Libertação

Libertação Sándor Márai

Resenhas - Libertação

arthur966 24/03/2024

Se alguém é forte o suficiente para reconhecer a verdade da própria natureza, disse o homem, está próximo da libertação. e a suporta, sem mágoa, porque é uma verdade. e, na medida em que isso humanamente é possível, vive sem falsos desejos. é tudo que podemos fazer.

vanessa 28/11/2011

A conhecida habilidade de Sándor Márai em misturar as diferentes vozes da narrativa num discurso polifônico e envolvente encontra uma delicada realização neste pequeno romance, que embora escrito em terceira pessoa incorpora as falas e pensamentos de toda uma cidade sitiada. Erzsébet se esconde das bombas, tiros e morteiros que assolam a capital da Hungria nos últimos dias da ocupação nazista ao mesmo tempo em que cuida obsessivamente da segurança do pai. Nos estertores da Segunda Guerra Mundial, a polícia política do regime colaboracionista intensifica a perseguição ao célebre astrônomo e matemático, cuja reprovação silenciosa ao fascismo e ao antissemitismo o obriga a viver nos subterrâneos da clandestinidade. Enfraquecida pela alimentação e pela saúde precárias, cada vez mais isolada num escuro porão convertido em abrigo coletivo, Erzsébet é uma espécie de símbolo vivo de Budapeste e, por extensão, da Hungria. Encurralada entre as atrocidades nazistas e a ocupação soviética, o país, a cidade e a personagem compartilham a angustiosa espera pela libertação, enquanto o futuro se anuncia ao mesmo tempo luminoso e sombrio, promissor e incerto.
godoi 20/10/2019minha estante
A sua resenha é ctrl c ctrl v da sinopse do livro. Pq alguém faria isso?

DIRCE 22/12/2019minha estante
?????ctrl c , ctrl v Por quê alguém faria isso II