Homo Deus

Homo Deus Yuval Noah Harari

Resenhas - Homo Deus

Fabrício 18/09/2021

Um livro sobre os caminhos que moldaram o que a humanidade é hoje e o que ela pode se tornar. Aborda sobre a visão que temos sobre nós mesmo e sobre outros seres vivos. Sobre como o fluxo de dados vem moldando nossa sociedade e como ele estará cada vez mais presente no futuro. A escrita do Harari como sempre fenomenal. Recomendadíssimo.

Diego 12/09/2020

Interessante
Instigante. Embora eu não concorde com alguns vieses políticos, é um livro instigante!

nyankarla 11/05/2021

Viajou na maionese
O autor é um ótimo historiador, mas ele forçou demais nessa. Parece que ele leu artigos científicos populares, assistiu muitos filmes de ficção científica, participou de um encontro transhumanista, ficou chapado de maconha, e aí sim começou a escrever.
nyankarla 11/05/2021minha estante
Um dos comentários dele é de que no futuro, os esforços da ciência estarão focados em melhorar os ricos ao invés de curar os pobres. Ele acha mesmo que uma empresa bem sucedida pode ir pra frente sem a clientela kkkkkkkkkk

Lu_Augusto 03/01/2024

Um livro que tem uma primeira metade muito boa, mas que na segunda parte consegue se contradizer e estragar a experiência do leitor.
Sempre admirei Harari por suas pesquisas históricas e interdisciplinares para conceber um futuro mais abrangente e por isso estava com muitas espectativas para esse livro. No começo foi tudo bem, devorei as primeiras páginas onde ele mostra os perigos de um avanço tecnológico desenfreado e sem nenhuma regulamentação, entretanto, da metade para o final ele consegue ser contraditório ao extremo ao, por exemplo, dizer que comunismo e fascismo são iguais, a pregar a liberdade acima de tudo e outros tópicos extremamente liberais que fazer o mundo se encaminhar justamente para o que ele criticou na primeira metade de sua obra.
Por isso e muito mais coisas que incomodam, principalmente, usar muito a opinião e não fontes históricas para falar de religião e política, além disso, faz analogias que são dignas de riso quando fala de economia.

Marcio.Barbosa 27/03/2021

Homo Deus ou Futuro Utópico/Diatópico/Antiutópico
Harari mais uma vez surpreende com seus conceitos efêmeros do possível futuro da humanidade apresentado neste livro. Não sei exatamente o que pensar sobre esse futuro, se seria bom ou terrível, afinal de contas como seres humanos nos achamos melhores do que nós mesmos, até que surja um novo Deus que nos diga o que fazer, como agir e para onde seguir.
Ainda não sei muito bem como abordar as ideias desse livro, vão precisar de tempo para amadurecer. Assim como no primeiro livro Sapiens – Breve História da Humanidade a muito o que se refletir. Mas algo que podemos ter certeza é de que o futuro da humanidade ainda está bem incerto.

Gustavo.Morsch 27/11/2023

Boa reflexão sobre o futuro
Vale a pena a leitura. Vendo como conseguimos lidar com a pandamia e os impactos que estamos vivendo atualmente com a questão climática são temas interessantes para reflexão.

soujulianax 02/07/2023

Uma visão sobre o provável futuro da humanidade
Em Sapiens, seu livro anterior, Harari discutiu do passado da humanidade até o momento presente. Em Homo Deus, ele discute o presente e o que nos aguarda no futuro.
De maneira muito fluida e com sua escrita impecável, ele expõe problemas sociais e os prováveis rumos da sociedade. Além disso, ele aborda temas considerados complexos hoje, os quais serão a chave para o desenvolvimento de novas tecnologias e, assim, garantir o futuro da humanidade (como a alma, a mente, etc).
Sinceramente amei o livro, o Harari realmente nunca decepciona. Mesmo com opiniões fortes, ele discute causas contrárias as que ele defende, o que é bom para o leitor ter uma visão mais ampla sobre os temas.
Super recomendo!

And 27/10/2020

Leitura instigante a respeito de temas urgentes
Harari consegue elaborar um fio condutor super interessante que problematiza estruturas sociais que foram normalizadas. Ele evidencia como os propósitos humanos nos levaram a uma certa subserviência à ferramentas que teoricamente deveriam nos servir, mas que com o desenvolvimento das mesmas o cenário ficou invertido.

flouaris 05/08/2022

No início do livro Harari cita os três inimigos enfrentados pela humanidade ao longo da história: a fome, peste e guerra. Compara essas preocupações nos tempos atuais, argumentando que estão sendo superadas e que serão totalmente em um futuro próximo. Deixando o questionamento sobre qual será as novas preocupações mundiais, o que vamos fazer com toda a capacidade que criamos?
Explora os desafios e prováveis consequências da criação de super humanos em comparação com os homos sapiens, fazendo uma análise pertinente de como os ser humano tratou outras raças dando exemplo das galinhas que possuem o maior sucesso em termos de cópias de DNA servindo apenas como fábricas de proteínas para a humanidade, desse modo, a existência desse organismo é para servir o ser humano, e o ser humano na tentativa de justificar essas ações usam a narrativa de que a sua consciência é maior que a desses animais (essa mesma narrativa foi aplicada aos seres humanos que foram escravizados ou explorados ao longo da história)
Esse capítulo nos faz questionar novamente a possibilidade de surgir uma nova analogia com a criação do homo deus. Também entra na questão da substituição da mão de obra humana por algoritmos e como isso vai afetar toda a humanidade.
Nos capítulos seguintes, ele aprofunda nessas e outras questões.

Arthur 01/07/2021

Sapiens é um pouco superior, achei esse um pouco repetitivo e da a entender pelo o grau dá distopia que o autor está revoltado com alguns assuntos.

Gustavo 01/02/2023

Ficção científica
O autor desenvolve conceitos sem mesmo explica-los, leitura cansativa e monótona. Em certos momentos, apresenta ideias extremamente desconexas da realidade.

Elton.Oliveira 03/07/2022

Previsões ...
Deixo aqui a síntese final do livro :

1 - A ciência está convergindo para um dogma que abrange tudo e que diz que organismos são algoritmos, e a vida , processamento de dados .

2 - A inteligência está se desacoplando da consciência.

3 - Algoritmos não conscientes mas altamente inteligentes poderão, em breve, nos conhecer melhor do que nós mesmos.

Livro fantástico, uma bela e inteligente continuação de Sapiens .... O autor vem nesse trabalho deixar suas impressões sobre a evolução dos Sapiens , de como ele encherga o próximo passo da humanidade .... O ser humano quer se tornar o Homo Deus !

O livro terá diferentes leituras e interpretações à depender do seu grau de disrupção dessa ficção criada por alguns Sapiens ... Até q ponto sua mente está aberta para a realidade ... Até q ponto vc enxerga a manipulação dos que estão no comando .... Informação é poder ! Pare de acreditar em histórias fantasiosas .... Invista no seu conhecimento ....

Arthur803 23/06/2021

Fantástico de Informativo ao Reflexivo.
Assim como no Sapiens, Harari faz um trabalho igualmente impecável em Homo Deus, com uma abordagem sempre muito bem fundamentada e sólida pelas questões de argumentação e análise.

O livro te convida a fazer algumas previsões, nada místico ou religioso, sobre o futuro da humanidade, começando com algumas explicações de como chegamos aqui e prevendo onde possivelmente estaremos daqui "x anos" no futuro.

Não foram poucas vezes que me peguei parado olhando para o "nada" enquanto refletia sobre algum assunto abordado no livro, vários pensamentos, que o autor nos levava pensar junto com ele, já estavam sendo colocados em prática pela humanidade, mesmo apenas 5 anos depois de sua publicação, já conseguimos ver rastros de um futuro parecido com as propostas de Harari.

Entenda, não são previsões fechadas e engessadas de um futuro exatamente ditado, são caminhos mais abrangentes de estilo de vida que a humanidade está caminhando. Uma leitura que vale muito a pena pela criação de um senso crítico, muito mais que acompanhar a maré de mudança te carregando, é como se você soubesse os motivos de estar acompanhando a mudança, e onde possivelmente você vai chegar com elas.