Tudo é Possível

Tudo é Possível Carlos Henrique de Oliveira

Resenhas - Tudo é Possível

Vanessa.Tasse 16/03/2023

Mergulhe nessa fascinante história repleta de questionamentos e reflita se na vida é no destino tudo é mesmo possível.

Diovana 16/12/2016

Três famílias. Vidas que se cruzam. Maria Tereza é casada com Alfredo, e Albertina com Luís Cândido. Por um breve período, Alfredo e Albertina se envolvem e desse amor nasce Rômulo. Maria Tereza fica sabendo dessa história e de alguma forma consegue, não só separar o casal, como também afastar mãe e filho. Rômulo então é criado por Augusta e Fernando, que mais tarde tem mais um filho: Ulisses. Albertina volta a viver com Luís Cândido e tem um filho chamado Paulo Henrique. Maria Tereza e Alfredo tem duas filhas gêmeas, chamadas Cristina e Luciana.
Rômulo nunca foi completamente feliz. Sentia-se uma menina presa em um corpo de menino e conforme seu lado feminino ia ficando mais evidente, sua relação com o pai ia tornando-se cada vez mais insustentável, até chegar ao ponto de Rômulo ser expulso de casa. Apesar de amar o filho, Albertina era submissa ao marido e não fazia nada que pudesse desagradá-lo. Felizmente Rômulo pôde contar com o apoio do tio e dos avós na fase mais difícil de sua vida e, algum tempo depois de ser expulso, tornou-se Louise. Aproveitando a condição financeira confortável da família, Louise conseguiu refazer sua vida na Áustria, embora para isso tenha sido preciso abandonar seu grande amor Denizarth no Brasil.
Albertina sabia que a responsável por ela ter se afastado de seu filho Rômulo foi Maria Tereza mas mesmo assim não hesitou em "combinar" que Paulo Henrique e Luciana se casariam para unir a fortuna das duas famílias. Paulo Henrique simplesmente não aceitou quando Luciana disse que não queria mais se relacionar com ele chegando a tomar atitudes extremas.
Por mais diferentes que os caminhos dessas pessoas possam parecer, todos eles se encontrarão mais uma vez para resolverem antigas pendências.
Tudo é Possível traz à tona um tema muito polêmico: a transexualidade e sua aceitação pela sociedade. Acompanhando a história de Rômulo/Louise é possível compreender um pouco melhor toda a situação, inclusive com todo o preconceito e discriminação que os transexuais sofrem todos os dias. Como problemas "secundários" na história, temos novamente a violência doméstica e submissão feminina.
As passagens com os 'desencarnados' são breves e esparsas. E, apesar de em alguns momentos encontrarmos os ensinamentos espiritualistas de maneira mais "forçada" descritos em mais de uma página, na maior parte do texto eles aparecem no meio de conversas e reflexão, em breves parágrafos que se harmonizam perfeitamente com o contexto, não fugindo da narração dos fatos. A leitura na maior parte do tempo é leve e fluída, com apenas alguns momentos mais conturbados e pesados.
De certa forma há 2 partes cruciais na história. Uma delas mais ou menos na metade e pouco depois, que é onde acontecem os grandes eventos com as famílias envolvidas. E a outra é no final do livro, onde temos uma compreensão maior de toda a história, da missão dos espíritos encarnados, o que precisaram apreender em sua volta e como isso aconteceu.
Comparando com Tudo tem um Porquê, Tudo é Possível possui menos termos "específicos" e explicações sobre o Espiritismo, porém isso em nada influencia na compreensão da história. Posso estar exagerando, mas talvez tão importante quanto a parte sobre os espíritos e sua missão, seja a reflexão que ele nos propõe sobre assuntos presentes em nosso dia a dia, como a transexualidade. Abordado de maneira direta, mas não forçada, nos propõe refletir e compreender como nem tudo que acontece é decorrente das nossas escolhas, e muitas vezes, tudo o que nos resta é aceitar e perdoar.

site: http://livroslapiseafins.blogspot.com.br/2016/12/terminei-de-ler-tudo-e-possivel.html

Isa - @livros_em_mente 20/01/2017

Amorzinho
"Ele jamais gostou de ser menino. Sempre quis ser uma garota, sempre quis usar o que as garotas usavam. Extremamente delicado, Rômulo constantemente sofria perseguição na escola. Era chamado por apelidos jocosos e sofria agressões físicas e verbais das mais diversas."

Rômulo desde de pequeno sofreu muito preconceito, ele se sentia uma "menina no corpo de menino". Não entendia porque seu pai não gostava dele e mais tarde porque Deus o fez assim "eu deveria ter nascido menina, tudo seria mais fácil". Esse era seu pensamento. Mas a verdade é que de tanto falarem e falarem que ele tinha que ser homem, chegou um certo ponto que ele mesmo não se aceitava gay. Só que isso não durou muito tempo, depois dos dezoito anos ele não se conteve mais, depois de alguns conflitos resolveu ir pra Austria estudar e fazer uma readequação sexual. Isso mesmo, Rômulo vira Louise, uma transsexual muito linda.
O livro todo gira em torno de muitos conflitos, preconceitos sexuais, raciais e até contra a mulher, que para muitos ainda tem aquele papel de submissa aos homens.

"Augusta sofria calada com a violência do marido. Apanhava ás escondidas, na intimidade do quarto do casal. Fernando estapeava-lhe com frequência e, quando chegava do trabalho muito estressado ou quando bebia um pouco a mais, batia na esposa com sinto. Ela achava que era culpada pelas agressões e não contava nada a ninguém, nem sequer a Ulisses."

Nem preciso dizer o quanto quis bater em alguns personagens né!? Porém aprendi muito com essa leitura, mais do que eu já sabia, temos tantos acontecimentos nessa trama que você se pega pensando em como a vida da voltas.

A vida nos da muitas escolhas, e são elas que nos tornam do jeito que somos, não o mundo. Para sermos felizes depende de nos aceitarmos do jeito que somos e não querer ser o que os outros querem que sejamos. Não viver sobre as regras/comando de ninguém. Deus nos da o livre arbítrio, somos livres pra vivermos do nosso jeito, seja ele bom ou ruim. Nada é impossível para aquele que acredita.
Temos também que aprender a perdoar (sei que não é fácil), mas temos que tentar e dar o perdão também.

" - O perdão é algo maravilhoso e libertador, mas precisa ser trabalhado, conquistado e sincero. O bom é manter nossa segurança energética, psicológica e física, sem ressentimentos que só trazem mais e mais tristezas."

O livro é narrado em terceira pessoa, a escrita é leve, ele é um pouco confuso no começo, pois conta várias estórias que com o passar da leitura vão se fundindo, você vai entendendo e tudo vai se esclarecendo. Eu recomendo pra quem gosta de descobrir mais sobre a vida, sobre o nosso mundo e sobre os assuntos mais conflitantes, porque dentro do livro temos os "tabus" de hoje em dia. Já adianto que se você for ler o livro tem que ter a mente mais aberta a novos mundos e novas descobertas.

Quer ver mais resenha??? Simples, só seguir meu blog. Link abaixo:

Beijinhosss e até a próxima!!!

Jessica.Laila 07/06/2017

RESENHA: TUDO É POSSÍVEL | Noite de Outono
Começo dizendo que esse livro é realmente incrível, pois aborda temas como transsexualidade, feminismo e espiritismo de uma forma leve e didática bem do jeitinho que eu gosto né. O livro conta a história de vários personagens que estão ligados por Rômulo (meu personagem favorito).

Rômulo desde pequeno era diferente dos outros meninos de sua idade, e por conta disso acabava sofrendo muito preconceito inclusive por seu pai Fernando, ele e sua mãe Augusta sofriam com as agressões físicas e psicológicas de Fernando, mas sentiam-se presos a ele e dependentes de alguma forma. O livro mostra toda a luta e as reviravoltas na vida de Rômulo até ele finalmente se descobrir uma mulher trans, o que demora bastante porque ele passa pela fase de achar que não se atrai por mulheres e se nega a se sentir atraído por homens então pensa em seguir o celibato, depois ele pensa que é homossexual até que começa a se travestir e só então se descobre uma mulher trans.

Eu achei isso incrível no livro, porque mostra toda a sensibilidade e o sofrimento de Rômulo até finalmente ser Louise e tudo o que envolve o universo trans, como a transfobia, a cirurgia de readequação sexual, acompanhamento psicológico e isso tudo é escrito de uma maneira tão real que realmente te passa todo esse sentimento da Louise. É com certeza a personagem mais forte do livro.

O livro também mostra muito bem a relação intrínseca entre relacionamento abusivo e o conservadorismo religioso (mesmo não especificando um religião, mas sabemos que é cristã). Ele mostra todo o lado negativo do discurso da submissão feminina segundo a igreja e por consequência a sociedade e a forma como isso pode destruir a vida de muita gente. Mostra também um outro lado da religião, que eu como não cristã achei incrível e pessoalmente respeito muito, toda a questão do amor e da amizade, do respeito, do acolhimento. Achei tudo isso maravilhoso.

Bem, é meio difícil pra mim falar desse livro sem dar spoilers e como sempre eu preciso problematizar algo né. Eu particularmente não me senti muito bem lendo a parte dos ex escravos (não vou entrar em detalhes pra não dar spoiler, então leiam o livro pra saber do que estou falando hahaha) eu achei muito vago e até desnecessário na história, apesar de ser uma parte relativamente pequena no livro foi uma parte que eu fiquei bem incomodada mesmo. Mas fora isso o livro é incrível.

Eu recomendo esse livro pra quem é espirita e pra quem assim como eu não é, o livro é realmente muito bom e muito bem escrito e vale a pena ser lido e relido e guardado com muito carinho na sua estante.

E aí você já leu “Tudo é Possível”? O que achou da resenha? Deixe seu comentário vou adorar ler. E não esqueça de me acompanhar nas outras redes sociais pra não ficar de fora de nenhuma outra novidade que rolar por aqui.

site: http://www.noitedeoutono.com/2017/05/resenha-tudo-e-possivel.html

Vanessa Vieira 18/11/2017

Tudo é Possível - Carlos Henrique de Oliveira
O livro Tudo é Possível, do autor Carlos Henrique de Oliveira, nos traz um romance espírita interessante e extremamente válido, envolvendo homossexualismo, preconceito, perdão e amor. Com uma abordagem clara e sucinta e um tema ainda hoje complexo, a obra se mostrou bastante intensa, apesar de algumas pequenas pontas soltas.

Maria Tereza é proprietária de um dos maiores veículos de comunicação do país e tem duas filhas gêmeas, Cristina e Luciana. Entretanto, mesmo tendo aparências absurdamente semelhantes, as irmãs têm personalidades e temperamentos bem distintos.

Com o decorrer do tempo, os fios do destino acabam conduzindo as irmãs até Louise, uma transexual linda, culta, sensível e amante das artes, propiciando transformações viscerais na vida de cada uma delas. Tendo como base os acontecimentos que norteiam o destino dessas personagens, várias questões são levantadas ao longo da leitura, dentre elas ao que concerne a justiça. Algumas incógnitas vêm à tona, tais como se a vida é de fato justa e/ou se existe realmente justiça nos dias atuais...

Tudo é Possível é um livro sensível, tocante e profundo. Abordando o mundo dos LGBTTT, bem como os seus anseios, frustrações, sonhos, decepções e dores e, acima de tudo, o preconceito e a violência gratuita que os circundam, o autor Carlos Henrique de Oliveira compôs uma trama intensa e repleta de reviravoltas. Narrado em terceira pessoa de forma bem detalhista e com traços bem contemporâneos, o livro nos trouxe um enredo bem interessante e singular, mas achei que alguns pontos da história não foram tão bem elucidados.

Maria Tereza é uma mulher fria e calculista. Ambiciosa e preocupada com as aparências, ela acha que pode moldar o destino de todos ao seu redor de modo a lhe beneficiar, mas acaba descobrindo da pior forma que isso não é possível. Para garantir o seu sucesso e objetividade, ela não tem limites e é capaz até mesmo das piores atrocidades, eliminando tudo e todos que se colocarem em seu caminho. Foi interessante acompanhar o seu amadurecimento depois de ser debulhada pela dor, entretanto achei que muitas das atitudes da personagem não foram devidamente punidas e muito menos justificadas.

Cristina e Luciana são duas irmãs de bom coração e índole, apesar de terem características bem distintas entre si. Luciana - a favorita de Maria Tereza - anula sua vida e até mesmo sua felicidade em prol da mãe, se tornando praticamente um boneco de fantoche nas mãos dela. Ela tem medo de sustentar suas próprias opiniões e não contraria Maria Tereza em nada, maltratando até mesmo o seu coração com isso. Já Cristina é dona de si, independente e luta por aquilo que acredita, mesmo se tornando a ovelha negra da família. Sua linha de pensamento é incrivelmente inteligente e ela é a responsável pelos diálogos mais interessantes e articulados do enredo.

Louise é doce, sensível e linda. Ela sofre demais ao longo da história e sua dor é extremamente palpável ao leitor. É gratificante acompanhar a personagem adquirir amor próprio e se apaixonar por cada uma de suas nuances e qualidades. Sua importância é fundamental no enredo e ela se torna o elo de ligação entre as irmãs gêmeas e Maria Tereza.

Em síntese, Tudo é Possível se mostrou um romance espírita bem peculiar e interessante, além de ter uma abordagem coesa e edificante sobre o LGBTTT. Suas personagens são bem heterogêneas entre si, o que propiciou em uma história enérgica e repleta de reviravoltas e desfechos. Infelizmente, achei que algumas pontas soltas acabaram por ofuscar - mesmo que de forma mínima - o brilho do enredo, principalmente no que se refere ao destino de Maria Tereza. A capa é bela e chamativa e as borboletas fazem analogia às profundas transformações ocorridas na trama e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das pequenas ressalvas, não deixo de recomendar.

site: http://www.newsnessa.com/2017/11/resenha-tudo-e-possivel-carlos-henrique.html

Iturrusgaray 14/12/2017

Tudo è possivel
Emocionante desde o início.

Amauri.Santos 23/01/2019

TUDO É POSSÍVEL
Finalizei nessa madrugada, mais uma leitura!
Amor, ódio, preconceito, dor, inveja, homossexualidade, crimes, segredos, sofrimento e muita aprendizagem, esses foram alguns dos ingredientes que movimentaram essa linda história de superação!
Vivemos numa sociedade machista, preconceituosa, e muito cruel, com aquilo que muitos julgam não ser o certo!
Mas se Deus é perfeito, como eu acredito que seja, tudo na sua criação também é!
Não existe o certo ou errado, quando se trata de sexualidade, as pessoas já nascem condicionadas, é bom frisar, não é opção, e sim condição!
Diante de tantos problemas, que um homossexual enfrenta, imaginem só, uma transexual?
Alguém que veio num corpo "errado", que se sente aprisionado a uma "roupa" que não lhe cabe?
São dilemas difíceis de ser solucionados, mas é fundamental o apoio da família, e dos amigos verdadeiros!
Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma aberração, ninguém opta pelo sofrimento, nem sofre sérias cirurgias, por modismos, é o espírito do indivíduo se libertando dessas amarras que eles(a) estão presos (a)..
A trama é muito bem escrita, retrata uma realidade nua e crua, mas que pode sim ter um final feliz!
Só gostaria de fazer duas observações, que como leitor não passou despercebido!
Fiquei frustrado com dois acontecimentos na história, é óbvio que não falarei aqui, (seria Spoiler).
Mas acredito que o autor não se atentou a esse detalhe, e não deu explicações na história, para seus leitores!
Friso, que isso é uma crítica sim, mas construtiva, não estou em hipótese alguma julgando o autor, que por sinal escreve muito bem, é somente uma observação, como leitor atento que sou, e observei esses detalhes, que não foram esclarecidos, como eu acho que deveriam ser!
No geral a trama é emocionante, eu indico a todos, principalmente se você conhece algum transexual, indique essa leitura, ou alguns pais de transexuais também!
E vamos respeitar mais as pessoas, não importa a sua sexualidade, religião, time de futebol, partido político, nada disso define o caráter de uma pessoa, então não julgue, e nem atire pedras, a gente não sabe o dia de amanhã!