubi foi um final divertido e nostálgico para um universo que esteve comigo por tanto tempo. A despedida soou mais como um "até logo", do tipo que vai ficar comigo para sempre.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/07/resenha-o-circulo-rubi.html

Ellyn 25/01/2022

Final meio blé
O final poderia ter sido bem melhor. Deixou muita coisa em aberto, coisas que poderiam ter sido mais aprofundadas de uma forma simples pra fechar com chave de ouro a série. Foi o livro que eu mais demorei pra ler, não por ser o último e eu querer atrasar a leitura pra sentir mais o gostinho de ainda ter a série como inacabada, mas sim porque a leitura foi um pouco cansativa.