A Torre Negra C. S. Lewis

Resenhas -

Nat 17/10/2020

Cinco homens se reúnem no escritório de Orfeu, na Universidade de Cambridge, para testemunhar a violação do espaço-tempo por meio do cronoscópio, um telescópio que não olha apenas para um outro mundo, mas para outras dimensões. Ao longo das narrativas, seus personagens travam debates brilhantes sobre a matéria, no tempo e no espaço.

Confesso que, como os outros livros dessa série de C.S. Lewis, eu fiquei bem confusa durante a leitura e tive que ler bem devagar. Logo no prefácio, existe a explicação do que se trata esse livro: ele se origina de um esboço do que seria um quarto livro da Trilogia Cósmica. Walter Hooper, secretário de Lewis, ficou com os papéis que o irmão de Lewis iria se desfazer quando de sua morte, e acabou encontrando o manuscrito inacabado. O livro traz 6 contos, e como são curtos, acabam colocando a nossa imaginação para trabalhar. Mesmo não sendo fã dessa trilogia, ao final de cada história, eu me via esperando mais, o que sempre é bom. Recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2020/10/a-torre-negra-cs-lewis-dll-2020.html

Karina 21/01/2017

"A Torre Negra" - C. S. Lewis
É um livro de contos que seria uma possível continuação da Trilogia Cósmica escrito pelo mesmo autor.

Nele você encontra fantasia e ficção científica, isso porque todos os contos trazem viagens no tempo, no espaço, no pensamento humano e questionamentos sobre a existência de dimensões paralelas.

Dos seis contos apresentados, destaco três que mais gostei:

O conto nominado "A torre negra" (que deu nome ao livro) traz Lewis como um dos personagens da historia e uma possível viagem no tempo (ou no espaço?!) nos faz refletir em como viveríamos em um mundo aperfeiçoado (ou atrasado?!) o conto é extremamente interessante, contudo está incompleto.

Outro conto que me chamou a atenção foi "As terras fajutas", e deixando o machismo de lado, foi surpreendente! O inicio é um pouco confuso, mas o final nos faz pensar sobre como enxergamos as coisas ao nosso redor.

Por fim, gostei também de “Depois de dez anos” que narra sobre a invasão de Tróia e a história de um homem respeitado não por ser o rei, mas por ser esposo da rainha.

Os demais contos também são muito interessantes, o mundo criado por Lewis é fantástico, e pra quem gosta da escrita, a leitura é indispensável.

Classifico contudo como 4 estrelas, pois algumas das histórias estão incompletas, isso porque, os manuscritos não foram localizados na sua integralidade, o que é triste... contudo, nossa imaginação divaga sobre possíveis finais para esses contos, o que é legal.

MIRANDA 09/09/2021

Bem, esse foi minha primeira experiência com C.S. Lewis e que creio ficará por aqui mesmo .
Não sei o que ele tomou para escrever esse livro, mas quero um pouco . Que viagem :-)
PALAVRA PARA O LIVRO : BATEU

giovanna 19/11/2021

o único problema desse livro é que as histórias não tem desfecho (porque c.s. lewis não as concluiu) kakakakak pq de resto, ele é maravilhoso

Dâmares Dias 29/03/2021

Recomendo a leitura apenas para fãs do autor, que queiram ler a título de curiosidade...
O livro é composto basicamente por 2 histórias inacabadas, e 4 contos...
"A torre negra" seria uma continuação da trilogia cósmica composta por "Além do planeta silencioso", "Perelandra" e "Uma força medonha"... Só q além de estar inacabada, há 2 "buracos" na história, resultado da perda de 2 páginas do manuscrito inicial, como é explicado no prefácio...
O último conto do livro também é uma idéia de livro, que aborda a guerra de Tróia, que ficou sem final...
Dos outros 4 contos, 2 já haviam sido publicados e 2 foram encontrados em manuscritos, após a morte de Lewis...

Denny Messoliver 26/01/2022

Um excelente Contador de Histórias
Sou suspeita para falar de Lewis, amo sua forma de escrita e sou apaixonada por As Crônicas de Nárnia.
A Torre negra é realmente, a prova de que Lewis se superava em qualquer gênero de literatura em que se aventurasse.
A forma como somos imerso no conto da torre negra e em todos os outros que completam essa obra é de uma magnitude enriquecedora.

Recomendo com certeza essa obra!

Guilherme Dehon 06/10/2022

A Torre Negra
O livro é uma espécie de "contos inacabados" de C S Lewis...

A obra apresenta seis contos bem curtinhos entre eles o que da bonecão livro e que seria um esboço de um possível quarto livro da Trilogia Cósmica, porém, as únicas referências que vi, foram os dois personagens, Ransom e Macphee...

Lewis foi um exímio contador de estórias e estes cintos retratam a sua extrema capacidade de, mesmo que não tenha algo "fascinante", consegue prender e aguçar a curiosidade do leitor

O livro é bom e totalmente recomendável!

Vitória 24/08/2020

Citações favoritas
E quem já ouviu sobre uma nova descoberta científica que não demonstrou que o universo real era ainda mais feio, miserável e mais perigoso do que se supunha? - Scudamour (Pág. 67)

Um homem não pode ser levado ao inferno, ou enviado para lá: você só pode chegar lá por suas próprias forças. - Ransom (Pág. 68)

Gabs Augsuê 23/08/2021

infelizmente, incompleto
é um compilado de manuscritos bem curtinhos que foram publicados depois da morte do Lewis: são bacaninhas, mas estão incompletos, então dá aquela aflição de começar a ler um parágrafo e o negócio acabar do nada

as histórias são apenas ideias que foram deixadas em desenvolvimento, então a escrita é bem confusa e recomecei a leitura várias vezes para tentar acompanhar, mas eu vi potencial, apesar de ser tudo bem doidinho, eu vi potencial, e lamento por não ter continuação

foi, particularmente, interessante para mim: me senti lendo um bloquinho de notas do Lewis, com as coisas que ele anotou e que discutiria num encontro com os amigos dele, na frente de uma lareira (no escritório do Tolkien, quem sabe) e tomando chá (ou algo mais forte)

porém, para alguém que não tenha lido a trilogia cósmica e tenha a intenção de ler uma obra completa, não recomendo a leitura, somente vai produzir desapontamento e confusão

Luiza810 24/03/2023

Uma viagem no tempo
Um estilo diferente de viagem no tempo, que na minha opinião, foi o mais lógico que já vi em filmes e séries. É de certa forma estranho, esquisito, mas mesmo assim é bom de se ler.

Ellen 11/05/2020

INCRÍVEL
Incrível, assim como tudo o que o Lewis escreve.

@estantedamolina 04/08/2020

Infelizmente não tem final... essa obra foi publicada mas o manuscrito não estava completo. Triste pois queria saber o final da história.
Já das outras histórias que o livro traz, não sei se gostei, achei desconectado e um tanto estranho

Matheus 25/12/2020

Sua mente vai explodir
Sim, C.S. Lewis em seu livro escreve coisas maravilhosas e teorias perfeitas sobre viagem no tempo... dando conceitos incríveis.
Para quem é fã de Lewis o livro te deixará mais encantado pelo autor.
Gosto de imaginar esse livro como o quarto livro de uma trilogia...
A parte mais triste que ele é uma obra prima inacabada de Lewis... por que você não terminou ele em, por queeeee?
E as outras histórias irão surpreender todos os leitores como ocorreu-me.

bardo 09/01/2023

Foi com alguma surpresa que me deparei com esse livro trazendo um fragmento de uma possível continuação ou mais exatamente de uma outra história dentro do universo da Trilogia Cósmica. O livro se inicia com um prefácio do compilador explicando a origem dos textos e a forma como tratou o material para a publicação o que já nos trás algumas informações interessantes. Trata-se de uma coletânea bem heterogênea, mas que tem seu valor por nos apresentar mais do Lewis ficcionista um contraste em relação a imensa produção cristã dele que temos fácil acesso. Alguns comentários sobre cada conto:

A Torre Negra
A primeira coisa que chama a atenção nesse fragmento é a sua semelhança em escrita com Aquela Fortaleza Medonha (último volume da Trilogia Cósmica), aqui à semelhança de lá temos um texto mais ágil, sem muitos rodeios e sem uma excessiva carolice. Lewis não deixa de ser cristão, mas limita-se a inserir comentários onde eles realmente trazem algo à história. Em dado ponto há uma alusão ao Inferno que dada a dramaticidade da cena foi muito bem pensada e mesmo um leitor não cristão não vai se aborrecer. Impressiona também a forma com que o autor fala do tempo, apresentando conceitos e ideias que não se esperaria dele. Lewis nos dá amostras de seu imenso poder intelectual que utiliza em seus livros cristãos e que lamentavelmente falta em Nárnia. Já tínhamos visto um pouco disso nos livros da Trilogia Cósmica, mas Lewis nesse texto se permite ser mais especulativo, a ponto de dar um nó na cabeça do leitor. Causa um certo pesar ele ter abandonado o projeto, ele aborda conceitos para uma viagem no tempo que dificilmente são trabalhados. Leitores de Matéria Escura de Blake Crouch irão notar paralelos, nada mal considerando que à época Lewis não tinha os conhecimentos físicos que Crouch tem acesso.

O Homem que Nasceu Cego
Um conto que trás uma questão aparentemente simples, que não estamos acostumados a refletir no dia a dia com um final no mínimo inesperado.

As Terras Fajutas
Um conto estranho que só faz algum sentido no fim, mas trás um certo incômodo pela visão um tanto conservadora de Lewis. Ele definitivamente era um cristão à moda antiga com uma visão bem tradicional sobre o papel da mulher.

Anjos Ministradores
Um conto com uma ideia original, mas que sofre um pouco com a dificuldade de Lewis em lidar com o feminino, tem ideias interessantes, mas o conto transpira a má vontade do autor. Parece que Lewis ou se rende a uma glorificação que beira ao irreal ou a um desprezo muitas vezes não tão velado, principalmente para qualquer traço de “modernidade”.

As Formas das Coisas Desconhecidas
Um conto que tem relação com a Trilogia Cósmica mas funciona bem de forma independente, é uma pena que Lewis não o tenha desenvolvido mais à luz do que sabemos sobre a Lua no universo ficcional da Trilogia.

Depois de Dez Anos
Mais um fragmento que corrobora a ideia que Lewis cresce e muito como escritor quando deixa de lado um pouco sua carolice cristã. Infelizmente novamente é um texto incompleto, o que deixa em aberto a conclusão de um texto extremamente interessante e que suscita várias questões. Dito isso é uma releitura no mínimo original de dois incidentes relacionados a Guerra de Troia.

De um modo geral é um compilado de contos e fragmentos que funciona muito bem e nos apresenta um pouco mais do Lewis ficcionista, uma obra interessante para quem quer conhecer mais do autor. Talvez o único defeito seja que essa leitura acrescida dos livros da Trilogia empalideça ainda mais Nárnia. Perceber o quão original Lewis poderia ser deixa aquelas “Crônicas” ainda mais agridoces e pobres.