Atlântida - O Gene

Atlântida - O Gene A. G. Riddle

Resenhas -

Josimar18 26/11/2023

Que livro doido, tem de tudo, serviço secreto, experimento genético, criogenia humana, ação, suspense, história da humanidade, religião entre muitas outras coisas. A única parte chata é a leitura de um diário a partir da metade do livro. No geral gostei bastante e seria melhor se não tivesse continuação.

Queria Estar Lendo 20/10/2016

Resenha: Atlântida - O Gene
Recebido de cortesia da editora Globo Alt, Atlântida - O Gene foi uma grata surpresa. Uma mistura de ficção científica com fatos históricos nos leva dos primórdios da humanidade até um futuro obscuro e perigoso; descobertas que não deveriam ter sido feitas acabam trazendo respostas para perguntas que nem sabíamos que existiam.

Atlântida - O Gene foi um sucesso internacional. Vendido para mais de vinte países, acumulou mais de 2 milhões de cópias vendidas. A. G. Riddle vendeu os direitos de adaptação para a CBS Filmes - então segura a marimba porque vem mais um Código Da Vinci por aí! Porque sim, o sentimento principal que Atlântida me passou foi o que livros como os de Dan Brown e James Rollins têm a incrível habilidade de fazer; a de pegar fatos históricos e transformá-los em grandiosas teorias de conspiração. O tipo de teoria que você compra e acredita.

"As leituras da pesquisa eram intrigantes e, agora, encontraram algo mais, algo notável. Seria manchete de jornal. Mas o que diriam? "Submarino nazista encontrado na Antártida?"."

A trama tem a premissa básica de toda boa ficção policial. Um oficial interessado em um caso diferente, uma cientista determinada a provar sua descoberta, um vilão misterioso ligado a uma organização que quer trazer luz à humanidade - ainda que essa luz possa significar uma revolução grandiosa no nosso conhecimento. Um gene que possivelmente levará à evolução é descoberto, mas tal como pode resultar em um grande avanço, o gene também pode resultar na extinção de boa parte da população do planeta.

Kate é uma geneticista determinada, ansiosa para provar suas descobertas; ela está trabalhando na cura para o autismo, mas acaba descobrindo outra coisa, muito mais grandiosa e perigosa se revelada. Do outro lado da moeda, temos David, um oficial imponente e corajoso de uma agência antiterrorismo que vêm investigando diversos atentados misteriosos ao redor do globo. Os dois se unem em busca de respostas, ainda que essas respostas venham acompanhadas de muitas situações arriscadas.

"- E se a humanidade estivesse à beira da extinção e os atlantes tivessem vindo nos resgatar?"

A dinâmica entre os personagens é interessante, e eles foram, de longe, os meus favoritos. Com os capítulos curtos, a relação entre eles se tornou tão necessária quanto a aparição de outros nomes. Queria falar mais sobre os capítulos mostrando os pontos de vista da organização responsável por se alocar como "vilã" dentro da história, mas são partes que revelam bastante dos planos para a história, então me seguro a dizer que são as melhores coisas do livro.

A trama se desenvolve com uma lentidão necessária, nos apresentando os muitos pontos ao redor do planeta para que as conexões façam sentido conforme a história avança. É um plot grandioso, portanto, precisa de tempo para se desenvolver. O que eu mais achei interessante foi a sutileza e a delicadeza com que o autor foi entregando as respostas para a questão principal da trama, nos fazendo acompanhar as descobertas junto com os personagens. A coisa mais legal em livros assim é receber os famosos "tapas na cara" com relação a plot twists e revelações bombásticas, e A. G. Riddle fez isso com maestria.

"A Clocktower era a resposta secreta mundial ao terror sem pátria: uma agência apátrida de combate ao terrorismo."

Os elementos de ficção científica e histórica se misturam a mitos, lendas e histórias antigas, realidade e ficção se tornando uma coisa só. O início da trilogia começou com maestria, criando um clima incerto e perigoso que desperta intensa curiosidade no leitor. É um livro extenso, cheio de tramas e subtramas que, unidas, criam o conjunto de uma obra genial. Amantes dos livros de Dan Brown e fãs de bons filmes sobre conspirações globais e teorias de evolução com certeza encontrarão um tesouro em Atlântida - O Gene.

Leonardo.Calandrini 09/07/2020

História um pouco confusa e muito mirabolante. Mesmo eu sendo biólogo, alguns conceitos genéticos são complicados de entender e o autor (não sei se é por conta da tradução) não soube explicá-los da melhor forma. Tirando isso e o final também confuso, o autor entrega um enrendo (como disse antes) mirabolante, e isso é o ponto positivo da narrativa. No geral, é um bom livro.

Litter Wolf 04/06/2023

Esse foi o primeiro livro de ficção científica que li, e ele é muito bom, é um livro pouco comentado, inclusive não sei se tem continuação, gostaria muito quê tivesse um segundo livro, já que o final fico meio em aberto. É um livro grande, mas valeu a pena ler cada página.

Hannah 29/01/2023

No início a história estava bem fraca, além da introdução até o meio do livro estava tudo muito confuso. Este livro tem alguns elementos históricos, o tornando uma história de ficção ?baseado um pouco no real?. As reviravoltas nem imaginava, então até bem impressionada estou. Tem um ótimo desenvolvimento da obra, e dos personagens, sendo o meu favorito David e Kate. Um livro com capítulos curtos com pontos de vistas diferentes, sendo uma leitura ?mais fácil?. No início foi bem entediante, e difícil se cativar com os personagens. Te deixa bem curioso com o desfecho por ser um livro que precisa de continuação.
Nick Santos 25/11/2023minha estante
E tem continuação, pena que na Amazon só achei esse para comprar em português vendido pelo próprio site, não deu para comprar a série completa.

Samyra Pereira 21/02/2020

Eu tinha expectativas muito altas ,mas quando eu li ele ultrapassou a minha expectativa, porque este livro é simplesmente maravilhoso tem muitos mistérios, e com passar das páginas,o livro vai revelando os mistérios e coisas que você nem imaginava que aconteceria, e você fica sem reação, necessito da Atlântida a praga o livro 2.

Day 28/11/2021

Vai e não cai.
O livro é bom, bem escrito, tem uma narrativa interessante, mistura a realidade vom ficção muito bem, porém é cansativo.

Portal JuLund 19/10/2016

Atlântida – O Gene, @GloboLivros
Esse livro foi, sem dúvida, um ótimo presente! Passei um baita tempo namorando ele e, quando ganhei, foi uma alegria que só.

Essa trilogia conta a história de uma descoberta genética muito importante, que pode levar a humanidade à um novo estágio de evolução mas que pode, também, exterminar nossa raça. Legal, né?

— (…) O que estou prestes a dizer a vocês não pode sair desta sala. Levarão o que eu disser aqui para o túmulo. Algumas coisas serão difíceis de acreditar. E algumas coisas que vocês deverão fazer serão ainda mais difíceis, de maneiras que vocês não poderão entender ainda. Devo dizer que agora não poderei dar todas as respostas a vocês. Não posso aliviar sua consciência, ao menos não agora.”

Tem uma premissa legal, uma quantidade enorme de informações utilizadas com maestria. Ele, em si, é bem complexo. Tem um grande número de personagens, locais e acontecimentos que se ligam de um modo muito real, porém muito confuso. Diria que precisa de muita atenção (e um bloquinho de notas) para entender tudo.
Resenha completa

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/atlantida-o-gene-globolivros

Fernanda 26/10/2016

Resenha: Atlântida - O gene
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/10/resenha-atlantida-o-gene-g-riddle-globo.html

Nick Santos 01/01/2024

Que viagem!
Esse livro é um passeio por diversas teorias e ideias que o autor conseguiu juntar de forma coerente, de forma que fazem todo sentido e a cola que ele usou para uni-las foi a a civilização perdida de Atlântida. As coisas só começam a fazer sentido nas últimas 200 páginas, até lá dá para imaginar um monte de explicação para o que está acontecendo na história e isso é bom pois te prende nela. A narrativa é leve, ágil, tudo acontece rapidamente e o tempo todo e no fim você devora mais de 500 páginas como se fosse apenas 200. É difíl falar sem dar spoiller, mas cito duas das grandes teorias que aparecem no livro: 1 - há mais ou menos 50.000 anos existiam 4 subespécies de hominídeos, incluindo o homo sapiens, mas na teoria do livro teria havido uma quinta subespécie muito, mas muito mais evoluída do que a nossa e que, assim como as outras, também desapareceu. Essa subespécie seriam os atlântis; 2 - há milhares de anos atrás a humanidade teve um grande salto evolutivo e de repente sabia construir coisas, conseguia se comunicar de alguma forma, se organizar em grupos, etc. Segundo o livro todos nós temos um gene que reorganiza as conexões cerebrais nos tornando mais inteligentes, mas só algumas poucas pessoas consguem ativá-lo, os gênios por assim dizer, eles batizaram de Gene Atlântida e querem encontrar uma forma de ativá-lo e provocar outro grande salto evolutivo. Tudo sempre volta para os atlântis e confesso que terminei o livro em dúvida sobre o que eles são (há trechos que te fazem pensar que eles são alienígenas). Eu adorei e recomendo a leitura (e a viagem rs).

Rosana 28/11/2016

Perfeito
Uma historia de ficção que realmente te prende do começo ao fim, sabe essas historias que te levam a crer que são fatos que aconteceram, mas não, é ficção mesmo, de repente acabou o livro e você quer mais ai vem a parte mais legal tem continuação, e você tem que esperar, mas espero com prazer pois é um ótimo livro, parabéns ao autor por ser o primeiro livro e que venha muito mais.

Paraíso das Ideias 12/12/2016

Uma incrível e inteligente leitura

Sucesso
internacional, vendido em mais de 20 países e já com direitos reservados para a CBS Filmes, o primeiro livro da série Atlântida chega ao Brasil lançado pela nossa parceira Globo Alt para ganhar os corações daqueles que amam um livro de ação e Ficção Científica.

Logo no inicio do livro, somos apresentados a geleira onde a misteriosa estrutura esta soterrada ou escondida, depois disso o autor vai nos apresentando aos poucos os personagens que serão considerados os protagonistas da obra, cada um esta em um local do globo, próximos, mas desconhecidos.

"A raça humana é a maior assassina em massa de todos os tempos."

Indonésia - Jacarta: Nessa localização, conheceremos Dra Kate Warner, uma médica geneticista que após sofrer um trauma pessoal se jogou de cabeça na sua mais nova pesquisa em busca da cura do autismo, aparentemente seu experimento esta progredindo, e Kate sem saber, acaba de descobrir uma evolução genética que pode ser a salvação ou o motivo da aniquilação da raça humana.

Aqui também conheceremos David, um militar de alto escalão da agência Cloocktower, uma agência que atua aniquilando o terrorismo mundial, mas apesar de seu trabalho, há muito David vem acompanhando acontecimentos no mundo e investigando a Imari, uma empresa que possui ligação com a sua e que ele acredita estar diretamente ligada aos ataques terroristas em torno do mundo.

Duas crianças serão sequestradas na base de estudos da Dra Kate, a empresa de David esta sendo atacada e não existe chances de mate-la de pé, sabendo da ligação do sequestro das crianças com a empresa Imary, David resolve interrogar a Dra, e é nesse momento que a vida dos dois se cruzam e o destino deles passa a ser o mesmo, resgatar as crianças e salvar o mundo de uma ameça chamado Protocolo Toba.

A. G. Riddle fez um trabalho espetacular, criando uma trama acirrada de suspense e ficção, com personagens distintos que estão sempre presentes nessa modalidade um militar cheio de marra e desconfiança, uma doutora inocente que esta disposta a tudo para fazer seu avanço médico dar certo, mas no final desencadeia o problema, e o vilao, psicopata que acredita que tudo que esta fazendo é para salvar os mais fortes.

O enredo é composto por uma deliciosa mistura de mitos pré-históricos, biologia, história religião e muita genética, com um toque de conspirações globais e evolução humana, transformando toda a obra em uma incrível leitura desde a primeira página onde o escritor te prende de forma complexa aos acontecimentos. Com um contexto um pouco complexo, a leitura precisa ser calma para que cada acontecimento seja precisamente entendido.

"Religião é nossa tentativa desesperada de entender nosso mundo. E nosso passado. Vivemos na escuridão, cercados por mistério."

Para quem curte Dan Brown e livros que possuem todo esse enredo em sua trama, Atlântida é uma ótima pedida. Com uma capa apaixonante e uma diagramação impecável com revisão excelente, o livro vai com certeza fazer seu coração bater em ritmo acelerado e desesperado. O livro é dividido em pequenos capítulos que rodam o mundo fazendo com que os acontecimentos sejam acompanhados ao mesmo tempo e de forma prática e empolgante.

Uma leitura inebriante, um enredo complexo e tão bem criado que ao final, é impossível você não duvidar se realmente não existe uma conspiração global, uma forma que o governo encontra de diminuir o numero de seres humanos na terra com doenças suspeitas que aparecem do nada e somem sem deixar resquício.

Enfim, amei a história, me senti dentro da Antártida buscando junto com os protagonistas que possuem uma ligação perfeita uma forma para resgatar essas crianças e salvar a humanidade, super recomendo a obra para quem ama ficção, e para quem ainda não se aventurou nesse mundo fantástico.

Se pudesse escreveria mais um milhão de linhas, mas dependendo do que eu disser vou acabar revelando momentos importantes da narrativa e até do contexto misterioso, por isso deixo aqui minha super indicação da obra.

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/2016/12/resenha-atlantida-o-gene-01-g-riddle.html

Carlos.Eduardo 17/12/2016

Uma aventura...
Daria um bom filme

Barão 20/05/2017

Já quero o segundo livro!

"A vida é dura para todo mudo, mas é um inferno na terra se você for tolo ou fraco. Você não é nem um, nem outro, eu vejo isso, e é assim que você vai me compensar." - pág 384

Tudo começa quando uma misteriosa estrutura com um tamanho considerável é descoberta soterrada sobre um enorme iceberg nos confins da Antártida, essa estrutura pode conter respostas para várias perguntas que sempre atormentaram as mentes mais brilhantes do planeta terra.

A organização global Immari, é responsável por um misterioso plano que tem como principal motivo acelerar a próxima evolução da espécie humana, contudo não se pode haver evolução sem haver algumas mortes antes, prova viva disso são os dinossauros, por isso, nada e nem ninguém será capaz de deter os planos dessa organização.

Em Jacarta na Indonésia, a geneticista, Kate Warner, trabalha em uma pesquisa que promete curar todos os indivíduos com autismo, não sabe ela que pode estar para descobrir muito mais do que apenas isso, o que a coloca na mira direta da organização Immari. Tendo que proteger com unhas, dentes e até a própria vida a sua descoberta, contudo ela não estará sozinha, pois contará com a ajuda de, David, um militar de alto escalão, extremamente forte e inteligente.

"A raça humana é a maior assassina em massa de todos os tempos." - pág 466

Então leitores, tenho poucas considerações a fazer sobre esse livro, primeiro que eu gostei bastante, a escrita do A. G. Riddle é maravilhosa, fluída e repleta de ação, o suspense prende o leitor da primeira página até a última. Não seja como eu e não tenha medo da grossura desse livro, pois você devora as páginas que nem vê. Eu não sou muito fã de ficção científica, mas esse livro aqui me conquistou legal.

Enfim, espero que o segundo livro não demore para sair, pois eu não vou aguentar de tanta ansiedade.

site: instagram.com/meninatecaria/
Arielle 20/05/2017minha estante
Também! Amei muito esse livro

Barão 20/05/2017minha estante
bem legal mesmo, no começo estava perdida, mas depois fluiu bem!