A dama do cachorrinho

Resenhas - A Dama do Cachorrinho

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Karol.Vasco 17/04/2024

Contos muito bons
Contos bem escritos, por um primeiro contato com autor gostei muito, achei de fácil entendimento e com temas de cotidiano, quero ler mais coisas escritas por ele.

Ricardo 05/04/2024

A dama do cachorrinho e outros contos, A. P. Tchekhov
Uma coletânea de contos sobre episódios cotidianos, coisas simples, muitas vezes sem um final muito desenvolvido. Muitos deles poderiam ser estendidos para boas novelas ou romances. Conforme apêndice da edição, alguns se tornaram filmes.

Os contos reunidos nessa edição despertam diferentes sentimentos. Alguns são cômicos; outros, trágicos ou tristes; há outros ainda que misturam todas essas emoções.

As histórias são envolventes, o contexto histórico russo é fascinante. Li paralelamente com Pais e Filhos, de Turguêniev, e coincidentemente o nome + patronímico da personagem "Dama do cachorrinho", que dá título à coletânea, é o mesmo de uma importante personagem do romance de Turguêniev.

Foi meu primeiro contato com Tchekhov e pretendo ler A estepe em breve.

Davi1091 25/03/2024

Eu simplesmente amei esse livro, do começo ao fim. Nunca vi um livro de contos tão bom! tchekhov tem uma escrita tão bonita, mas, ao mesmo tempo, seca. O final dos contos deixa você muito pensativo por uns minutos!

Daniel.Sousa 12/03/2024

A complexa simplicidade da vida
Gostaria de ter feito um histórico de leitura com minha impressão a cada conto lido, assim como fiz em "realidades pararlelas" do Philip K. Dick, porém os contos descritos nesta coletânea suscitam uma reflexão mais pessoal sobre vários aspectos da vida e, assim sendo, decidi guardar o que senti apenas para mim.

Ouvi pela primeira vez o nome Anton Tchekhov quando conheci o conceito da "arma de Tchekhov", princípio dramático que por si só revela o pragmatismo do autor que em resumo diz que todos elementos descritos na história devem ser relevantes para o desenvolvimento desta, de outra forma devem ser descartados. Nunca havia lido nada que Tchekhov escrevera e, a cada conto lido, me surpreendia com um estilo de escrita direto, delicado em alguns pontos, com a sutileza de humor de situação em raras ocasiões e transbordando de sensibilidade sobre as reações humanas diante de escolhas cotidianas.

Recomendo muito a leitura e quero ler mais obras do autor.

Robson.Loiola 05/03/2024

Realista e pragmático
Com uma escrita envolvente e uma narrativa bem construída, este livro traz pequenos contos sobre o dia a dia da vida russa do meio pro final do século XIX, seus altos e baixos, a vida dos mujiques à ariatocracia e um ponto em comum em todas as histórias: a decepção. Apesar disso o livro tem uma pitada de comédia, aliada aos sofrimentos, dúvidas e compromisso ao cumprimento da etiqueta da época. Um livro que faz você ficar horas entre as diversas histórias e te dá uma reflexão que quase 150 anos depois, nem tudo mudou, apesar de vivermos em culturas diferentes.

Recomendadíssimo.

Procyon 02/03/2024

A dama do cachorrinho ? comentário
Neste livro, Anton Tchekhov retoma grandes temas da literatura russa em pequenos contos que dão foco às pequenas coisas do cotidiano, com finais aparentemente sem desfecho e que cativam por serem tão simples e conversarem tão facil e habilmente com aqueles que, como eu, são meros transeuntes e passageiros nos trens, ônibus e estradas que a vida leva sem se importar com os acasos de seus destinos.

Lido no trem. Contos que mais gostei: A Morte do Funcionário, Crime Premeditado, Aflição, Angústia e  Queridinha.

Pdrmcd 27/02/2024

Muito bom!!
Esse foi meu primeiro livro de contos lido e posso dizer que foi uma bela surpresa!

Em A Dama do Cachorrinho, Tchekhov perpassa sobre diversos assuntos sociais e que continuam extremamente atuais, de forma cômica, dramática e até mesmo irônica em alguns pontos.

Esse clássico marca a mudança numa cultura de escrever contos na literatura e é considerado um dos pioneiros. E pode se entender o motivo, pois a criatividade e sagacidade do autor é vista na sua narrativa que te faz rir, chorar e até mesmo pensar ?nossa isso acontece ainda hoje!?.

É importante ter paciência com os nomes e algumas palavras, mas a leitura não é difícil e muito tranquila. Super recomendo!

Marialba 17/01/2024

Literatura russa
Eu gosto de literatura Russa. Gosto de ler enredos com culturas diferentes da ocidental. E ainda estou em um projeto pessoal de clássicos. Logo: amei o livro!
Como todo livro de contos, alguns me cativaram mais do que outros. Mas, a escrita é genial e com personalidade! Vale muito a pena!

triz5 29/12/2023

Contos sem enredo mas cativantes
Não sou a maior fã de contos existente, mas eu gostei bastante dessa coletânea. Como todo livro de contos, uns eu amei e outros eu achei bem mais ou menos, mas valeu sim a leitura. O que eu mais gostei foi o último e o da esposa que traia o marido com um pintor. Vale a pena a leitura para conhecer mais da literatura russa.

Nazrat 13/12/2023

Entrelinhas
Como mencionado em análise dos contos de Tchekhov, o silêncio, o que ele não nos conta diz muito sobre o conto. São histórias aparentemente simples, corriqueiras, mas que guardam algo de muito profundo da experiência humana.

Raquel.Furchinetti 15/11/2023

Apaixonada pela Tchekhov
Que contos lindos, interessantes e deliciosos de ler. São frações do cotidiano da Rússia contadas de um jeito único que é ao mesmo simples, cativante e diferente do convencional. O autor traz uma visão singela das vidas de pessoas simples, mas bastante emocional. Conseguimos facilmente nos reconhecer na maioria dos contos. Já quero ler tudo o que ele escreveu também.

Paulo 01/11/2023

O Simples Não Simples
O simples que deixa de ser simples.
Que poder para transformar o cotidiano. O dia a dia é cheio de sutilezas e Tchekhov captura todas elas.
Gostei demais! O conto Ventoinha (que nome horroroso mesmo) em poucas páginas, acaba sendo muito mais completo e denso que outro livro qualquer. Entrei na intimidade dos personagens e acabo discordando de um ponto com o médico de Tolstói, a vergonha da esposa era tanta, tanta, que além de passar das páginas para eu, leitor, também se enraíza no possível futuro da personagem. Acredito que finalmente, ela chegou no ridículo de suas ações e agora pagará por esse arrependimento com e prisão dos vindouros dias.
Outro que me marcou bastante, foi a Dama do Cachorrinho, que dá nome ao livro. Seria esse, uma inspiração para Anna Karénina? A angústia escorre das páginas.
Além desses dois que mencionei, todos os outros são terrivelmente bons.
Esse mês acabei lendo dois livros de contos, distintos, mas não posso deixar de compará-los. Tchekhov rouba o todo o brilho em narrar as vidas cotidianas e seus problemas e deixa James Joyce (Dublinenses) no escuro.
Até agora não li nenhuma obra russa que não tenha gostado. São de um nível superior comparadas com quaisquer outras.

Stéfanny 30/09/2023

Tive muitas expectativas para esse livro
Não foi tão bom quanto eu esperava ,o conto a dama do cachorrinho era o que eu estava mais empolgada de ler ,mas não foi tão bom quanto eu imaginava ,não foi um dos meus favoritos. Os meus preferidos foram:
. Um dia no campo (cenazinha) ;
. Criançada ;
. Nos banhos ;
. Bilhete premiado ;
. Camaleão.

aninha590 25/09/2023

A beleza está nas pequenas coisas
Tchekhóv tem um estilo de escrita muito simples e delicado, porém não deixa de te deixar deslumbrada. Lembro que quando li "A Estepe" não achei um dos melhores livros do mundo, mas sempre acabo me lembrando de por conta de alguma descrição ou pensamento do personagem. Uma escrita tão gostosinha e leve que te faz refletir sobre as pequenas coisas.
Como disse Górki: "Seus contos são frascos elegantes facetados, contendo todos os perfumes da vida, creia-me! Um olfato sensível sempre encontrará neles o perfume fino, penetrante e sadio, do real verdadeiramente necessário e precioso, que sempre existe em cada um dos seus frascos" (p. 366)
Essa coletânea foi incrível, saúdo o trabalho de Boris Schnaider. Meus contos favoritos foram:
- Camaleão
- Um dia no campo (Cenazinha)
- Sonhos
- Ventoinha