A Sombra do Passado

A Sombra do Passado Sylvain Reynard

Resenhas - A Sombra do Passado

Santrog 02/11/2022

Revelações serão feitas.
O segundo livro da trilogia, é muito sobre a evolução do Willian, que mostra sua mudança com o tempo, e finalmente somos apresentados a sua história, quem ele era, da onde veio, como se transformou, sua relação com a igreja e essas coisas....

Confesso que o começo do livro me perdeu um pouco e lembrei o porque eu deixei a leitura de lado. O início é tudo muito massante e arrastado, sempre juntos, beijos e corações explodindo das páginas, sem nada muito empolgante para ler, mistérios e mais mistérios e mais um pouco de mistérios.

Quando chegamos mais na metade do livro as coisas começam a mudar, o envolvimento da Curia e toda a revelação por trás, dá um gás na história o que reavivou minha vontade de continuar a leitura.

A evolução do personagem (Willian) foi algo que realmente me pegou, ele entrando em contato com sua humanidade e descobrindo que o fato dele ser vampiro não o torna totalmente insensível, foi bem satisfatório de ler, mas senti falta da Raven também ter um desenvolvimento.

Raven era uma personagem que tinha altíssimas expectativas a serem alcançadas nessa leitura, talvez esse tenha sido meu erro. O escritor preferiu seguir o clichê, mas esperava um pouco mais de "girl power" e não " estou indefesa, por favor, me salve." Essa personagem tinha tudo para cumprir as expectativas porém, porta na cara, não foi dessa vez.

O final foi realmente empolgante, e você acaba a leitura com aquela sensação de "MEU DEUS, COMO ASSIM?" Que rapidamente se transforma em "Cadê o próximo livro?"

Adna.Rios 24/10/2016

Falar dos livros de Sylvain Reynard é uma tarefa muito fácil para mim, aliás, sou suspeitíssima pois há anos acompanho suas publicações e sempre espero uma leitura prazerosa. O autor canadense é um excelente contador de histórias. É daquele tipo que trabalha muito bem a inserção de fatos históricos misturados a ficção, fazendo com que seu leitor entre em contato com um livro que respira arte e cultura, sem ser sobrecarregado de informações jogadas aleatoriamente, despertando no leitor o desejo de se teletransportar para a Itália e morar na Galeria Uffizi. Por mais que eu não seja adepta da leitura de romances sobrenaturais, os personagens dessa nova série não me incomodam em nenhum momento, dada a maneira com que SR os trata. Não é uma história tradicional de vampiros, eles criaram uma sociedade muito bem organizada com regras e leis. Apesar de não serem humanos e pertencerem ao submundo, as emoções humanas estão presentes a todo momento, sejam elas, o amor, a inveja, a paixão, a cobiça, a traição, tendo pano de fundo a bela cidade italiana de Florença. Neste segundo livro da série Noites em Florença, o romance de William e Raven avança para um novo nível. William sente-se mais a vontade de falar sobre seu passado (particularmente minhas partes preferidas), e isso faz com que o par de amantes se conecte ainda mais. Aliás, essa é uma das belezas desse casal. Não há dramas, crises de choro, gritos, cobranças, os dois têm certeza do amor um do outro e isso basta e sobra. Raven desperta o lado "humano" do príncipe, esquecido há tantos séculos. Os diálogos servem para acertar as arestas do relacionamento e isso é muito bonito de se ler. Logo no início do livro vemos o passado de Raven voltar a atormentá-la, mas com isso vem a chance de resolver essas pendências de uma vez por todas e zerar a vida a partir dali. Uma decisão muito importante há de ser tomada por ela. Fora isso, tenta fugir da investigação do inspetor Battelli que busca provas de seu envolvimento com o príncipe e o roubo das ilustrações de Botticelli. Mais uma vez vemos a participação dos Emerson, ainda que de forma modesta. William se vê diante de uma grande ameaça ao seu reinado em Florença e precisa de aliados para vencer essa batalha. O livro não se resume a um só plot, histórias paralelas acontecem, mas há uma boa orquestração de todas e, no fim, elas convergem no clímax do livro sem deixar pontas soltas. O uso da linguagem fluida propicia uma leitura rápida o que causa certa frustração, já que o livro termina em um 'to be continued' de fazer o leitor deitar em posição fetal de ansiedade pelo próximo livro. Juro que tentei ler mais devagar, saboreando cada página, mas falhei nessa missão. Agora estou aqui, sem rumo na vida, esperando o livro 3. Cinco estrelas fáceis para SR.
Larissa Alferes 03/02/2021minha estante
Só agora estou conhecendo as obras de SR, estou viciada e angustiada. Você já leu o livro 3? Comprei esse no Kindle e não acho o 3. Estou no fim desse, mas angustiada por ter logo o próximo!

Adna.Rios 19/02/2021minha estante
Oi, Larissa. Sim, já li todos os livros dele. São incríveis!!!! Infelizmente o contrato dele com a Arqueiro terminou e ela não vai mais publicar os livros dele, mas ele assinou com outra editora e os inéditos serão lançados aqui em breve.

Larissa Alferes 19/02/2021minha estante
Acabei hoje o livro 3! Li em inglês mesmo. Ainda não li a trilogia de Gabriel, você gostou? Já leu o quarto que saiu? E O Homem do terno preto? Conhece? Eu amei essa trilogia de Florença! Tô apaixonada!!!

Adna.Rios 09/03/2021minha estante
Sim, eu li a primeira vez lá em 2012 e perdi as contas de quantas vezes eu li rs. O quarto saiu em inglês, mas não tem data de lançamento aqui no Brasil. O Homem do Terno Preto vai ser lançado ainda este ano. Eu tenho uma página e grupo no Facebook dedicados ao Sylvain e os livros dele :)

Larissa Alferes 10/03/2021minha estante
Adorei o estilo de escrita e as histórias envolventes. Não tenho Facebook... que peninha...

Adna.Rios 03/04/2021minha estante
Mas se quiser saber de algo relacionado ao autor ou aos livros, pode me perguntar por aqui :)

Viviane Schneider 14/06/2020

Afff
Argh que agonia, parece que esta história nunca vai terminar!!! Esse casal só passa por dificuldades!

pinscher2.0 25/06/2022

QUE FINAL FOI ESSE??
Livro maravilhoso, tão perfeito quanto o primeiro. Senhor esse William não para de me surpreender, assim como a Raven. Não imaginava as coisas que aconteceram e o rumo que tomaram. Grifei tantas coisas e surtei diversas vezes. Vou em busca do próximo. LEIAM e se apaixonem pelo vampiro de Florença ??

Carol 04/06/2021

Gente que loucura! Esse livro teve menos romance do que o outro, mas isso não contribuiu para a perda de qualidade. Aconteceu TANTA COISAAAA. Muito curiosa para saber do futuro de William e Raven :)

Beta Oliveira 02/11/2016

A vontade que dá é, uma vez iniciada a leitura, só parar quando o livro terminar. É tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo e, mais que apenas querer, você PRECISA saber como tudo termina. E sim, as histórias de vampiros não estão entre as minhas favoritas, mas não consigo parar de ler a série Noites em Florença.

Visite o Literatura de Mulherzinha e veja o texto completo sobre A Sombra do Passado, de Sylvain Reynard, lançamento de outubro da Editora Arqueiro.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2016/10/cap-1068-sombra-do-passado-sylvain.html

Fabiana @bibliotecadabia 21/06/2020

Livro simplesmente M A R A V I L H O S O !
Resenha: Continuando as resenhas da ☆《Série Noites em Florença》☆, hoje vamos conhecer o terceiro livro da Série. A trama segue o mesmo ritmo do primeiro livro, sendo narrado em terceira pessoa, mas alternando o ponto de vista entre Raven e William.

Raven revelou a William o episódio traumático que aconteceu com sua irmã mais nova Carolyn, e também como se machucou, deixando sua perna lesionada para toda vida, além dos conflitos com sua mãe. Tal situação é fator de sofrimento para Raven, e William, extremamente protetor com sua amada, quer proporcionar justiça em seu nome, e protege-la de qualquer ameaça.

William encontra-se em meio a uma crise política em seus domínios. Existe uma forte conspiração para derrubá-lo, e a cada dia ganha mais forma e força, o que não o deixa confiar em ninguém, ele só confia em Raven, que sabe seus verdadeiros dons de vampiro.

Em meio a toda essa conturbada situação, eles vivem um intenso romance, William aprende com a amada sobre perdão, a dar uma segunda oportunidade às pessoas, em contrar ponto Raven presencia o que existe de pior e cruel entre os vampiros.

William e Raven tentam manter um equilíbrio em seu relacionamento, entretanto, as circunstâncias ficam cada vez mais complexas. Eles são de mundos diferentes, tem posicionamentos diferentes, enquanto o mundo dele é implacável e impiedoso, o de Raven consegue machuca-la de outras maneiras.

Este livro trás ao leitor, o fechamento de questões importantes que foram abordadas nos três primeiros livros, assim como, nos explica o papel de alguns personagens secundários muito importantes no decorrer da história. Além de também nos mostrar como alguns dos personagens secundários tem crescido no desenrolar da trama, e nos deixam ainda mais apreensivos sobre quais suas verdadeiras intenções.

No final deste livro foi simplesmente ARREBATADOR, foi a grande revelação de toda conspiração contra William e seus conspiradores ! A obra conta com uma cena extra de A Sombra do Passado; uma cena de 'O Inferno de Gabriel' em um Universo Alternativo e Glossário de Termos e Nomes Próprios (com Spoilers).

site: https://www.instagram.com/bibliotecadabia/
Borboletas no Casulo 05/07/2020minha estante
To evitando de ler, vou confiar na sua resenha e acreditar q o final vai ser surpreendente. ?

Fabiana @bibliotecadabia 05/07/2020minha estante
Obrigada pela confiança, esse mês finalizo a resenha da Série com o último livro The Roman.

Melissa.Julia 08/10/2022minha estante
Moça acabei de ler esse livro agorinha e to tentando entender essa parte extra do inferno de Gabriel?????? Minha cabeça tá explodindo com essa informação....COMO ASSIM ELE É UM VAMPIRO????

Fabiana @bibliotecadabia 10/10/2022minha estante
Doideira né ???

Grazi 04/12/2016

Sombra do passado entre meus 5 melhores livros do mês

As cinco melhores leituras do mês parte 1: Sombra do passado e Sr Daniels ????

Minha missão na terra é enaltecer o trabalho do Sylvain Reynard

Mara 10/09/2020

"Ele era dela.

Mesmo agora, nua, com uma miríade de falhas que poucos homens negligenciariam, ele a aceitava. Ele aceitava suas imperfeições.

Ele a amava."

Dai 23/06/2020

A sombra do passado
Apos terminar de ler 'A transformação de Raven', fiquei muito ansiosa pra ler a continuação. 'A sombra do passado' foi um livro bem leve de ler, com capitulos curtos a escrita do escritor gostosa de ler. Porém, a estoria em si (pelo menos nesse segundo livro) não foi o que eu esperava. O livro tem muitos misterios, mas, da forma que o autor faz até nos levar as explicações são bem arrastada, e ainda assim deixa pontos faltando. Eu fiquei um pouco perdida com as cenas extras de outros livros que o autor colocou no final (que são cenas extras da trilogia do 'Inferno de Gabriel'), eu só sabia de quem e de quê se tratava porque minha amiga leu a trilogia e eu meio que sabia por alto do que se tratava. Mas quem nunca ouviu falar acho que vai ficar boiando.
O "ponto chave" do livro é a corrida do Principe, para proteger Florença, e sua amada Raven, de uma possivél ameça que invade o principado. Que são a Cúria e as feras. Raven, vai precisar ser forte diante de uma nova descoberta sobre uma pessoa de quem ela gosta muito e terá que fazer uma decisão entre essa descoberta e o seu amado principe.

Gostei muito da escrita do autor, é leve e fluida, ele sabe te prender do incio ao fim. Mas acho que ele deixa lacunas abertas e alguns personagem aqui foram mau construido e alguns mau aproveitado.

ELB 31/01/2017

Every Little Book
Nesse segundo livro da série, a continuação da história continua do mesmo ponto em que parou: a narrativa dinâmica, com os mesmos conflitos imperando entre o casal e a ameaça sobre a supremacia de William como príncipe dos vampiros em Florença.

Sobre a continuação do romance entre os protagonistas, William se revela disposto a conquistar Raven com um presente inusitado: o resgate do seu passado e a oportunidade de vingar-se, apagando algo ruim que lhe aconteceu. Isso mostra como os dois têm concepções diferentes sobre justiça e visão de mundo. São dois opostos que, no entanto, necessitam cada vez mais um do outro.

"Era o mais improvável dos casais. No entanto, estava claro para ambos que formavam um par perfeito."

Também se percebe um amadurecimento no relacionamento dos dois, afinal, têm a certeza do amor um do outro. Raven tem a incrível capacidade de ir modificando cada vez mais esse vampiro que, antes de conhecê-la, era destituído de misericórdia e esperança. E mais, sem qualquer sentimento por outra pessoa, seja de entre os seus ou não. Mas, com Raven, o que ele guardava de bom antes de sua transformação em vampiro, parece surgir de uma forma surpreendente.

"Estava faminto por ela, seu corpo e seu sangue, com um desejo que beirava o desespero."

Mais uma vez, a história não segue somente a narrativa de um casal apaixonado que têm suas diferenças por motivos óbvios; a trama em torno da destituição de William como príncipe de Florença continua se fortalecendo. A ameaça se torna cada dia mais real, a um ponto de questionar quem são seus verdadeiros aliados, quem realmente está ao lado dele nessa guerra ambiciosa pelo poder.

E mais um conflito é adicionado quando o padre que ajudou a criar Raven e sua irmã, após a tragédia pela qual passaram, surge de repente em Florença e se revela como um dos membros da Cúria, um segmento da igreja que tem a finalidade de exterminar os seres sobrenaturais. E o padre Kavanaugh está disposto a afastar Raven da presença de William, que ele considera totalmente nociva. Isso, ou os vampiros serão duramente atacados.

Enfrentando um conflito no seu principado e ainda outro que pode resultar em seu afastamento definitivo de Raven, William toma uma decisão que pode definir os rumos do futuro dos dois: decide procurar o seu criador e assim ter um aliado forte contra os seus inimigos.

Essa série pode ser comparada a um crescendo: a cada livro ela ganha intensidade, despertando aquela curiosidade natural de como será o seu fim. O final do segundo livro foi dramático, então só podemos esperar uma conclusão explosiva com o terceiro e último livro da série.

Reynard continuou esse segundo volume da série sob o mesmo ritmo; através da narrativa em terceira pessoa, mostrou as perspectivas de cada personagem, e a história se parece com um leque que vai se abrindo e revelando a personalidade de cada personagem, seja protagonista ou não, fazendo-nos desconfiar de suas atitudes ou compreendê-las.

O enredo continua muito bem elaborado, auxiliado por uma narrativa que continua muito fluida, os acontecimentos são narrados com dinamismo, as ações seguindo uma sequência lógica e envolvente.

Sobre os personagens, quem mais merece destaque é William. O personagem mostra uma evolução ímpar e se mostra apaixonante. Para quem gosta de um bom livro sobrenatural, com um vampiro extremamente apaixonado, tem que ler esse livro. Como o autor tem uma escrita que beira à escrita poética, os diálogos foram muito ricos e deram vida aos sentimentos que eram expressos entre os protagonistas.

Fiquei muito ansiosa em saber que o último livro da série será lançado no dia 06/12/2016 em inglês, porque ficamos na dúvida sobre a previsão de quando finalmente será lançado aqui. Bem, estou na torcida para que seja o mais rápido possível.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2016/12/resenha-sombra-do-passado-sylvain.html

Ylana.Sampaio 15/10/2020

Um livro bom. A estória é um pouco lenta no desenvolvimento. Mas algumas cenas de ação compensa a leitura.

Mila Oliveira 19/09/2017

Fiquei viciada
Esse era um livro que estava de enfeite na estante, e o arrependimento de não ter lido assim que comprei me bateu. Esse livro é maravilhoso, me vi presa e com pressa para saber qual seria o desfecho e não foi o que eu esperava, fui surpreendida e fiquei chocada. Fiquei louca por como acabou e me sinto totalmente desesperada para saber o que vai acontecer com Raven.

É um livro envolvente e cheio de mistérios