Homo Deus

Homo Deus Yuval Noah Harari

Resenhas - Homo Deus

Alecsandro 29/05/2020

A cultura moderna é a mais poderosa da história e está incessantemente pesquisando, inventando, descobrindo e crescendo. No mesmo tempo é assolada por mais angústia existencial do que qualquer cultura anterior.

Roberto 08/01/2017

HOMO SAPIENS VS HOMO DEUS
Ele navega por um leque estonteante das ciências e dos conhecimentos humanos. Nos convida a um passeio pela história do homo sapiens, seus vários saltos tecnológicos e todos os desafios por ele enfrentados até os dias atuais com seus novos desafios e possibilidades para o futuro.

Aborda assuntos os mais díspares e antagônicos entre si. E ainda assim consegue fazer uma ligação entre eles muito sutil e inteligente. Aborda as principais teorias econômicas e filosóficas, contextualizando-as com as diversas religiões e momentos históricos e culturais distintos.

Ele vai da mais longínqua história de nossos ancestrais -- há 70.000 anos atrás -- , passando pela revolução causada pela descoberta da agricultura -- há 20.000 anos -- , mostrando a importância da invenção da escrita e da moeda -- há 5.000 anos --, e vem analisando a evolução de nós, sapiens, à luz de cada descoberta científica, das religiões e da filosofia de cada época.

Já no fim do livro ele levanta possibilidades de nossa evolução tão chocantes quanto prováveis.Num mundo cada vez mais dominado pelos algoritmos computacionais, onde nós cada vez mais nos adaptamos a essa nova filosofia binária na forna de nos relacionarmos com o mundo e com nossos sentimentos.

As possibilidades -- por ele apontadas -- do futuro de nós, sapiens, está indicando que a fusão cada vez maior do homem moderno com as tecnologias, está nos fazendo, sem perceber, dar um novo salto evolutivo. Segundo o autor estaríamos evoluindo de Sapiens para Deus, adorador de uma nova "Tecno-religião" que seria o Dataísmo, que resumiria os sentimentos, sensações e desejos humanos a algoritmos. E nosso sucesso evolutivo futuro só seria assegurado pelo controle do maior número de dados possíveis que seriam utilizados na solução de problemas até hoje sem solução, como a própria mortalidade humana
Leandro Barros 31/03/2017minha estante
Resenha nota 10! Depois de lê-la, comprei o livro na Saraiva.

Robson.Moreira 09/02/2020minha estante
Realmente é um livro muito bom. Uma visão ímpar sobre as possibilidades do futuro dos sapiens.

Robson.Moreira 09/02/2020minha estante
Realmente é um livro muito bom. Uma visão ímpar sobre o futuro dos sapiens.

Mauricio.Alcides 18/06/2017

Vamos falar de clássicos
Yuval Harari escreveu dois, enquanto Sapiens nos apresenta as perspectivas do passado e os reflexos do mesmo no nosso presente em Homo Deus Harari tenta com as perspectivas do nosso presente projectar o futuro.

Infelizmente futurologia é algo muito vago e mesmo sendo pautado em milhares de fontes históricas e dados as chances dele acertar o mínimo que seja do que idealizou em sua obra são remotas, visto que mesmo com todas analises e todos os dados que temos dificilmente acertamos as variáveis de um ativo financeiro numa perspectiva de horas, quem dirá do movimento da sociedade ao longo de décadas?

De qualquer forma a leitura é muito agradável e o autor nos coloca em varias encruzilhadas ideológica para a construção do futuro e isso por si só torna o livro um clássico.

Não é tão bom quanto Sapiens mas não caiu de nível como House of Cards o fez na ultima temporada.

Nota 9,0
Ewerton 21/09/2017minha estante
Adorei tua resenha.

Dênis 07/07/2020

Angustiante, mas real
Já estamos próximos da era do dataceno? Seria o humanismo atual substituído por redes de dados em que o humano se faz apenas mais um dado? Angustiante e realista, Harari faz refletir sobre os caminhos que temos trilhado e que ainda podemos trilhar no século XXI.
Sílvia 07/07/2020minha estante
Terminei Sapiens e quero iniciar Homo Deus em breve. Se for tão bom quanto Sapiens ficarei mais pé no chão

Dênis 09/07/2020minha estante
Gostei mais do Homo Deus que do Sapiens... mas percebo que são abordagens diferentes e complementares.

Sílvia 09/07/2020minha estante
Logo irei verificar

Wagner 05/05/2020

Futurologia
Em Sapiens, Harari demonstrou uma habilidade sem igual para descrever mega-arcos de acontecimentos históricos, compilando os passos chave que trouxeram a humanidade onde ela está hoje.
Em Homo Deus, ele traz essa incrível habilidade novamente, porém para descrever mega-arcos de acontecimentos projetados para o futuro com base nas tendências que ele observa atualmente, como por exemplo a biotecnologia e a inteligência artificial.
Sua escrita é fluida e agradável, o que é ainda mais impressionante dado com os assuntos que ela aborda são densos.
Para quem gostou de Sapiens, é altamente recomendado.

Diogo Souza 10/06/2020

Um livro sobre o futuro, para o agora.
Nunca precisamos tanto na história de autores com o Yuri.

Ele é preciso em suas predições, e crítico em relação à forma como vivemos hoje. A sociedade precisa ser repensada, assim como seus sistemas e mecanismos.

Grande leitura!

Emi 04/06/2020

Por esse ser um livro extremamente elogiado eu estava com uma grande expectativa. Não sei se foi o assunto não tão interessante ou as repetições que começaram a me fazer perder a vontade de ler.
Outra coisa que me incomodou foi o fato de parecer "pegar no pé" do comunismo e da China, em situações que cabiam diversos exemplos, ele parecia se limitar a isso.
Apesar dos pesares, dá pra refletir várias coisas relevantes e o autor articula bem suas ideias.

Batatinha 01/05/2020

Uma reflexão sobre o futuro
Me deixou fascinado e horrorizado ao mesmo tempo. "Homo Deus" é daqueles livros que mostram que a humanidade é única com sua inteligência e que o futuro pode ser bem melhor e totalmente diferente de hoje, mas também mostra o nosso descaso com a natureza e animais que temos hoje, além de explicar o assunto espinhoso sobre a evolução da biologia acabar tirando a nossa noção de livre arbítrio.

Marcel 13/05/2020

Livro questionador e edificante
Livro muito questionador, te coloca em algumas posições desconfortáveis de pensamento, muito edificante ler este livro.
Fiquei impressionado com a capa, após o fim da leitura fechei o livro e como a imagem da capa resume muito boa parte do livro, passagem do humanismo (impressão digital - símbolo do individuo) para o dataísmo, revolução dos dados, a impressão digital se transforma em pixels em dados.
Resume muito bem o livro.

Bolbi 19/05/2020

Yuval faz um super apanhado da evolução humana a partir de uma perspectiva ainda pouco conhecida por mim, e surpreende com suas projeções, baseando-se numa grande certeza atual: a importância da informação.

Diogo 29/04/2020

Razoável
Parte 1 e 2 bem chata e morosa. Parte 3 bem interessante e é quando o autor fala do futuro.

29/05/2020

As primeiras duas partes do livro explicam a evolução do homo sapiens para na terceira parte explicar como chegou à conclusão do futuro da espécie. Livro interessante. Espero que ele esteja errado com relação as possibilidades do futuro.

Amanda 23/03/2020

O conteúdo é interessante, mas o livro é um pouco repetitivo. O audiobook em inglês é muito bom.

Ricardo.Andrade 06/06/2020

Mais uma vez, Harari não decepciona
Harari apresenta neste livro super interessante uma visão alternativa, porém bastante provável, do futuro da humanidade. Ele discorre a respeito da transição do Homo Sapiens para o "Homo Deus" em que os seres humanos seriam capazes de controlar tudo sobre si e até mesmo controlar a criação e destruição da vida. A leitura é bastante agradável e na minha humilde opinião até mesmo mais envolvente que em Sapiens (livro mais conhecido e vendido do autor). Super recomendo.