O meu melhor amigo é gay

O meu melhor amigo é gay Dielson Vilela

Resenhas - O meu melhor amigo é gay

Fábio 18/06/2020

uma realidade incontestável...
Adorei o livro! Parabéns Dielson Vilela por cada palavra. Texto rico em detalhes e realidade. Foi emocionante ler o livro pir me fazer lembrar de fatos que aconteceram com amigos, com amigos de amigos, mas que acima de tudo ainda existem pessoas com bons olhos e bons corações. Existe uma frase que admiro muito que diz "o amigo é o irmão que podemos escolher" é que casa divinamente com sua obra, quem em sua vida não tem um "Carlos" ou um "Márcio" ou até mesmo os dois em suas vidas.
O Guilherme é a figura que mais se destaca, ele nada mais é do que a realidade incontestável do que muitos vivem dentro da sociedade. Uma sociedade conservadora, preconceitosa, cheias de regras de sim e de não, o certo é errado e o errado é que ê certo, enfim... um livro que mostra a verdade nua e crua. Formidável, em outras palavras é uma literatura que prende o leitor de início ao fim.
Dielson(autor) 19/06/2020minha estante
Muito feliz com o seu comentário. Obrigado pela leitura.

Jackson 28/01/2022

Esse livro é para adolescentes e para os pais e amigos de pessoas gays.
Meu melhor amigo era preconceituoso!
Essa história me fez reviver minha adolescência, meu melhor amigo à época me aceitou, depois de 10 anos de amizade votou em Bolsonaro e hoje posta nas redes que [*****]tem que apanhar! Já to vacinado (2 vezes, literalmente) desse tipo de coisa. Ele não existe mais pra mim.

Li esse livro em algumas horas, o homem de 31 anos que gosta de literatura e história encontrou alguns problemas importantes na obra. Mas prometi a mim que se minhas observações pudessem desmotivar qualquer novo escritor, não comentaria nada da obra a não ser para comentar de forma empática ou de forma a exaltar os pontos fortes da obra.

Pensei muito sobre a história que acabei de ler, e pedi ao meu EU de 2005, um adolescente de 15 anos, que lesse e fizesse seus comentários sobre esse livro que conseguiu deixar um homem maduro extremamente triste, com raiva, angustiado, fez verter lágrimas de sofrimento por uma época que, graças a literatura e meus amigos gays também no armário, conseguiu sobreviver, se aceitar e ter orgulho do homem que se tornou...

Janeiro de 2005
É um livro envolvente que conta a história de Carlos (hétero) e Márcio (gay) que está no armário. A maioria das histórias dos gays parece seguir o mesmo roteiro, e essa história foi muito extrema!
Hoje em dia é quase impossível ter acesso a literatura “GLS”, ou porque ninguém quer se queimar e virar chacota escrevendo sobre isso, ou porque o público, que não é pequeno, não compra porque não dá pra esconder um livro com esse título e as pessoas provavelmente vão te xingar e alguns te bater. (em 2005 não existia e-book)

Carlos é um escroto, fez tudo pra deixar seu amigo na pior ao invés de pelo menos ter um pingo de misericórdia e tentar amenizar a situação com o pai de Márcio que descobriu que o filho é gay da pior forma possível, e da pior forma que um gay pode ser exposto!

Márcio foi muito querido em aceitar Carlos de volta como amigo, o discurso do reencontro foi emocionante, ahh como me senti representado, eu chorei tanto nessa parte, pois é exatamente assim que me sinto!

E a mãe de Carlos é igualzinha a minha mãe, intolerante, mas sei que ela me ama muito e sei que ela só fala as coisas que fala, que gay são aberração e que vão direto pro inferno porque deus não perdoa esse tipo de pecado, por causa da igreja.

O Guilherme que faz parte do grupo de extermínio montado por uma igreja evangélica, não me surpreendeu nem um pouco, na igreja onde vou tem um monte de gente assim, só não fazem nada do que Guilherme fez por falta de coragem ou porque os gays da cidade se escondem.

Eu quase não consegui terminar esse livro, chorei tanto que fiquei com dor de cabeça, eu só queria dormir por uns 2 dias pra esquecer toda essa tragédia, já basta o que tenho que passar na vida real!

Espero profundamente que daqui há uns anos as coisas tenham mudado um pouco e eu possa compartilhar esse livro com minha família e com meus amigos sem ter medo de apanhar, pra eles entenderem a dor que gente como eu carrega em silêncio, sem alarmes e sem surpresas - Lembrei da música do Radiohead.

Esse hétero que escreveu o livro está de parabéns, vou dar 5 estrelas. Espero que ele escreva mais coisas e mais pessoas possam aprender através da sua escrita!
Dielson(autor) 11/03/2022minha estante
Concordo com a sua resenha. O livro será relançado justamente tentando reparar os problemas que acabaram

Dielson(autor) 11/03/2022minha estante
Saindo na impressão dessa edição. Era um autor muito novo e fui enganado no processo de lançamento, mas bola para frente. O importante é que a obra consegue tocar o coração de muita gente. Gratidão pelas palavras.

Jackson 11/03/2022minha estante
Foi maravilhoso ter descoberto essa obra. Parabéns ?

Nay 17/04/2020

CORAÇÃO PARTIDO
Escolhi esse livro para estreiar o meu kindle e estou acabada, chorando horrores, coração dilacerado, o livro aborda um tema da nossa realidade, então ler certas coisas, dói e dói mais ainda, sabendo que acontece mesmo, impossível não chorar com esse livro, misericórdia, quanta dor, maldade. E o final, o final é para destruir o nosso coração mesmo.. Sei nem o que dizer, estou sem palavras..

Gabriel 13/09/2016

Um Livro Para Te Fazer Pensar, Refletir e Torcer
Logo de cara você tem um choque de realidade e naturalismo, no primeiro capítulo já é possível notar como seria tratado os temas durante o livro inteiro: com muito realismo o objetividade.
Dielson já nos deixa intrigado nas primeiras páginas querendo saber mais sobre o narrador e suas postagens, além dos acontecimentos e reviravoltas.
Os dialogos e cenas sao bem inteligentes, te fazem refletir muita coisa, parei por muitos momentos para pensar nos assuntos e como eles são importantes e nos afetam como sociedade de maneira geral.
A principio temos uma cena da noite de Recife, cidade palco do livro, onde um crime desencadeia uma constante critica social em sua cabeça.
Não se deixe ser levado só pelo titulo, muito se é discutindo nas páginas, e fico feliz de termos um livro tão atual que não tem medo de colocar o dedo na ferida ao falar sobre sexualidade, homofobia, racismo e muitas outras coisas que estão estampadas nas nossas caras, mas ou nao vemos ou ignoramos.
Dielson nos apresenta por muitas vezes o obvio: situações que já sabemos que acontecem nas ruas ou dentro das nossas próprias casas. Já começar pelo protagonista, Carlos, que ao presenciar um crime brutal usa a internet para desabafar seus dilemas pessoais. Existem também personagens que reflete muito bem a vida real, como sua mãe, que usa da empatia logo no inicio do livro ao colocar a culpa na própria vitima, e todos seu circulo de amigos e conhecidos e amigos que pendem para varios lados da trama. E também nos próprios criminosos que acham que o que fazem é o certo. Por sua vez tudo isso se reflete em Carlos que mostra sua opiniao sempre tão abertamente.
A obra se converge interamente para Márcio, o amigo gay do titulo, e a cada capitulo fui levado cada vez mais a ver as vertentes da amizade dos dois e das situações problemas que era apresentadas. O livro foge também do cliche, porque toda vez que parecia que a historia iria rumar para um ponto, a tomada de desiçao de Carlos te deixava apreensivo com a trama.
Sobre a qualidade tecnica, a diagramação é muito boa, faz entrar inteiramente, as fontes são grandes e por isso não tem como cansar durante a leitura.
É uma leitura muito recomendavel, com um final de cair o queixo. Este é um livro onde você é o tempo inteiro convidado a pensar e a ser posto a prova assim como a amizade onde você torce o tempo inteiro para vencer as barreiras do preconceito.
Dielson(autor) 14/09/2016minha estante
Sem palavras para essa resenha.

Isie Fernandes 14/09/2016minha estante
Que legal esse livro! Parabéns ao autor, quero lê-lo. =)

Eliana Portella 14/09/2016minha estante
Olá, amados!
Tenho o privilégio de conhecer pessoalmente os dois autores, e basta conversar alguns minutos com ambos para perceber a sensibilidade e o talento na hora de se expressar.
O livro "Meu melhor amigo é gay" já estava em minha lista de leitura e a resenha só fez aumentar ainda mais minha vontade de viajar nas páginas desse romance que certamente me fará refletir e crescer.
Beijos

Dielson(autor) 14/09/2016minha estante
Obrigado, Eliana!!! Você é uma pessoa talentosa também!!!

Dielson(autor) 20/04/2021minha estante
Obrigado pela sua resenha. Que bom que o livro te tocou dessa forma.

Gaby 26/01/2022

Muito bom esse livro apareceu no momento certo me indentifiquei muito com ele. Só em algumas partes que eu não conseguia ler mas o resto é muito bom.
Obrigado pela leitura!!!!

Victor.Cintra (indica_books) 23/08/2018

Recomendo
Prepare-se, va com seu lencinho e sabendo que vai se acabar de chorar com a realidade desse livro.
Dielson(autor) 21/04/2021minha estante
O autor chorou muito escrevendo também.

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 06/09/2018

Resenha: Meu melhor amigo é gay
Meu melhor amigo é gay é um livro de romance, drama e LGBT escrito pelo autor Dielson Vilela.

A estrutura do livro a capa prevalece com o personagem principal no teu notebook foi feita pelo incrível de Décio Gomes, com uma diagramação excelente de Bruno Lira, o livro tem dedicatória, com ilustrações como se o computador estivesse carregando, capítulos devidamente numerados e nomeados e no final com agradecimentos. O livro foi disponibilizado pela Lilian editora chefe da Editora Coerência na Bienal de 2018.

O livro é sobre dois amigos Márcio e Carlos, Carlos foi testemunha de uma brutalidade de uma pessoa que foi alvo de preconceito ele fala com a mãe dele que tem seu certo preconceito e quer se desculpar como agiu com seu melhor amigo ele decide fazer um blog chamado: Meu melhor amigo é gay - explicando o título do livro - no começo do livro o autor diz: “ Qualquer tipo de preconceito ou intolerância nunca será apenas um mimimi” assim em meu ver essa frase mostra a importância deste livro com relação ao tema preconceito. Carlos encontra o amigo, ele teve de se desculpar pois ele não agiu bem quando descobriu que Márcio é gay. Para saber mais leia você vai gostar.

Analisando o livro o escritor dedicou esse livro a um índio Galdino Jesus dos Santos que foi morto, ao estudante Luís Alberto Betonio vítima de homofobia e a Eloá Cristina Pimentel vítima de machismo. Reatado isso mostra a importância do livro como um todo sobre os assuntos tratados. Eu amei o livro mas não esperava pelo seu final, portanto eu recomendo se você gosta desse tipo de livro de LGBT ou quer começar a ler esse gênero. Assim o escritor te faz entrar no blog Meu melhor amigo é gay com o qual você pode se encantar.

Sobre o escritor: Dielson Vilela tem 28 anos e é natural de Recife/PE. É formando em Letras – Português/Inglês e Especialista em Metodologia da Tradução-Inglês. Atualmente, trabalha como coordenador e professor de inglês em um curso de idiomas. Leitor voraz, ele é apaixonado pelos mais diversos gêneros e títulos da literatura brasileira e internacional, além de ser amante de filmes, séries e música. Ávido pela escrita, iniciou seus trabalhos como autor de web, em um site de auto publicação. Sua primeira obra alcançou, em curto período, mais de 5 mil leitores, impulsionando-o a levar a trama para a publicação em papel: “O meu melhor amigo é gay”

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2018/09/resenha-o-meu-melhor-amigo-e-gay.html
Dielson(autor) 21/04/2021minha estante
Obrigado pela bela resenha cheia de detalhes.

robson.cuer 08/10/2016

Para amigos de todos os jeitos
Dielson Vilela entrega ao leitor uma história honesta sobre as relações humanas na fase da juventude e como transformar erros em acertos e trabalhar a sua tolerância ao diferente.
Carlos e Márcio são amigos com orientação sexual diferente no ápice das descobertas da juventude e vivem a sua amizade e as dificuldades que o destino lança com a maturidade nascendo dentro deles.
Oferece momentos divertidos e barra pesada como a vida é. Toca no preconceito que permeia a nossa vida em relação a sexualidade alheia, mas com humor.
Escrita fácil, dá para ler de uma vez só, de tão envolvente que é a amizade dos dois.
Se prepare para reviravoltas!

tabathacuzziol 20/10/2016

Um livro extremamente necessário
Comecei a leitura de "O Meu Melhor Amigo é Gay" sem grandes pretensões, achando que fosse apenas mais u romance de temática LGBT. Nunca estive tão enganada.
A história de "O Meu Melhor Amigo é Gay" é grande, profunda e arrebatadora. Envolve o leitor até a última palavra, fazendo-o ansiar por mais.
As lições que obtive desse livro irão me acompanhar pelo resto da minha vida, e sempre que eu puder, encherei o peito na hora de falar, LEIA "O Meu Melhor Amigo é Gay" QUE VOCÊ NÃO VAI SE ARREPENDER.

site: https://www.youtube.com/watch?v=gYGakit-dWM
Dielson(autor) 20/10/2016minha estante
Como eu fico feliz em ler algo assim. Muito obrigado pelas palavras. Sua resenha foi perfeita.

Dielson(autor) 11/11/2016minha estante
Como não amara essa resenha!!!

ElvisHenri 28/03/2017

Um livro necessário
Nada que eu escreva aqui vai ser suficiente pra descrever como esse livro é importante. Esse livro trata de tantos assuntos sérios e que deveriam ser mais discutidos, um livro que deveria estar presente nas bibliotecas de todas as escolas. Logo no primeiro capitulo temos um grave acontecimento que move grande parte da história, já que é atraves dele que nosso protagonista muda sua visão de algumas coisas da vida. Temas importantes como sexualidade, intolerância, homofobia amizade e familia são tratados aqui. Gostei muito da narrativa do livro, a forma como é narrada através de um blog deixa a sensação de tudo ser mais real. A escrita do Dielson Vilela é ótima, eu pegava o livro pra ler e nem via as páginas passando. Algumas coisas pra mim não foram inesperadas já que páginas antes eu já deduzia o que iria acontecer e realmente acontecia (como quem era responsavel pelos crimes e o real motivo e também imaginei o final de um personagem). Meu único problema foi o final, eu já imaginava que iria acontecer algo muito grave, e aconteceu, mas no fundo eu queria que não acontecesse.
Dielson(autor) 10/04/2017minha estante
Que linda resenha!!! Muito obrigado pelas palavras.

desencaixados 23/05/2017

UM DOS MELHORES LIVROS QUE LI EM 2017
Voltando tarde da noite para casa, Carlos decide cortar caminho pelo Parque Treze de Maio com o intuito de chegar mais rápido ao ponto de ônibus. O parque já estava próximo a fechar e o garoto presencia uma das piores cenas de sua vida. Mais a frente — no parque — um grupo de garotos encapuzados estavam rodeando um morador de rua fazendo ameaças horríveis, infelizmente o final daquela situação não foi positiva. O morador de rua que nada tinha feito foi morto com dois tiros na cabeça, a notícia passou em vários jornais e já em casa — após o acontecimento — Carlos queria ir à delegacia contar o que tinha ouvido nos assassinos, mas sua mãe muito conservadora preferiu que ele não entrasse no meio da história.

Alguns dias atrás Carlos brigou com seu melhor amigo, Márcio. Tudo aconteceu quando eles estavam comemorando o último ano escolar da turma e muitos ali estavam esperando o resultado dos vestibulares, então tudo era motivo de comemoração. Durante a festa quase todos já estavam alcoolizados e Guilherme — um garoto totalmente intolerante e rico — inventa de cheirar cocaína e distribuir entre os participantes da festa, aquele ato causou discórdia e acabou com uma briga entre Márcio e Guilherme.

"Com raiva desliguei a TV. Era tão inacreditável ver a cara de que a repórter fez depois de ter anunciado uma brutalidade daquelas. Ela parecia feliz em noticiar as atrações para o final de semana, como se isso fosse nada, como se aquela notícia fosse tão comum que não fizesse diferença para ninguém o fato ocorrido, como se as atrações para o final de semana fossem muito mais importantes do que aquele crime. (página 21)"

Foi durante essa briga que Carlos e todos os seus amigos descobriram que Márcio é homossexual — não direi como, pois é considerado spoiler —, a forma que a maioria das pessoas soube da “noticia” foi totalmente cruel e sem noção, principalmente da parte do seu melhor amigo. Inconformado com tudo que havia acontecido, Carlos resolve criar um blog com o nome O Meu Melhor Amigo é Gay para tentar reconciliar a sua amizade com Márcio, só que as coisas estavam mais do que complicadas. Um grupo de jovens intolerantes estavam matando pessoas que se encaixam como minorias pela sociedade — moradores de rua, travesti, crianças carentes, índios e afins —, além disso, o seu amigo que também é considerado como minoria estava sem dar notícias e tinha acabado de ser expulso de casa.

Infelizmente a introdução da obra vai ficando por aqui, pois durante a leitura acompanhamos Carlos publicando em seu blog sobre a sua amizade com Márcio. Eu não posso dar continuidade a trama inicial, pois tenho medo de soltar algum spoiler sem perceber, então para não estragar a leitura de ninguém eu prefiro deixar vocês com a curiosidade do que aconteceu com Márcio e como ele está lidando com os acontecimentos. Mas é válido lembrar que durante a resenha irei abordar assuntos importantes da história que vão ajudar vocês terem uma visão mais ampla da obra.

O Meu Melhor Amigo é Gay, de Dielson Vilela é um livro totalmente gritante e importante na sociedade que vivemos. Ele foi publicado pela Editora Coerência, é uma literatura LGBT e aborda assuntos muito relevantes.

Esse foi o segundo livro que fiz a leitura com a temática LGBT. Com disse na resenha de Não Tão Primos, eu estava muito incomodado com a minha ausência na literatura LGBT, mas acabei recebendo a proposta da Editora Coerência e recebi alguns exemplares da editora e entre eles vieram os dois — Não Tão Primos e O Meu Melhor Amigo é Gay. — As minhas expectativas com essa obra estavam altas e felizmente o autor conseguiu alcançar todas elas.

Como muitas pessoas vem dizendo; o livro é necessário. Quando falando de livros com personagens homossexuais, transexuais e afins, sempre pensamos em críticas sociais sobre aquele público, e foi justamente isso que pensei quando comecei a fazer a leitura de O Meu Melhor Amigo é Gay. Felizmente o Dielson conseguiu quebrar positivamente as minhas expectativas, pois além das críticas sociais com os LGBTs ele conseguiu fazer alertar sociais com todas as outras “minorias” que a sociedade rótula. Eu fiquei extremante feliz por isso, pois ele conseguiu falar sobre homofobia, transfobia, falsos cristãos, contradição bíblica e intolerância religiosa e cultural — é válido lembrar que o autor não desrespeita nenhuma religião.

O bom de tudo isso é que o autor não para por ai, ele não elimina os personagens principais e “secundários” das intolerâncias e ignorância ao assunto, o foco é mantido o tempo inteiro e a forma que os personagens lidam com as minorias me incomodou bastante — é intencional da parte do autor —, pois personagens que eu não esperava cometeram homofobia com muita agressão verbal. Mas por outro lado eu super entendo a intenção do autor, pois durante a leitura as coisas vão se encaixando e alguns personagens deixam de serem alienados. Um grande exemplo e que não é considerado spoiler é o protagonista Carlos.

Outro ponto super relevante que o autor pensou muito bem foi a forma que Carlos lidar com a homossexualidade no geral. Depois de presenciar a morte do morador de rua e reconhecer o erro, aparentemente ele pesquisa sobre o assunto e melhora o seu entendimento sobre em relação as intolerâncias da sociedade, só que é muito comum as pessoas que estão começando a entender sobre sexualidade usar o termo “opção sexual” — o termo certo é orientação sexual, ninguém escolhe a sexualidade, muito pelo contrário, ela se orienta —, eu fiquei muito feliz em saber que Dielson Vilela conseguiu ficar atento com esse detalhe, assim enriquecendo MUITO a história tornando-a mais realista.

Esteriótipo é outro assunto que o autor destrói por completo, pois Márcio — o protagonista homossexual — é extremamente diferente do que a sociedade tem costume de rotular com o LGBT. Ele é muito bom em futebol, já beijou várias meninas — o que é considerado fachada — e em nenhum momento fez com que seus amigos percebessem a sua verdadeira sexualidade. Em comum com os outros homossexuais, mas não posso generalizar porque nem todos são assim, Márcio defendia um colega de classe que tinha trejeitos afeminados e muitas das vezes ele já foi “xingado” por defender o garoto, mas fora isso os esteriótipos são eliminados por completo.

"— Não, você não vai saber. Você nunca vai saber o que é ter medo de ser você mesmo só porque as pessoas preferem não lhe entender e respeitar. (página 111)"

Eu acho que deixei bem nítido que os personagens criados pelo Dielson Vilela foram muito bem projetados, mas é válido lembrar que todos eles têm muito que nos ensinarem durante a leitura do livro. O legal de tudo isso, é que cada um é capaz de nos surpreender de formas diferentes, seja os protagonistas ou personagens secundários, todos eles nos ensinam lições de vida extremamente importantes para uma vida socialmente saudável.

O cenário escolhido pelo autor foi muito bem descrito, até porque ele mora no local e conseguiu nos passar informações muito relevantes; como o Parque Treze de Maio e outros locais citados durante a história. O que podemos adicionar como mais um ponto positivo, pois torna a história mais real. Andei pesquisando no Google e infelizmente alguns ou todos os casos citados na história são baseados em fatos reais, Dielson até colocou na dedicatória o nome deles para um melhor entendimento.

A diagramação do livro está impecável, o trabalho editorial da Coerência sempre me surpreende e em O Meu Melhor Amigo é Gay eles conseguiram ser muito criativos. Em cada capítulo é encontrado uma layout de website como se fosse as publicações do blog que Carlos estava escrevendo, além disso, em alguns capítulos também encontramos plataforma de “CARREGANDO” e no final da livro tem a ferramente de formatos para finalizar a sua utilização com o notebook/computador. A capa do livro é muito coerente com a história, o notebook aberto na parte da frente e fechado atrás condiz muito com todo o enredo, sem falar que a fonte e o espaçamento das palavras são ótimos e colabora para uma leitura muito prazerosa.

Sinceramente, eu me apeguei tanto na história que fiz a leitura em menos de 24 horas e devido ao final da obra eu chorei muito. Não sou de me emocionar com livros, mas a forma que me apeguei aos personagens e torci para que tudo desse certo, mexeu com meus sentimentos e chorei feito criança — de revolta — com o final da história, e para não estragar a leitura de vocês, eu recomendo não olharem as últimas páginas pode ser um GRANDE spoiler.

Portanto, eu vou usar o rótulo que as pessoas estão usando para definir o livro e fazer uma indicação em especial; o livro é necessário para você que infelizmente é intolerante ou não acha certo determinada decisão, o livro é necessário para você que avha certo engavetar um crime, o livro é necessário para você que acha certo e comum filhos de organizadores de instituições — igrejas — serem extremamente agitados, o livro é necessário para você que não importa com os sentimentos dos outros, ou seja, o livro é necessário para qualquer pessoa que prefere julgar e apontar o dedo antes de realmente conhecer a vitima.

site: http://desencaixados.com/resenhas/resenha-o-meu-melhor-amigo-e-gay/
Eduardo 01/04/2018minha estante
Cê tá mal de leitura .

Dielson(autor) 21/04/2021minha estante
Obrigado pela excelente resenha!!!

Luciana Souto de Oliveira 30/07/2017

Maravilhoso!!!
Carlos, heterossexual, tem um grande amigo, Márcio, que é homossexual, não assumido. Ao descobrir, Carlos ficou tão indignado que desprezou completamente aquele que considerava ser o seu melhor amigo.

Depois de um tempo, Carlos arrepende-se e, para externar os seus sentimentos, cria um blog que denominou ?O meu melhor amigo é gay? e passa a relatar tudo sobre sua amizade com Márcio.

No blog, além de Carlos escrever sobre o quanto a amizade de Márcio é importante para ele, ele passa a narrar fatos que acontecem em Recife e retratam a intolerância e preconceito de um grupo de jovens encapuzados que atacam pessoas pertencentes a grupos de minorias. Isso porque Carlos testemunhou o grupo cometendo um crime bárbaro, de madrugada, em uma das praças da cidade.

Carlos consegue reconciliar-se com Márcio, depois de pedir-lhe desculpas. Ocorre que, no círculo de amizades dos dois jovens protagonistas, além de algumas pessoas maravilhosas, existem pessoas que não aceitam a homossexualidade de Márcio, e, por isso, tratam-no com preconceito e hostilidade, e, como um tiro de ricochete, esses sentimentos atingem também Carlos que acolheu o seu amigo, o que, Guilherme, o mais preconceituoso e violento do grupo, não aceita.

A amizade de Carlos e Márcio enfrentará diversas formas de preconceitos, fazendo com que, em um determinado momento da história, suas vidas virem um verdadeiro inferno, quando torcemos, com todas as nossas forças, que o preconceito não vença mais uma vez.

Eu adorei esse livro!!! Dielson Vilela consegue nos fazer parar para pensar em o quanto é triste uma pessoa ser preconceituosa. Em alguns momentos do livro, senti-me triste pelo sofrimento em decorrência da violência que alguns personagens da história tiveram que enfrentar e por saber que, apesar de ser uma história fictícia, as situações narradas realmente acontecem e os agressores, na maioria das vezes, ficam impunes.

Este é um livro que tem muito a ensinar a todos nós e dentre várias mensagens lindas que ele tem, a mais certa é que, independente de você aceitar ou não a condição sexual do outro, você tem que respeitá-la. Isto é uma obrigação!
Dielson(autor) 21/04/2021minha estante
Sem palavras para a resenha!! Muito obrigado!!

Fernando - @ExploradorLiterário 28/08/2017

Olá leitores do Explorador Literário,

Hoje vos trago o livro" O Meu Melhor amigo é Gay" do querido escritor Dielson Vilela. Este livro pelo título já se pode imaginar do que se trata, mas não julguem o livro pela capa, pois esta obra trata-se muito além de um livro de tema LGBT, mas sim traz em pauta a intolerância, a falta de informação e disseminação do ódio.

*?Qualquer tipo de preconceito ou intolerância nunca será apenas um MIMIMI?-

Essa narrativa traz a história de dois super amigos de infância, desde crianças eles moram no mesmo prédio em Recife, sempre tiveram uma amizade muito forte, aquelas de irmãos, porém esta amizade é abalada quando Carlos descobre que seu melhor amigo não é quem ele acreditava que fosse, de um modo inesperado, a homossexualidade de Marcos vem à tona.

?Ninguém nasce preconceituoso, mas se torna um facilmente. Ainda criança, nos impõem as crenças e os pensamentos da sociedade. Desde a hora que nascemos até a hora que morremos?

Carlos foi criado apenas pela mãe, sendo um filho exemplar, porém era aquele tipo de garoto machista que praticava bullying com qualquer pessoa que não se encontrava dentro do ?padrão?, e não consegue aceitar alguém diferente devido aos seus preconceitos.

?Não podemos apagar tudo de ruim que nos aconteceu no ano anterior e recomeçar mesmo do zero. Quando todos os festejos passam junto com efeitos das bebidas, todos os seus problemas estão ali escancarados em sua cara. Tudo isso não passa apenas de uma metáfora para nos ajudar a sobreviver por mais um ano?

A vida é cheia de surpresas, e em um dos acasos da vida, nosso protagonista é testemunha de um crime bárbaro e covarde, que faz com que ele repense sobre a vida, crenças e atitudes. Para expor todo medo e angústia que lhe sufoca, ele cria um blog onde registra todos acontecimentos presenciado.

?Gay é gay e ponto final, seja ele afeminado ou não?

Dielson nesse romance policial, mostra a dificuldade que temos em conviver com a diferença, e como a sociedade quer impor que todos sejam iguais, agindo de forma preconceituosa, e tendo atitudes às vezes bárbaras. A obra também nos faz refletir sobre nossas atitudes para com o próximo, como nos portamos sobre os acontecimentos diários, e como lhe damos com as minorias.

?Ser gay não faz de mim uma aberração, pelo contrário, me torna tão humano quanto vocês. Para a maioria das pessoas é muito mais fácil julgar do que entender.?

O escritor nos traz os dois lados da história, como também é difícil para nós, homossexuais, e como é difícil para sair do ?armário? quando conhecemos os preconceitos das pessoas que amamos, sendo pior quando somos arrancados do armário, e como temos que ser forte para enfrentar tudo e todos para ser quem realmente é.

Após ler este livro cheguei à conclusão que não é apenas um livro para os LGBTs, mas sim para todos: pais, mães e toda a sociedade.

site: http://srexploradorliterario.blogspot.com.br/2017/08/resenha-o-meu-melhor-amigo-e-gay.html
Dielson(autor) 21/04/2021minha estante
Como eu amo essa resenha!!!

@bardoriano 29/08/2017

Um toque de realidade e chocante...
Prepare-se para nadar em lágrimas e receber um choque de realidade.

? Carlos, é um adolescente ignorante e preconceituoso como quase todos dessa fase. Até presenciar uma cena horrível que lhe perturbou e o fez mudar totalmente o jeito de ver as coisas.

? Carlos e Márcio são melhores amigos, melhores de verdade e com uma amizade de causar inveja a qualquer um. Mas essa amizade é abalada por causa de uma cena que Carlos viu e foi ai que descobriu que o Melhor Amigo dele é Gay. Resumo depois disso: Carlos ofende Márcio e começa a agir frio com ele, Márcio fica destruído, é expulso de casa e humilhado e depois disso ninguém têm mais notícias dele.

? Carlos presencia um ato HORRÍVEL DE ASSASSINATO pelo simples fato de um mendigo ser um mendigo. Depois desse dia ele começa a refletir sobre isso. Começa a pensar no Márcio, na amizade deles, da forma que ele tratou o amigo quando descobriu que era gay e como Márcio corria perigo. Ele se senti mal, no momento mais importante que o amigo precisou dele, ele fugiu, deixou o preconceito falar mais alto e agora quer concertar isso, que falar que ele é o seu Melhor Amigo, que senti muita falta dele e que sente muito pelo que fez. Então começar a procurar por ele. E Carlos começa a escrever um blog sobre essa situação titulado Meu Melhor Amigo é Gay e conta essa história incrível e triste pra nós.

? No meio tempo existe um trio de homens que começam a mata pessoas, pessoas que pra eles (eles dizem que foi Deus que deu permissão pra matar essas pessoas) são lixo para sociedade, que não merecem existir e eles tão purificando o mundo matando pessoas como eles. E essas pessoas são: Homossexuais, Mendigos, Prostitutas, Travestis tudo que for 'diferente' na sociedade (até umas crianças são vítimas).

? Durante o livro Carlos encontra o amigo. Ele se explica, Márcio perdoa ele, explica do receio e do medo, mas o quanto queria desde sempre contar pra Carlos. Carlos vai aprender muito, vai aprender a amar mais o amigo, vai ver o quanto sofre uma pessoa que é homossexual, as dificuldades que eles enfrentam e vai defender o amigo com bravura (se todos fossem assim o mundo seria mais suportável) e vai aprender a respeitar acima de tudo. E quando parece que tudo tinha se acertado eles são vítimas do trio de assassinos (agora 4, aparece mais um) e prepare seu coração porque é babado depois daí... Quando você pensa que não podia piorar o autor dá na sua cara e você sangra.

? Opinião ?

?Eu simplesmente AMEI, AMEI esse livro, me destruiu, me ahazou, me deixou no chão, depois de O Terceiro Travesseiro esse foi que mais me abalou de verdade. Nadei em lágrimas, com um final puta que pariu, em choque fiquei. Escrita muito boa, narrado em primeira pessoa. E uma coisa interessante, é narrado por um hetero, as lições desse livro é de um hetero que aprendeu a entender que sexualidade não é escolha porque se fosse escolha, ninguém escolheria ser homosexual pra morrer. Todos deveriam ler esse livro e aprender MUITO COM ELE, deixar esse preconceito de lado ou pelo menos APRENDER A RESPEITAR, você não é obrigado a aceitar, claro, mas respeitar isso com certeza é DEVER de TODOS, afinal você também quer respeito. Imagina você sendo tratado como lixo, uma aberração ou qualquer bosta do gênero só por ser 'diferente', tenho certeza, sorrindo é que você não ia ficar. Aqui vamos aprender que por ser diferente não deixamos de amar as pessoas, pelo contrário, quando somos aceitos por quem amamos a gente se senti imbatível mesmo com as barras da vida, a gente se senti forte porque vai ter pessoas ao redor que não vai deixar você cair ou enfrentar isso sozinho. Eu faço um apelo para vocês, se um amigo(a) ou parente se declarar gay por favor não falem palavras que machuquem, não julguem, não batam ou expulsem de casa, vocês nem imaginam o inferno que se passa na nossa cabeça, o quão vocês contribuem para um suicídio fazendo essas coisas. Tentem entender, aceitar e ajudar. Porque homossexualidade é como tentar explicar Deus, ninguém nunca vai conseguir, se eu pedir pra você explicar Deus, vai conseguir? Pelo que sei vocês vão dizer que só senti sua presença e tals, a mesma coisa é sentir atração pelo mesmo sexo, você só senti.
Esdras 29/08/2017minha estante
Quero muito ler esse livro!

@bardoriano 30/08/2017minha estante
É maravilhoso, vai adorar.

Dielson(autor) 21/04/2021minha estante
Obrigado pela resenha maravilhosa!!!!