Homo Deus

Homo Deus Yuval Noah Harari

Resenhas - Homo Deus

Arthur 01/07/2021

Sapiens é um pouco superior, achei esse um pouco repetitivo e da a entender pelo o grau dá distopia que o autor está revoltado com alguns assuntos.

Wagner 05/05/2020

Futurologia
Em Sapiens, Harari demonstrou uma habilidade sem igual para descrever mega-arcos de acontecimentos históricos, compilando os passos chave que trouxeram a humanidade onde ela está hoje.
Em Homo Deus, ele traz essa incrível habilidade novamente, porém para descrever mega-arcos de acontecimentos projetados para o futuro com base nas tendências que ele observa atualmente, como por exemplo a biotecnologia e a inteligência artificial.
Sua escrita é fluida e agradável, o que é ainda mais impressionante dado com os assuntos que ela aborda são densos.
Para quem gostou de Sapiens, é altamente recomendado.

Edu 20/10/2020

O amanhã ao Homo Deus pertence (?)
Continuação da obra “Sapiens”, se propõe necessariamente a avaliar a evolução do homem para um patamar superior das espécies - o Homo Deus. Segundo o autor, o que nos motiva é a busca pela felicidade e imortalidade.

A excitação dessa leitura fica por conta do que envolve atingir esse nível, pois, põe na mesa paradigmas que levam o próprio ser humano a caminhar na linha tênue entre criar um “super-humano”, capaz de sobreviver a doenças e aumentar a expectativa de vida, e a sua autodestruição, aniquilada pelo tecno-humano.

Nesse ponto, você pode sentir a leitura um pouco cansativa, pois é utilizado muitos exemplos para demonstrar as implicações e consequências do que virá a ser o mundo se esse estágio for alcançado. No entanto, ao mesmo tempo, é incrivelmente provocativo, pois os exemplos são ilustrados com pensamentos filosóficos, outros envolvendo crenças religiosas, um terceiro a biologia e, por fim, o cruzamento de todo o conceito com a era dos dados e a tecnologia.

Sobre esse o último, Yuval dedica vários capítulos para explicar a chegada do que chama a nova religião do tempos, o “Dataísmo”. Mostra a influência que os algoritmos vão exercer (já estão exercendo) em nossas vidas. Aqui, a correlação é tão profunda, que um questionamento é frequentemente posto a tona: Será que os organismos são apenas algoritmos, e a vida apenas processamento de dados?

Indico uma atenção ao capítulo “Uma probabilidade de 87%” - Que passagem fantástica. Atual e profética, sem ser fantasiosa.

Por fim, um conselho: leia com bastante calma e, ao final, vale se questionar como esse livro chegou até você. Você o escolheu na prateleira ou um algoritmo fez isso por você?

Elton.Oliveira 03/07/2022

Previsões ...
Deixo aqui a síntese final do livro :

1 - A ciência está convergindo para um dogma que abrange tudo e que diz que organismos são algoritmos, e a vida , processamento de dados .

2 - A inteligência está se desacoplando da consciência.

3 - Algoritmos não conscientes mas altamente inteligentes poderão, em breve, nos conhecer melhor do que nós mesmos.

Livro fantástico, uma bela e inteligente continuação de Sapiens .... O autor vem nesse trabalho deixar suas impressões sobre a evolução dos Sapiens , de como ele encherga o próximo passo da humanidade .... O ser humano quer se tornar o Homo Deus !

O livro terá diferentes leituras e interpretações à depender do seu grau de disrupção dessa ficção criada por alguns Sapiens ... Até q ponto sua mente está aberta para a realidade ... Até q ponto vc enxerga a manipulação dos que estão no comando .... Informação é poder ! Pare de acreditar em histórias fantasiosas .... Invista no seu conhecimento ....

Rafael Castro 22/07/2020

Cada parágrafo um pensamento revelador
Yuval Noah Harari é o cara. Autor do best seller Sapiens, aqui ele aprofunda algumas idéias do primeiro livro e se lança ao futuro. Por vezes, assustador.

Gustavo 01/02/2023

Ficção científica
O autor desenvolve conceitos sem mesmo explica-los, leitura cansativa e monótona. Em certos momentos, apresenta ideias extremamente desconexas da realidade.

Derek 17/11/2021

Um livro que consegue analisar o ser humano sobre o prisma dos algoritmos e dos dados e nos dar um vislumbre das possibilidades que se abrem por meio disso, imaginando a emergência de um possível Homo Deus, superior ao Sapiens.

Taylor 09/10/2021

Melhor livro de alguém vivo que eu já li
Que livro maravilhoso. Achei impressionante como o autor consegue abordar de uma forma concisa mas não tão superficial diversas temáticas, fazendo análises e até apresentando fatos relevantes sobre a história e biologia humana.

O livro se propõe a destrinchar os possíveis rumos da humanidade no século XXI e cumpre isso com uma escrita massa e atrativa.

Bia 20/03/2021minha estante
seu erro foi ignorar a segunda parte do título, caro amigo pagão. Deus nao permite tamanha safadeza como uma causa dessas no céu. se converta ainda é tempo

Batatinha 01/05/2020

Uma reflexão sobre o futuro
Me deixou fascinado e horrorizado ao mesmo tempo. "Homo Deus" é daqueles livros que mostram que a humanidade é única com sua inteligência e que o futuro pode ser bem melhor e totalmente diferente de hoje, mas também mostra o nosso descaso com a natureza e animais que temos hoje, além de explicar o assunto espinhoso sobre a evolução da biologia acabar tirando a nossa noção de livre arbítrio.

Marta 06/10/2020

Mediano.
Por um lado, o livro apresenta questionamentos importantes sobre a realidade na qual estamos inseridos e também sobre a relação do ser humano com a natureza, com ele mesmo e com a tecnologia, além de narrar muito da história e evolução do Sapiens ao decorrer dos séculos. Por outro lado, a leitura torna-se cansativa em alguns momentos porque apresenta algumas especulações sobre o futuro que parecem um pouco "forçadas". Além disso, o livro também trata de assuntos como o genocídio de uma maneira muito natural e indiferente ? o que não é nada bom. Apesar dos aspectos negativos do livro, posso recomendá-lo para quem quer aprender algo sobre como a tecnologia afeta nossas vidas e como estamos, cada vez mais, nos tornando dependentes dela.

Emi 04/06/2020

Por esse ser um livro extremamente elogiado eu estava com uma grande expectativa. Não sei se foi o assunto não tão interessante ou as repetições que começaram a me fazer perder a vontade de ler.
Outra coisa que me incomodou foi o fato de parecer "pegar no pé" do comunismo e da China, em situações que cabiam diversos exemplos, ele parecia se limitar a isso.
Apesar dos pesares, dá pra refletir várias coisas relevantes e o autor articula bem suas ideias.

Angelo.Miguel 28/05/2021

Inquietante
Adoro os livros do Harari, sempre me fazem ver o mundo sobre uma outra perspectiva.

Laísa 09/12/2021

Confesso que essa leitura foi bastante desafiadora para mim, principalmente, nas primeiras 200 páginas. Para mim, o livro começou a ficar interessante depois de umas 200 e poucas páginas. Mas isso vai de gosto de leitura. Eu não gosto de livros que ficam no " disse me disse", eu gosto mais dos dados, das "viagens" científicas e dos fatos em si.
No geral, o livro é bom, e muitas coisas que foi falado no livro em 2016 já aconteceram. O que me deixou um pouco assustada. Em 5 anos a ciência avançou muito. Diria que nossos progressos nesses dois últimos anos apocalípticos foram surreais. E isso, deixa o livro um pouco desatualizado.  Mas não perde a graça. Logo, pq é o Harari.
"Atualmente ter poder significa saber o que ignorar."