Mensagem de Saigon

Mensagem de Saigon Danielle Steel

Resenhas - Mensagem de Saigon

Clio0 21/08/2023

É uma história bem coesa sobre os romances que uma jornalista estadunidense viveu durante a guerra do Vietnam. Contudo, não é exatamente uma ficção histórica.

Há mais drama do que tragédia, embora seja ambientada em um ambiente de guerra - a forma intimista como Steel constroi a trama é bem crível e tem um certo tom de filmes dos anos oitenta.

Não há nada muito focado ou explícito sobre a guerra em si, então aqueles um pouco receosos de lerem algum tipo de testemunho podem ficar tranquilos. Obviamente, os leitores esperando algum tipo de verossimilhança histórica vão ficar a ver navios.

cacautoledo 02/08/2009

Lindo e Emocionante
Esse livro me emocionou tanto que até chorei quando deu-se a entender que a Paxton e o Tony não iriam ficar juntos. Mas graças a Deus eles ficaram juntos.

Recomendo esse livro

carols 12/04/2022

O amor na guerra
Apesar de um começo devagar, o livro tem a necessidade de nos explicar as coisas que acontecem ao redor de Paxxie e que ajudam a formar o caráter e a personalidade dela por isso que apesar de lento, o começo do livro é inteiramente necessário, as ligações que Pax faz, o relacionamento dela com a mãe e o irmão, até Queenie são necessários para criar a Pax que conhece Peter. Ver como a vida dela muda no instante em que Peter é convocado e tudo o que acontece em sua vida dali pra frente é tão bem descrito que nos faz entender e nos coloca no lugar dela... será que faríamos o mesmo? A vida de Pax em Saigon nos fascina e ver as relações tão frágeis que ela cria ao longo de sua estada no Vietnã, nos enche de amor e carinho, e até de alegria, mas principalmente tristeza e desespero! Ver o quanto Paxton cresceu em sete anos e acompanhar a luta dela é lindo! Assim como tudo nesse livro!
Sidneia.Ruthes 12/05/2022minha estante
Temos uma estante parecida. Um dos meus livros preferidos é segredo de uma promessa.

Dáila 11/08/2023

Bom pra passar o tempo
Atualmente não gosto tanto desse estilo de livro, mas a leitura flui bem. Já tinha lido outros livros da autora, então já sabia o que esperar.

Max 12/12/2009

ótimo roteiro para um filme
como todo bom livro é facil de imaginar mensagem de saigon sendo filmado. Abandonei o livro já no final para começar aler O Hobbit de Tolkien, O livro é literalmente 2 em 1.

Egídio Pizarro 06/12/2010

Fraquinho
Pra mim, só valeu o pano de fundo da história, que é a Guerra do Vietnã.

De resto... a personagem principal, Paxton, é tida como uma excelente jornalista e colunista. Então eu acho que a autora podia ter mostrado algum texto da Paxton, mas acabou preferindo mostrar os relacionamentos dela.

Acabei achando a tal de Paxton muito amarga.

Jaque 29/04/2014

Li duas vezes o livro, Uma vez em inglês. Possuo apenas a versão em inglês.
Escreverei em breve.

Beatriz.Wardzinski 20/06/2020

Achei a sinopse interessante e resolvi ler o livro, achando que ele ia focar na carreira de Paxton como jornalista, mostrando seus textos e críticas da guerra. Me decepcionei amargamente. Quase metade do livro é dedicado a contar a história do primeiro amor dela, mas aguentei pacientemente, pois achei que isso ia ter uma grande relevância depois, já que ia fazê-la ir para o Vietnã. Mero engano. Paxton esquece o seu primeiro amor eterno logo após chegar no outro país e o que se sucede no resto do livro é uma narrativa de seus outros amores eternos engatados um atrás do outro. A guerra só serve de pano de fundo.

Achei que ia ser um livro à frente da época, mostrando o protagonismo feminino e a construção da personagem sem precisar escorá-la e minimizá-la apenas aos seus pares românticos. Mas o livro é exatamente o que eu temia que fosse. Foi extremamente irritante e difícil terminá-lo.

fernandaugusta 29/04/2023

Mensagem de Saigon - @sabe.aquele.livro
Paxton Andrews sabe o que é ser deixada de lado pela própria família. Após perder o pai em um acidente, aos 11 anos, nunca foi acolhida pelo amor de sua mãe, ou de seu irmão, sempre distantes e frios. Criada em Savannah, em 1963 já sabe que não pode suportar os arroubos do sul segregado, em meio à luta pelos direitos civis.

Até que, aos 18 anos, em, 1968, Paxton resolve que irá para Berkeley, cursar Jornalismo, para horror de sua família tradicional. Na Universidade da Califórnia, se torna uma mulher independente e conhece Peter Wilson, irmão de sua colega de quarto e melhor amiga, Gabby. Apesar de apaixonados, Peter e Pax resolvem terminar os estudos para casar, porém após concluir a fauldade de Direito, ele é convocado para ir ao Vietnã. E morre, cinco dias após chegar lá.

Desolada, Paxton toma uma decisão extrema - tranca a faculdade e resolve pedir ao sogro (dono de um jornal) a vaga de correspondente de guerra em Saigon. Aos 22 anos, Pax embarca para o que seria a realização e a ruína de sua vida, quando conhece os horrores da Guerra e também os amores que nunca sonhou que viveria além de Peter, em meio à destruição e morte.

Danielle Steel dá uma boa aula de história americana ao entrelaçar a história de Paxton com a luta pelos direitos civis em um sul extremamente preconceituoso e, posteriormente, ao levá-la para o conflito no Vietnã, onde toda a segunda parte da trama se desenvolve.

Paxton é jovem e idealista, e isso muitas vezes me deu nos nervos. Mas logo ela amadurece para uma teimosia e um destemor muitas vezes sem sentido, a não ser o de "mostrar a verdade" que se passa através de sua coluna "Mensagem de Saigon", que logo vira um sucesso nos EUA. Também é uma protagonista sofredora, mas forte, marca da autora em suas obras. Paxton, entretanto, quebrou todos os recordes de perdas amorosas (pode pedir música!) no Vietnã e a força da narrativa vem justo da autora não poupar sua mocinha das más notícias em relação a seus afetos, o que leva a cenas muito emocionantes.

Só que tanta tragédia vai cansando, e esta é a impressão que tive, à medida que fui avançando. DS quis levar Paxton até o fim da guerra em 1975, o que prolongou a história e a deixou com um arraste na parte final. Final este bem abrupto e infelizmente, sem nenhum epílogo.

Vale a pena conhecer pela ambientação histórica esmerada, mas não estamos falando de DS em sua melhor forma. "Mensagem de Saigon" é um livro capaz de emocionar e surpreender, mas precisa ser encarado com uma boa dose de paciência.