Chapeuzinho Esfarrapado

Chapeuzinho Esfarrapado Ethel Johnston Phelps

Resenhas - Chapeuzinho Esfarrapado

Camila1857 25/06/2022

Historicamente a figura da mulher é silenciada dentro da história, dentro dos contos ela era apresentada como a moça que espera por ul herói.

Por isso Chapeuzinho Esfarrapado foi uma agradável surpresa.

O livro traz uma coletânea de contos clássicos onde as mulheres são as heroínas. Maravilhoso!

Sarita 17/07/2023

Coletânea de contos feministas
A utilização do termo "feminista" se dá pelo fato de as protagonistas dos contos terem um papel ativo em suas histórias, e não o passivo que espera pela felicidade, como nos contos que conhecemos.

"As histórias desse livro tem algo em comum: todas tem uma heroína que demonstra responsabilidade e habilidade ao lidar com eventos extraordinários".

5 dos contos são românticos, e as heroínas também tem papel ativo na seleção do homem amado e enfrentam obstáculos e perigos para alcançar seus objetivos.

"6 dos contos são sobre interações entre casais. Os temas presentes enfatizam o conceito de que a cooperação mútua, assim como o respeito pelas capacidades um do outro, são necessários para uma união bem sucedida."

Apresenta também contos com temática família, e sobre a noção de comunidade.

Os meus contos favoritos são os contos sobre inteligência e humor, que demonstram a valorização da esperteza nos contos folclóricos. Os contos nesses temas são: "a jovem chefa da família", " Manka, a esperta", "a noiva do lorde (morri de rir nesse) e "Kamalala e os sete ladrões".

"Três dos contos tem velhas alegres e capazes como personagens. Dotadas de inteligência prática e senso de humor, elas agem com uma frieza extraordinária diante de demônios noturnos que encontram."

Outros dos contos favoritos (meus), são contos sobre mulheres independentes, como o "Três mulheres fortes", que apresenta a moral de forma leve e divertida: igualdade no relacionamento entre pessoas de idades e gêneros diferentes. "Chapeuzinho Esfarrapado", sobre a jovem não convencional. "Kupti e Imani", duas irmãs de opostas personalidades, onde uma é mais passiva e submissa e a outra é ativa e exige liberdade de escolha.

Em suma, os contos do livro são excepcionais, deveriam ser lidos para as crianças, tanto meninos quanto meninas.

RaAssa.FonsAca 24/08/2022

Esse livro é bom , não chega a ser muito bom mais , ele é pra vc q quer ler histórias de mulheres fortes e destemidas , de Tudo q tem jeito e de Todos os lugares do Mundo .

Esse livro é muito inspirador , então se vc esta querendo desistir , Leia , ele Vai te ajudar a se levantar e seguir em frente firme e forte

Espero q vcs gostemmmm

Ana 05/07/2022

interessante?
estava com expectativas muito altas para este livro, a proposta é muito boa, mas acabei me decepcionando um pouco. Ao longo da leitura, fui me acostumando com a dinâmica do livro e a escrita do autor e comecei a gostar. É um livro interessante e tem histórias eu gostei muito, como são vários contos é difícil julgar o livro em si, mas como no geral eu gostei de vários contos é um livro que vale a pena ler. Achei uma leitura válida e diferente.

Dani 08/04/2021

Tão bonito
Gostaria de ter tido a experiência com esses contos de fadas quando era mais nova, com mulheres fortes e corajosas, sem competição feminina e que fortalece a autoestima
dani 08/04/2021minha estante
Não conhecia esse livro. Deu vontade de ler!

Bubu 16/01/2022

Hm
Li quando tinha uns 11
anos para a idade e considerado um livro interessante? Trata de muitos assuntos convertidos que em boa parte dos contos de fadas é sempre o príncipe ou o cavaleiro que salva a princesa em apuros porém neste livro além de retratar a garota sempre é a heroína tanto para salvar os outros tanto a si própria.

Dany 07/06/2022

Para mais resenhas e conteúdos literários conheça meu canal no Youtube (Vontade de Ler) e minha página no Instagram (@vontade.deler)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Essa é uma pequena coletânea que tem como premissa reunir contos de fadas e contos folclóricos das mais variadas culturas do planeta, todos eles com uma característica em comum: a personagem principal é sempre uma menina ou mulher que se destaca na história – e na História! – por ter traços não tão “comuns” em personagens femininas do gênero.
Seja uma menina, uma jovem, ou, uma senhora, todas elas apresentam características que, hoje, podemos denominar “feministas”. Elas são curiosas, inteligentes e altruístas, como muitas das conhecidas princesas de contos de fadas, porém, elas também não têm medo de não se encaixar no meio em que vivem, inclusive, promovem mudanças nele, são questionadoras, insubmissas e independentes.
Em nenhum desses contos você verá o clássico “príncipe salva a princesa em apuros”, aliás, antes o contrário! A rivalidade feminina ou o recurso de tornar uma irmã ou madastra feia ou má, por exemplo, para assim enaltecer a protagonista, aqui dão lugar a hoje tão comentada, sororidade. Assim, temos irmãs que ensinam irmãs sobre seu valor, mães que enfrentam feras para proteger seus filhos, rainhas astutas que salvam seus reis e seus reinos e, porque não, vovozinhas que treinam heróis, ensinando que nem só de força precisa um homem, mas de inteligência e gentileza também.
Uma obra construída após intensa pesquisa e que merece mais reconhecimento e leitores, de todos os gêneros, todas as idades e todos os lugares. Por mais exemplos de contos como estes!

site: https://www.instagram.com/vontade.deler/

_.m7h0 16/07/2023

Aaa q feraa
Eu achei pfto a ideia de juntar todos os contos e colocar as meninas como poderosas nuu era eu lendo o livro e falando "girl power poha"

Gizelly.Marques 20/11/2023

Contos inusitados, eu diria, assim como alguns contos clássicos esses carregam elementos que nos deixam pensando um pouco, mas então retomamos a leitura e captamos a dimensão social que eles trazem.

Leeh 26/05/2023

Chapeuzinho esfarrapado é uma coletânea de contos que mostra mulheres, fortes,
espertas e independentes.
A melhor coisa que eu percebi, e que esse é o primeiro livro em que os personagens tem todos os tipos de cor de pele, e não sendo a maioria branca. Isso já foi muito significativo para mim
Esse livro também mostra que uma mulher não precisa ficar sozinha para ser independente, que uma mulher não precisa ser jovem para aproveitar a vida e mostra que mulheres podem fazer tudo que quiserem.
E por mais que seja contos feministas, mostra o quanto que homens também não precisam ser mais forte, mais inteligente ou mais ricos que as mulheres para serem amados ou aceitos. Você só tem que ser do seu jeito.
Recomendo esse livro para todos.

Maria.Eduarda 21/05/2022

Chapeuzinho Esfarrapado é uma coletânea de contos do folclore mundial que tenham como figura central a mulher, Além da história que lhe dá o nome, a coletânea ainda possui outros 24 contos que trazem protagonistas femininas exercendo os mais diversos papéis e apresentando as mais distintas características. São mulheres com impensável força física, com muita sagacidade, mulheres determinadas, com inteligência acima de qualquer outra, são personagens determinadas e que traçam seu próprio destino.

Liað· 12/02/2022

???
Eu gostei bastante do livro, contos não é meu gênero literário favorito, mas foi bom sair da zona de conforto. Eu acabei me perdendo la pelo meio do livro mas voltei a ler logo depois. Gostei muito que os contos mesmo sendo bem antigos e de culturas bem diferentes umas das outras tem personagens femininas muito fortes e inteligentes.
Achei bem legal que mesmo com as diferenças de escrita, cultura e história as mulheres sempre tem algo em comum, e achei isso bem legal.
Recomendo bastante o livro.

Lua 10/12/2022

Chapéuzinho enfarrapado
TEMAS ABORDADOS ______________________

Contos feministas - folclore - povos tradicionais - diversos países

Quel Bohlsen 29/06/2017

Chapeuzinho Esfarrapado
Esse livro conta histórias curtas feministas do folclore mundial.
Na minha opinião, os contos de fadas falam sempre sobre cavalheiros que salvam suas princesas em qualquer tipo de perigo ou em situações preocupantes, mas no livro "Chapeuzinho Esfarrapado" nem sempre as histórias são contadas com os personagens principais sendo príncipes e princesas ou rainhas e reis.
Além disso, as histórias trazem divertimento e o leitor pode imaginar as cenas e se imaginar como se ele estivesse vivendo a aventura passada e conhecer a cultura do folclore, pois em cada um dos vinte e cinco contos aparece uma explicação de qual pais e origem é.
De todas as histórias que eu li, na chamada "O Que Aconteceu Com Seis Esposas Que Comeram Cebola", me identifiquei com os maridos das seis mulheres, pois não gosto do cheiro e do gosto da cebola.
O conto que achei mais divertido foi "As Três Mulheres Fortes", na qual tem um lutador japonês que se considera o mais forte ate conhecer as três mulheres, então as mulheres o ajudam a ficar mais resistente.
Deu para perceber que esse livro é um dos meus livros favoritos. Recomendo para as pessoas que gostam de contos e folclore mundial.

gaby 23/01/2022

As mulheres vencem os desafios
Eu amei esse livro, recomendo muito a leitura. São 25 contos que as heroínas são as mulheres, que vencem os desafios, enfrentam obstáculos e dificuldades de maneiras inesperadas e inteligentes.