A Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial André Diniz (roteiro e ilustração)...

Resenhas - A Primeira Guerra Mundial

z..... 23/08/2018

Está mais para livro ilustrado do que uma história em quadrinhos. O texto é o que se valoriza em primeiro plano, mostrando alguns momentos do conflito mundial com seus personagens lendários.
O contexto opôs duas frentes, representadas pela Tríplice Entente e Tríplice Aliança. Entre elas, histórias que a HQ destaca do conflito. Cito a morte do arquiduque Francisco Ferdinando (acompanhando-se a ação terrorista de Gavrilo Princip), a revolução árabe contra o domínio turco (onde se destacou Lawrence da Arábia) e embates aéreos com o lendário Barão Vermelho.
Não destrincha a história em minúcias, mas permite vislumbre de sua caracterização e desenrolar.
Sobre a arte, reafirmo que a informação textual é o principal da obra, por isso foi trabalhada de maneira muito limitada. Só não digo que não gostei porque, no geral, com toda sua tosqueira, não deixou de ser uma leitura legal, que instiga e informa prazerosamente, de maneira muito acessível.
Na busca de informações extras sobre personagens citados, efeito da leitura que instiga, tive surpresa negativa no destino de Lawrence da Arábia. Não em seu papel heroico, mas no que fizeram com ele quando capturado pelos inimigos (turcos-otomanos), em postura pérfida e contrária a códigos de honra, como tinha o Barão Vermelho.