Homo Deus

Homo Deus Yuval Noah Harari

Resenhas - Homo Deus

Layanne 18/07/2023

Uma breve história do passado ao futuro.

Yuval nos apresenta a história dos nossos antepassados, as guerras, as epidemias e a fome. Mostrando como evoluímos como sociedade, cientificamente e tecnologicamente. E o quanto a tecnologia ainda vai evoluir.

O quanto a humanidade mudou, saindo de caçadores coletores para uma sociedade moderna.
Também nos deixa aqui um alerta a toda tecnologia das próximas décadas, o quanto, talvez não estamos preparados, e qual futuro a humanidade terá de enfrentar.

Jonas 04/07/2023

Tipo "Black Mirror" só que mais assustador e muito mais real
Muito mais do que uma simples previsão sobre os objetivos prováveis que nortearão o curso de nossa espécie, Homo Deus é uma profunda análise de Harari que leva em conta acontecimentos e processos históricos, estudos científicos e desenvolvimentos tecnológicos atuais para prever as mudanças que ocorreram ao curto, médio e longo prazo.

Sabe quando você assiste a um episódio de Black Mirror e pensa: Não, isso é pura ficção científica, nunca aconteceria na vida real? Bem, aqui Harari não só nos apresenta não somente um, como vários cenários surreais de desenvolvimento tecnológicos e mudanças política, sociais, biológicas, etc, como demostra por meio de fatos históricos, de eventos recentes e de estudos e projetos científicos como a ficção pode estar muito mais próximo da realidade do que nós poderíamos imaginar.

Assustador, impressionante, relevante e talvez urgente, é assim que descrevo esse livro.

soujulianax 02/07/2023

Uma visão sobre o provável futuro da humanidade
Em Sapiens, seu livro anterior, Harari discutiu do passado da humanidade até o momento presente. Em Homo Deus, ele discute o presente e o que nos aguarda no futuro.
De maneira muito fluida e com sua escrita impecável, ele expõe problemas sociais e os prováveis rumos da sociedade. Além disso, ele aborda temas considerados complexos hoje, os quais serão a chave para o desenvolvimento de novas tecnologias e, assim, garantir o futuro da humanidade (como a alma, a mente, etc).
Sinceramente amei o livro, o Harari realmente nunca decepciona. Mesmo com opiniões fortes, ele discute causas contrárias as que ele defende, o que é bom para o leitor ter uma visão mais ampla sobre os temas.
Super recomendo!

andesonc137 26/06/2023

Deixaremos de ser Homo Sapiens para sermos Homo Deus?
Harari nos conduz, como sempre, de maneira muito didático pelo passado, presente e futuro da humanidade. Questões muito interessantes e muito atuais são debatidas (a ponto de prever coisas como o ChatGPT). Sem dúvidas é um livro que vale o tempo de leitura, para aqueles que buscam expandir sua visão de mundo.

Henricas14 23/06/2023

Nn tão bom quanto o primeiro
Homo Deus segue o msm estilo narrativo de seu antecessor "Sapiens", mas com um tom ainda mais provocativo e pensando num hipotético futuro próximo. As ideias do Humanismo e do Dataísmo são bem trabalhadas, fazendo vc assimilar bem essa ideia (assustadora) do domínio da máquina sobre o homem, e como será daqui pra frente nessa vibe futuristica utópica. A estética narrativa, porém, acaba ficando cansativa, com ele clicando na msm tecla constantemente, além das provocações sarcásticas que estão presentes na obra toda. Acho q criei uma expectativa maior e nn fui atendido,só q isso nn deixa o livro ruim, já que em vários momentos suas reflexões me atingiram bastante

Daniel1167 18/06/2023

A "continuação" de Sapiens
Acredito que a maioria das pessoas, como eu, chegue a "Homo Deus" após a leitura de "Sapiens" o qual, ainda que tenha seus problemas e abra margem a inúmeras contestações, é uma jornada fascinante, quase em ritmo de aventura.

Os primeiros dois terços de "Homo Deus" podem ser comparados a Sapiens, mas não num bom sentido: a sensação é a de mera repetição de conceitos, ideias e caminhos já explorados antes. A leitura se torna difícil e quase penosa.

A terceira parte de "Homo Deus" resgata o livro como um todo: é instigante, e traz ideias que, se não são novas - especialmente para quem conhece a "Superinteligência" de Nick Bostrom -, abrem as portas para questionamentos sobre fatos cotidianos que cada vez mais se impõem sobre a nossa realidade, sem que saibamos exatamente como ou porquê.

Em síntese: apesar de mais longa do que o necessário, uma reflexão interessante e importante sobre o momento histórico que atravessamos - e como vamos atravessá-lo.

danielcorreacru 16/06/2023

Interessante, mas bastante capcioso e às vezes meio babaca
Fazer um trabalho sério a partir desse livro foi um desafio bizarro. Verdade seja dita, digo isso menos pelo livro em si do que por ter perdido o ritmo de produção acadêmica. Mesmo assim, é fato que pra mim a escrita do Harari é muito incômoda, pois ele apela muito à provocação e uma sequência sem fim de inferências sucessivas, fazendo da leitura confusa e irritante em algumas partes... Eu particularmente tive dificuldade em entender quando ele estaria sendo irônico, e quando estaria sendo sério. Não que o livro seja mal, apesar disso, porque as reflexões propostas não deixam de ser bem interessantes, e o índice remissivo me salvou bastante no processo.
No fim das contas foi divertido apresentar sobre ele, ver a indignação sobre alguns pontos dos colegas da turma e que ficou bem claro que não se tratavam das minhas próprias opiniões. Pena que larguei tudo o mais que tinha pra fazer da vida com essa desgraça.

Guilherme 10/06/2023

Temos que pensar mais sobre o futuro
O livro mostra uma visão do que conseguimos fazer como humanidade e o possibilidades de futuro não necessariamente ruins ou boas, mas que nos leva à reflexão do caminho que estamos tomando como humanidade. E como cada um de nós somos uma pequena parte nesse grande organismo, não sei se mudanças individuais vão resultar em mudanças no caminho. Talvez novas descobertas científicas possam nos revelar que futuro será esse.

Maria Clara 03/06/2023

O que é mais importante, a inteligência ou a consciência?
Homo Deus é um livro com uma narrativa mais densa que Sapiens e 21 lições para o século 21. O que me fez entrar em uma ressaca literária.
Contudo, é um livro muito bom e bastante reflexivo e visionário (como os outros livros de Yuval Noah Harari).
É bem interessante e um pouco desconcertante esses possíveis futuros da humanidade, mas necessário para entender como o gênero Homo Sapiens vai se posicionar diante aos algoritmos, inteligências artificiais e a própria internet.

Leticia 26/05/2023

Ótimo
O livro é ótimo trás vários pensamentos que te faz debater sobre os diferentes tipos de cresças existentes tanto como fé e até como o humanismo. Sempre que leio os livros desse autor entro em parafuso com alguns temas

Fernanda1163 24/05/2023

Cada um com seu gosto
Bom, o livro é bom para quem acredita nos valores que o escritor acredita, eu sou cristã e tem muitas coisas que eu não concordo nesse livro, mas é uma experiência imaginar como será a vida daqui para a frente.
Como a maior questão do livro é o futuro, acredito que futuramente muita coisa mude, e tem muita gente q não vai gostar, mas também terá gente que irá gostas das mudanças.

Susi Machado 23/05/2023

Uma visão incrível da nossa trajetória
Sempre fico maravilhada com as ideias e com as visões macro que Yuval nos traz em seus livros. Homo Deus me deixou tão reflexiva? Para onde estamos indo nessa vida louca que levamos? Um mundo altamente conectado, onde frequentemente nos pegamos pensando qual o sentido disso tudo, dessa superexposição, dessa necessidade tão grande de compartilhar cada detalhe das nossas vidas? Estarrecedor. Yuval nos traz essa reflexão de uma forma simples e clara. Nota 1000.

Maria7135 18/05/2023

Significativo
Harari discute vários temas e reúne eles de uma forma mais ampla, a busca sobre o futuro da humanidade e a forma de entender quem somos e para onde vamos é bem interessante. É uma busca bem difícil para o autor mais essencial também, o livro é bem esclarecedor a forma como retrata os elementos da história, biologia, neurociências e a ciência da computação chega ser uma leitura bem desafiadora confesso, alguns partes um pouco arrastadas mais vale a pena lê. Gostei bastante porque o autor trás várias pesquisas e aponta os avanços científicos, recomendo para todos é uma leitura boa pra refletir e também pra argumentar.
Graziele 19/05/2023minha estante

Graziele 16/05/2023

Somos algoritmos
Tudo ao nosso redor é controlado por algoritmos e dados. Tanto os componentes orgânicos e inorgânicos que jazem sobre esse planeta, podem ser previamente estudados e analisados baseados em seus algoritmos biológicos e computacionais. Podemos antecipar o tratamento de doenças por estudos aprofundados do nosso DNA, podemos entender o mundo e deixar que "ele" nos entenda se autorizarmos nosso compartilhamento de dados e deixarmos os algoritmos nos guiar. Esse livro é interessante (alguns capítulos massantes). Não sei se o dataismo irá suprimir os demais sistemas econômicos, extinguir o antropocentrismo, descartar religiões. Mas, com certeza, o aprimoramento tecnológico e o controle de dados, irão ressignificar nosso futuro.

Lets 15/05/2023

Incrível
Ótimo assim como sapiência. Esse da uma perspectiva teórica quase profética sobre o futuro da humanidade