A Torre Negra

A Torre Negra C. S. Lewis

Resenhas -

Leitora 01/07/2021

A escrita de Lewis é simplesmente maravilhosa, mas no conto da Torre Negra, tinham muitas coisas técnicas, que foram bem cansativas de ler. Os outros contos são bem curtos e não são ruins, mas não são os melhores escritos dele, mas o último conto, sobre a guerra de troia, eu simplesmente amei, e queria muito que Lewis tivesse terminado a história, pois ela ficaria muito boa.

Cerqueira10 08/04/2021

Contos perdidos ou inacabados de C. S. Lewis, pra quem é fã do escritor e suas obras é um livro indicado.
Pra quem nunca leu, também é, porque mostra um pouquinho de como era a escrita de Lewis.
Na primeira e última estória fiquei com o gostinho de quero mais por não ter sido finalizada, mas as notas acabam saciando um pouquinho disso.
Uma leitura pequena e bem feita.

Marcos 14/03/2019

A Torre Negra e Outras Histórias é um compilado de contos e obras inacabadas de C. S. Lewis que foram encontradas em sua casa após a sua morte. No primeiro conto, A Torre Negra, temos algo que é tido como o princípio de uma continuação de sua trilogia de ficção científica, a Trilogia Cósmica. Nele, cinco homens se reúnem em um conselho para testemunhar o rompimento da ligação espaço-tempo através de um instrumento secreto chamado cronoscópio, capaz de visualizar outras dimensões paralelas.

Algo que me incomodou um pouco ao longo da leitura foi o fato de muitos dos trabalhos estarem inacabados, o que faz com que o leitor fique com um gostinho de quero mais da história e sem saber o seu real fechamento. Por mais que sejamos avisados no prefácio que isso aconteceria, sempre ficamos na expectativa de que algum traço pudesse nos dar uma dimensão de como seria o final. Por outro lado, isso é bom para desenvolvermos nossa imaginação e tentarmos adivinhar como Lewis queria que tudo aquilo se guiasse.

Nesse livro, vemos um C. S. Lewis que poucos conhecem, mais voltado para a ficção científica. Isso me surpreendeu, uma vez que só tinha lido As Crônicas de Nárnia e achava que o autor só escrevia no gênero fantasia. Confesso que gostei mais da escrita dele na obra anterior a que tive contato, mas, em se tratando de um nome com tamanho talento na escrita, nesse aspecto ele não foi mal.

De todos, meu conto favorito foi, coincidentemente o mesmo que Tolkien gostou, O Homem que Nasceu Cego. Nessa história, temos metáforas belíssimas sobre a condição humana, sobre a visão de mundo e sobre as nossa limitações para a compreensão de tudo aquilo que nos rodeia. É lindo.

Recomendo a todos que gostem do autor e que queiram sair de seu lugar comum das obras de fantasia.

Nanny Melo 08/05/2017

Bom...ponto.
A Torre Negra é um esboço do que seria o quarto volume da Trilogia Cósmica de Lewis. Com mais algumas histórias, o livro é mais um reunido de esboços não concluídos, do que suas famosas outras obras complexas e penetrantes. Mas para os bons fãs desse escritor maravilhoso, uma pitadinha daqui e dali nunca é demais. Valeu a leitura. Se recomendo? Apenas para quem é fã mesmo.

Leituras e Reflexões 28/12/2016

Muito bom descobrir um pouco mais de C. S. Lewis e sua incrível habilidade de fazer arte!
Li esse livro em um dia... Não dava vontade de parar.
Uns dos comentários mais belos (romântico e triste ao mesmo tempo) foi a respeito da morte de sua esposa - que, ao partir, "secou-se a fonte de sua inspiração".
Mesmo contendo histórias incompletas, Lewis cativa. É o velho inglês sendo o velho inglês. É Lewis dando asas à nossa imaginação, como sempre.
Indico a todos leitores, que como eu, apreciam essa arte.

Felipe Lapa 05/08/2023

A Torre Negra e outras histórias
Um livro muito especial para quem gosta do autor C.S. Lewis! O que me interessou neste livro foi o esboço do quarto volume da Trilogia Cósmica, uma trilogia que eu gosto muito. Quando soube da história "A Torre Negra" não pensei duas vezes em pegar o livro.

Quando li "A Torre Negra" fiquei pensando em como essa história seria incrível se tivesse sido escrita por completo. Infelizmente esse livro trata-se de manuscritos recuperados depois da morte de Lewis e "A Torre Negra" nunca terá um fim decidido, a minha alegria em ter conhecido a história é grande, pois apresenta um conceito sobre o tempo muito diferente dos que eu já encontrei em outras leituras.

As outras histórias são bem interessantes, mas a minha favorita é "O homem que nasceu cego", foi impressionante ver como, em menos de dez páginas, Lewis conseguiu criar um personagem cheio de sentimentos e uma história muito reflexiva sobre buscar a luz.

Antes de ler "A Torre Negra e outras histórias", apenas tinha interesse de ler "As Crônicas de Nárnia", mas agora me sinto mais a vontade para conhecer os outros livros do autor.

Ileana Dafne 28/10/2016

Uma boa pedida para quem gosta da escrita de C. S. Lewis
Quem gosta de ficção fantástica com certeza conhece o nome de C. S. Lewis, mesmo que nunca tenha lido nada dele. Ele escreveu a Trilogia Cósmica que trata sobre viagens interplanetárias com uma abordagem bastante plausível e, o que eu adoro, com um tremendo respeito às leis que governam a física.
A Trilogia Cósmica é composta pelos seguintes livros: Além do Planeta Silencioso, Perelandra e Uma Força Medonha. O personagem principal dessa trilogia é o filólogo Elwin Ransom que foi levado a outros mundos de uma forma não muito tranquila e isso o marca profundamente.
O mesmo Elwin Ransom retorna em A Torre Negra, uma história que supõe-se que seja parte da Trilogia Cósmica. Aqui quem narra é seu amigo, C. S. Lewis (sim, ele é um dos personagens além do narrador da história). No final do primeiro volume da Trilogia Cósmica, Ransom afirma a Lewis que não haveria como fazer viagens pelo espaço sem que essas envolvam o tempo. E essa é a premissa principal em A Torre Negra.
O livro é composto por 6 histórias, a primeira que dá nome ao livro é a maior e eu considero uma novela, A Torre Negra; que está incompleta infelizmente. Antes de entrarmos na história realmente, temos um prefácio de Walter Hooper, que era secretário do Lewis, e foi o responsável pela publicação desta obra, então ele explica como encontrou os papéis e o que o motivou a publicar mesmo estando incompleto.
As outras histórias são contos e alguns bem pequenos, são O Homem que Nasceu Cego, As Terras Fajutas, Anjos Administradores, As Formas das Coisas Desconhecidas e Depois de dez Anos. Em seguida vem duas notas sobre a última história, uma de Roger Lancelyn Green e outra de Alastair Fowler que foram pessoas com quem Lewis conversou sobre essa obra.
Em A Torre Negra a história é contada por Lewis, que está no escritório de Orfeu, junto com MacPhee, Ransom e Scudamour e diz respeito à utilização de um cronoscópio, que é um equipamento capaz de mostrar um período de tempo diferente do atual. Eles chamaram esse outro período de Outrotempo e nesse tempo havia uma estrutura que dominava a visão, uma torre que eles chamaram de Torre Negra.
Com o passar do tempo começaram a perceber certas semelhanças entre o mundo em que viviam e o mundo que observavam pelo cronoscópio e por uma certa circunstância, um deles é enviado para o Outrotempo. Não posso falar mais, já que é uma história curta, mas a narrativa é excelente e mesmo estando incompleto é uma excelente leitura. No final possui uma nota do Walter Hooper sobre as buscas por mais páginas dessa história.
A segunda história, o conto O Homem que Nasceu Cego, trata de Robin que acabou de fazer uma cirurgia para poder enxergar e quer muito compreender o que é a luz e conseguir alcança-la.
A terceira, As Terras Fajutas, é a história em que alguém se vê em um ambiente onde quase tudo parece uma versão fajuta do que realmente é. O final é muito bom e me deixou bastante reflexiva.
A próxima é Anjos Ministradores que fala sobre um grupo de homens explorando Marte quando chega uma nova nave trazendo mulheres que devem servir para amenizar o estresse psicológico dos cientistas, mas acaba bem diferente. Esse conto me fez rir bastante.
Depois vem As Formas das Coisas Desconhecidas diz respeito à viagem de um jovem que se voluntariou para ir até a Lua saber o que aconteceu às expedições anteriores, que assim que chegaram só conseguiram mandar mensagens sobre a aterrissagem e os aspectos da Lua antes de serem interrompidos por algo ou alguém. Aqui ocorre uma deliciosa mistura de ficção científica com mitologia clássica.
Por fim temos Depois de Dez Anos que mostra a conquista de Tróia pelos gregos e espartanos pela visão do Lewis, de uma forma bem surpreendente. Gostei bastante de como ele escreveu as sensações e acontecimentos, parecia até que estava participando de tudo enquanto lia. As notas finais dão um melhor entendimento sobre o que Lewis estava planejando com esse fragmento e eu adoraria ter podido ler o romance que sairia daí.
Enfim, recomendo bastante esse livro a quem conhece e gosta do escrito do Lewis, a quem queira se divertir com o estilo próprio de escrita do autor e para quem goste de um bom livro.

site: http://www.livroseflores.com/2016/10/resenha-torre-negra-c-s-lewis.html

Quesia.Marco 10/10/2023

Complexo e inacabado
Esse livro é uma união de manuscritos inacabados de C.S. Lewis, que foram encontrados por um amigo seu e compilados para lançar esse combo.

A história principal acontece na linha do tempo entre ?perelandra? e ?aquela Fortaleza medonha? e conta com alguns dos personagens já conhecidos por aqueles que fizeram as leituras citadas. A narrativa gira em torno de uma espécie de viagem no tempo para um lugar bizarro com pessoas que tem ferrões na testa?

Em vários momentos a escrita é interrompida por falta de páginas do manuscrito original e isso sem dúvidas prejudica muito a leitura, tornando ela difícil e muitas vezes sem nexo. Não recomendo a leitura.

Fer 10/02/2023

O livro é uma espécie de "contos inacabados" de C S Lewis...

A obra apresenta seis contos bem curtinhos entre eles o que da nome ao livro e que seria um esboço de um possível quarto livro da Trilogia Cósmica.

Lux83 22/08/2019

Histórias de uma mente fantástica
As histórias são incríveis. Infelizmente como algumas não estão completas ficamos apenas no desejo por mais. Apenas dois contos que não me agradei muito.

Thainá Carvalho 13/02/2017

Para f?s!
De maneira geral o livro é muito bom, a escrita de Lewis é muito gostosa e você devora o livro em um, dois dias. O ruim é que a torre negra e depois de dez anos sao histórias que Lewis n?o concluiu, ou que seus manuscritos foram perdidos, ent?o n?o sabemos como termina. Bate a curiosidade porque sao muito interessantes, as melhores em minha opini?o. Peguei o livro sem saber direito isso.

Patrick Rosário 26/12/2016

(Corujando nos livros) Resenha: A torre negra - CSLewis
Como uma suposta continuação da Trilogia Cósmica, de C. S. Lewis, A Torre Negra vai nos instigar à ativarmos o botão do senso crítico e reflexivo para analisarmos a viagem proposta pela mente do autor, onde teorias e questionamentos sobre viagens no tempo e possibilidades de outras dimensões são os pontos fincados pelo mesmo.
A história se passa na Universidade de Cambridge, onde Lewis - sim, ele também é um personagem -, Orfeu, Scudamour, MacPhee e Ransom, dialogam a respeito do cronoscópio, um inusitado instrumento capaz de visualizar um tempo remoto ou uma outra dimensão.
"Se isso tudo for possível, deve ser algo como olharmos para outro tempo, enquanto permanecemos aqui, olharmos para as estrelas através de telescópios, enquanto permanecemos aqui na Terra. O que se quer, de fato, não é um tipo de máquina voadora do tempo, mas algo que faça para o tempo o que o telescópio faz ao espaço.
- Um cronoscópio, na verdade - sugeriu Ransom.
- Exatamente!..." (Página 23)
Por meio do cronoscópio, os observadores começam a visualizar a torre negra. Uma torre antiga, escura e, completamente, remota do tempo em que eles viviam. Ao notarem certas semelhanças entre os tempos/ambientes, eles decidem enviar um deles para a outra dimensão.

O livro é uma mescla da ficção científica e fantástica, onde o autor trilha uma linha de raciocínio muito singela a respeito da vida. O livro reúne seis histórias: A torre negra, O homem que nasceu cego, As terras fajutas, Anjos ministradores, As formas das coisas desconhecidas e Depois de dez anos.

Conheci Lewis através de As crônicas de Nárnia e acredito que esperava algo na mesma pegada, mesmo tendo ciência da sinopse, todavia não me conquistou muito. Certas vezes tornou-se uma leitura arrastada e cansativa, precisei abrir a mente para compreender os detalhes.
Os diálogos sobre as "loucas" possibilidades e teorias de tempo, espaço são, demasiadamente, enraizados no incerto.
Contudo, o trabalho da Editora Planeta está extraordinário. A capa é deslumbrante. A diagramação é confortável. As notas teóricas são imprescindíveis. Parabéns.
Ressalto, não mergulhem neste livro com expectativas de uma leitura semelhante à Nárnia. Lewis viaja num rota completamente diferente.

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/2016/12/resenha-torre-negra-c-s-lewis.html

Robson Koudan 05/11/2016

A torre negra C. S Lewis
Olá pessoal, hoje ninguém precisará entrar no guarda-roupa para vivenciar a história pra lá de inusitada de C. S. Lewis, o mesmo autor de As crônicas de Nárnia, pois hoje falaremos sobre A Torre Negra.

Devo confessar que tive dificuldades como categorizar o gênero desse livro, foi quase no mesmo nível da pergunta: Star Wars é fantasia ou ficção científica? Antes de ler o livro, o título me remeteu a mesma ideia do mundo fantástico de Nárnia, e contrariando o que veio na contra capa, devo adverti-los que não esperem o mundo fantasioso nem tampouco o mesmo tipo de enredo, relativamente fácil desse último, pois não é. De modo que para ser honesto com a proposta do livro, e de acordo com as teorias vigentes sobre multiversos e as dimensões da teoria das cordas, presente hoje na cosmologia moderna, eu o definiria como ficção científica e não fantasia.

A história se passa na Universidade de Cambridge, onde cinco homens estão reunidos para vivenciar uma experiência extra, intra, ultra, hiper, dimensional? Não sei definir também! O que acontece é que por meio de um aparelho criado por um dos professores presentes, o cronoscópio, eles podem enxergar o futuro ou o passado ou outra dimensão. Não darei minha opinião sobre o que eles veem para não estragar sua leitura. Então, nessa observação a priori estritamente científica, eles tentam traduzir a vida dos observados numa Torre Negra do outro lado do cronoscópio. A história se desenrola com especulações e teorias científicas sobre que tipo de vida e sociedade as pessoas do outro lado teriam. Pois o que viam de início era um lugar onde as pessoas eram aparentemente parasitadas por outras com ferrões na testa.

A história é tão nebulosa quanto à visão dos homens, e vejo nesse quesito, um ponto forte da escrita desse autor, que vai te dando informações a conta-gotas, na medida em que os personagens vão desvendando ou teorizando sobre o outro mundo, e quando eles desvendam algo ou mata alguma charada, você também saberá, por isso, não considero o livro de leitura tranquila, porque facilmente você pode se perder na trama ou na névoa que os personagens não conseguem adentrar do outro lado.

Para quem gosta de livro ou filme como Donnie Darko, que envolve teorias malucas, pode encontrar nesse livro um verdadeiro desafio para desvendar o enredo enquanto estiver lendo, pois o autor capricha nas teorias sobre espaço tempo, viagens no tempo e suas consequências. Algumas delas, devo admitir, bem legais de se pensar.

Haverá um ponto no livro, que o cronoscópio se mostrará mais que um simples objeto de observação, ele funcionará como portal dimensional ou temporal, em que uma das personagens trocará de lugar com uma das pessoas observadas do outro lado. A partir daí, novas teorias são elaboradas enquanto se procura o intruso do outro lado em nosso mundo.

Gostaria de fazer uma leitura de inferência com mais qualidade, mas me limitarei a dizer que o livro procura não apenas o entretenimento puro e simplesmente, percebe-se que o autor domina o conhecimento vigente, da década de sessenta, o que não é tão diferente de muita coisa hoje, para elaborar os argumentos bem fundamentados das personagens eruditas e com isso chamar a atenção do leitor para os aspectos científico do cosmo. Poucos livros de ficção científica hardware (quando explica aspectos científicos com teorias válidas) eu conheço com tantos detalhes instigantes, talvez o romance Contato de Carl Sagan.

O livro tem boa revisão e conta com a tradução de Jorge Camargo e considero uma publicação da Editora Planeta, que traz para nossas prateleiras, esse autor tão expressivo do século XX.

É isso pessoal, se forem ler, não deixe de ligar seus cérebros em modo Ultra atencioso.

site: http://www.sempreromantica.com.br/2016/11/a-torre-negra-c-s-lewis-por-koudan.html